Como é Maracajaú: o Caribe Brasileiro pertinho de Natal

21
14859

Que tal conhecer o Caribe Brasileiro? Para isso você precisa chegar até Natal no Rio Grande do Norte, pois a 70 km de lá estão localizados os Parrachos de Maracajaú, um lugar M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que certamente conquistará um lugar no seu coração. 

Maracajaú fica localizada no município de Maxaranguape e é considerada uma Área de Proteção Ambiental, possui águas mornas e cristalinas, mas o que encanta a todos é a cor de suas águas. 

Nesse pedaço de paraíso é possível mergulhar e observar a vida marinha, ver de perto vários corais e peixinhos coloridos. Maracajaú também faz parte da lista de melhores praias do Rio Grande do Norte. Já deu pra notar que você precisa conhecer né?!

Aproveite para descobrir como foi nosso roteiro em Natal de 7 dias e também onde se hospedar em Natal.

Como Chegar à Maracajaú

A belíssima praia de Maracajaú fica localizada a 70 km de Natal. Para chegar até lá você terá duas opções: 

  • Alugar um carro. Você pode fazer isso pela Rentcars, que é um comparador de preço das locadoras de veículo. 
  • Contratar o passeio com uma agência. Nós indicamos a Luck Receptivo, pois foi com ela que fizemos esse passeio. 
Praia de Maracajau no Rio Grande do Norte
Praia de Maracajaú

Pensando na comodidade de nossa viagem optamos por contratar o passeio diretamente com uma agência. 

O que são os Parrachos de Maracajaú? 

Os Parrachos de Maracajaú são barreiras de corais que estão localizadas a 7 km da praia. Essas barreiras de corais formas piscinas naturais com águas cristalinas, onde é possível mergulhar e observar a vida marinha. 

o que é parrachos de Maracajaú. O que são parrachos de maracajau
Parrachos de Maracajaú: o Caribe Brasileiro

Os Parrachos ocupam uma área de aproximadamente 13 km, que são de preservação ambiental. Então é preciso ter consciência disso e preservar o lugar, não jogando lixo na água. 

⇒ Confira: 10 Coisas para fazer em Natal com crianças

Como contratar o passeio de bate-volta de Natal até Maracajaú

Nós contratamos nosso passeios com a Luck Receptivo, que é uma agência que atende vários Estados do Nordeste, além de ser muito bem avaliada.

Foi com ela que fizemos também outros passeios: Genipabu, Litoral Sul e João Pessoa. Falaremos sobre eles em outros artigos. 

Comprar passeios com a Luck é super simples, você acessa o site, escolhe os passeios, a quantidade de passageiros, o hotel onde estará hospedado e já faz o pagamento on-line.

como comprar um passeios em natal
Luck Receptivo em Natal

No dia e horário marcado um ônibus da empresa nos pegou no hotel onde estávamos hospedados em Natal.  

O ônibus da empresa era confortável, com ar condicionado e a poltrona reclinava um pouco. Mas a grande vantagem de fechar passeio com uma agência é ter um guia de turismo durante todo o passeio. 

Em nosso passeio até Maracajaú o Carlúcio, foi o guia de turismo que acompanhou nosso grupo, dando informações sobre passeios opcionais, dicas sobre o que comer, entre outras coisas. 

Clique aqui e conheça os melhores passeios em Natal

Como é o Passeio até Maracajaú: o Caribe Brasileiro

Uma coisa bem importante que você deve observar, é que para fazer esse passeio você dependerá da tábua de marés. Quanto mais próximo de 0 mais baixa a maré e melhor será para você mergulhar.

No dia de nosso passeio a maré estava 0.4. Você pode consultar a tábua de marés e o horário das saídas das lanchas aqui.

Por isso, para fazer esse passeio tivemos que sair de Natal às 6 horas da manhã. Pontualmente no horário combinado o ônibus da empresa Luck nos pegou no Wish Hotel, onde estávamos hospedados. 

Chegamos em Maracajaú no Ma-noa Park às 7 horas e fomos direto tomar café da manhã. O café foi oferecido pela empresa em função do horário do passeio ter ser muito cedo, por conta da maré.

Alugamos por R$ 10,00 um armário para deixar nossos pertences guardados e fomos para os Parrachos somente com roupa de banho, Gopro e celular numa capinha, pois é impossível não se molhar na lancha. 

ATENÇÃO: o horário desse passeio varia de acordo com a maré.

Passeio de Lancha até os Parrachos de Maracajaú

Os Parrachos de Maracajaú ficam localizados 7 km mar adentro. Então para chegar até lá tivemos que fazer esse percurso de lancha. As lanchas conveniadas com a Luck Receptivo são da Maracajaú Diver.

Para embarcar na lancha tivemos que caminhar com água na altura de nossa cintura. Nós já sabíamos disso, pois o guia Carlúcio tinha nos passado várias instruções sobre o passeio. Por isso deixamos nossas roupas no Ma-noa Park e fomos somente com o necessário. Se você quiser levar uma mochila é possível, basta carregá-la na cabeça.

Cada lancha transporta no máximo 12 passageiros de cada vez. Nesse momento você terá que escolher onde se sentar. A parte da frente é destinada aos aventureiros, pois é onde dá para sentir com mais intensidade o balanço da lancha. 

A parte traseira é destinada para pessoas que tem problema na coluna, ou costumam enjoar, entretanto é o lugar que mais cai água. Então aqui você terá que escolher se prefere se molhar ou se quer aventura. 

Como chegar em Maracajau
Foto Maracajaú Diver

Os 7 km de lancha são percorridos em aproximadamente 10 minutos. Nós preferimos ficar sentados na parte de trás e achamos que foi bem tranquilo. 

É uma sensação incrível percorrer tantos quilômetros mar a dentro e parar num lugar que terá aproximadamente 1,8 m de profundidade. 

Plataformas Flutuantes

A base de apoio para essa parte do passeio são plataformas flutuantes. A que paramos tinha dois andares, armários para deixarmos nossos pertences, bar, instrutores de mergulho e fotógrafos.

A plataforma que ficamos era da empresa Maracajaú Diver, que opera no local desde 1994 dá para acreditar?

Plataforma Flutuante em Maracajaú: mergulho me Maracajaú
Foto Maracajaú Diver

O tempo de permanência na plataforma é de 2 horas. Achamos que o tempo foi ideal para mergulharmos e aproveitamos o local, que é maravilhoso!!!

Não deixe de ir ao segundo andar da plataforma e apreciar a beleza do local, nós poderíamos ficar horas e horas por ali nos deliciando com aquele mar maravilhoso e os arrecifes. 

como chegar em Maracajaú
Parrachos de Maracajaú

Para quem gosta de fotos, aproveite e faça várias fotos, pois elas ficam maravilhosas!!!

Você poderá tirar fotos tanto na plataforma como dentro d’água e depois poderá comprar as fotos que quiser. Existem vários combos de fotos. Se você comprar acima de 10 fotos, receberá um desconto. 

Maracajaú: o Caribe Brasileiro, como chegar a maracajau, lugares bonitos em natal
Foto Maracajaú Diver

Mergulho nos Parrachos de Maracajaú

O mergulho que está incluído no passeio é com snorkel, mas se você quiser fazer o mergulho com cilindro é possível, mas terá que pagar a parte. 

Logo que chegamos na Plataforma um instrutor veio passar todas as informações necessárias para mergulharmos. 

No local estão disponíveis flutuadores para quem quiser. Esses flutuadores ficam presos na barriga para que você não afunde. Repare na foto abaixo o flutuador preso no Biel. 

Mergulho nos Parrachos de Maracajaú, vale a pena ir em Maracajaú com crianças, Maracajaú com crianças
Foto Maracajaú Diver

Achamos bem tranquilo fazer o mergulho, mesmo com crianças. No começo o Gabriel ficou com medo, falou que não ia mergulhar e que iria ficar na plataforma. Mas depois viu várias pessoas mergulhando com os flutuadores e resolveu ir também. Ele adorou!!! Considerou essa uma das melhores aventuras da viagem.

mergulho em Maracajaú como chegar até Maracajaú
Foto Maracajaú Diver
como é mergulhar em Maracajaú com crianças
Foto Maracajaú Diver

Quando finalizar as duas horas que poderia permanecer por lá, irá embarcar na lancha. Em aproximadamente dez minutos estará no Ma-noa Park.

Se você não quiser ficar por lá as duas horas não tem problema, basta colocar seu nome na lista, quando tiverem doze pessoas a lancha volta para a praia. Mas achamos que será bem difícil isso acontecer…

Essa foi uma experiência maravilhosa. Valeu super a pena fazer esse mergulho, nós amamos!!!

Como é o Ma-noa Park 

O Ma-noa Park é enorme e conta com várias opções de lazer e entreterimento para toda a família. Como piscinas, toboáguas, rio com correnteza para passeio com boia, área kids, cascatas artificiais, tirolesa e muito mais. 

O parque é lindo, super arborizado, limpo e com vários quiosques com vista para a praia de Maracajaú. 

Maracajaú - como é o Manoa Parque
Ma-noa Park em Maracajaú

O Ma-noa tem vários quiosques que vendem não só petiscos, mas também servem refeições completas. 

No parque ainda é possível fazer alguns passeios opcionais como: 

  • Passeio de buggy;
  • Passeio de quadriciclo;
  • Passeio à cavalo.

Para quem faz esse passeio com crianças o ideal é pegar um quiosque em frente ao parque aquático infantil, pois certamente é lá que você irá ficar. O Biel foi várias vezes no toboágua, pois adora aventuras. 

parque Manoa em Maracajau - namoa
Atrações do Ma-noa Park

O parque conta também com um toboágua onde você descerá sentado em boias. É esse amarelo da foto acima, ideal para as crianças maiores, jovens e pessoas que gostam de aventura. 

como é o ma noa park em natal
Piscina com cascata no Ma-noa Park

Nós gostamos mesmo foi dessa piscina com cascata, onde ficamos brincando com o Biel por muito tempo.

Atenção na hora de contratar seu passeio até Maracajaú, pois não são todos eles que tem como ponto de apoio o Ma-noa Park, que é o ponto de apoio com melhor infraestrutura da região. 

Passeio de Quadriciclo em Maracajaú

Nós fizemos o passeio de quadriciclo e adoramos!!! Valeu super a pena. O passeio de quadriciclo durou aproximadamente 45 minutos, incluindo uma parada.

o que fazer em Maracajau
Foto Maracajaú Adventure

A parada foi feita numa lagoa repleta de redes, onde você poderá deitar, relaxar observar a beleza da região. No local também são vendidos bebidas e espetinhos. A parada durou 15 minutos.

lagoas de Maracajau - passeio de quadriciclo em Maracajaú
Foto Maracajaú Adventure

O passeio custou R$ 90,00 para duas pessoas (valor em agosto/2019). Começamos o passeio percorrendo a praia de Maracajaú, depois paramos na lagoa acima e em seguida fomos para as dunas. Gostamos muito do passeio e super recomendamos. 

Após o passeio de quadriciclo tivemos mais uma hora para curtir a piscina do Ma-Noa Park.

Pontualmente às 15 horas o ônibus saiu de Maracajaú rumo a Natal. Em uma hora chegamos em Natal, com gostinho de quero mais, pois esse passeio foi simplesmente perfeito!!!

Informações do Passeio

  • Site: Luck Receptivo
  • Valor: R$ 250,00 por pessoa (valor em janeiro/2022) – incluso transporte de ida e volta com guia, ingresso do Ma-noa Park, lancha até os parrachos e mergulho com snorkel. 
  • Distância de Natal: 70 km
  • Idade mínima permitida para embarque na lancha: 6 anos.
  • Atenção: O passeio não está disponível todos os dias pois depende da tábua de marés. 

Onde se hospedar em Natal

Que tal acordar com essa vista maravilhosa? E foi esse um dos motivos de escolhermos nos hospedar no Wish Hotel em nossas aventuras no Rio Grande do Norte. 

O Wish é um resort padrão 5 estrelas localizado na Via Costeira em Natal. O hotel conta com nota 9,0 de acordo com a avaliação dos hóspedes do site Booking, isso significa que ele é considerado fantástico. 

onde se hospedar em Natal
Wish Hotel em Natal

Confira nosso artigo Como é se hospedar no Wish Hotel em Natal. para conhecer um pouco mais sobre o hotel, sua estrutura, atividades e alimentação. Ah, e se você for fazer sua reserva nele, faça por aqui, você não paga a mais por isso.

Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre Maracajaú e que incluam esse passeio em seu roteiro quando visitar o Rio Grande do Norte. Temos certeza de que você irá gostar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que teremos o maior prazer em te ajudar! 

Mais Dicas do Vamos Por Aí 

Praia de Pipa RN: O que fazer, melhores praias e restaurantes

Pousada Xamã em Pipa: conforto, requinte e localização privilegiada

Roteiro em Fortaleza de 7 dias: Maravilhas do Ceará

10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças

* Agradecemos a Luck Receptivo a Maracajaú Diver e a Maracajaú Adventure por ter nos proporcionado esse dia maravilhoso no Caribe Brasileiro. 

21 COMENTÁRIOS

  1. Nossas praias brasileiras são as mais lindas. Estive de passagem em Maracajau, mas já tem tempo e pela estrutura que vi nesse seu post, está na hora de voltar!! ;)

  2. Seu dia em Maracajaú foi bem completo! Quando eu fui o passeio leva em dois lugares e não fiz tanta coisa lá além do mergulho nos parrachos.

  3. Que lindo é Maracajaú. Gostei de saber que é uma área protegida, que as águas são quentinhas e que tem uma boa estrutura para os turistas.

  4. Achei bem legal porque além das praias, dunas, etc. os hotéis têm infraestrutura inclusive para famílias com crianças.

  5. Poxa vida que lugar mais lindo! E quanta coisa pra fazer! Adorei o mergulho pra ver os peixes e achei bem legal eles disponibilizarem os flutuadores, bem legal mesmo. Não tinha visto antes.

    • Os flutuadores facilitam muito para as pessoas que não tem experiência em mergulhar. Foi uma passeio incrível

  6. Eu não conhecia Maracajaú e me apaixonei. Fiquei com vontade de ir para o Rio Grande do Norte nas próximas férias.

  7. quanta coisa divertida para fazer, eu adoraria ir naquela baleia ahuehaue parece muito legal! macarajau é uma otima opçao de viagem para familias

  8. Poxa, quanta coisa pra fazer em Maracajaú! Dá pra aproveitar muita coisa e talvez até esticar mais uns dias nesse paraíso pertinho de Natal.

    • Sim! Tem muita coisa linda para conhecer nos arredores de Natal, é um destino e tanto

  9. Como assim eu nunca tinha ouvido falar de Maracajaú? Quero conhecer esse Caribe Brasileiro. Bom saber que a Luck faz passeios de Natal para lá. Já usei essa empresa em Recife e gostei bastante dos serviços prestados.

    • Que bom que gostou da dica! Quando for para o RN vá até Maracajaú, vc vai adorar

  10. Adorei o texto sobre Maracajaú, este lugar é realmente espetacular, tenho muita vontade de voltar pra Natal. Obrigada por compartilhar.

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: