Praia de Pipa RN: O que fazer, melhores praias e restaurantes

18
559

A Praia de Pipa é uma das praias mais famosas do Rio Grande do Norte e não é para menos, a praia é simplesmente paradisíaca!!! Ficamos 3 dias por lá e vamos compartilhar com vocês dicas sobre o que fazer em Pipa, quais as melhores praias e restaurantes da cidade. Confira nosso roteiro de 3 dias em Pipa. 

Como chegar à Pipa

Praia de Pipa fica localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte, no  município de Tibau do Sul. Para chegar até lá você terá que escolher Natal ou João Pessoa como ponto de partida, pois são as capitais mais próximas.  

  • Natal 84 km;
  • Aeroporto de Natal 95 km;
  • João Pessoa: 155 km;
  • Aeroporto de João Pessoa 142 km.

Nós escolhemos a cidade de Natal como base, alugamos um carro pela Rentcars que é um comparador de preços de aluguel de veículos, percorremos 95 km e chegamos à Praia de Pipa. 

Mas se você preferir poderá contratar um transfer de Natal a Pipa, veja o que compensa mais para você. Nós fizemos as contas e preferimos alugar um carro. 

Se você quiser fazer somente um passeio de bate e volta até Pipa, também é possível, mas garanto que você sairá de lá com um gostinho de quero mais. Nós ficamos 3 dias inteiros e ficaríamos muito mais do que isso, pois a cidade é um charme e as prais belíssimas. Confira abaixo quanto custou o passeio.

Quais são as praias mais bonitas de Pipa?

Duas das 25 praias mais bonitas do Brasil, segundo a premiação do Travellere’s Choice do site Trip Advisor do ano de 2019, ficam localizadas em Pipa. São elas: 

  • A Baía dos Golfinhos, que ocupa a 8ª posição;
  • A Praia do Madeiro, que ocupa a 23ª posição.

Estas mesmas prais fazem parte da lista da Revista Veja com as 15 praias mais bonitas do Brasil. Nesta lista a Baía dos Golfinhos ocupa a 7ª posição e a Praia do Madeiro a 15ª. Então já deu para notar que essas duas praias devem estar no seu roteiro né? Pois são consideradas as praias mais bonitas de Pipa. 

Para chegar até a Praia do Curral ou Baía dos Golfinhos como é conhecida, é importante verificar a tábua das marés, pois á única forma de chegar até ela é caminhando pela praia. Você pode fazer isso partindo tanto da Praia do Centro ou da Praia do Madeiro. Fique ligado também na hora que você precisará voltar, pois terá que fazer isso também caminhando. 

praias mais bonitas de Pipa
Praia do Madeiro – Tibau do Sul – RN

Mas Pipa conta também com outras belas praias, como:

  • Praias do Centro,
  • Praia do Amor,
  • Praia de Sibaúma.

Onde se hospedar em Pipa

A Praia de Pipa tem opções de hospedagem para todos os gostos, que vão desde hostels até hotéis chiquérrimos.

Nós escolhemos nos hospedar em uma encantadora pousada na Praia do Amor: a Pousada Xamã. Ficamos num apartamento com cozinha completa, bom demais né? E a pousada tem uma piscina que o Biel amou. 

onde se hospedar em Pipa
Pousada Xamã em Pipa

Para saber mais, confira nossos artigo Pousada Xamã em Pipa: conforto, requinte e localização privilegiada.

Booking.com

O que fazer em Pipa: Roteiro de 3 dias

1º Dia: Praia do Amor + Passeio de Barco + Pôr do Sol + Restaurante Amô

Praia do Amor

Acordamos cedo, tomamos um café da manhã super caprichado na Pousada Xamã e fomos caminhar pela praia, pois quisemos aproveitar que a maré estaria baixa na parte da manhã.

Aqui já deixamos uma dica importante: consulte sempre a tábua das marés em Pipa, pois existem algumas praias, como a Baía do Golfinho, que só é possível chegar caminhando. 

o que fazer em Pipa - roteiro de 3 dias em Pipa
Praia do Amor em Pipa

Como a Pousada era bem pertinho da Praia do Amor fomos até lá. Assim que paramos no mirante já nos apaixonamos perdidamente por Pipa. Ficamos um tempão por lá apreciando aquela paisagem maravilhosa para então começarmos a descer os 95 degraus. Bom, nós contamos 110 mas há quem diga que são mais e outros que são menos. 

quais as praias mais bonitas de Pipa
Praias de Pipa em Tibau do Sul

Caminhamos por uns 20 minutos e chegamos até a Praia do Centro. Nossa intenção era de irmos caminhando até a Baía dos Golfinhos, mas como o sol estava muito forte mudamos de ideia. Chegamos na Praia do Centro e resolvermos fazer um passeio de barco.

passeios em Pipa - praia do centro de Pipa
Praia do Centro em Pipa

Passeio de lancha para ver os golfinhos

Pagamos R$ 50,00 (em julho/2019) para fazermos um passeio de lancha pelas praias de Pipa. Nós gostamos muito do passeio, que durou aproximadamente 1 hora. 

O objetivo principal desse passeio é ver os golfinhos e nós conseguimos ver vários. O Gabriel ficou super empolgado, ficava toda hora gritando ali, depois ali e apontando para os golfinhos. 

A lancha foi em direção a Baía dos Golfinhos e seguiu para a Praia do Madeiro, local onde ficamos parados algum tempo podendo observar os golfinhos. Em seguida tivemos uma parada de 20 minutos para banho e voltamos para a Praia do Centro. 

onde ver golfinhos em Pipa
Golfinho na Praia do Madeiro em Pipa

Não quisemos ficar por lá, pois já tínhamos um compromisso para a hora do almoço. Retornamos para a Praia do Amor, ficamos até 13 horas e fomos para a Pousada pegar o carro. 

Amô Restaurante e Tapiocaria na Praia do Amor

Fomos almoçar no Restaurante Amô, anote essa dica pois você precisa conhecer. O restaurante fica localizado no Chapadão de Pipa com uma vista privilegiada da Praia do Amor. Este é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e considerado por muitos o melhor restaurante de Pipa. 

onde comer em Pipa, melhores restaurantes de Pipa
Amô Restaurante e Tapiocaria em Pipa

O restaurante é lindo!!! O lugar é rústico, cheio de lugares super fotogênicos, é um lugar para passar o dia e não somente almoçar. O restaurante conta com piscina, redes, parquinho infantil, pula pula e uma escada (enorme!!!) que dá direto na Praia do Amor. 

Como nós tínhamos ido na Praia pela manhã ficamos com preguiça de descer os muitos degraus novamente. Descemos apenas alguns para apreciar a vista, que é perfeita. 

melhores passeios de Pipa, onde comer em Pipa
Vista da Praia do Amor e do Chapadão de Pipa

Outra coisa que nos chamou atenção no restaurante foram suas inúmeras plaquinhas com belas frases. Eu queria tirar foto em todas, mas os meninos não deixaram, kkk.

Se você gosta de drink peça um o drink Amô feito com vodka, morango e hortelã. 

restaurante com vista para o mar em Pipa
Drink do Amor no Restaurante Amô em Pipa

Ficamos super felizes pois no menu há também pratos para as crianças. Pedimos para o Biel um filé com fritas, que foi a salvação, pois ele não come frutos do mar. 

Nós fomos na moqueca de peixe com camarão, que acompanhava arroz e pirão e custava R$ 125,00. A moqueca estava muito saborosa, anote a dica, pois vale a pena experimentar. 

Para a sobremesa escolhermos sorvete de creme com doce de leite, que deu até vontade de repetir. 

Assistir ao Pôr do Sol 

Se você acompanha nossas viagens já sabe que somos apaixonados pelo pôr do sol, então fomos para a Praia do Centro de Pipa procurar algum lugar para assistir este espetáculo.

Encontramos o Restaurante Caxangá que tinha uma localização estratégica, pegamos uma mesa muito bem localizada, pedimos um drink e pudemos assistir a um belíssimo pôr do sol. Anote a dica pois vale muito a pena. 

onde assistir ao por do sol em Pipa
Pôr do sol na Praia do Centro de Pipa

Centrinho de Pipa

Para finalizar nosso dia em Pipa fomos até o centro da cidade. Nosso hotel ficava na esquina da Av. Baía dos Golfinhos, a principal da cidade. Após às 19 horas é proibido circular por essa rua com carros, pois ela vira uma rua de pedestres.

Andamos pelas lojinhas e fomos em direção a famosa Galeria Vila Mangueira que parece com as ruas de Mykonos na Grécia. Ela é realmente um charme!

rua em Pipa que parece a Grécia
Galeria Vila Mangueira em Pipa

2º Dia: Pipa Aventura + Restaurante Espaço Lampião

Para nosso segundo dia em Pipa reservamos um tour com a empresa Pipa Aventura chamado: um dia de aventura. Às 9 horas o guia da empresa nos pegou em nossa pousada e nos levou até o local onde faríamos nossa primeira aventura:

Arvorismo e Tirolesa

Quando contei para o Biel que faríamos esse passeio ele ficou super empolgado, pois adora aventura. Quando fazemos nossas trilhas para conhecer as belíssimas cachoeiras de Goiás ele gosta de ser o primeiro e nessa aventura não foi diferente: ele foi o primeiro do grupo. 

Assim que chegamos na estação, colocamos os equipamentos de segurança e deixamos nossos pertences por lá. Em seguida percorremos aproximadamente 980 metros dentro da Mata Atlântica para chegar a estação de arvorismo. 

Nessa aventura passamos por 10 estações, onde as atividades foram ficando gradativamente mais difíceis. As atividades do arvorismo iniciam com 5 metros de altura e  finalizam com 25 metros de altura. 

Arvorismo em Pipa
Um dia de aventura em Pipa: Arvorismo

No arvorismo tivemos que passar por diferentes obstáculos: caminhar em  um cabo de aço, escalar uma rede feita de cordas, caminhar por um tronco de eucalipto, entre outras. A maior dificuldade do arvorismo é que as cordas vão se movendo com nosso peso e com o movimento de nosso corpo.

O Gabriel que está com 10 anos amou o arvorismo e conseguiu fazer todo o circuito sem nenhuma dificuldade, o Miranda também. Já eu (Carol) achei bem difícil, mas consegui chegar ao final. 

Depois de percorrer as 10 estações chegamos ao local mais alto do circuito de onde descemos por uma tirolesa com 300 metros de altura. Pra mim essa foi a melhor parte da aventura. 

Atenção que para fazer essa atividade é necessário estar calçando sapatos fechados. Crianças acima de 1,20 de altura podem fazer o circuito. Para saber mais acesse aqui

Assim que finalizou o circuito de arvorismo e tirolesa um jeep já estava aguardando por nós para segunda parte do dia de aventura.

Passeio de Jeep no Camaro Amarelo

Esse passeio é como se fosse um city tour pois passará pelos principais pontos turísticos de Pipa. 

passeio de jeep na praia de jeep
Passeio de jeep pelas praias de Pipa

A primeira parada é no Chapadão de Pipa, um lugar simplesmente perfeito!!! De lá é possível ter uma vista encantadora da praia do amor. As falésias vermelhas, o azul dó céu e do mar se misturam formando um cenário paradisíaco. Sem dúvida a praia mais bonita que conhecemos até hoje.

Chapadão de Pipa, praias mais bonitas de Pipa
Chapadão de Pipa: vista para a Praia do Amor

Lá o nosso guia nos mostrou a pedra que deu origem ao nome Pipa e nos contou o motivo, pois a pedra tem o formato de um barril de vinho que os portugueses chamam de pipa. Essa pedra era o ponto de referência dos navios que chegavam no Brasil Colônia. 

Barra de Cunhaú

Em seguida atravessamos de balsa o Rio Catú que divide Barra de Cunhaú da Praia de  Sibaúma. Fizemos  uma parada de uma hora para tomarmos banho de mar nas piscinas naturais. 

Barra de Cunhaú no Rio Grande do Norte
Piscinas naturais em Barra de Cunhaú

Em seguida fomos para o Restaurante Solimar para a parada do almoço. O prato tradicional do restaurante é o churrasco de peixe que custou R$ 95,00. Nós experimentamos e recomendamos, pois estava divino. 

Restaurantes em Pipa
Churrasco de Peixe do Restaurante Solimar em Pipa

De lá seguimos para a Praia de Sibaúma, onde fizemos uma pausa para avistar as tartarugas-marinhas. Nós conseguimos ver algumas, mas foi impossível fotografá-las. 

o que fazer em Pipa, passeio de jeep pelas praais de pia
Praias de Pipa

A parada seguinte foi nas Dunas de Cacimbinhas onde o guia entregou algumas pranchas para que fizéssemos Skibunda. Difícil foi tirar as crianças para continuarmos o passeio. 

Lagoa Guaraíras

Seguimos para a Lagoa Guaraíras em Tibau do Sul para assistirmos ao pôr do sol, pois nosso passeio de um dia de aventura tinha chegado ao fim… 

Lagoa Guaraíras
Lagoa Guaraíras em Tibau do Sul

Infelizmente o dia estava meio nublado e não tivemos um pôr do sol como no dia anterior. De lá o guia nos deixou em nossa pousada. 

Restaurante Espaço Lampião

O Espaço Lampião é um restaurante que fica localizado na av. principal de Pipa e serve tanto pratos individuais como pratos para duas pessoas.

A vantagem de restaurantes que servem pratos individuais é que cada um escolhe o que mais lhe agrada. O Biel escolheu macarrão à carbonara, eu escolhi um peixe com molho de espinafre e o Miranda camarão com molho de queijo. Bom, todos os pratos estavam bem saborosos, mas o do Miranda era o melhor, então anote a dica. 

O Espaço Lampião funciona tanto no almoço como no jantar. 

Endereço: Av. Baía dos Golfinhos, 50

3º Dia: Praia do Madeiro + Restaurante Aqui e Agora

Barraca do Jegue na Praia do Madeiro

Como já disse anteriormente a Praia do Madeiro é considerada uma das 25 praias mais bonitas do Brasil, então merecia que dedicássemos um dia especialmente a ela não.

Essa praia atrai turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo que vão até lá para ver os golfinhos, que aparecem principalmente no período da manhã. A praia é linda, com belíssimas falésias, o mar rodeado de muita mata verde, um cenário de perder o fôlego. 

De cara já adoramos. Fomos recebidos carinhosamente pelo proprietário da Barraca do Jegue, que é a mais antiga e tradicional barraca de praia do local.

barraca de praia na Praia do Madeiro em Pipa
Barraca do Jegue na Praia do Madeiro em Pipa

Em seguida fomos até um belo mirante de onde pudemos contemplar a beleza da Praia do Madeiro e concordar com sua fama de ser uma das mais belas do Brasil.  Do mirante seguimos para a escada, pois é preciso descer aproximadamente 125 degraus para chegar até a praia.

A Praia do Madeiro fica numa área de proteção ambiental, então suas barracas não podem ter banheiro e não podem funcionar durante à noite. Por isso fecham por volta das 16:30.

Sabe o que achamos mais legal nessa praia? Poder tomar banho de mar e ficar observando os golfinhos, que nadam bem pertinho da gente. O Biel ficou mega empolgado, não queria sair da água e não parava de procurar pelos golfinhos. 

melhores praias de Pipa, como chegar em pipa
Praia do Madeiro

Na praia é possível alugar caiaques, pois com eles você conseguirá chegar bem próximo dos golfinhos. 

Ficamos na praia até 16 horas. Conseguimos ver golfinhos durante todo o dia, mas foi pela manhã que eles mais apareceram. 

Restaurante Aqui e Agora

Saindo da praia fomos para o centrinho de Pipa, pois queríamos encontrar um restaurante com uma bela vista para nos despedirmos de nossa viagem, que estava chegando ao fim. 

Encontramos uma placa de um restaurante chamado Aqui e Agora, gostamos do nome e resolvemos entrar para conhecer. Nem preciso dizer que adoramos né? Repare na vista:

restaurante em pipa na avenida dos golfinhos com vista para o mar
Restaurante Aqui e Agora em Pipa

O restaurante serve refeições completas, incluindo prato principal, bebida e sobremesa. Para o Biel pedimos um prato com frango grelhado, arroz e batata-frita que custou R$ 45,00. Para nós pedimos uma lagosta com acompanhamentos, 2 taças de vinho e a sobremesa era espetinho de uva com chocolate. 

A comida estava super saborosa e a vista maravilhosa.

onde comer em Pipa, coisas para fazer em Pipa
Restaurante Aqui e Agora em Pipa
  • Endereço: Av. Baía dos Golfinhos 585 Loja 3

E foi assim que nos despedimos de Pipa… Voltamos para nossa Pousada, arrumamos as malas que no dia seguinte às 6 horas da manhã partiríamos para o aeroporto de Natal.

Espero que você tenha gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Pipa. Nós adoramos as prais do Rio Grande do Norte e pretendemos voltar mais vezes. Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo que responderemos assim que possível. Continue nos acompanhando que em breve terão mais dicas de viagens. 

Mais Dicas: 

Roteiro em Porto de Galinha de 7 dias em 2019

Como é Maracajaú: o Caribe Brasileiro pertinho de Natal

10 Coisas que você precisa fazer em Natal com crianças

Roteiro em Fortaleza de 7 dias: Maravilhas do Ceará

10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

  • Se vai viajar:

    • Reserve seu hotel pelo Booking ou pelo Hoteis.com;
    • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
    • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
    • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

* Agradecemos à Pipa Aventura por nosso passeio e também à Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte por ter nos apoiado nessa viagem. 

18 COMENTÁRIOS

  1. Que sonhoo Pipa! Pesquisando para uma viagem a RN, achei seu blog. Parabéns, vai me ajudar muito no planejamento.

  2. Eu quase fiz um passeio para Pipa uma vez, mas como se tive um dia de folga (fui a trabalho) decidi ir para Maracajaú. Da próxima vez irei a Pipa, que lugares lindos eim! Aproveitaram bem

  3. Oi Carol, esse roteiro ficou bem completo sobre o que fazer em Pipa!!! E que charme aquele centrinho de Pipa, hein?!

  4. Ruthia Portelinha

    Percebe-se porque algumas das praias de Pipa estão entre as mais belas do Brasil. Um dia ainda vou conhecer, aproveitar as suas dicas e ver esse pôr-do-sol. As fotos ficaram maravilhosas

    • Ruthia, venha mesmo conhecer. Você vai amar! Bjs

  5. As praias são uma mais linda que a outra em Pipa! Eu fiquei olhando pras lojinhas da galeria sem entender pq realmente parece a Grécia, amei essas praias!

  6. Quero muito conhecer Pipa e adorei todas essas dicas. Tem bastante coisa para fazer por lá e a Praia do Madeiro é maravilhosa. Anotei as dicas dos restaurantes porque babei vendo as fotos dos pratos. Todos parecem maravilhosos. Fiquei com vontade de provar o drink Amô. Amei a combinação.

    • Fernanda, fico feliz que tenha gostado das dicas. Bjs

  7. Já ouvi muita coisa ruim sobre Pipa, mas tem mesmo muita coisa pra fazer. A praia é cheia porque é muito linda, tem razão de ter a fama pela beleza que tem!

    • Vanessa a Praia de Pipa é linda. Quando fomos não estava cheio, mas no verão deve ficar lotada, como a maioria das praias do nordeste né?!

  8. Nossa, Carol, nunca imaginei que tinha tanto pra curtir nesta região! Conheci em 1993 (lua de mel) em bate-volta de Natal, e naquela época a estrutura era bem precária. Lembro de ter visto golfinhos de longe, não existiam passeios de lancha e se não me engano só tinha 1 ou 2 pousadas.

    • Márcia, nós voltamos de Pipa apaixonados pela vilinha, pelas praias… já queremos voltar. Volte vc também, vc vai amar

  9. Ahh que sonho conhecer Pipa! Não sabia que tinha tanta coisa pra fazer lá, agora a vontade de ir só aumentou, Adorei as dicas, obrigada!

  10. Gabriela Torrezani

    Fomos pra Pipa mês passado e as praias são realmente lindas… a vila é bem fofinha né, eu gostaria de ter ficado mais tempo…

    • Gabriela nós ficamos três dias inteiros e saímos de lá querendo mais…

  11. Fiquei apaixonada pelo post e já quero conhecer Pipa. Meu sonho sempre foi conhecer Natal e depois que li e via essa fotos já coloquei na minha lista de desejos que vou realizar.

    • Vale muito a pena. Tenho certeza que você vai amar!!!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: