Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias

Conteúdo

A Serra Gaúcha é um destino que agrada pessoas de todas as idades, por isso ao planejar um roteiro em Gramado e Canela, primeiro é importante que você conheça tudo o que as cidades têm para oferecer. Se não você pode correr o risco de se arrepender, por ter deixado algum programa legal fora de seu roteiro.

Gramado é considerado como um dos principais destinos de inverno no Brasil. Mas a cidade tem atrações que fazem com que seja movimentada durante vários períodos do ano. Confira abaixo os principais eventos que ocorrem na cidade:

• Janeiro: Natal Luz;
  • Fevereiro: Vidima;
  • Março e abril: Páscoa;
  • Julho: Festival de inverno;
  • Agosto: Festival de cinema de Gramado;
  • De outubro a dezembro: Natal Luz.
Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias
Cidade de Gramado durante o Natal Luz

Visitamos a cidade durante o Natal Luz e ficamos completamente apaixonados pela cidade. Nessa viagem levei meu filho e minha mãe. Três gerações de minha família se apaixonaram pela cidade. Confira aqui como chegar a Gramado e como foi nosso roteiro em Gramado. Espero que goste, pois nós adoramos!

Confira tudo o que escrevemos sobre o Rio Grande do Sul

Descubra ainda:

Como Chegar a Gramado

Os aeroportos mais próximos de Gramado são o de Caxias do Sul e o de Porto Alegre. O aeroporto de Caxias do Sul está a 66 km de distância. Já o de Porto Alegre está a 115 km. Normalmente os voos mais baratos vão até Porto Alegre.

De lá você precisará de outro meio de transporte para chegar até Gramado. Você terá algumas opções:

• Táxi;
  • Transfer;
  • Ônibus intermunicipal;
  • Veículo alugado;

Se você quiser aproveitar sua viagem e conhecer a capital do Rio Grande do Sul, confira nosso artigo com 15 dicas do que fazer em Porto Alegre.

Ônibus de Porto Alegre a Gramado

forma mais barata de chegar em Gramado é de ônibus, entretanto é também a mais demorada.

Para ir de ônibus do aeroporto de Porto Alegre até a rodoviária de Gramado é necessário que seu voo chegue até às 19 horas, pois o último horário do ônibus é as 20 horas. Ah e esse ônibus também não é direto, por isso o trajeto é mais longo. Nós pegamos esse ônibus que demorou 2 horas e meia para chegar a Gramado.

O valor da passagem de ônibus é a partir de R$ 52,80 (valor em março/2024). Basta pesquisar pela Citral que é a companhia que faz esse trajeto.

Em nossa viagem a Gramado optamos por ir de ônibus e voltar de transfer.

Tranfer de Porto Alegre a Gramado

Existem várias empresas que vendem o transfer de Porto Alegre até Gramado, como a Brocker Turismo, basta você pesquisar na internet. O percurso normalmente é feito em mini vans.

Em nossa viagem, a empresa contratada nos pegou no hotel onde estávamos hospedados e nos levou até o aeroporto de Porto Alegre. O trajeto durou 1 hora e 30 minutos. Achamos que além de ter sido mais rápido, foi também mais confortável.

Carro alugado de Porto Alegre a Gramado

Alugar um veículo é também outra opção para ir de Gramado a Porto Alegre e vice-versa.

Essa opção é normalmente escolhida para quem viaja com famílias maiores. Se você vai reservar um veículo, saiba que a antecedência é a chave para as melhores tarifas. Nós utilizamos a Rentcars, que é uma comparadora de preço de aluguel de veículos. Ela te mostra as melhores opções.

Bom, agora que te passamos nossas dicas sobre como chegar em Gramado, vamos te contar tudo que fizemos nos maravilhosos dias em que estivemos por lá. Confira!

Caso opte por alugar um veículo, depende do horário que você chegar em Porto Alegre, vale a pena se hospedar na cidade e ir para Gramado no dia seguinte. Nós fizemos isso em uma de nossas viagens.

Roteiro em Gramado

Ficamos seis dias completos em Gramado e foram dias com muitas atividades. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer todas as atrações da cidade, mas visitamos muita coisa. Saímos de lá com gostinho de quero mais. Aqui você pode conferir os principais passeios de bate e volta.

passeios em Gramado na Serra Gaúcha
Cidade de Gramado

Roteiro em Gramado 1º dia:

• Passeio de fumacinha;
  • Catedral + Fonte do Amor;
  • Aldeia do Papai Noel;
  • Parque das Lavandas;
  • Show de acendimento das luzes;
  • Noite italiana.

Para começar nossos passeios em Gramado, escolhemos fazer um passeio de Fumacinha. É um city tour que sai de frente da Catedral e passa por vários pontos turísticos da cidade.

Principais pontos turísticos de Gramado: Catedral
Roteiro em Gramado e Canela: Catedral de Gramado

O passeio tem uma parada de 20 minutos no belíssimo Lago Negro e dura aproximadamente 1 hora.

o que fazer em Gramado
Lago Negro em Gramado

Saindo de lá, fomos até a fonte do amor. Eu não perderia a oportunidade de forma alguma de ir até lá e colocar um cadeado para selar meu amor. Na frente da fonte tem várias lojas que vendem o cadeado.

Seguimos para a Aldeia do Papai Noel, um lugar que simplesmente me surpreendeu. O lugar é lindo, rodeado de natureza. Vale a visita. Tem a casa do Papai Noel, a fábrica de brinquedos e alguns brinquedos para andar.

O parque Knorr foi tombado como patrimônio histórico, natural e cultural de Gramado. O local é um encanto, repleto de árvores e uma vista do Vale do Quilombo que me deixou de boca aberta.

Roteiro em Gramado: Aldeia do Papai Noel em Gramado
Roteiro em Gramado: 1º dia – Aldeia do Papai Noel

De lá fomos para o Le Jardin Parque das Lavandas. O local é um pouco afastado, mas super bonito. É um local cheio de flores, sendo um passeio para quem gosta de belos cenários.

Em seguida fomos nos deliciar no show de acendimento das luzes, um dos eventos do Natal Luz, que é simplesmente perfeito. Ele acontece todos os dias às 20:30 em frente ao Palácio dos Festivais, durante o os meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro. O show é gratuito e termina com muita neve.

o que fazer em Gramado: show de ascendimento das luzes da cidade
Natal Luz, passeio imperdível num roteiro em Gramado

A surpresa de nosso dia aconteceu quando pedimos o Uber para ir até o jantar Noite Italiana. Recebemos uma mensagem “você foi sorteado para andar no UBER do Papai Noel“.

Dá para acreditar? E o Papai Noel apareceu lá para nos buscar. Foi muito legal, amamos!!! E por onde passávamos todos acenavam para ele.

Roteiro em Gramado: UBER do Papai Noel
UBER do Papai Noel em Gramado

Sou apaixonada por massas. Quando fiquei sabendo da Noite Italiana coloquei logo no nosso roteiro em Gramado. A Noite Italiana acontece sempre às quintas-feiras na Cantina Linha Bella.

O jantar inclui cerca de 20 pratos quentes, como galeto ao primo canto, lasanha, risoto de cordeiro, polenta frita, salada e vários tipos de sobremesa. Enquanto o jantar é servido a diversão é garantida. Muita música italiana e até um pequeno teatro.

Roteiro em Gramado - Noite Italiana - restaurantes em Gramado

• Bondinhos Aéreos de Canela
  • Fondue;
  • Espetáculo do Natal Luz

Começamos nosso segundo dia em Gramado com o Mini Mundo, que foi passeio preferido da minha mãe em Gramado. Eu e o Biel também adoramos. O lugar é um espetáculo, com réplicas de vários lugares do mundo reduzidos 24 vezes de seu tamanho original.

Confira nosso artigo Mini Mundo em Gramado para saber como foi nossa visita guiada e o que vimos por lá.

Roteiro em Gramados: Mini Mundo Parque das Miniaturas
Parque Mini Mundo em Gramado

Se você gosta de chocolates vai se deliciar em Gramado. O Reino do Chocolate Caracol. Nesse passeio fomos recebidos pelo maior coelho de chocolate do mundo. Ele pesa 1.640 quilos e tem 2,95 de altura e já entrou para no Guiness Book.

O Biel pode fazer seu próprio chocolate, escolheu os ingredientes que preferiu e também seu formato. Esperamos trinta minutos para que ele ficasse pronto e levamos de recordação.  Ele amou! Contou para todo mundo que tinha feito um chocolate. Vale a pena reservar um tempinho para os pequenos viverem essa experiência.

Fomos almoçar no Coelho Café Colonial e pudemos experimentar o melhor café colonial de Gramado. Ficamos impressionados com a quantidade e com a variedade de itens servidos: suco de uva, vinho, café, chocolate quente, frios, pães, biscoitos e bolos.

Café colonial em Gramado

Estava tudo uma delícia. A parte mais difícil foi ter que escolher por onde começarmos, pois queríamos comer tudo!!! O atendimento foi dez e a comida deliciosa. Finalizamos com um chá de maçã, super tradicional na casa e na região. Não deixe de experimentar.

De lá pegamos um UBER até os Bondinhos Aéreos de Canela. Esse é um passeio que deve estar no roteiro de quem ama cachoeiras. Dele é possível ter uma visão privilegiada da Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura.

principais passeios de Gramado
Bondinhos aéreos em Canela, com vista para a Cascata do Caracol

Para o jantar, reservamos experimentar o prato mais tradicional da cidade: os fondues.  Se você é como nós e ama fondue vai se deliciar em Gramado. A cidade possui vários estabelecimentos que servem a sequência de fondue. Nós fomos em três deles, confira mais dicas nesse artigo aqui.

Em nosso segundo dia em Gramado fomos ao Castello de Gazon e comemos fondue de carne, queijo e chocolate. Estava tudo divino! Aprovado e recomendado.

Como visitamos a cidade durante o Natal Luz, resolvemos assistir todas as apresentações. Essa foi a forma escolhida para finalizarmos nosso dia com chave de ouro.

Assistimos ao Show Natal pelo Mundo, que acontece na Expogramado e foi o meu preferido. É um teatro musical, que conta sobre o Natal em vários lugares do mundo.

Show Natal pelo mundo no Natal luz em Gramado
Natal Luz em Gramado: Show Natal pelo Mundo

Roteiro em Gramado 3° dia

• Salão de Super Carros;
  • Mundo Gelado do Capitão;
  • Mundo de Chocolate Lugano;
  • Fondue;
  • Espetáculo do Natal Luz.

Nesse dia tivemos que fazer algumas adaptações em nossa programação, pois choveu até por volta das 16 horas. Mas como o que não falta na Serra Gaúcha são atividades para fazer, então foi bem tranquilo alterarmos nosso roteiro.

Começamos com o Salão de Super Carros, pois o Biel adora aqueles carrões. Ele ficou encantado com a Ferrari, BMW e vários outros carros. Tiramos várias fotos com esses carrões e ainda pudemos dar uma volta num BMW M4. Dá para imaginar o tanto que o Biel amou?!

Salão de Super Carros em Gramado
Salão de Super Carros

Difícil foi sair de lá, pois o Biel brincou nos simuladores de carro, assistiu o cinema 7D, girou a roleta da sorte e ganhou uma filmagem num passeio de carro, por isso ficou no meu pé até fazermos o passeio.

De lá fomos em direção a cidade de Canela, paramos para um lanche no Brasilino e fomos passar muito frio no Mundo Gelado do Capitão Jack. Lá a experiência é de 20° negativos.

o que fazer em Canela, melhores passeios de gramado e canela
Mundo Gelado do Capitão Jack, um dos passeios de nosso roteiro em Gramado

O ideal é ir com uma roupa mais quentinha por baixo. No local são emprestados um sobretudo, botas e luvas. No local estão expostas várias esculturas de gelo, tem também uma cama, cadeira, um bar e outras atrações. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer a neve, é uma boa pedida.

De lá voltamos para Gramado e fomos ao Mundo do Chocolate Lugano. O lugar é uma graça e tem várias esculturas de chocolate enormes.

Várias delas reproduzem pontos turísticos do mundo, como a Torre Eiffel, que tinha mais de 4 metros de altura e foi esculpida com mais de 800 kg de chocolate. Legal né?! No final do passeio passamos na lojinha e compramos alguns chocolates!

Roteiro em Gramado de 6 dias: Mundo de Chocolate
Esculturas feitas de chocolate do Mundo de Chocolate

Como a chuva tinha dado uma trégua, demos umas voltas pelas principais avenidas da cidade. Escolhemos novamente jantar fondue, mas em outro restaurante.

Finalizamos nosso dia com outro espetáculo do Natal Luz. Assistimos ao espetáculo musical que acontece no lago: Reencontros de Natal

Roteiro em Gramado 4° dia:

• Rua Torta;
  • Catedral de Pedra de Canela;
  • Voo de helicóptero em Canela;
  • Parque Florybal;
  • Mundo a Vapor;
  • Jantar fondue;
  • Espetáculo Natal Luz.

Rua Torta é um dos cartões postais de Gramado. Vale a pena ir lá bem cedinho para conseguir tirar belas fotos. Nós fizemos isso e conseguimos pegar a rua vazia.

Principais pontos turísticos de Gramado: Rua Torta em Gramado
Rua Torta de Gramado

Seguimos para Canela para conhecer a belíssima Catedral de Pedra. De lá fomos para o aeroclube pois tínhamos horário marcado para voar de helicóptero

Gabriel ficou com medo de voar e não teve quem fizesse ele mudar de ideia. Acabou que minha mãe ficou com ele enquanto eu voava… Mas eu amei!

Canela vista de cima
Voo de helicóptero em Canela

Existem vários tipos de percursos. Escolhi o que vai até a Cascata do Caracol e vê-la do alto foi simplesmente perfeito!

Demoramos um pouco mais do previsto pois não me informaram que os voos eram por ordem de chegada. Então atente-se a isso se quiser fazer o voo e chegue cedo.

De lá fomos ao Parque Terra Mágica Florybal. O parque é uma gracinha e ideal para quem vai a cidade com crianças pequenas. O lugar que achei mais lindinho foi o Jardim das Fadas, cheio de esculturas de personagens que deixam as meninas encantadas. Tem também uma parte do parque lotada de dinossauros.

Parque Terra Mágica Florybal - o que fazer em Gramado
Parque Florybal: um dos passeios de nosso roteiro em Gramado

No parque tinha uma lojinha que vende chocolates, compramos um montão deles, dos mais variados tipos. Não deixe de experimentar, você vai adorar!

Seguimos para o Mundo a Vapor, que foi um dos lugares que o Biel mais gostou na viagem. É um passeio para crianças curiosas que gostam de saber como as coisas funcionam. Lá descobrimos como funcionam uma olaria, uma pedreira, uma fábrica de erva mate, etc.

Pudemos ver também a menor fábrica de papel do mundo. E trouxemos para casa de recordação um pedaço de papel fabricado lá na hora e na nossa frente. O Biel fez várias perguntas, pois estava super interessado com as informações passadas pelos monitores.

como é o mundo a vapor
Menor fábrica de papel do mundo no Mundo a Vapor

Novamente fomos jantar fondue, pois meu pequeno não queria comer outra coisa em Gramado. Escolhemos conhecer o Restaurante St. Hauberts.

Para fechar a noite: Natal Luz. Assistimos ao Grande Desfile de Natal. Esse foi o único dos espetáculos que não chamou muito a atenção do Biel, mas se você vai para Gramado com crianças pequenas elas irão amar.

O Desfile é bonito, mas o Biel não gostou muito. De todos os espetáculos que assistimos esse foi o que ele menos gostou.

passeios em Gramado - Natal Luz
Natal Luz de Gramado: Grande Desfile de Natal

Roteiro em Gramado 5° dia

• Tour Linha Bella;
  • Alemanha Encantada;
  • Lago Negro;
  • Pizzaria Cara de Mau.

Começamos o dia fazendo um passeio diferente dos demais. Fomos conhecer as raízes coloniais de Gramado. Nesse passeio saímos da Praça das Etnias às 9 horas e fomos conhecer a área rural de Gramado. Nós fizemos o Tour Linha Bella

Tour Linha Bela em Gramados: conheça as raízes coloniais da cidade
Tour linha Bella em Gramado

Conhecemos o Velho Casarão de Visenzo Marcon, a Vinícola Masotti e o Moinho Cavichion. Fomos recebidos pelos proprietários que nos contaram um pouquinho da história de suas famílias.

Nosso almoço foi na Cantina Linha Bella, recheado de uma deliciosa comida italiana. Por coincidência, foi o mesmo local que jantamos durante a noite italiana.

Assim que o Tour terminou, aproveitamos para dar umas voltinhas na cidade, conhecer alguns lugares e repetir outros que gostamos muito, como o Lago Negro.

Roteiro em Gramado Rio Grande do Sul
Passeios em Gramado

Seguimos para a Alemanha Encantada, que é um lugar lindo em frente ao Lago Negro. Lá existe uma torre onde está localizado o quarto da Rapunzel. Mas sinceramente achamos bem bobinho. Vale mais pela vista do Lago Negro do que pelo quarto em si.

Para fechar nossa noite fomos jantar na Pizzaria mais tradicional da cidade: a Pizzaria Cara de Mau. Bom, a primeira coisa que precisamos te contar é que é bem caro ir até lá, entretanto temos uma dica para te dar.

Acompanhe o site Laçador de Ofertas, pois de vez em quando ocorre promoção para essa pizzaria de vez em quando.  Atenção que as promoções acontecem normalmente durante à noite.

Pizzaria Porto Cara de Mau em Gramado

Tem pizzas de vários sabores, que são deliciosas!!! O restaurante é temático, todo decorado com piratas, possui um espaço kids e tem como ponto alto os shows com piratas.

Gostei da pizzaria, mas não acho que o show seja recomendado para crianças pequenas, que podem ficar com medo, pois as luzes se apagam, tem muito barulho… Mas o meu como já é um rapazinho, adorou!

Roteiro em Gramado 6° dia: Snowland

Deixamos para o último dia conhecer o Snowland. Esse foi o passeio mais aguardado pelo Biel e também o que ele mais gostou na cidade.

É um parque temático dedicado a neve e faz frio de verdade, então é importante estar agasalhado para fazer esse passeio. Lá tem Castelo de Neve, Pista de Patinação de Gelo, tubbing, cineminha e muito mais. O parque tem uma super estrutura.

Neve de verdade no Snowland em Gramados
Parque Snowland em Gramado

Descubra como conseguir desconto para o Snowland, como é o parque e como foi nossa aventura por lá.

Chegamos às dez horas, brincamos muito, almoçamos por lá e retornamos por volta das 15 horas para Gramado, pois tínhamos horário marcado com o transfer para nos levar para Porto Alegre.

E foi assim que nos despedimos de Gramado, com muitas aventuras, muitas histórias para contar que deixaram muitas saudades, pois a cidade é simplesmente perfeita.

Dicas para economizar em Gramado com passeios e restaurantes

Pensando em te ajudar a economizar em sua viagem, separei algumas dicas que me ajudaram muito a economizar em minha viagem para Gramado.

• Utilize sites de cupons de desconto como o Laçador de Ofertas.
  • Toda semana, normalmente às quartas-feiras é lançada uma nova campanha, com descontos que variam de 20 a 40%.
  • Para saber o cupom atual do Laçador, confira no artigo 5 dicas para economizar em Gramado, que é atualizado semanalmente, com os cupons vigentes.

Foi nesse site que compramos ingressos para vários lugares como o Snowland, Mundo do Chocolate, Pizzaria Cara de Mau e todos os nossos rodízios de fondue. Isso resultou uma baita economia. Não deixe de ir até lá conferir.

DICA IMPORTANTE: Nós do Vamos Por Aí temos um CUPOM EXCLUSIVO que te dará 5% de cashback quando comprar no site. E esse cupom é CUMULATIVO com outros cupons do site. Bom demais né? O cupom é VAMOSPORAI.

Você usa o cupom na hora de sua compra e terá automaticamente 5% do valor que gastou convertido em bônus para utilizar em sua próxima compra no site.

⇒ CUPOM VAMOSPORAI – 5% DE Cashback no Laçador de Ofertas – Cumulativo

Dica de Hospedagem em Gramado

Hotéis e Pousadas em Gramado

Muitos viajantes têm a compartilham de uma mesma dúvida: “é melhor se hospedar em Gramado ou em Canela?”. Apesar das duas cidades serem encostadas uma na outra, eu preferi me hospedar em Gramado.

Tomei essa decisão pois estava interessada em estar perto dos restaurantes que gostaria de ir durante à noite e também dos locais onde aconteceriam os espetáculos do Natal Luz.

Abaixo reunimos dicas de alguns hotéis em Gramado. Confira:

Vai pra Gramado com crianças? Ficamos hospedados num hotel perfeito!!! Tem até hotel com quarto temático com piscina de bolinhas no quarto e cama no formato de jeep

Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado de nosso roteiro em Gramado e Canela e de nossas dicas. E quer saber de mais uma coisa? Consideramos Gramado como melhor destino de nossas viagens no Brasil

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Gramado, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e ainda contribui com nosso site, garantindo assim com que continuemos compartilhando boas dicas de viagens. Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

21 respostas

1. Adorei esse Roteiro para Gramado e Canela. Quero muito voltar nessa região incrível do Rio Grande do sul!

2. Esse Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias é o ideal mesmo! 🙂 Acho que mais ou menos do que isso para ficar na cidade não vale a pena! Adorei saber do calendário de eventos da cidade, mas deve ficar lotadíssimo nesses períodos! 🙂 Amei!

3. Ja tinha vontade de visitar e conhecer Gramado…agora fiquei com mais vontade !! Adorei o post e anotei as dicas !! 🙂

4. Visitar essas cidades no Natal Luz deve ser incrível mesmo!
    Fora de temporada elas já são gracinha e cheia de coisas para fazer, imagina quando os eventos estão a mil.

5. Acompanhei a viagem de vocês pelo stories e AMEI. Confesso que fiquei super animada pra voltar pra Gramado durante o Natal Luz. Parabéns pelo post, está lindo!!

6. Estive em Gramado ano passado em janeiro, estava toda decorada com enfeites natalinos, é uma ótima época para ir. Adorei conhecer, levei minha dog e adoramos tantos passeios legais . 🙂 AMAMOS :):)

7. Que incrível foi relembrar minha estadia em Gramado com seu post .Também fiquei 6 dias e aproveitei bastante, além de comer pra xuxu! Hahahahaha. Fiquei no hotel bem perto da rua coberta e foi show!