O que fazer em Évora Portugal – Roteiro de um dia

    22
    554

    A cidade de Évora em Portugal fica localizada a 132 km de Lisboa, sendo um dos principais passeios de bate e volta de quem visita Lisboa. Descubra aqui o que fazer em Évora, como é o clima na cidade, como chegar até lá e algumas dicas para facilitar sua viagem. 

    Um destino tranquilo com a dose certa de aventura. Um lugar que você pode se perder no tempo ou simplesmente pegar sua mochila e viajar por ele do jeito certo. Évora, o coração do Alentejo é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias Mais Antigas.

    Évora é considerada uma cidade-museu e além de tudo em 1986 o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

    Ao visitar a cidade, ganhará uma incrível experiência multicultural e que com certeza te fará atravessar séculos.

    passeio de um dia ate evora em portugal, saindo de lisboa
    Évora em Portugal

    Descubra os principais pontos turísticos de Lisboa

    Como ir de Lisboa à Évora

    A cidade de Évora está localizada a 130 km de Lisboa. Você pode chegar em Évora de carro, ônibus ou trem, mas recomendo que vá de trem, por ser um transporte muito comum na Europa e com paisagens encantadoras. Além disso você pode contratar uma excursão. 

    De ônibus

    Se você pretende fazer o percurso de ônibus, a empresa Rede Expressos faz o trajeto e os ônibus partem do Terminal Rodoviário Sete Rios, ou do Terminal Lisboa Oriente, de onde partem trens, ônibus e metrô. Existem muito mais opções de horário no Terminal Rodoviário Sete Rios do que no Terminal Lisboa Oriente. O custo da passagem é a partir de 10,60€. 

    O tempo de duração da viagem varia de acordo com a estação escolhida e com o trajeto, mas em média dura 1:30. 

    De trem – comboio

    Se você pretende fazer o percurso de trem a empresa CP – Comboios de Portugal é quem faz o trajeto. Os trens partem das estações: Cais do Sodre, Entrecampos, Oriente, Rossio, Santa Apolonia e Sete Rios. As estações Sete Rios, Entrecampos e Oriente tem também acesso ao metrô.

    As passagens custam a partir de 7,00€. Aqui deixo uma dica importante: as passagens começam a ser vendidas com 60 dias de antecedência. Então para garantir as melhores tarifas, compre o mais rápido possível. 

    O tempo de duração da viagem varia de acordo com a estação escolhida, mas em média dura 1 hora e 30 minutos. Se você partir das estações Rossio ou Santa Apolonia, gastará em média 2 horas para o percurso. 

    Excursão de um dia

    Se você não gosta muito de fazer os passeios por conta própria, é possível contratar uma excursão de um dia partindo de Lisboa. Você pode fazer isso de sua casa, pela internet e é super rápido. 

    Confira aqui quanto custa esta excursão. 

    Évora: o coração do Alentejo

    Partindo de Lisboa, no comboio (Trem) de Entrecampos, temos uma viagem tranquila e com uma vista privilegiada. A viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos, o transporte dispõe de tomadas e alguns assentos com mesa para aqueles que viajam á trabalho.

    Durante a viagem conseguimos observar pessoas de todas as regiões do mundo. Famílias grandes, casais, grupo de jovens e também aventureiros que escolhem conhecer a cidade de uma forma única e independente.

    Chegando ao destino descemos em uma estação que é digna de uma cena de filme, tipicamente portuguesa com azulejos pintados a mão com nomes da história do mundo.

    Assim que entramos na cidade, subimos uma rua toda arborizada que prende a atenção dos turistas. O primeiro monumento que impacta já na entrada é o Monumento aos Mortos da Grande Guerra. Este monumento com 11 metros de altura, realmente atrai a atenção pela imponência que transmite.

    Um pouco mais a frente já chegamos á outro ponto de referência da cidade: o Jardim Público. Lá encontra-se uma grande variedade de cores e referências fortes da arquitetura antiga. 

    Há vários monumentos de interesse cultural, como as Ruínas da Muralha Medieval (séc. XVI) e o Palácio de D. Manuel. Bem no meio do jardim, nós avistamos um Coreto do Séc. XIX. Durante décadas aquele mesmo coreto foi usado para inúmeras apresentações musicais.

    Ruínas Fingidas

    Outro ponto interessante desse Jardim, são as Ruínas Fingidas. Elas foram construídas com materiais arquitetônicos de ruínas de vários monumentos da cidade.

    Ruínas Fingidas
    Ruínas Fingidas – @littlethings1711

    E ainda tivemos o privilegio de avistar pavões por cima delas, geralmente o canto deles ecoa por todo o Jardim, atraindo a atenção de todos e contribuindo com o ar romântico e sossegado que o mesmo oferece.

    Confira 20 Dicas para Planejar Uma Viagem para o Exterior

    Capela Dos Ossos

    Continuando o passeio pela cidade, vamos em direção á Capela Dos Ossos. Conhecida no mundo todo e por vezes, até mesmo temida. Construída no século XVII, a Capela Dos Ossos faz menção á fragilidade e transitoriedade da vida.

    Principais pontos turisticos de Evora Portugal
    Capela dos Ossos em Évora

    Na época, teve-se a situação da superlotação dos cemitérios e assim a ideia de construir uma capela de ossos por iniciativa de três frades franciscanos, resolveu o problema.

    Hoje em dia, milhares de turistas de todas as partes do mundo dão de cara com a sinistra inscrição logo na entrada: “NÓS OSSOS QUE AQUI ESTAMOS, PELOS VOSSOS ESPERAMOS.” Se for corajoso, vale a pena conferir.

    Rua 5 de Outubro

    A próxima parada obrigatória é na Rua 5 de Outubro, a qual na verdade, não vale a pena ficar parado. Com várias lojas dos dois lados da rua, a Rua 5 de Outubro quase sempre está cheia.

    o que fazer em Évora
    Rua 5 de Outubro – @littlethings1711

    Nesse lugar estratégico poderá encontrar todo tipo de presentes, principalmente aqueles feitos de cortiço, uma marca da região.

    Templo Romano

    Essa rua charmosa dará acesso ao cartão postal de Évora! O Templo Romano ou também conhecido como Templo de Diana, é uma prova impressionante da presença romana na história de Portugal.

    Templo Romano ou Templo de Diana em Évora Portugal
    Templo Romano ou Templo de Diana – @littlethings1711

    Bem próximo ao templo fica também o Jardim Diana, um dos belos cartões postais da cidade. 

    o que fazer em évora pt - como chegar a evora
    Jardim Diana em Évora

    A região alentejana era considerada como vital para Roma na época da romanização da península ibérica, por isso Évora, com sua localização privilegiada contém vestígios dos mesmos por toda parte.

    Para melhorar, ao lado do templo temos a Biblioteca Pública de Évora, que sempre promove eventos relacionados á arte e cultura livres para o público.

    Museu de Évora

    Sendo assim, ao sair da Biblioteca avistará o Museu de Évora, que apesar de ter sido remodelado em 2009, sua fachada está com o aspecto impecável, sendo as mudanças maiores apenas interiores.

    o que fazer em em Evora no Alentejo
    Museu de Évora em Portugal

    Vale a pena conferir as várias exposições temporárias como também exposições que são de caráter e importância para a história de todo o mundo.

    Sé Catedral de Évora

    Além disso, temos também outro marco nessa mesma região, a Sé Catedral que já pelo seu tamanho chama a atenção de todos. É a maior catedral medieval de Portugal e não há paralelo no país. Toda em granito, é marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Sua construção foi finalizada em 1250.

    o que fazer em Évora - Roteiro de um dia
    Catedral de Évora

    É possível subir ao terraço da Catedral, de onde é possível apreciar a cidade de Évora. 

    Como ir de Lisboa a Évora
    Vista de Évora a partir da Catedral

    Praça do Giraldo

    Todos os caminhos de Évora levam à belíssima Praça do Giraldo. Na praça está localizada a Igreja de Santo Antão e  uma fonte de mármore em estilo barroco que possui 8 bicas. Cada uma das bicas está associada a uma das ruas que levam à Praça.

    o que fazer em évora - roteiro de um dia em évora
    Praça do Giraldo – Évora


    Aqueduto de Évora

    Infelizmente não tive tempo de ir conhecer o Aqueduto da Água de Prata, que foi criado para abastecer a cidade em 1537. O aqueduto tem 18 km de extensão. 

    Roteiro em Évora, como ir de Lisboa para Évora
    Aqueduto de Évora

    Fábrica de Pastéis

    Quando recuperar o fôlego depois de tanta história, arte, cultura e arquitetura, descendo a mesma 5 de Outubro, em uma das ruas estreitas e super convidativas, está a famosa Fábrica de Pastéis.

    A primeira impressão que temos é de um lugar pequeno e sossegado, mas basta três passos e pode se ver o quanto o ambiente é irresistível. A iluminação é própria para o descanso depois de tantas atividades.

    Mais ao fundo vemos a decoração ‘caseira’ que cria o ar de hospitalidade, como se pudéssemos ouvir o “seja bem-vindo á nossa casa”. 

    o que fazer em Évora - roteiro em Evora portugal
    @littlethings1711

    A comida não deixa a desejar em nenhum ponto. O menu oferece mais dos que os incríveis pastéis de nata e assim é garantido que todos fiquem devidamente satisfeitos.

    Na volta pra Lisboa, apesar de se sentir fisicamente cansado, por conta especialmente das subidas, com certeza se sentirá bem mais abastecido de histórias e de muitas e muitas fotos.

    O comboio que faz a volta geralmente é mais vazio e assim temos o privilégio de desfrutar de um pôr-do-sol ímpar que juntamente com a playlist certa faz tudo valer a pena.

    Como é o Clima em Évora

    O clima em Évora é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e amenos. A temperatura média na cidade é de 15,9°C. Confira na tabela abaixo a temperatura da cidade durante todos os meses do ano. 

    O inverno ocorre entre os meses de dezembro e março, que são os meses onde ocorrem as temperaturas mais baixas, principalmente durante à noite e pela manhã. 

    Como é o clima em Evora Portugal

    O verão coincide com a alta temporada na Europa. Ele ocorre entre os meses de junho e setembro. Este é também o período com as temperaturas mais altas na cidade. 

    Dica Extra: Óbidos é uma outra cidade encantadora de Portugal, localizada a 85 km de Lisboa e vale a pena estar em seu roteiro. Confira as dicas do blog Turistando com a Lu sobre Óbidos: um dia na principal cidade medieval de Portugal

    É Obrigatório fazer Seguro Viagem para Viajar para Portugal?

    Sim, é obrigatório. Para entrar em Portugal é necessário ter um seguro de viagem no valor mínimo de  € 30.000. Portugal junto com mais 25 países da Europa assinaram o Tratado de Schengen estabelecendo essa obrigatoriedade. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

    Nós recomendamos o Seguros Promo, que é um comparador de seguros. Ele funciona como a Rentacars. Apresenta o valor de várias seguradoras, para você escolher qual plano prefere. Faça já sua cotação pelo link abaixo e garanta 5% de desconto, basta digitar o código VAMOSPORAI5. Veja aqui Como contratar um seguro viagem.

    Europa 1

    Quer ficar conectado com a internet durante sua viagem? 

    Isso é possível!!! A empresa Viaje Conectado comercializa chips para uso de internet ilimitada em vários lugares do mundo. Nós já usamos, gostamos e recomendamos.

    Você compra o chip e já sai do Brasil com ele em mãos. Chegando no destino é só colocar no seu celular e já terá acesso a internet. Bom demais, né? 

    Chip Viaje conectado


    Mais dicas sobre a Europa

    O que fazer em Sintra

    7 Cidades encantadoras em Portugal

    Suíça: 5 Lugares que Devem Estar no seu Roteiro

    11 Lugares que Você Precisa Conhecer em Roma

    Nosso roteiro pela Europa

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    • Se vai viajar:

      • Reserve seu hotel pelo Booking ou pelo Hoteis.com;
      • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
      • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
      • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    22 COMENTÁRIOS

    1. Meus parabéns matéria linda, deu-me vontade de conhecer Évora, fotos perfeitas 👌🏽👌🏽👌🏽

    2. Júlia amei as fotos conseguiu passar o quanto é bela a cidade de Évora

    3. Gostei. Eu vivi dois anos em Evora. E fiquei com saudades ao ler este artigo. Parabéns a autora.

    4. João Pedro Sousa

      Extremamente bem elaborado o artigo. Explora os recantos e encantos de uma cidade que desconhecia. Queremos mais!!!

      • Oi João que bom que gostou das dicas, em breve teremos mais dicas sobre Portugal, fique ligado.

    5. Estamos planejando ir a Portugal no final do ano! E com certeza esse roteiro do que fazer em Évora ajudou muito

      • Fernanda, fico feliz por ter gostado das dicas

    6. Eu adoro Évora! Faz muito tempo que não vou lá mas morro de saudades. Quero voltar para rever esse templo de Diana que sempre me encantou.

    7. Paula Oliveira Abud

      Oi, Carol!
      Adorei o post e estou louca pra conhecer Évora, você acha que fica muito corrido conhecê-la durante um stopover de três dias em Lisboa?

      • Oi Paula, é ideal reservar um dia para conhecer a cidade, pois vc precisará se deslocar até lá, mas vale muito a pena. Bjs

    8. Ruthia Portelinha

      Não vou a Évora desde criança e o meu filho ainda não conhece. Tenho que remediar isso, porque não temos mais nenhum Templo como esse em todo o país

    9. Deisy Rodrigues

      Que encanto de cidade, vale muito incluir no roteiro em Portugal, aliás já vou incluir no meu.

    10. Débora Resende

      Excelentes dicas! Estou planejando ir para Portugal ano que vem e já vou colocar Évora no roteiro, graças a esse post =) Obrigada!

    11. Que linda a cidade de Évora! Adorei a Capela dos Ossos e todo ar medieval. Em uma volta a Portugal terei que conhece-la.

      • Andrea, a cidade é super charmosa, né? Fico feliz que tenha gostado das dicas

    12. Rui Barbosa Batista

      Confirmo: Évora é mesmo das cidades mais encantadoras de Portugal… e neste post encontramos tudo sobre como visitar.

      • OI Rui, fico feliz que tenha gostado das dicas!

    13. Gabriela Torrezani

      Tenho muita vontade de ir até Évora, o Alentejo parece ser uma região mágica… adorei suas dicas! :D

    14. Estudei na Espanha com uma colega de Évora! Tanto que ela me cobra pra visitá-la e até agora nada! Muito o que fazer na cidade! Adorei saber!

      • Oi Maria, fico feliz que tenha gostado das dicas

    15. Gostei muito das dicas sobre Évora!! Já quero conhecer! Obrigada

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: