Roteiro de 3 dias em Paraty

15
60286

A cidade de Paraty no Rio de Janeiro é um destino super procurado pelos turistas durante férias, feriados e finais de semana. O destino é uma ótima pedida, pois contempla história, praia e cachoeira. Dá para acreditar? Confira nosso roteiro em Paraty , descubra qual a melhor época para visitar Paraty, dicas de hospedagem e muito mais.  

Os passeios mais tradicionais de quem visita Paraty são: passeio de escuna pelas ilhas da região, passeio de jeep pelas cachoeiras e passeio pelas praias de Trindade. Vamos contar vários detalhes sobre esses passeios, acompanhe. 

Roteiro em Paraty
Paraty no Rio de Janeiro

Paraty: Patrimônio Mundial da Humanidade

No ano de 2019 o conjunto formado pela cidade histórica de Paraty e a Bacia da Ilha Grande, em Angra dos Reis, foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E esse título é ainda mais importante por ser o primeiro brasileiro na categoria de “sítio misto”, que contempla importância cultural e natural.

Já deu para ver que Paraty é tudo de bom não é mesmo? Então confira nosso roteiro e comece a planejar sua viagem para Paraty.

Roteiro em Paraty

1º Dia: Passeio de Jeep pelas Cachoeiras + Caminhar pela Orla

Passeio de jeep pelas cachoeiras

O passeio de jeep iniciou às 11 horas, com direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e suas belíssimas cachoeiras. Durante todo o passeio nosso guia foi nos contando muitas curiosidades sobre a cidade de Paraty e sua história. Veja como foi nosso passeio aqui

o que fazer em Paraty, o que fazer em Parati
Passeio de jeep em Paraty

Conhecemos a Cachoeira da Usina, a Cachoeira da Pedra Branca e a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan.

Depois paramos para almoçar no exótico restaurante do Tarzan, que mais parecia uma casa na árvore. Rodeado de muito verde e com vistas para o poço do Tarzan, foi uma ótima escolha.  

Roteiro de 3 dias em Paraty: Cachoeiras de Paraty
Cachoeira da Usina

Paraty também é famosa por sua produção de cachaça. Ao longo desse passeio também visitamos o Alambique Paratiana e pudemos saber um pouquinho mais como funciona a produção de cachaça e degustar algumas delas.

Clique aqui para maiores informações desse passeio.

O passeio finalizou por volta das 17 horas. Estávamos bem cansados, pois tivemos que caminhar muito durante o dia. Mesmo assim ainda resolvemos dar uma voltinha pela orla da cidade. 

Roteiro em Parati
Paraty – Rio de Janeiro

A cidade possui muitos bares e restaurantes, alguns dele com música ao vivo. Escolha um de sua preferência para jantar.

Nós preferimos comprar um sanduíche e comer na casa em que ficamos para podermos descansar e estarmos prontos para o dia seguinte, pois teríamos muitas atividades. 

2º Dia: Passeio de escuna pelas ilhas + Walking Tour 

Passeio de escuna

Esse é um passeio que deve estar no seu roteiro, pois vale muito a pena. Nós fizemos esse passeio com a Escuna Porto Seguro e adoramos. Mas existem muitas outras empresas que fazem esse passeio, como a Netuno que é bem conhecida. 

Passeio de escuna em Parati
Passeio de barco em Paraty

O passeio tem duração aproximada de 5 horas e meia e faz quatro paradas. O roteiro não é fixo, ele é alterado ao longo da semana de acordo com as condições meteorológicas. 

Durante nosso passeio conhecemos a Praia da Lula, a Ilha da Pescaria, a Ilha do Mantimento e a Praia do Jurumirim. Confira como foi nossa experiência aqui.

Uma das paradas é destinada a mergulho. Paramos para contemplar os peixinhos. 

roteiro em Paraty, onde se hospedar em Paraty
Mergulho em Paraty

Walking Tour em Paraty

Nós adoramos conhecer as cidades caminhando… Você também curte? Então essa dica é pra você.

Em Paraty é possível fazer o free city tour. Ele acontece todos os dias às 10:30, exceto quarta-feira. O Ponto de Encontro é em frente a Praça da Matriz.

Não é necessário fazer agendamento prévio, basta chegar até lá neste horário. Para maiores informações, consulte Free Tour.

Logo que planejamos nossa ida à Paraty, combinamos de fazer este tour. Porém ele acontece pela manhã. Como gostaríamos de fazer outros passeios, preferimos abrir mão deste passeio e fizemos um city tour no final da tarde com um guia de turismo

Roteiro de 3 dias em Parati
City Tour em Paraty

Quem nos indicou esse passeio foi o Alexsandro da Eyà Paraty. O city tour acontece todos os dias no final da tarde. O que fizemos teve início às 17:00 e finalizou às 19:00. 

Se você gosta de conhecer a história dos lugares em que visita irá adorar este passeio. Caminhamos por duas horas mas nem percebemos, pois o passeio foi super tranquilo.

Ao longo de todo o percursos o guia nos contou também muitas curiosidades sobre a cidade. 

Caminhamos por todo o Centro Histórico da cidade. Passamos pelas Igrejas:  Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e Nossa Senhora das Dores. 

o que fazer em Paraty, como chegar a Paraty
Centro histórico de Paraty Rio de Janeiro

Além disso pudemos apreciar os belíssimos casarões coloniais da cidade. Se não tivéssemos feito o tour com o guia, teríamos passado por esse belo casarão, sem saber que era nada menos que a Casa do Príncipe Dom João Henrique de Orléans e Bragança. 

passeios em Paraty, pontos turísticos de Paraty
Casa do príncipe Dom João Henrique de Orléans e Bragança em Paraty

O Passeio finaliza na Casa da Cachaça. Lá são vendidas cachaças dos principais Alambiques da cidade. Lá também é possível degustar vários deles. 

Restaurante & Pizzaria da Cidade

Para finalizar nosso dia fomos jantar no Restaurante & Pizzaria da Cidade. Ela ocupa a 2ª posição no site TripAdvisor no quesito melhor pizzaria de Paraty. A pizza estava muito saborosa, nós aprovamos e recomendamos. 

Não deixe de experimentar o Drink Jorge Amado preparado com aguardente Gabriela Cravo e Canela, limão e maracujá. Ela é  uma bebida muito tradicional na cidade.

Enquanto nossa pizza era preparada pedimos uma para experimentar. Eu achei forte, mas meu marido gostou.

Drink Jorge Amado em Paraty
Drink Jorge Amado

3º Dia: Bate e volta até Trindade

A parte mais difícil de um bate e volta até Trindade é ter que escolher que praia ficar. Um dia não é suficiente para explorar tudo, provavelmente você sairá de lá com gostinho de quero mais. 

Trindade está localizada a 24 km de Paraty, por isso é bem tranquilo ir até lá e voltar no mesmo dia. Achei a estrada até lá um pouco perigosa, então dirija com cuidado; mas em compensação, a vista é linda!!! 

Trindade - Rio de Janeiro
Trindade

Escolhemos começar pela Praia dos Ranchos local que tem bastante estrutura com muitos bares e restaurantes. 

bate volta de paraty a trindade
Praia do Forno Trindade

Em seguida fomos caminhando até a Praia do Meio, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, é uma área de preservação ambiental e não tem estrutura.

Não tem bares, nem restaurantes, nem lanchonetes, nem nada. Por isso leve sua toalha e sua canga para poder se sentar. 

Não deixe de subir nas pedras e ter uma visão panorâmica das belas praias de Trindade. 

melhor época para visitar Parati, como chegar a Paraty
Praias de Trindade Rio de Janeiro

A praia é linda, coma águas mansas e cristalinas, ideal para as crianças brincarem. É da praia do meio que se pega o barco para ir até as famosas piscinas naturais. Pagamos R$ 30,00 (ida e volta) por pessoa para fazermos a travessia.

Confesso que fiquei bem decepcionada, pois as piscinas estavam lotadas!!! Então ficamos um pouco aflitos com a quantidade de pessoas e em pouco tempo quisemos voltar para a Praia do Meio. 

Como é o Clima em Paraty

Paraty é uma cidade de clima tropical. A cidade tem temperatura média anual em torno de 23°. Então já dá para perceber que o clima da cidade é agradável. Confira abaixo os meses que mais chovem, os meses mais frios e a melhor época para visitar Paraty.

Meses que mais chovem em Paraty

Normalmente, os meses que mais chovem em Paraty coincidem com os mais quentes. São eles:

  • Dezembro;
  • Janeiro;
  • Fevereiro;
  • Março.

Meses mais frios em Paraty

Nesses meses a temperatura mínima fica em torno de 15°. E a máxima fica em torno dos 22°. São eles:

  • Junho;
  • Julho;
  • Agosto.

Temperatura em Paraty mês a mês

meses que mais chovem em Paraty, melhor época para visitar Paraty
Clima em Paraty – Informações do site Clima Tempo

Qual a melhor época para visitar Paraty

A melhor época de visitar Paraty é entre os meses de setembro e dezembro. Nesse período a temperatura estará agradável e a cidade não estará tão lotada. Além disso você conseguirá economizar com sua hospedagem. 

Nós escolhemos o mês de janeiro para visitar Paraty, por conta das férias escolares. Durante os dias em que ficamos na cidade, choveu em vários períodos do dia, mas durante à noite a chuva era constante.

Mesmo assim conseguimos fazer todos os passeios que havíamos planejado, pois era “chuva de verão”, começava e terminava logo.

Considerações Finais

O aeroporto mais perto da cidade fica no Rio de Janeiro, descubra aqui como chegar a Paraty

Achamos que três dias foram suficientes para conhecermos Paraty e Trindade. Mas se você quer curtir praia, reserve mais um dia para Trindade ou então faça outro passeio de barco, pois eles tem vários tipos de roteiros. 

A minha amiga Helen do blog Ninho de Jiripoca fez um passeio que amou na cidade. Foi até Paraty Mirim conhecer o encontro do rio com o mar. Infelizmente não tivemos tempo de fazer esse passeio.

Se você tiver um dia a mais na cidade, não deixe de incluir em seu roteiro. 

Espero que tenha gostado de nosso roteiro em Paraty. E você já fez outro passeio legal na cidade? Conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário logo abaixo. 

Onde comprar passeios em Paraty

Em nossas viagens costumamos comprar nossos passeios com antecedência. Fazemos isso pela internet e já chegamos em nosso destino com nosso roteiro pronto. Assim conseguimos aproveitar nossa viagem ao máximo.

Para passeios em Paraty e no Rio de Janeiro nós recomendamos a Civitatis, que é uma empresa super confiável que vende passeios em vários destinos do Brasil e do mundo. 

Acesse o banner abaixo e confira todos os passeios disponíveis em Paraty.

 

Dicas de Hospedagem em Paraty

Qual a melhor região para se hospedar em Paraty? Essa é uma dúvida que acomete a muitas pessoas que visitam a cidade.

Nós consideramos a região do centro histórico como a melhor opção, pois você estará perto de vários bares, restaurantes, pontos turísticos e também dos lugares de onde partem a maior parte dos passeios na cidade e assim não precisará de carro.

Reunimos aqui algumas dicas de hotéis e pousadas em Paraty, confira.

Casa Turquesa – Maison D´Hôtes

Casa Turquesa
Casa Turquesa

Essa charmosa Pousada fica com localização privilegiada no Centro Histórico de Paraty. É uma das mais famosas da cidade e também das mais caras. Mas se você gosta de conforto e quer dormir com lençóis em algodão egípcio, vale muito a pena. 

Ela possui nada menos que 9,7 de nota no Booking, de acordo com a avaliação dos hóspedes do site, isso significa que ela é considerada E-X-C-E-P-C-I-O-N-A-L, bom demais né?!

Conta com piscina e está bem pertinho do cais da cidade. A casa em que nos hospedamos era em frente a esta pousada. 

Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade


Pousada Aconchego

Esta Pousada também fica localizada no centro histórico da cidade. Possui quartos que comportam até 4 pessoas. A pousada conta com piscina, mesa de ping pong e de sinuca. 

Ela possui nota 9,0 de acordo com as avaliações dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada fantástica.

Clique aqui para ver fotos, valores e disponibilidade


Pousada do Ouro

pousadas no centro de paraty, pousada no centro histórico de paraty, Pousada do Ouro em Paraty
Onde ficar em Paraty – Pousada do Ouro – Foto Booking

A Pousada do Ouro é uma agradável casa do século XVIII super charmosa, que também está localizada na região histórica de Paraty. Ela possui quartos que acomodam até 4 pessoas e ainda tem piscina. Bom demais né?!

Ela possui nota 9,3 de acordo com as avaliações dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada fantástica. 

Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade


Pousada do Príncipe

onde ficar em paraty, melhor regiao para se hospedar em paraty, pousadas em paraty
Pousada do Príncipe em Paraty – Foto Booking

A pousada do Príncipe apresenta arquitetura tradicional de estilo colonial, fica a 3 minutos a pé do centro histórico de Paraty e da Praia do Pontal. Ela também possui piscina, serviços de transfer e quartos com ar condicionado que acomodam até 3 pessoas.

Ela possui nota 8,6 de acordo com as avaliações dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada fabulosa

Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade


Quer mais dicas de hospedagem em Paraty? Utilize o mapa abaixo para fazer sua pesquisa pelo Booking. Com ele você poderá encontrar uma opção que esteja de acordo com o que espera gastar. 

  Booking.com

Ah e não esqueça de fazer sua reserva em Paraty utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda. Valeu!!!

Mais dicas sobre o Rio de Janeiro: 

15 COMENTÁRIOS

  1. Gabriela Torrezani

    Gente, que sonho! Faz anos que quero visitar Paraty mas nunca consigo planejar… é tudo super fofo, que cidade mais graciosa sem contar as praias. roteiro mega completo, parabens!

  2. Helen Waldemarin

    Paraty é uma delícia e tem tanta coisa pra fazer! Adorei seu roteiro!!!

  3. Ruthia Portelinha

    Que delícia. Foram três dias bem aproveitados, com programas bem diferentes (a foto subaquática ficou demais). Eu também gosto de ter um enquadramento histórico dos lugares que visito.

  4. Nossa, que saudade! Eu fui para Paraty na minha adolescência e não voltei ainda. Que lindo.

  5. Carol, Paraty é sempre uma boa pedida! Adorei seu roteiro e percebi que ainda falta muito pra conhecer por lá! Vou guardar as dicas de pousadas, porque nunca dormi lá. Sempre vou de passagem ou bate-volta! Próximo à cidade, de qual praia mais gostou? Um abraço!

  6. Adorei o seu post!!! Passei a minha lua de mel lá (infelizmente foi só um fim de semana) e foi super romântico. Fiz alguns desse passeios, como o city tour. Super agradável e prático! É uma cidadezinha deliciosa. Eu queria deixar uma dica: fiquei em uma pousada fora do centro histórico, na praia de Jabaquara. Como estava de carro, achei bem prático, pois era bem pertinho do centrinho (10 min) e fiquei com acesso fácil para a estrada para ir para as cachoeiras e Trindade.

  7. Amei!!! Quero muito conhecer Paraty! Vou aproveitar muito o seu roteiro!! Essa foto da Cachoeira parece um quadro!

    • Que bom que gostou do roteiro e da foto! Bjs

  8. Juliane D'Amore Posser Quinteiro

    Que passeio lindo, Carol!! Paraty é mesmo um lugar realmente especial, tanto por sua natureza exuberante como pela cidade tão encantadora.

  9. Carlos Roberto e Gleidys

    É muito bem ver um lugar que conhecemos bem, pelos olhos de outro viajante. Sempre descobrimos detalhes que nos passaram desapercebidos. Como foi que perdemos o drink “Jorge Amado”??? rsss Vamos consertar isso logo, logo. Lindo artigo Carol.

    • Fico feliz que tenham gostado de nossas dicas e espero que gostem também do drink.

  10. Oii, estou planejando ir para Paraty mas nas pesquisas, nenhum voo ia para o aeroporto de lá, só em outros que ficavam super longes. Tem alguma dica de como chegar até lá?

    • A melhor forma de chegar até lá é pegando um avião até o Rio de Janeiro e depois concluir o trajeto de ônibus ou com uma agência.

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: