Não sou torcedor fanático de nenhum clube de futebol, mas no 2º Encontro da RBBV fomos convidados pelo Clube Atlético Paranaense para visitar a Arena da Baixada em Curitiba, como é conhecido o seu Estádio Joaquim Américo Guimarães e aceitamos o convite.

 

Já conhecia a fama do estádio mas vê-lo de perto e poder entrar em quase todos os locais e até mesmo pisar no seu gramado e bater alguns pênaltis é outra história.

Arena da Baixada
Foto do CAP

Primeiro o Trabalho

Como em todos os nossos Encontros da Rede, participamos de muitas palestras educativas sobre a atração, assim tivemos alguns minutos para aprender sobre a Arena da Baixada.

O Gerente Comercial Gustavo Campos e o Gerente de Conteúdos Digitais Pedro Branco nos passaram toda a história do clube, ações de marketing, shows, curiosidades e também como é a visita e o tour guiado para os visitantes. Realmente é uma Arena multiuso.

Tour na Arena da Baixada

Descubra o que fazer em Curitiba na chuva

A Arena da Baixada

Da união de dois clubes, o Internacional e América, que foi concretizada no dia 21 de março de 1924 e cinco dias depois foi empossada a diretoria do novo clube e assim nasceu o Clube Atlético Paranaense.

Muitos anos se passaram e começou uma nova etapa no clube: a Arena da Baixada que foi inaugurada em 24 de Junho de 1999. Mas o estádio ainda não havia sido terminado totalmente e as obras finais aconteceram em 2014 e a Arena da Baixada aumentou para 39 mil lugares.

Tour Guiado a Arena da Baixada

Reserve seu Hotel em Curitiba aqui

Como foi visitar a Arena da Baixada

Após a palestra fomos presenteados com a camisa do Sócio Torcedor, que por sinal é muito linda. E então pudemos começar nossa visita. Quem nos acompanhou foi o guia Wellington.

Começamos conhecendo um dos camarotes e pudemos ter a visão dos torcedores daquele setor.

Como visitar a Arena da Baixada

Continuando, pudemos ver as maquetes das arenas: anterior e a atual.

Arena da Baixada

Arena da Baixada em Curitiba

Partimos para conhecer uma cabine de imprensa, mas antes eu dei uma passada no banheiro, me espantei com sua limpeza e conservação.

Já na cabine de imprensa fiquei pensando como o Galvão Bueno consegue enxergar os jogadores e falar tão rápido os nomes deles a cada jogada!

Arena da Baixada Cabine de Imprensa

Visita a Arena da Baixada

Depois passamos pela Zona Mista, Coletiva de Imprensa e aqui foi apresentada a nova comissão técnica do Furacão… brincadeirinha!!!

Nova comissão técnica na Arena da Baixada

Em seguida chegamos ao vestiário do Clube Atlético Paranaense, muito bem montado com banheiras de hidromassagem e relaxamento muscular, duchas e o roupeiro onde ficam enfileirados todos os armários de cada jogador com seu uniforme e a sala de aquecimento.  Achei bem legal uma placa com a Contagem Regressiva veja ela aí embaixo:

Arena da Baixada Placa Contagem regressiva

Banheiras de Hidromassagem da Arena da Baixada

Armário na Arena da Baixada

Enfim chegamos ao gramado, que na realidade é sintético, mas todo o material é importado da Itália à base de fibras naturais e orgânicas (gelfio). Ele parece demais com uma grama natural e foi aprovado pela FIFA.

Gramado da Arena da Baixada

Nessa visita estavam participando os blogueiros do 2º Encontro da RBBV, então nós pudemos até bater alguns pênaltis. Será que eu fiz o gol?

Como é visitar a Arena da Baixada

Olha a emoção da torcida, rezando pelo gol:

Torcedores na Arena da Baixada

Teto Retrátil

Não poderia deixar de falar sobre o teto retrátil e que a Arena da Baixada passou a ser o primeiro estádio da América Latina e o primeiro do hemisfério sul a ter esta tecnologia para estádios de futebol. Se o tempo estiver normal em Curitiba, o que é raro, o tempo de fechamento ou abertura total do teto é de 25 minutos!

Teto retrátil da Arena da Baixada

Mais uma observação: as entradas contam com um sistema biométrico de reconhecimento de torcedores, sendo assim um sistema muito seguro e que pode identificar torcedores proibidos pela justiça de frequentar jogos de futebol em estádios. Todos os outros estádios deveriam ter este sistema.

A visita finaliza numa loja com vários produtos esportivos. 

Clube Atlético Paranaense

Bem amigos da Rede… chegamos ao final de nossa visita e do tour guiado na Arena da Baixada que foi espetacular. Achei todas as dependências da Arena super conservada, limpa e a organização é de primeiro mundo.

Espero que tenham gostado mas senão… deixe seu elogio ou critica em nossa seção de comentários.

Informações:

O tour é guiado e passa por espaços restritos do Estádio Joaquim Américo, como os vestiários.

Site:  www.atleticoparanaense.com/furacaotour

Endereço: Arena da Baixada entrada pela Rua Buenos Aires. O ponto de venda funciona de terça-feira a domingo das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Horário do tour: De terça-feira a domingo às 9:30, 10:30, 11:30, 14:00, 15:00 e 16:00

Valores:

  • R$ 20,00 inteira;
  • R$ 10,00 meia-entrada;
  • Sócios Furacão têm 50% de desconto.
  • Meia-entrada: estudantes, professores, idosos [acima de 60 anos], doadores de sangue, menores [3 a 12 anos] e portadores de deficiência e acompanhante, com documentação válida;
  • É proibido realizar o tour com alimentos, bebidas e animais.

Quer saber tudo o que rolou durante o Encontro da RBBV em Curitiba? Veja as dicas da Márcia do Blog Mulher Casada Viaja Curitiba recebe blogueiros de viagens.

Mais dicas sobre o Paraná

O que fazer em Curitiba na chuva

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu

Walking tour em Curitiba

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se vai viajar:

  • Reserve seu hotel pelo Booking;
  • Compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo;
  • Compre sua passagem pelo Viajanet;
  • Reserve seu carro pelo Rentcars;
  • Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

13 COMENTÁRIOS

    • Oi Michele, é um tour guiado diferente para quem não torce para nenhum time, mas é bem interessante e super legal ver as estruturas e a modernidade que lá encontramos!

  1. Bem explicado a forma de como chegar lá na Arena da Baixada… Curitiba é uma cidade linda, mas nunca fui na Arena. Quem é ama futebol certamente vai amar o passeio!

  2. Que legal esse passeio! Adorei as curiosidades como o teto retrátil e a grama sintética, coisas que a gente não se atenta apenas assistindo uma partida pela televisão. Ótima dica!

    • Olá Cely, ela é multiuso por ser usada tbm para Shows, Palestras, Convenções, etc… Quando vc for a Curitiba aproveite e faça uma visita a Arena da Baixada

  3. Foi mesmo muito bom esse tour! Queria saber se fez o pênalti! O meu o goleiro buscou lá no cantinho, o danado!
    Foi um prazer conhece-lo, Miranda! Um grande abraço!

    • Jair o prazer foi todo nosso! Olha com respeito ao pênalti o da foto eu tbm não fiz, bati bem no meio e o goleiro catou! Este tour foi muito bom mesmo. Valeu Jair!!!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: