Você gosta de conhecer museus? Nós adoramos! E para prestigiar vários museus brasileiros, vários blogueiros de viagem se uniram para falar deles. Nós escolhemos homenagear o Museu do Catetinho em Brasília. Você conhece? Se ainda não conhece, coloque já na lista de lugares que você precisa conhecer, pois irá adorar! Descubra como é a visita, como chegar e muito mais.
Ficou curioso para saber o motivo do Palácio se chamar Catetinho? O nome foi sugerido por Dilermando Reis, em homenagem ao Palácio do Catete, residência oficial do Presidente da República no Rio de Janeiro. Também ficou conhecido como “Palácio de Tábuas”, por ter sido construído todo em madeira.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- Você conhece as 7 Maravilhas de Brasília?
- Descubra os pontos turísticos de Brasília com visitação guiada;
- 10 Melhores lugares para viajar em junho no Brasil.
Museu do Catetinho
O Catetinho foi projetado por Oscar Niemeyer. Ele foi a primeira construção de Brasília. Sua obra foi iniciada no dia 22 de outubro de 1956 e finalizada no dia 31 de outubro do mesmo ano. Levou apenas dez dias para ficar pronto.
Em novembro de 1956 foi inaugurado, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek.
O Presidente não chegou a morar no Palácio. Ele apenas se hospedava durante os dias que passava acompanhando a construção da nova capital. O Catetinho foi utilizado por JK até a inauguração do Palácio da Alvorada no ano de 1958.
O Catetinho abrigou diretores e engenheiros da Novacap e também personalidades que visitavam a cidade em construção, como o presidente de Portugal Craveiro Lopes.
A pedido de JK no ano de 1959 o Catetinho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já deu para notar sua importância para a história de Brasília, né?
Como é a visita ao museu do Catetinho
Reserve uma hora para conhecer o museu do Catetinho. Você não precisará mais do que isso. Mas garanto que valerá a pena. O local está muito bem conservado. Além disso você poderá aprender um pouco mais sobre a construção de Brasília.
O Catetinho tem dois andares. No primeiro andar você poderá encontrar a cozinha e sala das refeições. Neste andar também ficam expostos vários documentos, quadros e fotografias mostrando como foi a construção do Catetinho e de Brasília.
No segundo andar eram onde ficavam localizados os aposentos de JK, os quartos de Oscar Niemeyer e Bernardo Sayão, a sala de despachos, e outros aposentos como o quatro de hóspedes. Todos os ambientes preservam o mobiliário da época.
Na sala de despachos estão expostos quadros de JK, máquina de escrever e mobiliários da época.
Nos quartos você também poderá ver além de seu mobiliário completo os trajes utilizados pelas autoridades.
Você também poderá ver um traje completo de JK e de Sarah Kubitschek, repare na elegância:
Do lado de fora do Catetinho você poderá encontrar uma estátua, homenageando o presidente JK.
Se você ainda tiver um tempinho, sugiro caminhar por uma pequena trilha que leva até o olho d’água, que é uma nascente de água cristalina. Aproveite também para apreciar a vegetação típica do cerrado brasileiro.
Como Chegar ao Catetinho
O Museu do Catetinho fica localizado na saída para o Gama, na BR-040. De lá até a Torre de TV, localizada no Eixo Monumental, são 24 km. Acredito que a melhor forma para você chegar ao Catetinho é de UBER.
Se você pretende ir de ônibus, consulte a linha que deverá utilizar no trajeto no site Moovit. Você gastará mais de uma hora para chegar até lá.
Informações
- Endereço: BR-040 km 0, Trevo do Gama – Park Way.
- Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 9 às 17 horas.
- Valor: gratuito.
Dica de Hospedagem em Brasília
Em nossas duas últimas viagens à Brasília nos hospedamos no Meliá Hotel. O hotel tem localização privilegiada, em frente a Torre de TV e ao lado do Parque da Cidade. Confira nosso artigo Meliá Hotel: conforto e localização privilegiada.
Bom é isso pessoal… Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o Catetinho. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a organizar sua viagem e você quiser retribuir, reserve seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e ajuda nosso site a se manter e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!
Blogagem Coletiva Museus Brasileiros
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #museusbrasileiros #lutomuseunacional, onde vários blogueiros de viagens se uniram para escrever sobre vários museus brasileiros!!! Só tem dica boa, vale a pena conferir!
Não deixe de ler os outros artigos:
- Mapeando Mundo – Mapeando Manaus: Museu da Amazônia & Torre de Observação
- Destinos por onde andei… – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, vale a pena conhecer
- Mariana Viaja – Museus no Brasil: 15 opções históricas e culturais que valem uma visita
- Fui ser viajante – 10 museus de Recife que você precisa conhecer
- Tá indo pra onde? – Visitando o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro
- Diário de Turista – Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte (MG)
- Vaneza com Z – Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – reflexão sobre o abandono
- Uma Viagem Diferente – MAC Niterói, Visitando o Museu de Arte Contemporânea
- Let’s Fly Away – MAC Niterói, o lindo Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Cantinho de Ná – Museu do Estado de Pernambuco: tradição e história
- Maquiadora Viajante – Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e a importância dos museus nas cidades
- Vem que te Conto! – Museu Histórico de Campos dos Goytacazes
- Expressinha – Museu da Imigração ou Memorial do Imigrante
- Turistando.in – O fechamento do Museu do Ipiranga em São Paulo e seu acervo hoje
- Itinerário de Viagem – MAC USP – Museu de Arte Contemporânea de SP
Respostas de 18
Depois que vim morar em Brasília, demorei para conhecer o Museu do Catetinho. Foi somente com visitas que fomos até lá, até um pouco desesperançosos… Mas adoramos conhecer aonde conheceu Brasília! O lugar é uma graça e super histórico!
Que bom que gostou!
Ai, queria ter visitado esse museu na minha última vez em Brasília, mas ele fica bem fora de mão e eu nunca tô de carro hehehe
Muito interessante ver uma obra de Niemeyer sem o “excesso” de concreto, marca registrada dele!
Que museu legal, vou par Brasília fim de ano, vou aproveitar a oportunidade para conhecê-lo 🙂 ótima dica.
Estou surpresa que já visitei Brasília 2 vezes e nunca tinha ouvido falar desse museu!
Muito obrigada por compartilhar!
Mesmo? Quando for novamente, vá conhecer. Você vai gostar!
Que lugar interessante! Nunca tinha ouvido falar e parece simplesmente incrível!!!
Muito interessante. Adoro saber a história dos lugares! Boa dia,
* Boa dica! corretor me dando baile.. rs
Adoro lugares assim, cheios de história! Brasília tem muitas opções legais, tô precisando/querendo voltar.
Sou fã de JK e adoraria visitar este museu, palco do início de Brasília e valorizado por Juscelino ainda a tempo. São atitudes como a do ex-presidente que me faz ter orgulho do nosso patrimônio nacional, e sentir a grande perda do Museu Nacional recentemente. Amei o post, quero muito conhecer o Catetinho. Beijos.
Quando estive em Brasília passeando com a família, acabamos não indo conhecer o Museu do Catetinho, justamente por que ele fica um pouco afastado. Foi ótimo conhecê-lo por aqui Carol.
Nunca estive em Brasilia, mas jà o coloquei na lista (e quero sim fazer a trilha para ver o olho d’água e um pouco da vegetação típica do cerrado brasileiro.
Que gracinha! Nunca tinha ouvido falar e já estou louca para conhecer. Já fiquei imaginando as conversas deles ali…
Carol que dica bacana! Não conhecia o museu e achei muito legal você divulgar esse lugar de tanta importância historica!
O Catetinho… só o nome já é simpático! Muito interessante conhecer essa primeira construção de Brasília e ver como era a vidinha de JK ali, quando tudo começou. Muito bom preservar essa memória. Adorei o post.
Parabéns pelo post e pela inciativa. Visitar esse museu deve ser uma viagem no tempo e na história de Brasília! Amei!