A missão mais difícil numa viagem para o Atacama é escolher o que conhecer, pois as opções são muitas… Mas não se desespere, pois vamos te ajudar nessa missão!!! Reunimos aqui os 5 melhores passeios no Deserto do Atacama, que precisam estar no seu roteiro.
Viajar para o Atacama no Chile é uma experiência que todo mundo precisa viver pelo menos uma vez na vida, pois é uma viagem de contemplação, onde é possível apreciar e se encantar com paisagens cinematográficas.
É uma viagem onde você sentirá muito frio e muito calor num mesmo dia, mas valerá muito a pena.
Enquanto não é seguro viajar, comece a sonhar, planejar e se programar, passos esses que são importantes para o sucesso de uma viagem.
E para te dar uma forcinha nessas etapas, confira nossos passeios preferidos no Atacama.
Confira também nossos artigos:
- Como economizar em uma viagem para o Atacama;
- Dica de hotel em San Pedro do Atacama;
- Melhores passeios de bate e volta em Santiago
Melhores passeios no Deserto do Atacama
Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
- Altitude máxima do passeio: 4.150 metros
Simplesmente um passeio obrigatório para quem visita o Deserto do Atacama. As Lagunas Altiplânicas encabeçam a lista dos melhores passeios no Deserto do Atacama.
O passeio é imperdível, simplesmente apaixonante, cheio de paisagens cinematográficas!!! Foi o nosso passeio favorito.
Esse passeio dura um dia inteiro e tem como ponto alto Piedras Rojas, que significam pedras vermelhas. As montanhas que rodeiam a lagoa possuem forte concentração de enxofre no solo, formando uma paisagem com tons de verde, cinza, marrom, entre outras cores.
Infelizmente não é mais possível chegar pertinho da lagoa, mas paramos em um mirante onde pudemos contemplar a Laguna Tuyacto, que é uma lagoa de sal, contrastando com as pedras vermelhas e com vulcões cobertos de neve. Ficamos sem palavras…
Ah e vivemos uma experiência incrível, pois fomos ao Atacama no mês de abril e pegamos neve durante esse passeio, o que tornou nossa experiência ainda melhor.
Saindo de lá fomos até as Lagunas Miscanti e Miñiques, conhecidas como Lagunas Altiplânicas, que dão o nome a este passeio.
As lagunas também são belíssimas. Foi lá que paramos para almoçar e tivemos um tempo maior para contemplar as paisagens e nos apaixonarmos perdidamente pelo Deserto do Atacama.
A Laguna Miñiques é enorme, possui mais de 13,5 km², sendo formada pelo degelo do vulcão Miñiques e das águas da chuva que se infiltram no solo.
Fizemos uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, por uma trilha que contornava a Laguna. Fomos surpreendidos por uma vicunha, que passou bem na nossa frente, pois tinham várias delas por ali. Impressionante né?
Bom já deu pra notar que amamos esse passeio né? Anote a dica e faça você também, temos certeza de que irá adorar!
Salar de Tara – Rota dos Salares
- Altitude máxima do passeio: 4.800 metros
Sem dúvida alguma este é outro passeio imperdível no Atacama. Nós fizemos o passeio Salar de Tara, mas ele foi fechado pela Corporação Nacional de áreas florestais, dando início a um novo passeio a Rota dos Salares, que é muito semelhante.
As famosas Catedrais de Tara e o Monje de la Pacana estão localizadas na Reserva Nacional los Flamencos, um dos lugares de maior altitude que conhecemos no Atacama.
Essa região é uma zona vulcânica, na verdade uma cratera. Pudemos observar inúmeras formações rochosas super imponentes, que parecem ter sido esculpidas de tão belas.
Nesse passeio caminhamos pelo deserto, vimos um montão de flamingos, lhamas, lagoas e nos apaixonamos pelas formações milenares.
Nosso almoço teve como cenários essa lagoa maravilhosa, que estava cheia de flamingos. Foi uma experiência incrível! Valeu muito a pena.
Para finalizar esse passeio fizemos uma parada para contemplar o Vulcão Licancabur, um dos principais cartões postais do Atacama.
Atualmente, o passeio que está sendo operacionalizado hoje é diferente do que fizemos e se chama Rota dos Salares. Aproveite para conferir valores, duração, roteiro completo e dicas.
Laguna Colorada
- Altitude máxima do passeio: 5.000 metros
Sem dúvidas foi um dos lugares mais lindo que já visitamos em nossa vida! A Laguna fica localizada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, na Bolívia a 150 km de San Pedro de Atacama.
Muitas pessoas vão até lá durante a travessia do Salar de Uyuni, mas nós não fizemos a travessia completa. Fizemos somente um passeio de bate-volta.
Para chegar até lá percorremos o Deserto de Salvador Dalí, que está a 4.750 metros acima do nível do mar. De todos os passeios no Atacama esse foi é o de maior altitude, pois chegamos a 5.000 metros.
Atenção que para fazer esse passeio é preciso tomar algumas medidas para evitar o mal da altitude. Eu, Carol, tive a infelicidade de passar mal… Mas nem por isso deixei de me apaixonar por esse lugar.
Repare na cor da lagoa. Ela é vermelha e muda de intensidade ao longo do dia devido à alta concentração de borato de sódio misturado aos pigmentos de plantas e organismos que habitam a lagoa, assumindo cores surreais.
Na Laguna Colorada podemos encontrar também belíssimos flamingos. Confira nosso post completo sobre a Laguna Colorada e descubra como fazer o passeio até lá saindo e retornando à San Pedro do Atacama.
Geyser del Tatio
- Altitude máxima do passeio: 4.320
Geyser del Tatio é o maior grupo de geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior campo geotérmico do planeta. Já deu pra notar que você precisa conhecer né? E que por isso é considerado um dos melhores passeios no Deserto do Atacama.
Você sabe o que é um gêiser? Se não sabe, vamos te contar. Gêiser é uma espécie de fonte termal, que periodicamente tem erupções. Quando as erupções acontecem, uma grande coluna de água quente é expulsa para o ar.
Para que sejam formados é necessário uma hidrogeologia favorável, o que existe em poucos locais da Terra. E o Chile é um desses lugares.
Os gêiseres de Tatio são formados quando rios quentes subterrâneos entram em contato com rochas geladas, por causa da temperatura ambiente muito fria. A temperatura no local costuma ser negativa, variando entre zero e menos vinte graus.
Então prepare seus agasalhos, pois esse passeio é gelado!!! Nós pegamos dez graus negativos… A menor temperatura que pegamos em nossa vida.
Aqui vamos deixar uma dica super importante: leve uma mochila vazia para esse passeio, pois você irá muito agasalhado, mas ao longo do passeio a temperatura vai aumentando e você terá a mochila para guardar luva, gorro, cachecol, casaco e meias.
Nesse passeio conhecemos também Vado Putana, outro pedaço do paraíso no Atacama. E pudemos caminhar, contemplar a vegetação e ver vários animais da região. Foi um passeio surpreendente.
Aproveite para descobrir valores, duração, roteiro completo e dicas do passeio Gêiser El Tatio.
Lagunas Escondidas
- Altitude: 2.500 metros
As Lagunas Escondidas são um conjunto de 7 lagoas salgadas localizadas a 60 km de distância de San Pedro do Atacama.
As lagunas são muito belas, na verdade são muito mais do que belas! Suas águas azuis transparentes contrastam com o branco do sal de suas margens nos remetendo a um cenário de filmes, de beleza indescritível.
Provavelmente você já deve ter visto alguma foto nas redes sociais de pessoas em uma lagoa que não afunda. E é justamente nas Lagunas Escondidas que é possível viver essa experiência. Corre lá no nosso artigo para ver a nossa foto e descobrir tudo sobre nosso tour até as Lagunas Escondidas.
Onde nos hospedamos no Deserto do Atacama
Nós escolhemos nos hospedar num hostal super charmoso, o Hostal Lickana. A localização do hostal não poderia ser melhor, pois estava localizado na Rua Caracoles esquina com a Rua Domingo Atienza, perto de tudo. Ah a Caracoles é uma das principais ruas de San Pedro.
O hostal Lickana possui nota 8,5 de acordo com os hóspedes do site Booking, isso significa que ele é considerado muito bom.
Um dos pontos positivos do hostal é que os banheiros são privativos e não compartilhados. Pra saber mais sobre, confira nosso artigo com dicas de hospedagem no Atacama.
Bom pessoal é isso. Espero que esse artigo tenha feito você se apaixonar pelo Atacama e que tenha mostrado para vocês o tanto que amamos essa viagem! Esses foram considerados por nós os melhores passeios no Deserto do Atacama.
Você já foi ao Atacama? Se foi conta pra gente qual seu passeio preferido, vamos adorar saber!
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para o Atacama e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links, você não paga a mais por isso e ajuda nosso site a se manter e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!
Respostas de 15
Visitei o Chile em 2018, porém não tive a oportunidade de conhecer o Atacama, pretendo voltar para conhecê-lo.
Volte mesmo, vc vai amar
Eu amei esses passeios no Deserto do Atacama, só não fiz a lagunas escondidas uma pena…
Que pena… É um lugar lindo
A minha lista de melhores passeios no Deserto do Atacama é bem parecida com a sua! rs… tenho um carinho especial pelas Laguna Altiplanicas. Simplesmente amei aquele lugar!!!
Eu também… impossível não se apaixonar pelas Lagunas né?!
É muito difícil escolher só 5 melhores passeios no Atacama, né? Tudo é tão maravilhoso… mas concordo com você, esses da lista são essenciais, especialmente as lagunas escondidas. É top!
Realmente foi uma missão difícil, pois tudo lá é muito lindo né?!
Adorei esse post! Há tempos planejamos ir para o Atacama em família e ainda não tinha visto num único post um resumo dos melhores passeios por lá.
Que bom que curtiu as dicas, vc vai amar o Atacama
Carol, concordo com você que esses são de fato os melhores passeios no Atacama!
Se eu tivesse pouco tempo e tivesse que priorizar apenas alguns, com certeza seriam esses!
O Atacama é lindo demais, né?! Eu fiquei impressionado que qualquer lugar que eu ia, era só apontar a câmera que a foto saia lindaaa! hahahaha
Ótimas dicas!
Eu tenho um sonho de conhecer o Deserto do Atacama, que quero muito realizar ano que vem! Adorei os passeios, vou guardar pra usar na minha viagem com certeza! Abraços!
Que bom que gostou das dicas. Espero que goste do deserto tanto quanto nós gostamos.
Visite o Deserto em 2015 e adorei o que vi. O problema eu diria que é a falta de estrutura. Mas isso não estragaa maria do lugar. Quanto ao seu post 5 melhores passeio no Deserto do Atacama eu adorei mas mas uma boa diaca é a termas de puritana. Passeio top. Abraços
Também é lindo demais né?!