Como é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN

Conteúdo

Caldas Novas em Goiás é conhecida como a cidade das águas quentes, entretanto o que muitos não sabem é que ela abriga o PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Visitar esse parque é MARAVILHOSO!!! Nele existem duas belíssimas cachoeiras com águas cristalinas!

Confira como chegar ao parque, como são as trilhas, a melhor época para visitar e muito mais. 

⇒ Confira ainda nossos artigos: 

PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Se você gosta de ecoturismo a Serra de Caldas Novas é o local perfeito para você. O parque estadual da Serra de Caldas foi criado em 1970 para preservar as áreas de captação das chuvas que abastecem o lençol termal. Ele possui uma área de 123 km2. 

Segundo geólogos, a Serra de Caldas é a cratera de um vulcão extinto, que deu origem às águas quentes da região há cerca de 600 milhões de anos. Do alto da Serra a 1.043 metros de altitude, é possível avistar as cidades de Caldas Novas e Rio Quente.

No Parque Estadual da Serra de Caldas existem duas trilhas pelo cerrado brasileiro abertas ao público. São elas:

  • Trilha para Cachoeira da Cascatinha;
  • Trilha para Cachoeira do Paredão.
PESCAN Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Em uma única visita ao parque é possível fazer as duas trilhas. Para isso reserve no mínimo 3 horas. Nesse período você conseguirá fazer as duas trilhas e ainda desfrutar de bons momentos junto à natureza. 

Ao entrar no PESCAN uma funcionária do parque fará uma breve explicação sobre as trilhas e depois você estará liberado para começar sua aventura.

Como chegar ao Parque da Serra de Caldas Novas

O Parque está localizado entre Caldas Novas e Rio Quente, no sudeste goiano. Está distante a 6 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.

É bem fácil chegar ao Parque da Serra de Caldas, pois todo o trajeto é asfaltado. Saindo da GO-309, trecho urbano em Caldas Novas, você andará aproximadamente 3 km e estará no Parque.

Como é a estrutura do PESCAN

No Parque da Serra de Caldas Novas (PESCAN) não existe restaurante, lanchonete e nenhum lugar onde você possa comprar nem bebida nem comida, então é importante levar pelo menos água.

Se você tiver a intenção de passar o dia todo no parque, leve também um lanche.

No parque existem banheiros e também um bebedouro localizados na entrada. 

No parque existem muitas placas indicando o caminho que você deve seguir, como essa da foto aí embaixo. 

Ah! O Parque tem wi-fi gratuita. E acredita que o sinal da internet pega de dentro das cachoeiras? Foi bem legal, pois fizemos uma chamada de vídeo de dentro de uma delas e passamos inveja em nossos familiares!

Melhor época para visitar a Serra de Caldas

Passeios que envolvam conhecer cachoeiras não são recomendados em dias de chuva. Portanto, observe os meses que mais chovem na região e evite fazer sua viagem nesse período, são eles: dezembro, janeiro, fevereiro e março. 

Melhor época para visitar a Serra de Caldas Novas
Climatologia em Caldas Novas

O período mais indicado para visitar a Serra de Caldas ocorre entre abril e agosto. Nesse período além da chance de pegar chuva ser bem menor, a temperatura na cidade não estará muito alta.

Porém se escolher o mês de julho, que coincide com as férias escolares, tente visitar o parque durante a semana, pois ele estará mais vazio e você aproveitará melhor sua visita.

Os meses de setembro e outubro também não são recomendados para visitar o parque, pois é época de seca na região e pode ser que as cachoeiras estejam secas.

Cachoeiras do Parque PESCAN

No parque existem duas cachoeiras principais. A Cachoeira da Cascatinha e a Cachoeira do Paredão. Recomendo que visite as duas, pois tem belezas distintas.

Entretanto se tiver que escolher apenas uma, sugiro que leia a matéria completa para escolher qual se adequa melhor ao seu estilo de viagem e também ao seu condicionamento físico. Ah! e assista aos vídeos que irá te ajudar na escolha. 

No Parque existem duas cachoeiras principais. A Cachoeira da Cascatinha e a Cachoeira do Paredão. Recomendo que visite as duas, pois tem belezas distintas.

Entretanto se tiver que escolher apenas uma, sugiro que leia a matéria completa para escolher qual se adequa melhor ao seu estilo de viagem e também ao seu condicionamento físico. Ah! e assista aos vídeos que irá te ajudar na escolha. 

Cachoeira da Cascatinha

Começamos fazendo a trilha que leva a Cachoeira Cascatinha. Essa trilha é super tranquila, bem fácil de percorrer. É de intensidade leve e seu percurso é de 600 metros. 

Mas a melhor parte é quase todo o percurso é feito na sombra, dentro da mata!!! Bom demais né?! 

Não é necessário ter muito preparo físico para fazer essa trilha, existe uma pequena escada com degraus feitos de pedra. Entretanto não tem subidas ou descidas muito íngremes. Se você estiver com crianças esta é uma boa opção. 

Trilha para a Cachoeira Cascatinha na Serra de Caldas
Trilha da Cachoeira Cascatinha,

A Cachoeira é linda!!! Sua queda tem aproximadamente 4 metros de altura que forma um poço com profundidade de 1,8 metros. Esse é o local ideal para tomar um delicioso banho de cachoeira.

Cachoeira Cascatinha em Caldas Novas
Cachoeira da Cascatinha no PESCAN

Essa cachoeira é cheia de pedras pequenas no chão, então se estiver com crianças é legal que esteja utilizando meias ou calçados próprios para cachoeiras, pois essas pedrinhas machucam um pouco o pé. 

Suas águas são geladas, mas bate bastante sol, então não se esqueça do filtro solar. 

Existe um espaço grande, inclusive com mesas, onde os visitantes podem deixar suas coisas. 

Ao sair desta cachoeira tivemos que voltar para o início do parque, para fazer a outra trilha para a cachoeira do paredão. 

Cachoeira do Paredão

A trilha para a Cachoeira do Paredão é de intensidade intermediária. Ela tem um percurso de 1,1 km e não terá tanta sombra quanto a outra trilha. 

Essa trilha é mais difícil, exigirá um pouco mais de preparo físico, pois a trilha é íngreme.  Nela existem vários degraus: 240 para ser mais exata. Os degraus são feitos de pedra e bem altos.

Logo que você termina a trilha, poderá ir para a direita ou para esquerda. Se você optar em ir para direita, percorrerá mais 40 metros rodeando o córrego e chegará à Cachoeira. Se você optar em ir para esquerda, subirá vários degraus e chegará ao mirante, de onde é possível apreciar o parque e avistar a cidade de Caldas Novas. 

Mirante do Parque Pescan
Mirante no Parque PESCAN

Infelizmente fomos pelo caminho da esquerda, tivemos que subir muitos degraus e chegamos para chegar ao mirante. Esse foi o trajeto mais cansativo da trilha. Caso você não queira ir ao mirante não é preciso fazer esse trecho da trilha. 

Recomendo que vá direto para a cachoeira e deixe o mirante para a volta, pois de lá você já estará no caminho para a saída do Parque.  

Subir as escadas foi bem cansativo, tive que parar duas vezes no caminho para descansar. Se você tiver problemas no joelho, baixo condicionamento físico, ou não queira contemplar a vista, sugiro que não vá ao mirante. Mas vamos deixar o mirante de lado e voltar a focar em nosso objetivo que era a cachoeira. 

Até chegar à Cachoeira do Paredão passaremos por algumas pequenas cachoeiras bem charmosas. Vale a pena fazer uma pausa, apreciá-las e escutar o barulho de suas águas. 

como é o parque PESCAN
Cachoeiras da Serra de Caldas Novas

A Cachoeira do Paredão fica no final da trilha. Sua queda tem aproximadamente 6 metros de altura que forma um poço com águas cristalinas, que é simplesmente encantador.

Cachoeira do Paredão na Serra de Caldas Novas
Cachoeira do Paredão no Parque PESCAN
como chegar ao Parque da Serra de Caldas
Cachoeira do Paredão na Serra de Caldas Novas

Ela é menor e não tem um espaço reservado para os turistas deixarem suas coisas, por isso você precisará deixar seus pertences sob as pedras.

Em épocas de chuva seu poço pode ter até 1,8 de profundidade. No dia de nossa visita o poço não estava muito cheio e conseguimos ficar em pé.

Na Cachoeira do Paredão, você ficará a maior parte do tempo na sombra, pois ela fica bem no final da trilha e existem muitas árvores nos arredores. 

A Cachoeira é linda!!! Mais uma das maravilhas do cerrado brasileiro!

Museu da Fauna de Caldas Novas no PESCAN

O Museu fica localizado na entrada parque. Deixamos para conhecê-lo no final de nossa visita. O Museu é pequeno, mas existem vários animais espalhados típicos do cerrado brasileiro.

Museu de animais empalhados em Caldas Novas
Museu da Fauna de Caldas Novas

Lá encontramos leopardo, lobo-guará, tamanduá, além de várias aves típicas do cerrado brasileiro. Pudemos também ver uma siriena, que é a ave que representa o parque. 

Aves típicas do cerrado
Animais empalhados do museu

Dicas para aproveitar ainda melhor sua visita

  • Leve uma mochila contendo somente os itens essenciais, pois lembre-se que você terá que carregá-las nas costas durante toda a trilha.
  • Leve protetor solar, boné, óculos escuro e água mineral.
  • Repelente de insetos também é uma boa pedida, principalmente para pessoas alérgicas.
  • Tente chegar cedo ao parque e faça a trilha para a Cachoeira do Paredão, assim evitará caminhar com o sol muito forte. 
  • Tire muitas fotos, divirta-se e use a #vamosporai nas suas fotos!

Informações: 

  • Instagram: @serra_de_caldas_novas_pescan
  • Endereço: Acesso pela avenida Coronel Bento de Godoy, 6 km – zona rural
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 6 às 18 horas.
  • Valor: gratuito.
  • Telefone: (64) 3453-5805.
  • Whatsapp: (62) 999456887

Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre o Parque da Serra de Caldas Novas. Você já foi ao parque? Sabia de sua existência ou descobriu agora? Deixe um comentário aí embaixo, pois vamos adorar sua opinião!

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve sua hospedagem em Caldas Novas usando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando boas dicas de viagens. Valeu!!!

Mais Dicas do Vamos Por Aí

Onde se hospedar em Goiânia

Hotel Prive Riviera Park: Hospedagem Perfeita em Caldas Novas

Principais Pontos Turísticos de Goiânia

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 35

  1. Hoje fui lá, mas está seco, não tem nada de água devido a estiagem, segundo o guarda que estava na portaria, pra voltar ao normal vai uns 6 meses e dependendo das chuvas Muito triste o cenário 😢

  2. Olá Carol, é preciso fazer reserva? |Tem qunatidade limitada de visitantes? Estou me programando para ir em julho/22

  3. Estou indo a Caldas Novas amanhã, pela segunda vez. Ainda não conheço o Parque Estadual, mas depois dessas dicas incluí no meu passeio! As fotos e o texto convidam o leitor! Gostei do muito!

  4. Já estive duas vezes em Caldas Novas mas não tive a oportunidade de visitar a Serra de Caldas. Gostei muito do seu texto e dos vídeos, são organizados e vão direto ao assunto. Parabéns.

    1. Oi Andréa, que bom que gostou de nossas dicas. Quando for à Caldas Novas, programe-se para conhecer. Você vai gostar!

  5. As cachoeira estavam lindíssimas!! Já vi fotos dessas cachoeiras assim com a água cristalina e algumas
    fotos com a água marrom. Você sabe qual a melhor época para pegar essas cachoeiras assim bem bonitas? Por que há cachoeiras q ficam mais cristalinas durante a época seca, enquanto que, em outros lugares, ficam melhores durante o período de chuva

    1. Olá Su, essas fotos foram tiradas em abril. Para pegar as as cachoeiras assim, acredito que até junho, pois depois a quantidade de água vai diminuir por conta da seca.

  6. Eu não conheço muito cachoeiras, mas tenho uma amiga da região de Caldas Novas que me fala muito desses lugares, as cachoeiras são mesmo lindíssimas

  7. Gostei muito, Carol. Se estiver por perto, um dia, irei visitá-lo, com certeza. Obrigado pelas dicas!

  8. Gostei muito, Carol. Se estiver por perto, um dia, irei visitá-lo, com certeza. Obrigado pela dica!

  9. Nossa, essa cachoeira é muito bonita! Deu vontade de estar ai agora haha
    Confesso que não gosto muito de ver animais empalhados, a criançada que adora né?

  10. Não conhecia o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, mas tô impressionada pela beleza das Cachoeiras, quando estiver na região já vai está no roteiro e o post está super completo, só pegar as dicas e marcar a visita.

  11. Que lugar lindo! Eu já tinha ouvido falar sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, mas não sabia que era tão organizado e que tinha cachoeiras e lugares tão bonitos. Boa dica!

  12. Que maravilhoso é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, confesso que nem sabia que existia. Contato direto com a natureza, bom demais!

  13. Que delícia de lugar! Confesso que não conhecia esse parque em Caldas Novas. Já estou louca para ver de perto essas cachoeiras!

  14. Nunca ouvi falar desse parque, que legal! É impressionante como um monte de coisa do Centro-Oeste nunca nem chega aos ouvidos de quem não mora por aí ne?

  15. Carol, que delícia de post! Estamos pensando em uma viagem de carro pelo Brasil incluindo Caldas Novas, e já anotei suas dicas para conhecer o Parque. Adoramos belezas naturais e este é o tipo de lugar que não podemos deixar de visitar. Muito obrigada por compartilhar!!!

    1. Oi Sílvia, fico bem feliz que tenha gostado de nossas dicas. Visite mesmo o parque, tenho certeza que vc vai gostar

  16. Muito bacana seu relato. Não tinha ideia q Caldas Novas tinha esse parque! Muito obrigada por compartilhar 😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias