(atualizado em abril/2023) Quer conhecer Goiânia e não sabe por onde começar? Reunimos aqui os principais pontos turísticos de Goiânia, as principais feiras da cidade, dicas de bares e restaurantes e muito mais.
Goiânia é a capital do Estado de Goiás, e também é a cidade onde moramos, por isso as dicas são de moradores da cidade. Melhor ainda né?
Ah e Goiânia faz parte da lista dos 10 melhores lugares para viajar em Goiás, bom demais né? Aproveite para conhecer os outros 9 lugares.
Confira nossos artigos:
- Melhores passeios em Goiânia com crianças;
- 5 restaurantes temáticos em Goiânia que você precisa conhecer.
- Onde comer rodízio de pizza em Goiânia;
Principais Pontos Turísticos de Goiânia
Letreiro Eu amo Goiânia

Se você adorar tirar foto com o nome das cidades onde visita, não deixe de ir até a Praça do Sol no Setor Oeste e tirar a foto com o letreiro eu amo Goiânia.
Este letreiro é relativamente novo na cidade, mas já se tornou um dos principais pontos turísticos e parada obrigatória para quem visita a cidade.
Nessa praça tem um parquinho infantil e um parque para cachorros. O local costuma ficar cheio de moradores aos finais da tarde, que fazem caminhada na praça e levam as crianças para brincar.
Aos domingos a partir das 16 horas ocorre no local a Feira do Sol. Nela são vendidos roupas, comidas, artesanato e outros. Falaremos mais sobre esta feira no final do artigo, onde daremos dicas com as melhores feiras de Goiânia.
Se seu objetivo for tirar a foto com o letreiro, domingo não é um bom dia, pois a praça fica lotada por conta da feira.
- Onde? Rua 9 – Praça do Sol – Setor Oeste.
⇒ Descubra também os 10 melhores lugares para viajar em Goiás
Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Centro Cultural é composto por uma praça de 26 mil metros quadrados, pelo Museu de Arte Contemporânea, pelo Palácio da Música e por uma Biblioteca.
Nos finais de semana e nos finais da tarde o local fica repleto de jovens e crianças andando de skate, patins e bicicleta.
- Onde? Av. Dep. Jamel Cecílio, 4490 – Setor Fazenda Gameleira.
Descubra aqui onde se hospedar em Goiânia
Memorial do Cerrado

Você curte conhecer a cultura dos lugares por onde anda? Se a reposta for sim, reserve um tempinho na sua agenda para conhecer o Memorial do Cerrado.
O memorial retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. É um local único, que reúne história, cultura e muita natureza. O local é enorme, então reserve no mínimo um período do dia para ficar por lá.
O Memorial é formado pelo Museu de História Natural, pela Vila Cenográfica Santa Luzia, pela Fazenda Baraúna e pela réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado.
Para saber mais, leia o post Memorial do Cerrado: um passeio que reúne diversão e aprendizado.
- Quando? De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
- Atenção: O Museu de História Natural está fechado para reformas, mas as outras partes do Memorial do Cerrado estão funcionando normalmente. Informação atualizada em 28/01/2022.
- Onde? PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Marilisa.
Museu Pedro Ludovico Teixeira

O Museu é na verdade a casa onde Pedro Ludovico viveu, por isso muitos conhecem como Casa de Pedro Ludovico e não Museu.
Pedro Ludovico Teixeira foi o fundador da capital de Goiás, justamente por isso é uma figura muito importante na cidade. Para quem curte passeios históricos e culturais esta é uma opção perfeita.
Ao visitar o museu você fará uma visita guiada, que é gratuita. Vale muito a pena, nós já fomos lá conferir e contamos como foi nossa experiência aqui.
A Casa de Pedro Ludovico foi construída em 1934 em estilo art déco. Lá estão expostos objetos pessoais do fundador de Goiânia e de sua esposa. Além de ver os objetos expostos você conhecerá um pouquinho mais sobre a fundação de Goiânia.
- Quando? De terça a sexta das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas.
- Quanto? Gratuito.
- Onde? Rua D. Gercina Borges Teixeira n. 133 – Centro.
Museu Zoroastro Artiaga

Inaugurado em 1946 foi o primeiro museu de Goiânia. Nele você poderá ver objetos relacionados aos índios de nossa região. Sua arquitetura em art déco é um charme a parte. O acervo do museu é de mais de quatro mil peças, muitas delas sobre a cultura indígena e sobre o folclore.
- Quando? De terça a sexta das 9 às 17 horas; Sábados, domingos e feriados das 10 às 15 horas.
- Quanto? Gratuito.
- Onde? Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – Centro.
Beco da Codorna

É um museu de arte urbana localizado no centro da cidade. É um local para quem adora grafites. Lá você encontrará vários deles. O mais famoso foi pintado por Dequete. Se for até lá não deixe de tirar a foto clássica, essa que você pode ver aí em cima.
- Onde? Av. Anhanguera, 5331 – Centro.
Monumento às Três Raças

Esse monumento, cujo nome oficial é Monumento a Goiânia é uma escultura de bronze e granito esculpido por Neusa Morais em 1968.
Esta obra representa à miscigenação de três raças: os índios, os negros e os brancos – as três etnias que ajudaram a construir a capital e é uma forma de homenagear os imigrantes que escolheram Goiás como seu novo lar. Por isso este monumento é um dos principais pontos turísticos de Goiânia.
- Onde? Praça Cívica – Centro.
Praça Cívica

A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica, foi construída em 1933, sendo o marco inicial da construção de Goiânia.
Nela estão localizados importantes edifícios cívicos de Goiânia, como o Palácio das Esmeraldas (residência oficial do Governador), o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças.
Aos domingos a pista central que contorna a praça Cívica fica fechada para trânsito de veículos, por isso muitos goianienses vão até lá andar de bicicleta, skate, patinete, entre outros.
É possível locar bicicletas no local, pois existe uma estação da GyndeBike.
- Onde? Praça Cívica – Centro.
Catedral Metropolitana de Goiânia

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora foi a primeira Igreja católica de Goiânia. Ela foi construída em estilo moderno-eclético, com influência de alguns estilos europeus da arte sacra moderna, como o neorromântico, neobasilical e neogótico.
- Onde? Praça Dom Emanuel, s/n – St. Central.
Parque Flamboyant

Sem sombra de dúvidas, quem pretende conhecer os principais pontos turísticos de Goiânia, precisa conhecer o Parque Flamboyant, pois o parque é o queridinho dos goianienses.
O parque é um dos principais cartões postais da cidade. Ele está no Jardim Goiás, bem pertinho do principal shopping de Goiânia: o Shopping Flamboyant.
O Parque Flamboyant é um lugar lindo, como pista para caminhada, ciclovia, jardim japonês, 2 lagos e parquinho infantil. Para quem gosta de andar de bicicleta ou patinetes elétricos, é possível, pois no local existem vários veículos da Yellow, que são locados por meio de aplicativo.
Às sextas-feiras a partir das 17 horas ocorre uma feirinha com várias opções de comida.
- Onde? Rua 15 nº 103 – Jardim Goiás.
Parque Vaca Brava

Se você perguntar em Goiânia onde fica localizado o Parque Sulivan Silvestre provavelmente a resposta será não sei. Mas esse é o verdadeiro nome do Parque Vaca Brava, porque ele é chamado assim já é outra história que você pode conhecer lendo o artigo “Parques que adoro em Goiânia”
Ele fica localizado em frente ao Goiânia Shopping no Setor Bueno, região nobre de Goiânia. Você pode reservar um período do dia para ir ao parque, caminhar, apreciar a natureza, fazer um passeio de bicicleta ou patinetes elétricos e depois aproveitar e ir lanchar no shopping.
- Onde? Av. T-10, s/n – St. Bueno.
Bosque dos Buritis
O Bosque dos Buritis é um dos cartões postais da cidade e também um dos parques mais antigos. Possui 141.500 metros quadrados. É cercado por árvores, lagos, e várias plantas rasteiras. No local também está localizado o Monumento a Paz Nacional, o Museu de Arte de Goiânia e um orquidário.
- Onde? Rua 1 nº 605 – Setor Oeste.
Lago das Rosas

O Lago das Rosas foi construído na década de 40 e é o parque mais antigo da cidade, talvez por isso seja um dos pontos turísticos preferidos pelos moradores da cidade.
Lá também é localizado o zoológico de Goiânia, um lago com pedalinhos, pista para caminhada e parquinho infantil. É uma opção perfeita de lazer para quem procura dicas de coisas para fazer em Goiânia.
- Onde? Alameda das Rosas, 957 – St. Oeste.
Jardim Botânico

O Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira foi inaugurado em 1978 e é a maior área verde de Goiânia. O local possui nada menos que um milhão de metros quadrados. Lá você poderá apreciar um pouco mais das belezas do cerrado. Lá também tem lago e pista de caminhada.
O local fica um pouco afastado da “área turística” da capital, justamente por isso não é muito visitado pelos turistas, que preferem conhecer outros parques.
- Onde? Entre a Alameda do Contorno e as Avenidas Botânico, Jardim Botânico e Antônio de Queiroz Barreto no Setor Pedro Ludovico.
15 Antiga Estação Ferroviária de Goiânia
Este é o mais novo ponto turístico de Goiânia, pois foi reformado recentemente e passou a abrigar um museu e também uma locomotiva a vapor.
A antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada no governo de Mauro Borges no ano de 1952, sendo uma das últimas construções da cidade em estilo Art Déco.
O Museu Frei Confaloni funciona desde maio, mas foi oficialmente inaugurado em outubro de 2019 na Antiga Estação Ferroviária. Nele estão expostos painéis de Frei Confaloni.
- Onde? Praça do Trabalhado – Av. Goiás.
- Quanto? Gratuito.
Extra: Gra Rooftop – Veja Goiânia do Alto

O pôr do sol de Goiânia é um show a parte. Então se estiver programando conhecer a cidade, reserve um tempinho no seu roteiro para assistir a um belíssimo pôr do sol no Gra Rooftop. O pub fica localizado no Edifício Órion no Setor Marista.
O Gra Rooftop foi inaugurado no mês de julho de 2018, sendo considerado o bar mais ALTO DO BRASIL!!!
Então reserve uma mesa e vá até lá por volta das 17 horas, assim poderá ver a cidade por vários ângulos tanto de dia quanto de noite. Vale muito a pena!

- Onde? Av. Portugal nº 2653 – Setor Marista.
- Quando? De quinta e sexta a partir das 18 horas; sábados e domingos a partir das 16 horas.
- Reservas: 98181-0814
Mais dicas sobre Goiânia
Além dos principais pontos turísticos de Goiânia, vamos dividir com vocês outras dicas para aproveitar nossa cidade.
Goiânia é famosa por suas inúmeras lojas de roupas, que estão localizadas principalmente no setor Norte Ferroviário. Nós gostamos muito do Shopping Mega Moda, que é o principal centro comercial da região.
A cidade também é famosa por suas feiras que vendem roupas, artesanato, entre outros produtos. Confira abaixo onde se hospedar em Goiânia e depois descubra quais são as melhores feiras de Goiânia.
Onde se hospedar em Goiânia
Bom, se você quer conhecer os melhores bairros para se hospedar em Goiânia, leia nosso artigo onde se hospedar em Goiânia.
Nele vamos te mostrar as melhores opções de hospedagem conforme o tipo/interesse de sua viagem, principalmente nos casos de trabalho e lazer. Vai lá conferir!!!
Feiras em Goiânia
Goiânia é famosa por suas feiras de roupa, comida e artesanato e é conhecida por ser a capital brasileira das feiras. A cidade conta com inúmeras opções, mas vamos deixar aqui nossas feiras favoritas, para que você se programe para conhecer as melhores feiras de Goiânia. São elas:
Feira do Cerrado
Para quem está interessado em conhecer o melhor da cultura e do artesanato de Goiás, a Feira do Cerrado é o local certo. Lá você poderá tomar um delicioso café da manhã e comprar muitas lembrancinhas de nossa capital.
- Quando? Todo domingo;
- Que horas? Das 9 às 13 horas;
- Onde? No Parque da Criança, no Jardim Goiás – Rua 72.
Feira da Lua
Se você está interessado em comprar roupas este é o local certo. A Feira da Lua conta com uma infinidade de bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, enxovais para recém-nascidos entre outros.
Se você quer experimentar a culinária goiana, experimente os empadões goianos que são vendidos por lá. Outra dica são as tortas doces, que são deliciosas. As de leite e ninho com morango são as minhas favoritas.
- Quando? Todo sábado;
- Que horas? Das 15:30 às 21:30 horas;
- Onde? Na Praça Tamandaré no Setor Oeste.
Feira do Sol
Nos pontos turísticos de Goiânia nós falamos sobre o Letreiro Eu amo Goiânia, que fica localizado na Praça do Sol. É nela que acontece aos domingos a Feira do Sol. Mas durante a feira não será uma boa pedida tirar a foto com o letreiro, pois normalmente a feira fica lotada.
A Feira do Sol é menor do que a Feira da Lua, mas também conta com bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, entre outros. Além disso está feira tem um espaço reservado para pets, onde são vendidos cachorros e acessórios para eles.
- Quando? Todo domingo;
- Que horas? Das 16:00 às 21:30 horas;
- Onde? Na Praça do Sol no Setor Oeste.
Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior e mais tradicional feira de Goiânia. Ela é considerada como a maior feira ao ar livre da América Latina e funciona desde o final da década de 60. Este é o local indicado para quem quer comprar roupa barata. A feira é enorme e normalmente lotada. Então coloque um sapato confortável, dirija-se ao Setor Norte Ferroviário e prepare-se para comprar muito!!!
Lá você encontrará inúmeras bancas que vendem enxovais para recém-nascidos, roupas de cama, roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, artesanato, entre outros.
- Quando? Todo sábado e domingo;
- Que horas? Das 8 às 18 horas aos sábados e das 8 às 14 horas aos domingos;
- Onde? Na Praça do Trabalhador no Setor Norte Ferroviário.
Feira da OVG
Lá você encontrará inúmeras bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas entre outros.
- Quando? Todo quarta-feira;
- Que horas? Das 16 às 22 horas;
- Onde? Na Rua T-38, esquina com a avenida T-13 no Setor Bueno.
Bares, Restaurantes e Pizzarias em Goiânia
Bom, agora que já te demos dicas sobre os principais pontos turísticos de Goiânia e também das principais feiras da cidade, vamos te dar dicas de bares e restaurantes em Goiânia, dica dada por moradores da cidade heim?!
Bares em Goiânia
- Celsin & CIA;
- Glória Bar e Restuante;
- Bahrem;
- Boteco Posto 15.
Restaurantes em Goiânia
- Carne de Sol 1008;
- Mau Nenhum;
- Bar do Peixe;
- Chão Nativo;
- Coco Bambu;
- Cheese House.

Pizzarias em Goiânia
- Casa São Paulo;
- Fábbrica di Pizza;
- Pirineus Pizzaria;
- Pitigliano.
- Confira também onde comer rodízio de Pizza em Goiânia.
Melhor época para viajar para Goiânia
Goiânia é uma cidade quente, na verdade muito quente. Em Goiânia faz calor o ano inteiro, então prepare-se para trazer na mala muita roupa de calor: shorts, vestidos, camisetas… Você só precisará trazer um casaco se viajar para cidade entre abril e julho, meses em que o tempo costuma esfriar um pouco. Mas é só um pouquinho viu?
Os meses que mais chovem em Goiânia são novembro, dezembro e janeiro. Nestes meses do ano costuma chover todo dia no final da tarde a à noite.

Os meses mais quentes em Goiânia são agosto, setembro e outubro, quando a temperatura na cidade fica constantemente superior a 30°C. Outra coisa que você precisa saber se pretende viajar para Goiânia nos meses de agosto e setembro é que estes meses o clima na cidade é muito seco, então é preciso tomar muito líquido.
Dito tudo isso, consideramos que a melhor época para visitar Goiânia é entre os meses de fevereiro e julho, pois durante estes meses a temperatura na cidade não é tão alta e você poderá se divertir de montão na capital de Goiás.
Bom é isso… Espero que tenha gostado de nossas dicas com os principais pontos turísticos de Goiânia e que elas te ajudem a conhecer a cidade em que moramos e que amamos!
48 respostas
Que conteúdo show! Obrigada, estou planejando uma viagem e seu post me ajudou bastante
Que bom que gostou das dicas! Bjs
Gostei muito, dicas ótimas espero aproveitar…obrigada
Que bom que gostou!
AMei 💕
Que bom que gostou!
Em Goiânia não tem serviço de city tour, aqueles ônibus paranômicos q passam por todos os pontos turísticos da cidade?
Infelizmente ainda não tem esse tipo de serviço
conheco bem pouco de Goiania mas essespontos que vi nas fotos nao conheco mas ainda vou voltar aipara conhecer bjos
Fico feliz que tenha gostado das dicas
Alô Goiânia, Julho/21 estarei aí conhecendo esses lugares maravilhosos, não vejo a hora 🙏🏼🙏🏼🎊🎊
Eu adorei, estarei de férias em Março 21, e ficarei 01 semana em Goiania. Muito Obrigada por compartilhar dicas tão legais!
Oi Ana, que bom que gostou! Tomara que aproveite Goiânia
Nossa, quanta coisa legal para fazer em Goiânia. Não sabia que a cidade tinha tanta coisa legal. Valeu por compartilhar.
Nunca imaginei que em Goiânia tivesse tanto lugar interessante para conhecer. A lista está ótima.
Que bom que gostou! Venha conhecer Goiânia
Não imaginava que houve tanta coisa para se fazer em Goiania. Super post! Adorei as dicas de restaurante (adooooro dica de gastronomia). Post salvo!
Oi Lulu, que bom que gostou! Bjs
O beco da codorna é como o beco do Batman em São Paulo, tem vários grafites?
Sim isso mesmo, é um lugar cheio de grafites incríveis.
Adorei seu post! Não é sempre que vemos relatos de pontos turísticos em Goiânia né! Eu mesma, apesar de já ter viajado muito pra Goiânia a trabalho, não conheço quase nenhum ponto turístico. Ficava sempre pelos parques e pelos maravilhosos restaurantes heehe
Oi Liany, fico bem feliz com seu relato. Agora quando voltar a Goiânia, já tem dicas de lugares para conhecer. Bjs
Que lugares lindos e quanto sol! Nem tô mais acostumada a ver mais isso aqui na Holanda, rs
Fico feliz que tenha gostado dos lugares
Adorei esses principais Pontos Turísticos de Goiânia! Mas o beco de cordona conquistou o meu coração. Dá bela fotografias para o instagram. 😀
Realmente, as fotos ficaram lindas!
Ia já hoje! Anotei todas as dicas, preciso muito conhecer.
Não conheço Goiânia ainda e ver um pouco da cidade pelos seus olhos e fotos foi surpreendente. Não sabia que tinha legado de Oscar Niemeyer por lá. Agora é aguardar uma passagem barata e ir conhecer.
Eu nem sabia que tinha tanta coisa assim para fazer em Goiânia, que demais! Como adoro um bom museu, fiquei bem interessa no Zoroastro, deixei aqui anotado para conhecer um dia.
Bruna, tenho certeza que você vai gostar! Bjs
Os pontos turísticos de Goiânia são incríveis não conhecia todos esses que vc comentou, quando fui pra lá fiquei pouco tempo, tenho que voltar para visitar o que faltou. Qual o ponto que vcs mais gostaram?
Parque Flamboyant e Centro Cultural Oscar Niemeyer são nossos favoritos
Que linda é Goiania, morro de vontade de conhecer, já que minha melhor amiga de infância nasceu aí e sempre me contou maravilhas! O Centro Cultural Oscar Niemeyer me chama super atenção!
Gabriela, venha conhecer. Você vai adorar a cidade. Bjs
Ficou um roteiro bem interessante e equilibrado, com lugares naturais, para as crianças correrem, lugares históricos e culturais. Porquê que o parque se chama vaca brava… adoro a originalidade toponímica brasileira
Oi Ruthia, o nome Vaca Brava é um apelido, pois antigamente era parte de uma fazenda que tinha muitas vacas não-domesticadas da região, que era um brejo e um pequeno bosque com espécie nativa de fauna e flora.
Faz muuuuitos anos que estive em Goiania e lendo teu post me dei conta de que não conhecia quase nada, da sua lista eu só visitei os parques, mas lembro que na época eu gostei bastante deles 🙂
Que bom que conheceu os parques, mas volte à cidade para conhecer os outros lugares. Você vai gostar!
Gostei muito das dicas, principalmente do por do sol! Estive em Goiânia há quase três anos, para um Congresso, então não tive tempo de ver a cidade. Um abraço!
Que bom que gostou das dicas, venha mais vezes à cidade. Bjs
Uma cidade que nunca me despertou interesse turístico. Muito legal saber de todos estes atrativos. Quando passarmos por Brasília vamos dar uma esticada em Goiânia. Obrigado pelo artigo.
Tomara que gostem da cidade. Eu adoro!
Ficou completo o post, pude conhecer boa parte destes atrativos graças à sua ajuda.
Muito obrigado!
Que bom que gostou da cidade André!
Que linda Goiânia, menina! Nunca tinha visto uma lista assim. Adorei saber o que tem pra fazer na cidade.
Oi Aline, que bom que gostou da lista, venha conhecer Goiânia.
Acompanho vocês e adoro ler sobre Goiânia. Fico doida de vontade de conhecer mais esse cantinho do Brasil.
Oi Lu, venha mesmo, tenho certeza que você vai adorar! Bjs