O Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro e também uma das 7 maravilhas da cidade. Então já deu para notar que ele deverá estar no seu roteiro. De lá você vai se apaixonar ainda mais pelo Rio. E é possível conhecê-lo fazendo o tour bastidores do bondinho Pão de Açúcar.
Nesse tour você aprenderá a história do bondinho e do Rio de Janeiro e também conhecerá a casa de máquinas do primeiro teleférico do Brasil e terceiro do mundo.
Se você estiver com crianças menores de 12 anos não poderá fazer esse tour, pois elas não podem entrar em alguns lugares como a casa de máquinas. Mas você poderá fazer o tour histórico e conhecer as histórias que ajudaram a tornar o complexo ponto de referência em tecnologia, música e cultura.
Você sabia que é possível andar de helicóptero e admirar o Rio de Janeiro? O passeio sai do Morro da Urca. Confira: passeio de helicóptero no Rio de Janeiro. Leia também como comprar ingresso para o Pão de Açúcar e outras dicas.
Tour Bastidores do Bondinho Pão de Açúcar
O tour tem início na Estação Praia Vermelha, onde os visitantes poderão ver de perto e entender como o bondinho opera.
Nesse momento fomos apresentados ao nosso guia, o Tales e fomos em direção à Casa das Polias. O Tales nos explicou a importância desse local para o funcionamento do bondinho que é puxado pela tração dos próprios cabos.
Em seguida embarcamos num bondinho em direção ao Morro da Urca. Bom, como estávamos fazendo o tour tivemos direito a fila preferencial.
Você sabe o motivo do nome “Praia Vermelha?” Existem várias versões. Porém ela tem esse nome em função de sua areia ser avermelhada. Aprendemos essa e outras curiosidades neste passeio, pois o tour bastidores é o tour histórico mais aprofundado.
Chegando ao Morro da Urca pudemos ficar um pouquinho contemplando a Cidade Maravilhosa.
Em seguida embarcamos na história dos idealizadores do Bondinho e também da cidade do Rio de Janeiro. Augusto Ferreira Ramos era um engenheiro e empresário do café. Foi dele a ideia de fazer um caminho aéreo para conectar a Praia Vermelha ao Morro da Urca e este ao Pão de Açúcar.
Nessa época só existiam dois teleféricos no mundo, um na Suíça e um na Espanha. Por isso o teleférico ainda era desconhecido. Augusto enfrentou algumas dificuldades, fundou a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar e conseguiu realizar seu projeto. No ano de 1912 o Bondinho foi inaugurado.
Camarote Carril
Mas será que desde o início o bondinho tinha esse nome? Não, ele era chamado de “Camarote Carril“. Curioso né? Viram a importância de fazer um tour com guia?
Observe na foto abaixo um bondinho da primeira geração.
Logo que o bondinho foi inaugurado, em 1912, o passeio tinha em média 6 horas de duração. Mas dessas seis horas, 5 eram na fila! Dá pra acreditar? Com os anos o bondinho foi evoluindo e se modernizando. Existiram três gerações principais:
- 1912 – 1ª geração de bondinhos que transportavam 22 passageiros
- 1972 – 2ª geração de bondinhos que transportavam 75 passageiros
- 2008 – 3ª geração de bondinhos que transportavam 65 passageiros
Notou alguma coisa de diferente na quantidade de pessoas transportadas no bondinho? Em 1972 cada teleférico 75 passageiros. Em 2008 passou a transportar 65. Mas qual o motivo disso? Faça o tour no bondinho para saber! Brincadeira, não vou te deixar curioso não. Isso ocorreu pois o peso médio da população brasileira aumentou, estamos mais gordos!
Lá na Estação Morro da Urca também é possível ver o motor da primeira geração de bondinhos. Esse da foto acima veio da Alemanha no início dos anos 30 e tinha 75 cavalos de potência.
Nessa estação também é possível conhecer o Cocoruto, que é um espaço cultural onde é contada a história dos teleféricos. Se você tiver a oportunidade de entrar lá, repare que bem no canto tem um pedaço do topo do Morro da Urca. Eu já havia entrado lá e não tinha reparado. O Tales nos contou mais algumas curiosidades e em seguida fomos à Casa de Máquinas.
O acesso à casa de máquinas é permitido apenas para quem faz o tour bastidores. Aqui pudemos ver os dois motores do bondinho. O maior com 320 cavalos, é o motor principal e movimenta o bondinho a 36 km por hora. O menor é o motor reserva.
Em seguida embarcamos no bondinho rumo à estação Pão de Açúcar.
Estação Pão de Açúcar
O trecho que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi inaugurado no ano de 1913.
Assim que desembarcamos nessa estação, o Tales nos levou até um mirante de onde é possível admirar a praia de Copacabana. Este é um dos lugares mais disputados, pois a vista é realmente belíssima.
E nesse momento o Tales, nosso guia, finalizou o tour bastidores. Gostaria de deixar um agradecimento especial, pela educação e atenção que ele nos deu durante todo o tour. Parabenizo também por todo seu conhecimento sobre a história do Rio de Janeiro e pela forma envolvente com que ele nos contou tudo.
Nessa foto o Tales, nosso guia. E minhas amigas blogueiras: Fernanda do blog Tá Indo Pra Onde?, Deisy do São Paulo Sem Mesmice e a Carol do Idas e Vindas.
Após o tour você pode ficar por lá e se deliciar com as belas paisagens do Rio de Janeiro. Aproveitamos para conhecer o Clássico Beach Club, localizado na estação Pão de Açúcar.
Curtir as belas paisagens do Rio de Janeiro sem um monte de pessoas por perto é tudo de bom. E isso é possível no beach club. Aproveitamos também para experimentar alguns drinks. Esse que escolhi era com licor de cereja e estava delicioso.
E foi assim que nos despedimos do Pão de Açúcar, um dos belos cartões postais do Rio de Janeiro.
Vale a Pena Fazer o Tour Bastidores do Bondinho?
Vale muito a pena!
Se você é daqueles que adora saber como as coisas funcionam, conhecer a história das cidades onde visita além de várias curiosidades, esse tour é ideal para você.
Além disso você não terá que enfrentar filas para subir ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar, pois quem está fazendo o tour tem direito a fila preferencial.
Confira também o artigo Como andar no Rio de Janeiro e descubra tudo sobre os meios de transporte na cidade.
Informações sobre o tour bastidores do bondinho
- Quando acontece: Toda segunda-feira às 9:30
- Quanto custa: Confira o valor atualizado do tour bastidores do bondinho
- Qual a duração: 1 hora e 30 minutos. Após o tour a visitação é livre.
- Importante: É necessário ter 12 anos para fazer esse tour.
Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado do nossas dicas sobre o tour Bastidores do Bondinho. Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário aí embaixo, que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para o Rio de Janeiro e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Respostas de 10
Amei sua materia! Lindissima e cheias de informacoes! Saberia dizer se os guias tambem explicariam na lingua inglesa? Meu companheiro nao fala portugues e com certeza ele adoraria saber sobre a historia por traz dessa maravilha! Muito obrigado pelas super dicas.
Oi Wellington, que bom que gostou do post! o Tour Bastidores é realizado em português e em inglês. Tenho certeza que irão gostar!
Poxa, que legal…não sabia dessa passeio pelos bastidores. Preciso renovar a minha visita ao RJ e incluir esse passeio no meu roteiro.
Adorei o post, você acredita que eu ainda não conheço os bastidores do bondinho? Adorei saber os detalhes e quero ir em breve
Já fui algumas vezes ao bondinho, mas nunca aos bastidores, tá aí um passeio bem interessante para fazer numa proxima visita ao Rio.
Demais a matéria!!! Fui há muitos anos. Estou precisando voltar para fazer esse passeio completo! Como não amar o RJ com um luga desse?! hehehe.
O tour dos bastidores é sensacional, uma forma diferente de fazer a visitar e ainda aprender mais sobre a história do bondinho, o valor do ingresso super vale a pena e a oportunidade de não pegar fila, principalmente em dias lotados, faz toda a diferença e sem contar que essa vista é de tirar o fôlego. O post ficou excelente e as fotos estão lindas.
Oi Deisy, essa viagem foi tudo de bom né? Que bom que gostou do post! Bjs
Que post lindo! Esse roteiro pelos bastidores é muito bom e super interessante. Uma boa maneira de conhecer a história da cidade por um novo ângulo. Parabéns pelo post e obrigada pela companhia nesses dias no Rio. Bjus
Carol, que bom que gostou do post! Essa viagem foi tudo de bom! Bjs