Descubra como viajar de trem pela Europa

28
1396

Quem aí sonha em viajar de trem pela Europa? Nós morríamos de vontade e graças a Deus conseguimos realizar esse sonho. Fizemos uma viagem inesquecível por 7 países e vamos contar tudo para vocês!!! Ah e nessa viagem usamos o passe de trem Eurail, vamos também te contar tudo sobre ele.

viagem de trem na europa, viagem de trem pela europa, viajar de trem
Viagem de trem pela Europa

⇒ Descubra as melhores cidades para viajar para Europa no inverno.

Vantagens de viajar de trem pela Europa

Nós gostamos muito de viajar de trem pela Europa e vamos elencar aqui algumas vantagens que vimos ao optar por nos deslocarmos de trem em nossa Eurotrip.

  • Não ter limitação da quantidade de bagagem e nem restrição ao transporte de líquidos;
  • Pontualidade dos trens;
  • Curtir as paisagens;
  • Aproveitar para fazer sua refeição nos vagões restaurantes, assim economizará tempo, pois já chegará em seu próximo destino alimentado;
  • As estações de trem geralmente estão localizadas no centro da cidade, portanto será muito mais fácil o deslocamento dentro das cidades. Pois elas costumam ter ligação com as linhas de metrô;
vantagens de viajar de trem
Estação São Bento em Porto Portugal
  • Facilidade do embarque pois não é necessário check-in e nem despacho de bagagens;
  • Não ter que chegar com duas horas de antecedência, como ocorre nos aeroportos, nos trens 10 minutos de antecedência são suficientes;
  • Poder fazer paradas no caminho entre uma cidade e outra, deixar as malas guardadas na estação de trem e depois continuar a viagem. Fizemos isso na viagem de Bruxelas para Berlim, onde paramos em Colônia na Alemanha e passamos o dia. No final do dia continuamos a viagem;
  • Assentos confortáveis e normalmente com maior espaço do que nos aviões.
Paisagens da Viagem de trem entre Viena e Innsbruck na Áustria, vantagens de viajar de trem
Paisagens da Viagem de trem entre Viena e Innsbruck na Áustria

Formas de viajar de trem pela Europa

Você pode viajar de trem pela Europa comprando passagens individuais ou comprando passes que permitem viagens ilimitadas pelo período contratado.

Passagens individuais

Nós fizemos uma viagem de Lisboa até a cidade do Porto em Portugal comprando a passagem direto no site da companhia. Infelizmente deixamos para comprar a passagem em cima da  hora e pagamos mais caro por isso.

Se você pretende comprar passagens avulsas para viajar, vale a pena comprar com antecedência. Algumas companhias começam a vender suas passagens com 90 dias de antecedência, outras com 60 dias.

Passes de Trem 

Os passes de trem são a melhor opção para quem pretende viajar por um grande número de países ou então fazer inúmeras viagens num mesmo país em pouco tempo.

Nós utilizamos os passes de trem da Eurail no segundo e mais aguardado momento de nossa Eurotrip, onde percorreríamos 7 países e gastaríamos para isso 21 dias. Nosso passe de trem da Eurail nos permitiria fazer viagens ilimitadas durante 15 dias. A grande vantagem desse passe é não ter que se preocupar com nada.

Você não precisará de comprar nenhuma passagem pelos países que percorrer e ainda terá a flexibilidade para alterar seu roteiro sem ter nenhuma burocracia para trocar as passagens.

Viagem de trem entre Suíça e França usando o passe de trem da Eurail, passe de trem na Europa
Viagem de trem entre Suíça e França usando o passe de trem da Eurail

E nós vivemos essa experiência, pois de última hora tivemos que alterar nosso roteiro. Fizemos uma viagem na Europa durante o inverno e estávamos doidos para ver neve. Passamos por Praga, Alemanha, Viena e nada de ver neve.

Então em Viena na Áustria alteramos nosso roteiro. Iríamos para Salzburgo que também não estava nevando. Pesquisamos uma cidade que estivesse nevando na região e assim Innsbruck entrou em nosso roteiro. Decisão perfeita, pois amamos a cidade.

Para fazer essa alteração tivemos apenas que pesquisar o horário do trem de Viena para Innsbruck. Fácil demais né?

Em Inssbruck, deixamos nossas bagagens na estação de trem, fomos conhecer a cidade e a estação de esqui. No final do dia pegamos nossas bagagens e continuamos nossa viagem.

Nós optamos pelos passe de 15 dias para viajar por 7 países. Saímos de Amsterdam na Holanda e passamos pela Bélgica, Alemanha, República Theca, Áustria, Suíça e terminamos nossa viagem em Paris na FrançaFalaremos mais sobre os passes de trem no final do artigo.

Como viajar de trem pela Europa
Como viajar de trem pela Europa

Está gostando das dicas? Então salve esse PIN no PINTEREST para você consultar depois nosso artigo.

Como planejar um viagem de trem pela Europa

Como dissemos anteriormente nós utilizamos os passes de trem da Eurail em nossa Eurotrip, por ser a forma mais vantajosa para percorrer vários países. Assim não teríamos que comprar passagens em vários lugares diferentes e teríamos a flexibilidade com horário e alterações. 

Finalizada essa etapa, passamos para o planejamento: decidir nosso roteiro.

Confesso que a etapa mais difícil foi ter que decidir os países que gostaríamos de ir, pois queríamos ir em todos!!! Nessa missão consultamos muito o mapa ferroviário europeu. Consultando o mapa disponível no site da Eurail, você poderá ver:

  • as maiores cidades da Europa;
  • as cidades conectadas para viajar de trem;
  • tempo gasto na viagem.

Essas informações foram super importantes para planejar nossa viagem, pois assim fomos analisando quais cidades estavam próximas dos lugares que gostaríamos de visitar e qual a melhor rota. 

Nossa viagem teria início em Amsterdam nos Países Baixos e gostaríamos de visitar também Berlim. Analisando o mapa montamos nosso roteiro. Decidido isso passamos para o próximo ponto a ser analisado os horários dos trens.

Essa análise foi super importante para decidirmos se faríamos nossas viagens durante o dia ou durante a noite. 

Viajar de dia ou de noite? 

Preferimos fazer a maior parte de nossos trajetos durante a noite, pois assim passávamos o dia na cidade e as noites viajando. Com isso conseguimos ganhar mais tempo que foi convertido em conhecer mais cidades.

viagem de trem entre berna e interlaken, trem, quanto custa viajar de trem
Viagem de trem na Suíça entre Interlaken e Grindelwald

Mas nos momentos em que gostaríamos de fazer pit stop, saíamos de manhã bem cedo, para chegar na cidade por volta de 9:30. Isso permitia que pudéssemos aproveitar bem a cidade e no final do dia pegar outro trem rumo a nosso próximo destino.

vantagens de viajr de trem, vale a pena viajar de trem
Uma das vantagens de viajar de trem: belas paisagens

Alguns trechos, com belas paisagens, também são recomendados para fazer durante o dia. Como por exemplo trajetos que envolvam a Suíça e a Áustria. Dos trajetos que fizemos, contemplamos belas paisagens nos trechos:

  • Viena – Innsbruck;
  • Innsbruck – Berna;
  • Berna – Interlaken.

Amamos as paisagens de nossa viagem de trem entre Viena e Innsbruck na Áustria. Não esperávamos que fosse tão linda!!! Anote a dica, pois vale muito a pena.

é melhor viajar de trem dia ou de noite
Paisagens da viagem entre Viena e Innsbruck na Áustria

Nosso Roteiro por 7 países

Nosso passe de trem valeria por 15 dias, por isso reservamos 21 dias para percorrer 7 países e fazer nossa tão sonhada viagem de trem pela Europa.

Gastamos 21 dias pois separamos 3 dias para nossa primeira cidade que foi Amsterdam e 3 dias para nossa última cidade que foi Paris, além dos 15 dias de validade de nosso passe de trem. 

Confira abaixo as cidades que visitamos:

  • Países Baixos: Amsterdam e Rotterdam;
  • Bélgica: Bruxelas;
  • Alemanha: Colônia e Berlim;
  • República Theca: Praga;
  • Áustria: Viena e Innsbruck;
  • Suíça: Bern, Interlaken e Grindelwald;
  • França: Paris.

Viajar de trem pela Europa

A etapa planejamento aconteceu aproximadamente 6 meses antes de nossa viagem.

Depois de definido nosso roteiro, fizemos as reservas de nossos hotéis pelo Booking e organizamos o que faríamos em cada cidade. 

Nós nunca tínhamos viajado de trem e tínhamos muitas dúvidas, pois sempre ouvimos falar que viajar de trem é bem diferente de viajar de avião. 

Aprendemos muito com essa viagem e vamos compartilhar com vocês algumas coisas bem importantes que você precisa saber antes de embarcar em uma viagem de trem pela Europa. 

viagem de trem na europa, viagem de trem entre berna e paris, trem entre colonia e berlim
Estação de trem de Estrasburgo na França

Preciso reservar um assento?

A maioria dos trens da Europa não exige reserva de assentos, mas você pode fazer caso queira.

Mas em algumas linhas de trem as reservas são obrigatórias, por isso para embarcar nesse trem você terá que reservar seu assento. Normalmente isso acontece com trens de alta velocidade, como a Thalys, SNCF TGV, Trenitalia Freccia, Eurostar entre outras.

Cada companhia cobra uma taxa para reservas, que normalmente custa na faixa de 5 euros. Esse valor pode ser menor ou maior.

Viagem de trem pela Europa, como viajar de trem pela europa
Viagem de trem pela Europa

Se você não reservar assento ao entrar no trem poderá sentar em qualquer assento livre. Caso você esteja sentado num assento e chegue alguma pessoa com reserva para esse assento, você terá que sair e procurar outro lugar para se sentar.

Isso aconteceu conosco somente no trem que pegamos entre Colônia e Berlim na Alemanha. Tivemos que trocar de lugar duas vezes. Confesso que não gostamos muito e chegamos a fazer reserva para nosso próximo trem, que por sinal foi dinheiro jogado fora, pois o trem estava bem vazio.

Como embarcar nos trens?

Para viajar de trem é só embarcar com sua mala e pronto. Não existe check in, despacho de bagagens e nem fiscalização de passaportes. Isso representa uma ótima economia de tempo né?

Somente em trajetos entre países que não fazem parte do Tratado de Schengen estão sujeitos ao controle de passaportes. Você pode saber mais sobre esses países aqui

Você embarcará no trem pontualmente no horário marcado, os atrasos são muito raros. Para isso basta observar a plataforma de partida, disponível em todos os painéis de informação das estações.

Reparando na foto abaixo você poderá ver o horário dos próximos trens, o destino e também suas principais paradas e o número da plataforma.

dicas para embarcar no trem, o que preciso para embarcar no trem

Na plataforma existirão painéis informando qual será o destino do próximo trem. Atente-se que você precisa conferir o destino final do seu trem e não o destino de sua viagem. Nós não sabíamos desse detalhe e acabamos perdendo um trem por conta disso.

Fique atento, pois quando seu trem chegar, você terá pouco tempo para embarcar, pois as paradas costumam ser bem rápidas. Tipo 5 minutos.

Antes de entrar no trem preste atenção:

  • Ao Número da Plataforma de partida;
  • Aos Números próximos à porta ou à janela do trem identificam se o vagão é de 1ª ou de 2ª classe, de acordo com sua passagem;
  • Ao  número do vagão do trem, caso você tenha um assento reservado;
  • Ao letreiros com o destino do trem.

Durante a viagem um funcionário da companhia ferroviária passará conferindo sua passagem ou seu passe de trem e seu passaporte.

Onde vou guardar minha bagagem?

Em cada vagão existe um espaço destinado para acomodar as bagagens. Além disso em cima dos assentos existe um espaço que também dá para acomodar as bagagens menores, da mesma forma que ocorre nos aviões.

É importante também saber que o espaço para as bagagens deverá ser dividido com todos os outros passageiros do vagão e que esse espaço não costuma ser muito grande. Então tente não levar muitas malas.

Falamos isso por experiência própria, vamos te contar mais abaixo nossa experiência não muito agradável com nossas bagagens.

onde guardar minhas bagagens no trem, bagagem no trem
Compartimento para bagagens

Não existe nenhum funcionário responsável pelas bagagens, por isso é recomendado que leve sua bagagem com cadeados. Além disso, se for possível procure sentar-se próximo de sua bagagem, pois assim ficará mais tranquilo durante a viagem, pois estará de olho em nelas.

Existe limite de bagagem para trens na Europa?

A grande maioria dos trens da Europa não limitam a quantidade de bagagem que um passageiro pode levar, exceto em trens especiais como os da Eurostar.

Você poderá levar quantos itens conseguir carregar, pois como dissemos anteriormente, não existe ninguém responsável pelas bagagens.

Você terá que subir as escadas do trem com elas, acomodá-las e depois descer do trem. Sabendo que o tempo de permanência do trem em cada estação dura em média 5 minutos, então você terá que ser rápido.

Muitas pessoas não sabem, mas de acordo com os Termos e condições gerais para o transporte ferroviário internacional de passageiros, os passageiros podem levar no máximo três itens de bagagem.

Esses itens devem ser fáceis de manusear e compatíveis com o espaço destinado às bagagens nos trens. Cada item deve ter até 85 cm. Mas não vimos ninguém fiscalizando as bagagens nos trens que pegamos.

Quanta bagagem devo levar?

O ideal é que esteja portando no máximo uma mala de rodinhas de 23 quilos e uma mochila. A mochila é melhor do que uma mala 10 quilos por ser carregada nas costas, deixando uma de suas mãos livre.

Mas lembrando que você pode levar quanta bagagem quiser, essa é nossa dica para que consiga aproveitar melhor sua viagem sem se cansar muito.

Nossa triste experiência com nossas bagagens

A maioria dos brasileiros tem o costume de levar muita bagagem durante suas viagens. Infelizmente nós também somos assim, kkk. Mas estamos tentando mudar e essa viagem para Europa teve papel crucial para isso.

Como passaríamos 45 dias na Europa durante o inverno, levamos muitas bagagens, pois tínhamos receio de passar frio.

Antes de fazer nossa viagem de trem utilizando nossos passes da Eurail, fizemos uma viagem de Lisboa ao Porto de trem. Com essa viagem pudemos perceber que excesso de bagagem iria nos atrapalhar, pois vimos que as paradas destinadas a entrar e sair do trem são rápidas.

bagagem nos trens, limite de bagagens para viajar de trem
Vamos Por Aí e sua triste experiência com muita bagagem

Para facilitar nossa viagem nos desfizemos de uma mala, dá para acreditar? Deixamos um montão de coisas pra trás. Mas foi uma decisão acertada, pois mesmo assim estávamos com muitas bagagens.

Em Lisboa aprendemos a utilizar as lavanderias, uma coisa que não é muito comum no Brasil. Pagávamos 5 euros para lavar uma máquina de roupa e 2,50 euros para secar as roupas. Em uma hora saíamos da lavanderia com tudo limpo.

Estamos dando essa dica para que você pense bem na comodidade de viajar com pouca bagagem.

Os trens são diretos ou fazem paradas no caminho? 

Existem trens diretos, mas a grande maioria deles faz paradas bem rápidas no caminho. Essas paradas são muito rápidas e exclusivas para embarque e desembarque de passageiros.

Algumas vezes as paradas são anunciadas, mas outras vezes não. Por isso o melhor que você tem a fazer é estar atento ao horário previsto de chegada a seu destino, pois certamente esse horário será respeitado.

Além disso observe as informações apresentadas nas telas trens, pois mostram o itinerário atualizado do trem.

Na maioria dos trens em que viajamos existiam essas telas que iam mostrando não só o trajeto do trem como também sua velocidade. Repare na foto abaixo tirada em nossa viagem entre Viena e Innsbruck.

trajeto dos trens, horário dos trens

Se observar as informações mostradas na tela irá reparar:

  • trem com 36 vagões;
  • velocidade do trem 210 km/h
  • próxima parada Innsbruck;
  • destino final do trem Bregenz;

Lembre-se de ser rápido, pois quando o trem chegar ao seu destino, você terá pouco tempo para pegar sua bagagem e descer. Então antes do trem parar já prepare-se para descer, vá com sua bagagem para o final do vagão.

Como é o vagão Restaurante?

O vagão restaurante é muito comum nos trens europeus de longa distância. Eles servem desde lanches rápidos a refeições completas como café da manhã, almoço e jantar.

Esse espaço varia de acordo com a companhia do trem. Em alguns trechos existem apenas mesas altas, onde você precisa fazer as refeições em pé, ou então em seu assento.

Em outros trechos, como esse da foto abaixo entre Berna e Interlaken, existiam mesas com cadeiras para que você fizesse as refeições lá mesmo.

dicas para viajar de trem na europa, Eurail, passes de trem Eurail
Vagão restaurante do trem entre Berna e Interlaken na Suíça

Nós utilizamos muito o vagão restaurante em nossas viagens, pois achamos os preços justos e a comida saborosa.

Além disso achamos uma ótima forma de economizar nosso tempo, pois optamos por fazer a maior parte de nossas viagens no final do dia. Então passávamos o dia passeando na cidade e embarcávamos entre 17 e 18 horas.

como viajar de trem pela Europa, passes de trem na europa, viagem de trem
Vagão restaurante do trem entre Praga e Viena

Já jantávamos no trem e ao desembarcar em nosso próximo destino íamos direto para o hotel, sem precisar de fazer outra parada no caminho.

posso levar comida nos trens, comida nos trens, vagão restaurante no trem
Jantar no vagão restaurante de um trem entre Praga e Viena

Esse daqui foi nosso jantar no trem entre Praga e Viena: filé de frango empanado com batata sauté. Esse prato custou 10,90 euros, mas no happy hour saiu por 6,20 euros. Achamos o preço ótimo e a comida super saborosa. A cerveja custava 3,90 euros e 1,60 euros no happy hour. 

Nós amamos o happy hour, pena que só pegamos no trajeto Praga – Viena. Mas valeu a pena. 

É permitido levar alimentos nos trens?

Mas se você não quiser comer no vagão restaurante, você poderá também levar seus próprios alimentos e comer durante a viagem.

Nas estações costumam ter vários restaurantes e lanchonetes. Em algumas delas vimos até pequenos mercados.

É confortável viajar de trem? 

Sim!!! É super confortável viajar de trem. Os assentos costumam ser mais confortáveis e também mais espaçosos do que os assentos dos aviões.

Além disso existem também espaços maiores, com mesas, ideal para viagens em grupo. Entretanto esses lugares costumam ser mais disputados. Se você quiser garantir um espaço desse, basta reservar os assentos.

é confortável viajar de trem, viagem de trem, viajar de trem pela europa
Vagão 1ª classe de um trem entre Viena e Innsbruck na Áustria

Com raras exceções, todos os trens que pegamos em nossa viagem tinham Wi-Fi, tomadas para carregar celular e também ganchos para pendurar casacos. Em alguns deles tinham também revistas e/ou jornais disponíveis. 

Como são as conexões nas viagens de trem?

Taí uma coisa que você precisa aprender, pois elas acontecem demais, principalmente se você for pegar vários trens.

Durante nossa viagem de trem pela Europa, foram raríssimos os trens diretos que pegamos. Na maior parte deles tivemos que fazer paradas no caminho e pegar outro trem. 

Nesse caso era mais trabalhoso, pois tínhamos que tirar toda nossa bagagem, descer do trem para subir em outro trem. 

As conexões nem sempre ocorriam somente em outras cidades. Muitas vezes aconteciam dentro de uma mesma cidade. Repare o itinerário abaixo.

conexões de trem, qual o tempo de uma conexão de trem, viagem de trem
Aplicativo Eurail/ Interrail Rail Planner

Nosso trajeto seria de Bruxelas na Bélgica para Colônia na Alemanha. Mas teríamos que trocar de trem em Bruxelas mesmo. Nós estávamos hospedados num hotel em Bruxelas pertinho da estação central, mas o trem para Colônia sairia de outra estação de trem em Bruxelas. 

Como a conexão era de apenas 5 minutos não gostaríamos de correr o risco de perder novamente a conexão. Por isso pesquisamos no aplicativo um trem que fosse da Estação Central para Estação Norte de Bruxelas e fizemos nossa viagem com mais tranquilidade. 

como planejar uma viagem de trem, como organizar uma viagem de trem,
Aplicativo Eurail/ Interrail Rail Planner

Essa flexibilidade só foi possível pois estávamos utilizando passes de trem que permitiam viagens ilimitadas por 15 dias. Fizemos isso todas as vezes em que as conexões eram curtas.

Evite trens com conexões curtas

Aqui deixamos uma dica super importante: evite trens com conexões curtas, pois você terá que descer do trem, descobrir sua nova plataforma para então embarcar novamente.

Então atenção nessa etapa, pois não recomendamos trens cujas conexões tenham menos que dez minutos. Isso é bem importante para você não ter que ficar estressado e ter que correr dentro das estações ferroviárias. 

Perdemos o trem e agora?

Nossa viagem foi feita com os passes de trem da Eurail, que permitiam viagens ilimitadas pelo período de 15 dias.

Nossa primeira viagem foi de Amsterdam para Rotterdam na Holanda, uma viagem de no máximo 30 minutos com trens da Intercity. O trem foi direto, então não tivemos problemas.

Nossa segunda viagem foi de Rotterdam para Bruxelas na Bélgica. Tivemos que fazer uma conexão em Breda. Como a conexão era de apenas 5 minutos, não conseguimos ser rápidos o suficiente e perdemos o trem…

Mas como estávamos viajando com passes de trem, isso não nos causou maiores problemas. Acessamos o aplicativo da Eurail em nosso celular e procuramos o horário do próximo trem. Ficamos em Breda por uma hora esperando o próximo trem para Bruxelas.

como funciona o passe de trem Eurail, vantagens do passe de trem eurail
Aplicativo Eurail/ Interrail Rail Planner

Repare na foto acima, você verá o print que tiramos com o trajeto desta viagem. Você poderá ver que são dois trajetos separados, isso significa que são dois trens diferentes.

Esse aplicativo foi ótimo para nossas viagens, pois conseguíamos consultar todos os trajetos e horários disponíveis.

Aqui aprendemos a segunda lição para ter sucesso em uma viagem de trem na Europa: não pegar trem com conexões curtas. Você se lembra da primeira lição que aprendemos?

Caso você não se lembre vamos te contar: não levar muita bagagem!

É possível passar o dia em uma cidade e deixar as bagagens na estação de trem?

Sim!!! E fizemos isso duas vezes. Escolhemos duas cidades para passarmos o dia, pois não teríamos tempo para ficar nelas mais do que isso.

Para dar certo e não atrapalhar o roteiro de nossa viagem, escolhemos cidades localizadas em nossa rota. Foram elas:

  • Colônia na Alemanha;
  • Innsbruck na Áustria.

Estávamos em Bruxelas e iríamos para Berlim, como Colônia ficava bem no meio do caminho, resolvemos passar o dia por lá e conhecer a cidade. Confira tudo o que fizemos em Colônia.

Chegando lá, deixamos nossas bagagens no guarda volumes e fomos passear na cidade.  No final do dia, pegamos nossas bagagens e seguimos nossa viagem para Berlim. 

O mesmo aconteceu com Innsbruck. Estávamos em Viena na Áustria e iríamos para Berna na Suíça, como Innsbruck ficava no caminho, resolvemos passar o dia e conhecer essa encantadora cidade. 

Como funciona o passe de trem na Europa

Em nossa viagem pela Europa, utilizamos o Global Pass, um passe que permitiria viagens ilimitadas por 15 dias. Esse passe nos foi concedido pela Eurail para que pudéssemos testar como é viajar de trem pela Europa. 

Agora vamos dividir com vocês algumas coisas que precisa saber para utilizar um passe de trem na Europa.

Tipos de Passes

  • Global Pass: os passes são válidos em todas as empresas ferroviárias que participam da Eurail, disponíveis em mais de 28 países. Confira todas as empresas conveniadas aqui.
  • One Country Pass: passes válidos dentro de um único país.

Os passes de trem da Eurail valem nos seguintes países:

Cobertura dos Passes de trem Eurail
Alemanha Áustria Bélgica Bósnia
Bulgária Croácia Dinamarca Eslováquia
Eslovênia Espanha Finlândia França
Grã-Bretanha Grécia Hungria Irlanda
Itália Lituânia Luxemburgo Macedônia
Montenegro Noruega Países Baixos Polônia
Portugal República Tcheca Romênia Sérvia
Suécia Suíça Turquia Liechtenstein e Mônaco

Como comprar um passe de trem? 

Comprar um passe de trem é bem simples. Você pode fazer isso pela internet e receber o passe em sua casa. Você pode verificar por aqui os passes disponíveis e seus valores.

Para comprar seu passe você deverá se decidir primeiramente se irá optar pela 1ª ou 2ª classe. Isso influencia no preço. 

Por exemplo se você quiser comprar um passe de trem que permita viagens ilimitadas por 15 dias, esse passe custará: 

  • 708 euros na 1ª classe;
  • 532 euros na 2ª classe.

Diferença entre 1ª e 2ª classe

Não notamos muita diferença entre os vagões de 1ª e 2ª classe no que diz respeito a conforto. 

Normalmente na primeira classe existem menos poltronas, aumentando assim o espaço entre elas. Além disso o espaço para bagagens é maior na primeira classe. 

diferente entre primeira e segunda classe do trem, trem na europa
Vagão de 1ª classe

Em alguns trens também existe a distribuição de jornais e/ou revistas para passageiros da 1ª classe. 

Notamos sim diferença quanto ao tipo de passageiros da 1ª classe, que era na maioria pessoas que estavam viajando a trabalho. Normalmente essas pessoas estavam com notebooks e ocupavam assentos maiores, com mesas. 

Terei algum custo adicional?

O único custo adicional que você terá é com reserva de assento, em trens que exigem reserva antecipada. Falamos no início do artigo sobre reservas.

Durante nossa viagem de todos os trens que pegamos, só pegamos um trem cuja reserva era obrigatória. Esse trem foi entre Berna na Suíça e Paris na França. 

E nós fizemos a reserva diretamente na estação de trem, no balcão de atendimentos. O procedimento foi super simples.

custos de uma viagem de trem, viajar de trem, viagem de trem

No aplicativo da Eurail você conseguirá ver se a reserva é obrigatória e qual o valor. Você consegue também fazer a pesquisa no site e filtrar por trens que não exigem reserva. 

Repare na foto acima, tirada do aplicativo da Eurail, onde pesquisamos nosso trem de Berna para Paris. No primeiro trem não era obrigatório fazer reserva, mas no segundo era obrigatório. Repare nas informações: trem de alta velocidade e reserva obrigatória. 

Quanto custa um passe de trem Eurail?

Pra saber quanto custa o Global Pass, que permite viagem dentro de todos os países cobertos listados acima, você terá que saber se comprará o passe para dias seguidos ou dias alternados.

Dias Alternados

Nesse caso você poderá fazer dentro de 1 mês, viagens durante o período contratado em dias alternados. Por exemplo, viajar nos dia 5, 15, 22 e 33. 

  • 4 dias em 1 mês: a partir de 295 euros;
  • 5 dias em 1 mês: a partir de 338 euros;
  • 7 dias em 1 mês: a partir de 402 euros.

Dias Seguidos

Nesse caso você terá a quantidade de dias contratados seguidos para fazer suas viagens. 

  • 15 dias: a partir de 532 euros;
  • 22 dias: a partir de 622 euros;
  • 30 dias: a partir de 804 euros.

Criança viaja de graça

Se você fará uma viagem de trem pela Europa com crianças e portar um passe de trem ela viajará com você de graça. Bom demais né?! Para isso a criança deve ter até 11 anos de idade. 

E não são só as crianças que tem benefícios não. Jovens e pessoas que estão na melhor idade tem desconto na aquisição de passes para viajar de trem pela Europa.

Quanto custa um passe de trem Eurail, qual o valor de um passe de trem

Os valores dos passes de trem são cobrados de acordo com a idade de quem fará a viagem. Repare na foto acima, o valor cobrado por um passe de 15 dias.  

  • Criança entre 4 e 11 anos
  • Jovem entre 12 e 27 anos
  • Adulto entre 28 e 59 anos
  • Sênior: acima de 60 anos

Como minhas viagens são controladas?

As viagens serão controladas pelo “Diário de viagem”. Você terá que preencher o “travel diary” antes de embarcar no trem, com as seguintes informações:

  • data e horário da viagem;
  • origem e destino de sua viagem.

O fiscal da companhia de trem irá passar nos assentos conferindo as passagens ou os passes de trem juntamente com o passaporte. Se você estiver num trem cuja reserva é obrigatória ele também irá fiscalizar isso.

O fiscal irá carimbar no espaço de seu diário de viagem chamado “área de controle”. 

Atenção pois é obrigatório o preenchimento de seu “travel diary”. Você deverá preenchê-lo para seu passe de trem ter validade. 

Vale a pena viajar de trem na Europa?

Sim!!! Vale demais! Viajar de trem pela Europa foi uma experiência maravilhosa e bem diferente de todas as viagens que já tínhamos feito. 

Resumimos aqui três coisas essenciais que você precisa saber aproveitar melhor sua viagem. 

  • Não levar muita bagagem;
  • Não pegar trens com conexões curtas;
  • Deixar as malas no guarda-volume da estação para fazer paradas no caminho;
viajar de trem na Europa, viagem de trem pela Europa, viagens de trem
Viagem de trem pela Europa entre Colônia e Berlim na Alemanha

Bom pessoal é isso… Espero que nossas dicas te ajudem a planejar uma viagem de trem pela Europa. Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário aí embaixo, nós responderemos assim que possível. 

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel na Europa pelo Booking e compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!

28 COMENTÁRIOS

  1. Para mim tem muito mais vantagens do que desvantagens de viajar de trem pela Europa. O único ponto é o valor que as vezes é mais caro mas as paisagens e tranquilidade compensa dependendo da diferença de preços.

  2. A viagem de trem na Europa possui a sua magia. Para que ela seja em conta, precisa planejar e comprar o ticket com uma certa antecipação.
    O trem é uma das melhores formas de viagem pela Europa, mas se fizer a compra do ticket em cima da hora, você pagará bem mais caro.

  3. Amei saber mais sobre como viajar de trem na Europa! Sempre tenho dúvidas se tem que comprar antecipado ou não e onde comprar e é ótimo ver todas essas informações compiladas!

  4. Eu adoro viajar de trem pela Europa. Minha primeira grande viagem foi um interrail e adorei viajar assim. Dá liberdade de movimento e a a adrenalina está sempre ao rubro. Adoro.

  5. Quando penso em Europa já penso em trem.Adoro viajar de trem pela Europa e sempre que o roteiro permite, incluo esse tipo de viagem. Acho rápido, prático e seguro. Ótimas dicas.

  6. Amei esse post com dicas para viajar de trem! Trem é de longe o melhor jeito de viajar pela Europa!!! Eu sempre ando muuito de trem por lá, mas costumo dividir minhas viagens por regiões e aí ando mais nos trens locais, mas já peguei o trem de alta velocidade dentro da Alemanha por ex pra ir de Frankfurt a Colônia.

  7. Post super completo sobre viajar de trem pela Europa!!! Dá pra tirar todas as dúvidas de quem ainda não fez esse tipo de viagem. A primeira vez que andei de trem no Velho Continente fiquei super insegura hahaha se tivesse um post desse pra ler na época, estaria feita!

  8. Ótimas dicas sobre viajar de trem na Europa! Na ocasião que morei lá, fiz muitas viagens com esse meio de transporte. Seria tão bom se tivéssemos um sistema tão eficiente, né?! Viajar de trem é uma delícia!

    • Concordo com você, queríamos muito que tivesse esse sistema de transporte aqui no Brasil

  9. Eu amo viajar de trem, especialmente na Europa onde eles costumam ser bem eficientes. São práticos: entramos, sentamos, relaxamos… Geralmente pego os primeiros trens da manhã, onde aproveito para ir tomando meu café da manhã que compro na estação. Nunca alugo carro na Europa.

    Essa coisa do excesso de bagagem que você narra pode ser um problema. Numa das viagens que fiz na Alemanha, duas japonesas estavam com malas maiores que elas. Não cabiam no bagageiro acima dos assentos. O bagageiro compartilhado estava lotado. Elas no meio do corredor sem saber o que fazer. Na direção oposta vinham os alemães. Eles começaram a brigar com elas. Ninguém passava e o trem já estava partindo. Eu precisei socorrer e as ajudei a acomodar as malas entre os vãos das cadeiras.

    Por isso, não importa quantos dias fique viajando, nem a estação do ano, viajo apenas com uma mochila e nunca lavo roupas. rsrsrrss férias não gosto de nenhum trabalho que me lembre minha casa! rsrsr

    Nunca tive a experiência de eurotrip, porque a cada viagem escolho um único país e viajo apenas por ele, explorando regiões… Contudo, já viajei de trem noturno quando fui de Moscou a Omsk e foi uma experiência bem interessante.

    Para quem curte eurotrips encontra nesse texto informações bem valiosas para viajar de trem pela Europa e evitar problemas, podendo aproveitar bastante!

    • Acho que estou precisando de fazer como você e começar a viajar só com uma mochila

  10. Sempre viajei de ônibus pela Europa, mas agora lendo seu post fiquei com vontade de aproveitar as dicas e viajar de trem!

  11. Viajar de trem pela Europa deve ser uma das coisas mais legais de fazer nessa viagem. Com certeza pretendo fazer.

    • Carol,
      Vcs passaram as festas de final de ano em viagem? Se sim, em quais cidades estavam?

      E qual a média de duração/tempo dos trechos entre as viagens? Todos os trens andam nessa velocidade aproximada (200km/h)?

  12. Como nunca saí do continente quase nunca viajo de trem, mas fique encantando por descobrir que é super fácil e prático viajar de trem pela Europa. Achei que envolvesse mais burocracias, mas me pareceu super simples. Como eu detesto viajar de avião certamente seria a minha escolha!

    Adorei descobrir sobre o passe para viagens ilimitadas!

    Obrigado pelas dicas!

    Abraço

    • Que bom que gostou das dicas. Faça mesmo uma viagem de trem pela Europa, você vai amar

  13. Adoro viajar de trem e suas dicas de como viajar de trem pela Europa estão completíssimas! A praticidade é o ponto alto para mim. Achei bem interessante como você conseguiu alterar o seu roteiro de viagem no meio da trip e não teve qualquer dor de cabeça para usar o passe de trem.

    • É porque os passes permitem viagens ilimitadas no período contratado. Você não tem que escolher previamente para onde vai. Desde que o trem não exija reserva prévia, você pode pegar qualquer um.

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: