As 10 Perguntas mais comuns na entrevista do visto americano e como respondê-las com sucesso

Conteúdo

Se você pretende viajar aos Estados Unidos, é bom se preparar para a entrevista de visto americano. Até quem só quer fazer turismo tem que fornecer uma série de informações ao Departamento de Estado dos EUA para conseguir esse tipo de autorização para entrar no país legalmente. E, além de incluir vários dados no formulário online para solicitar o visto, é provável que você tenha que comparecer à uma representação consular para responder algumas perguntas pessoalmente.

Você deve marcar a sua entrevista no próprio formulário, no menu agendamento do visto americano, que também pode incluir a coleta de dados biométricos em uma unidade do CASV (Centro de Atendimento a Solicitantes de Visto). É possível até agendar tudo para o mesmo dia, mas vale lembrar que os procedimentos no CASV sempre devem ser concluídos antes da entrevista consular.

Perguntas mais comuns na entrevista do visto americano

O que responder na entrevista de visto dos EUA

Confira estas dicas para se sentir mais confiante ao responder as principais perguntas feitas na entrevista do visto americano:

1.    Qual a finalidade da sua viagem para os Estados Unidos?

Seja breve e elabore uma resposta corresponda ao motivo indicado no formulário de pedido de visto. Se você vai viajar a turismo, por exemplo, conte que a sua finalidade é conhecer as atrações turísticas de Miami e Orlando e se divertir nos parques temáticos.

  • Você já fez outras viagens internacionais?

Se sim, indique para quais países você foi, a finalidade e a duração dessas viagens (caso não tenha ultrapassado o tempo permitido para sua estada). Esse tipo de questão ajuda a confirmar que você tem motivos para retornar ao Brasil sem desrespeitar o prazo do visto.

3.    Esta será a sua primeira visita aos Estados Unidos?

Mesmo que essa informação possa ser verificada nos registros, a ideia por trás dessa pergunta é entender o seu histórico. Se você já esteve no país, enfatize que conseguiu o visto anterior sem problemas. Se for a primeira vez, fique à vontade para demonstrar entusiasmo em visitar os EUA.

4.    Você pretende passar quanto tempo no país?

Responda com clareza e precisão, por exemplo, 15 dias. O ideal é que o período planejado para a sua estada no país seja compatível com a finalidade da viagem, ou seja, as atividades que você pretende fazer durante o tempo de permanência nos Estados Unidos.

5.    Com quem você vai viajar?

Se o plano é viajar para os EUA junto com alguém, é preciso informar o nome de cada acompanhante, grau de parentesco ou afinidade e o status de visto da pessoa. Se você for viajar sem companhia, vale a pena mencionar que tem costume ou gosta de fazer viagens solo.

6.    Onde você(s) pretende(m) se hospedar?

Mencione o tipo de acomodação em que você pretende se hospedar. Caso já tenha feito reservas, informe os detalhes como endereço e datas previstas. Se for passar uma ou mais noite na casa de alguém, explique o motivo e sua relação com o anfitrião.

7.    Você ou seus acompanhantes têm família/amigos nos EUA?

Essa é uma questão relacionada à finalidade da viagem e aos seus motivos para regressar ao Brasil. Se você pretende visitar alguém durante a viagem, quer seja parente ou não, informe sem titubear. Esse tipo de conexão não leva à recusa do visto, mas é importante descartar a intenção de desrespeitar as regras de imigração nos EUA com ajuda dessas pessoas.

8.    Quem vai custear a sua temporada nos Estados Unidos?

Além de responder de forma específica, prepare-se para apresentar extratos bancários ou outros tipos de comprovação de que você ou a pessoa responsável por seu custeio tem a verba necessária.

9.    Você tem casa própria ou bens no Brasil?

Essa é uma das possíveis questões que ajudam a entender a sua situação financeira para além do custeio da sua viagem e estada no exterior. O fato de ter bens valiosos no país natal ajuda a confirmar que você não planeja morar ou trabalhar nos Estados Unidos. Mas não se preocupe se você não conta com isso porque há outras maneiras de comprovar laços com o Brasil.

10. Qual a sua situação atual em termos de trabalho/estudos?

A intenção de incluir perguntas desse tipo na entrevista de visto americano é entender se você tem motivos para voltar ao Brasil após visitar os Estados Unidos, seja para exercer a sua profissão ou concluir a sua formação acadêmica. Se você tem emprego fixo ou se encaixa no perfil de estudante, leve comprovantes de recebimento de salário e/ou pagamento de mensalidades.

Além disso, é possível justificar sua intenção de regressar com um contrato de trabalho de cônjuge, a matrícula em uma instituição de ensino no Brasil, cartas de empresas para as quais você presta serviços regularmente, comprovantes da movimentação de sua empresa etc.

_____________________

Fonte: vistoamericanosimples.com.br

Foto de Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora e funcionária pública, Carol é fundadora do blog Vamos Por Aí, onde compartilha desde 2016 suas experiências reais em viagens com o filho Biel, o marido Miranda e o companheiro de quatro patas, Brownie. Apaixonada por explorar o Brasil e o mundo em família, testa na prática roteiros, hospedagens e passeios que tornam o blog uma referência confiável para famílias viajantes. Integra a Rede Brasileira de Blogs de Viagem e o grupo Expert em Viagens com Filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias