O que fazer em Bruxelas: principais pontos turísticos

Conteúdo

Programando uma viagem para a capital da Bélgica? Então descubra o que fazer em Bruxelas, quais seus principais pontos turísticos e muitas dicas para sua viagem ficar ainda mais completa!

Bruxelas na Bélgica é um destino que pode ser facilmente conjugado com outras cidades da Europa. Reunimos aqui alguns destinos que ficam próximo à Bruxelas e podem ser incluídos em sua viagem.

Em nossa viagem pela Europa percorremos 7 países e fizemos o trajeto de trem. Saímos de Amsterdam na Holanda, fomos para Bruxelas na Bélgica, seguimos para Colônia na Alemanha e depois para outras cidades. Você pode ler o artigo acima e conferir nosso roteiro completo.

Bom… mas vamos continuar com o assunto principal desse artigo: dicas sobre o que fazer em Bruxelas. Para isso vamos te apresentar os principais pontos turísticos de Bruxelas, dicas de como economizar, quais os melhores museus da cidade e os principais passeios de um dia.

Principais pontos turísticos de Bruxelas

  1. Grand Place;
  2. Mont des Arts;
  3. Parque Cinquentenário;
  4. Atomium;
  5. Mini Europe;
  6. Palácio Real;
  7. Manneken Pis;
  8. Catedral;
  9. Basílica de Sacré-Coeur;
  10. Galerias Saint Hubert
  11. Museu de Instrumentos Musicais.

Como economizar em Bruxelas: Brussels Card

Brussels Card é o cartão turístico de Bruxelas, que inclui acesso a vários monumentos da cidade e também desconto em algumas lojas, restaurantes e pubs. É uma ótima pedida para quem quer conhecer muitas atrações na cidade e também economizar.

O cartão pode ser comprado por 24, 48 ou 72 horas e pode incluir também o transporte. Nós utilizamos o cartão + transporte em nossa viagem à Bruxelas e achamos que valeu muito a pena.

Você pode conferir nosso artigo sobre o Brussles Card e descobrir quanto custa, quais atrações estão incluídas, entre outras dicas.

Onde se hospedar em Bruxelas

Se você vai turistar em Bruxelas, a melhor região para se hospedar é o centro da cidade. Assim você estará perto dos pontos turísticos e poderá aproveitar ainda mais sua viagem.

Vamos deixar aqui alguns hotéis bem localizados nas proximidades da Grand Place:

O que fazer em Bruxelas

Free tour em Bruxelas

Grand Place: um dos principais pontos turísticos de Bruxleas
Grand Place: ponto de partida do free tour Bruxelas

Para começar nossas andanças por Bruxelas, resolvemos fazer um free tour para conhecer alguns de seus principais pontos turísticos e também um pouco da história da cidade.

Essa é também uma ótima forma de economizar, pois se você fosse fazer esse passeio com uma agência pagaria no mínimo 40 euros.

Reservamos nosso free tour pela internet, ainda do Brasil. Para fazer a reserva você não pagará nada e se desistir pode cancelar gratuitamente. No final do passeio você pagará uma gorjeta para o guia de acordo com sua satisfação com o passeio. Recomenda-se que seja no mínimo 5 euros.

O free tour Bruxelas acontece diariamente às 10:30 e às 15:30 e tem duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.

O tour parte da Grand Place e percorre um dos bairros mais antigos de Bruxelas o “Quartier Marolles“, passando por Manneken Pis, Anspach Boulevard, os edifícios Art Déco na rua Vieux Marché aux Grains, a Place De Brouckère e as belas Galeries Royales Saint Hubert, entre outros lugares.

Nós fizemos o free tour tradicional, mas existem outros roteiros. Confira os roteiros de free tour em Bruxelas:

Grand Place

Grand Place em Bruxelas na Bélgica
Grand Place: um dos principais pontos turísticos de Bruxelas – foto Depositphotos

A Grande Place é a praça principal de Bruxelas e é considerada uma das praças mais bonitas de toda a Europa. Chique demais né?!

Nela estão localizadas estão importantes construções como o Hôtel de Ville onde hoje funciona a Prefeitura da cidade, o Museu da Cerveja, Maison du Roi (A casa do Rei), Maison des Ducs de Brabant, entre outros.

Nos arredores da praça existem várias lojas que vendem o waffle belga, não deixe de experimentar.

À esquerda da Prefeitura fica localizada estátua de Everad’t Serclaes muito procurada pelos turistas, pois dizem que dá sorte para quem passa a mão em seu braço.

Mont des Arts

O que fazer em Bruxelas Mont des Artes
O que fazer em Bruxelas: percorrer os jardins do Mont des Artes

Taí um lugar lindo em Bruxelas, o jardim do Mont des Arts foi um de nossos lugares preferidos na cidade.

Do alto do Mont des Arts, tem-se uma das mais belas vistas da cidade. Não deixe de ir até lá, pois é um dos lugares mais visitados de Bruxelas. O local está sempre cheio de turistas.

É no Mont des Arts que estão localizados alguns dos museus mais importantes de Bruxelas, como o Museu de Instrumentos Musicais. Falaremos mais dos museus no decorrer do artigo.

Parque do Cinquentenário

Parque do Cinquentenário em Bruxelas
Parque do Cinquentenário em Bruxelas

Se você procura dicas sobre o que fazer em Bruxelas, esse é outro lugar que precisa estar no seu roteiro, pois é um dos lugares mais imponentes de Bruxelas.

No parque fica o Palácio do Cinquentenário, que foi construído para comemorar os 50 anos Bélgica como nação independente. O Palácio lembra muito o Portão de Brandeburgo de Berlim, repare na foto acima.

No local funcionam 3 museus: Museu de História Militar, Museu do Cinquentenário e o Autoworld. Se você possui o Brussels Card (o cartão turístico de Bruxelas) as entradas para o Museu do Cinquentenário e Autoworld estão incluídas.

Atomium

Atomium um dos principais pontos turísticos de Bruxelas
Atomium um dos principais pontos turísticos de Bruxelas

O Atomium foi construído em 1958 para a Exposição Universal de Bruxelas e passou a ser um dos símbolos da cidade. Ele é considerado a “Torre Eiffel de Bruxelas”, daí você pode ter ideia de sua importância. Chique né?!

A escultura representa um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, possui mais de 100 metros de altura, sendo formada por 9 esferas conectadas por tubos.

Dentro do Atomium existem algumas exposições que você pode visitar, mas o local ganhou fama por causa de sua arquitetura. 

Parque Mini Europa

Parque Mini Europa
Parque Mini Europa: passeio imperdível em Bruxelas com crianças

O parque Mini Europa é um dos principais pontos turísticos de Bruxelas, não deixe de conhecer.

O parque conta com mais de 350 maquetes em miniatura, que representam diversas importantes cidades da Europa.

Lá você poderá ver uma Torre Eiffel com 13 metos de altura e um Big Bem com 4 metros, além de outros famosos pontos turísticos.

A Mini Europa fica localizada pertinho do Atomium, por isso é uma boa pedida conhecer os dois lugares em um dia.

Ah e se você estiver em Bruxelas com crianças, esse é um passeio obrigatório! Não deixe de conhecer.

Esta atração não está incluída no Bruxelas Card. Mas quem possui o cartão turístico de Bruxelas tem €2,50 de desconto no ingresso da Mini Europa.

Palácio Real de Bruxelas

Vamos Por Aí no Palácio Real de Bruxelas

Este é um dos edifícios mais famosas de Bruxelas, pois é a sede de sua monarquia. Lá estão instalados os escritórios reais, ministérios, entre outros. Ah uma curiosidade, o Palácio não é a residência dos reis.

Manneken Pis e Jeanneke Pis

Estátua Manneken Pis em Bruxelas
Manneken Pis em Bruxelas

Provavelmente você já deve ter visto uma estátua de bronze de um garotinho fazendo xixi. Essa estátua é o  Manneken-Pis, que se tornou um símbolo de Bruxelas.

Esta estátua fica bem pertinho a Grand Place, fica entre as ruas L’Etuve e Chene.

Perto do local onde fica o Manneken Pis, fica localizada uma versão feminina da estátua: a Jeanneke Pis. Você pode aproveitar e conhecer as duas estátuas no mesmo dia. Nós fizemos isso.

Catedral de Bruxelas

A Catedral de São Miguel e Santa Gudula fica localizada no monte Treurenberg. É um dos principais pontos turísticos de Bruxelas deve estar no roteiro de quem visita a cidade.

A Catedral começou a ser construída no século XII em estilo gótico e é bem charmosa. Não deixe de conhecer.

Basílica de Sacré-Coeur

A Basílica de Sacré-Coeur ou Basílica Nacional do Sagrado Coração é uma joia arquitetônica do século XX. Foi construída em estilo Art Decó e é a quinta maior igreja do mundo. Uau!!!

Ela possui 89 metros de altura e 167 metros de comprimento e foi construída para celebrar o 75 aniversário da independência da Bélgica.

É possível subir na cúpula, conhecer um museu e se deslumbrar com uma vista privilegiada de Bruxelas, a partir de seu terraço.

Galerias Saint Hubert

Que tal conhecer as primeiras galerias comerciais da Europa? Pois é as Galerias Saint Huvert em Bruxelas foram criadas em 1847 e continuam belíssimas até hoje.

As Galerias Saint Hubert, também conhecidas como Galerias Royales Saint-Hubert, estão divididas em 3: a Galeria da Rainha, a Galeria do Rei e a Galeria dos Príncipes.

No local você encontrará joalherias lojas de chocolate, cafeteria, entre outras.

Comer comida típica da Bélgica

waffle comida típica da Bélgica
Waffle uma das principais comidas típicas da Bélgica

O waffle é uma das principais comidas típicas da Bélgica, por isso é impossível não experimentar seus seus deliciosos waffles.

Existem várias lojas espalhadas pela cidade e também várias barracas de rua vendendo waffle em Bruxelas. Existem diversos recheios, sendo chocolate, chantilly, sorvete e frutas os mais tradicionais. Nós comemos várias vezes pois nosso filho ama waffle.

Além do waffle, outras comidas típicas da Bélgica são: batata frita, chicória gratinada, croquete de camarão, mexilhões, almôndegas e o tradicional chocolate belga. Não deixe de experimentar.

Onde Comer Waffle em Bruxelas

  • The Waffle Factory: Rue du Lombard 30.
  • Maison Dandoy: Rue Charles Bulls 14.

Lojas de Chocolate em Bruxelas

  • Godiva: localizada na Grand Place.
  • Pierre marcolini: localizada na Galerie de la Reine
  • Leonidas: famosa por suas trufas de chococlate.
  • La Belgique Gourmande: : Galerie de la Reine.

Experimentar várias cervejas no Delirium Café

Delirium Café em Bruxelas
Delirium Café em Bruxelas

A Bélgica é o maior produtor de cerveja do mundo, então vale a pena aproveitar uma viagem ao país e experimentar alguns rótulos não é mesmo?

O melhor lugar para fazer isso é o Delirium Café, pois seu cardápio de cervejas é o maior do mundo.  O Delirum Café está no Guinness Book com a maior carta de cervejas do mundo: 3.162 rótulos.

Lá você terá a difícil missão de escolher qual cerveja experimentar. Nós experimentamos vários rótulos e gostamos muito.

Principais museus de Bruxelas

A cidade de Bruxelas conta com inúmeros museus. Então escolha alguns de sua preferência e conheça.

  1. Museus das Belas Artes;
  2. Casa da História Europeia;
  3. Museu Charlier;
  4. Experience.Brussels;
  5. Autoworld;
  6. Museus das Belas Artes;
  7. MIM, Museu de Instrumentos Musicais;
  8. Museu da História em Quadrinhos;
  9. Museu da Cerveja;
  10. Museu do Chocolate;
  11. Museu da Cidade de Bruxelas;
  12. Instituto Real de Ciências Naturais de Bruxelas.

Nós conhecemos o Autoworld, o Museu da Cerveja, o Museu de História em Quadrinhos, o Museu do Chocolate e o Museu de Instrumentos Musicais. A entrada de todos eles estava incluída no cartão turístico de Bruxelas, que compramos ainda do Brasil.

Melhores passeios de bate e volta

Para comprar seus passeios em Bruxelas e em várias outras cidades da Europa, recomendamos que utilize as empresas Civitatis e o Get Your Guide. São empresas super confiáveis que já utilizamos inúmeras vezes.

Nós sempre fazemos isso, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo em filas, pois tempo também é dinheiro. 

As cidades de Gent e Burges competem como destinos mais fascinantes da Bélgica e levam uma infinidade de turistas para conhecê-las. Por isso são considerados os passeios de bate e volta mais procurados por quem visita a Bélgica.

Gent

melhores passeios de um dia em Bruxelas - Gent na Bélgica
Gent um dos melhores passeios de um dia em Bruxelas

Gent fica localizado a 55 km de Bruxelas e é um dos melhores passeios de um dia para quem está em Bruxelas.

Como a distância é pequena, é possível ir por conta própria para lá, utilizando o trem ou então comprar uma excursão de um dia para Gent.

Na excursão de um dia até Gent, você conhecerá o centro histórico, o Castelo de Gerald, o Diabo, a Catedral de Gent, o campanário Belfort, a Igreja de São Nicolau, a Casa Gremial dos Pedreiros, o imponente Castelo dos Condes de Flandres, entre outros lugares.

Burges

Burges na Bélgica
Burges na Bélgica

Você sabia que Burges é a cidade mais visitada da Bélgica? Ela recebe mais de 3 milhões de turistas por ano, uau!!! A Cidade é conhecida como Veneza do Norte e tem lugares encantadores.

Burges fica localizada a 97 km de Bruxelas e é também um ótimo passeio de bate e volta para quem está em Bruxelas.

Também é possível ir até lá de trem, ou contratar uma excursão de um dia para Bruges.

Se você for por conta própria, uma boa pedida é fazer o free tour, um passeio guiado a pé pelos principais pontos turísticos da cidade.

Na excursão de um dia, você conhecerá o Lago do Amor, a praça Walplein e o estreito beco de Stoofstraat e o Beatério, um convento fundado em 1245, o luxuoso Palácio dos Senhores Gruuthuse, o pitoresco Canal Dijver, a Praça do Mercado, a Catedral, entre outros lugares.

Antuérpia

Passeios de bate e volta em Bruxelas - Antuérpia na Bélgica
Passeios de bate e volta em Bruxelas: Antuérpia na Bélgica

A cidade de Antuérpia também é outro destino bem procurado por turistas que visitam a Bélgica, pois fica localizada a 55 km de Bruxelas.

 Antuérpia é conhecida por ser “a capital do diamante” e também uma das cidades medievais mais fascinantes da Bélgica.

Também é possível ir até lá por conta própria de trem, ou contratar uma excursão de um dia para Antuérpia.

Na excursão você conhecerá o antigo Palácio Real, o Castelo de Steen, a Praça do Mercado, a Prefeitura, a Igreja de São Carlos Borromeu, à catedral gótica de Nossa Senhora, entre outros lugares.

Amsterdam

Excursão de Bruxelas para Amsterdam
Amsterdam: um dos principais passeios de bate e volta para quem está em Bruxelas

Amsterdam fica a 210 km de Bruxelas, mesmo assim é possível fazer um passeio de um dia até lá. O passeio será mais longo que os demais indicados, mas mesmo assim valerá a pena.

Fazendo uma excursão de um dia para Amsterdam, você conhecerá um pouco da história da Holanda, percorrerá os arredores do mercado central, os restos da muralha medieval, o edifício De Waag, o antigo bairro judeu, o mercado das flores, entre outros lugares.


Bom é isso pessoal… Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Bruxelas. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Ah e se for reservar seu hotel em Bruxelas, ou comprar seus passeios e/ou ingressos, faça utilizando nossos links, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site. Valeu!!!

Segue a gente!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

10 respostas

  1. Nunca fui a Bruxelas, vou adiando, adiando. Agora fiquei cheia de vontade. Também faço sempre free tour para conhecer as cidades.

  2. Quando visitei Bruxelas visitei todos estes pontos turísticos que tu citou neste artigo. É um mais lindo que o outro, só não consegui visitar Bruges. Ficou para próxima viagem a Bélgica.

  3. Apesar de nem beber cerveja rs, sou loucaaa pra conhecer Bruxelas e também outras cidades da Bélgica – tá super no meu radar para ir em breve!!! Ótimo post!

  4. Adorei a dica da mini Europa e do walking tour, é uma beleza e tão democrático né? Cervejas também estão no meu radar hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados