O Que Fazer em Ouro Preto?

Conteúdo

Quer descobrir o que fazer em Ouro Preto? Vamos dividir com vocês o melhor da cidade, além de compartilharmos dicas de onde se hospedar em Ouro Preto e muito mais. 

Ouro Preto ou Vila Rica, como era chamada antigamente, é uma cidade recheada de história. Por muitos anos ela atraiu pessoas de vários lugares do Brasil interessadas no ouro que foi encontrado por lá. A cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e um destino surpreendente. 

A cidade fica localizada em Minas Gerais a 100 km de Belo Horizonte e é considerado o principal passeio de bate e volta da região. Nós vivemos essa experiência e achamos que vale muito a pena! A cidade é encantadora.  

No caminho entre Belo Horizonte e Ouro Preto está localizado o Museu de Arte Jeca Tatu, que foi nossa primeira parada. O Museu fica a 36 km de Ouro Preto. 

Museu de Arte Jeca Tatu

Museu de Arte Jeca Tatu
Museu de Arte Jeca Tatu

Que tal fazer uma viagem ao túnel do tempo? Essa é a proposta do Museu de Arte Jeca Tatu, que é o Atelier de Atacir Costa. Vocês não têm ideia de quanta coisa legal encontramos lá! Adoramos!!! 

Tem uma parte onde estão expostos vários discos de vinil. Encontramos vários que faziam sucesso quanto éramos criança. Quem se lembra da novela Vamp? Pois é o disco desta novela e de muitas outras estava lá. 

Malas antigas, televisores, instrumentos musicais e até uma biblioteca. Isso e muito mais você encontrará por lá. Lá funciona também uma lanchonete. 

Para visitar o Museu você não precisa desviar do seu caminho. Ele fica na estrada que liga Belo Horizonte a Ouro Preto. 

Endereço: BR-356, 450, Itabirito – MG

Aproveite para ler nossos artigos: 

O que fazer em Ouro Preto?

o que fazer em Ouro Preto
Ouro Preto

A cidade histórica de Ouro Preto está localizada em Minas Gerais e foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, isso aconteceu no ano de 1980.

A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. Lá encontramos importantes obras de Mestre Ataíde e Aleijadinho.

Passear por entre as ladeiras de paralelepípedo da cidade é um passeio delicioso. É possível observar belos casarões em estilo colonial, museus, vários chafarizes, capelas e muito mais. Tudo isso tendo como fundo as paisagens da Serra do Espinhaço. 

A cidade é super aconchegante e recebe muito bem os turistas, já deu pra notar que deve fazer parte de um roteiro de viagem por Minas Gerais né?!

Logo na Praça Tiradentes está localizado o Sesi, nele está localizado o Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG. Vá até lá e pegue gratuitamente seu mapa da cidade.

Ladeiras de Ouro Preto
Ladeiras de Ouro Preto

Para aproveitar melhor seu passeio na cidade, use tênis ou então um calçado bem confortável. Você terá que andar muito, subir e descer muitas ladeiras, mas valerá a pena, pois a cidade é um charme! Confira agora os principais pontos turísticos de Ouro Preto.

Praça Tiradentes

Praca Tiradentes - Ouro Preto
Praça Tiradentes em Ouro Preto

A Praça Tiradentes é o local onde a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em 1792.  Em 1894 foi colocado na praça um monumento em homenagem ao Mártir. Nela estão localizados dois imponentes prédios: o Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência e Técnica. 

A praça é uma gracinha, cheia de casarões antigos. Muitas delas são lojinhas vendendo artesanato local. Reserve um tempo pra visitá-las, vai adorar. 

Centro Histórico de Ouro Preto
Centro Histórico de Ouro Preto

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência em Ouro Preto
Museu da Inconfidência em Ouro Preto

É um museu histórico e artístico, localizado na Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. É um museu dedicado à preservação da memória da inconfidência mineira. Mostra também como era a sociedade e a cultura mineira do período do ciclo do ouro no século XVII. Contém obras de Manuel da Costa Ataíde e de Aleijadinho.

  • Endereço: Praça Tiradentes nº 139 – Centro.
  • Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 9 às 16:30 e sábado das 10 às 16:30 horas. 

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis

É considerada a obra-prima de Aleijadinho, que foi o responsável pelo projeto básico da fachada e da decoração em relevos e talha dourada.

Sua fachada é considerada uma obra-prima da arquitetura colonial mineira, em virtude do total entrosamento do talento de Aleijadinho e de Mestre Athaíde, responsável pela pintura ilusionista que cobre o teto da nave. Construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó.

Pela sua relevância a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e foi classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, que estão fora de Portugal. Chique né?!

  • Endereço: Largo do Coimbra
  • Horário de Funcionamento: De terça a domingo 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17 horas. 
  • Valor: R$ 10,00 (fevereiro/2022). O ingresso é válido para visitar os seguintes locais: Museu do Aleijadinho, Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Nossa Senhora das Mercês e São Francisco.

Feira de Artesanato do Largo do Coimbra

Na feirinha, em frente à Igreja São Francisco de Assis, você encontra artesanato feito com pedra-sabão. Tem muita coisa, desde porta-joias, xícaras, panelas, vasos, entre outros. As peças são uma lindeza, uma mais bonita que a outra! Funciona todos os dias das 9 às 19 horas. 

Casa da Ópera Teatro Municipal

A Casa de Ópera foi inaugurada em 1770 e atualmente é o teatro em funcionamento mais antigo das Américas. Nele foram encenadas peças do inconfidente Cláudio Manoel da Costa, maior poeta do século 18.

Casa de Tiradentes

casa onde morou Tiradentes em Minas Gerais
Homenagem a Tirandentes

Fomos levados até o local onde Tiradentes morava. A casa foi demolida, mas foi afixado no local uma homenagem a ele. 

Restaurante Chafariz

O Que Fazer em Ouro Preto
Restaurante Chafariz

Com mais de 50 anos de tradição, o Restaurante Chafariz é um dos mais antigos estabelecimentos de Ouro Preto e também uma das mais reconhecidas casas brasileiras em que a gastronomia mineira é prato principal. Não deixe de experimentar o bambá de couve e o frango com quiabo que são especialidades da casa. 

  • Endereço: Rua São José, 167 – Centro.

Casarões Coloniais

Andar pela cidade e seus belos casarões coloniais é uma delícia. Em cada rua encontramos algum que desperte nossa atenção. 

Um dos aspectos que mais chamam a atenção na arquitetura da cidade são as casas geminadas, repare na terceira a esquerda, legal né?

o que fazer em Ouro Preto, roteiro em Ouro Preto
Casarões Coloniais em Ouro Preto

Outras Igrejas de Ouro Preto

A cidade tem inúmeros templos religiosos. Na foto abaixo você pode observar a Igreja Nossa Senhora do Carmo a esquerda e a Igreja Nossa Senhora do Rosário a direita. 

O Que Fazer em Ouro Preto
Igrejas de Ouro Preto

A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi projetada por Manoel Francisco de Lisboa pai do Aleijadinho. Sua decoração mostra toda a elegância do período barroco-rococó da arte colonial mineira. 

  • Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, S/N
  • Horário de Funcionamento: de segunda a sábado 8:30 às 17:00 e domingo das 12:00 às 15:00 horas.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário já chama nossa atenção em virtude de seu formato circular. Sua planta e fachada curva a transformam em uma das maravilhas da arte mineira setecentista. É uma típica construção do estilo barroco.

  • Endereço: Largo do Rosário – Bairro do Rosário
  • Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 13:00 às 16:45 horas.

A cidade conta com muitas outras igrejas como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Santa Efigênia, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, entre outras. 

Armazém Vila Rica

O Que Fazer em Ouro Preto
Armazém Vila Rica

Se você é como nós e gosta de Cerveja Artesanal, não deixe de experimentar a tradicional cerveja Ouropretana. É claro que trouxemos algumas conosco. A que mais gostamos foi a de trigo. Fica a dica, caso você queira experimentar. 

Mina de Chico Rei 

Ela foi uma das maiores minas de extração de Ouro do estado de Minas Gerais. Possui mais de 1.500 metros de extensão e foi desativada no ano de 1888. 

Infelizmente nosso tempo na cidade foi reduzido e não conseguimos visitar a mina. Fomos obrigados a deixar para uma próxima oportunidade. Mas, nossos amigos do blog Mineiros na Estrada visitaram, veja aqui suas dicas visitando a Mina do Chico Rei, em Ouro Preto.

Tuk Tour: o que fazer em Ouro Preto

Tuk Tour em Ouro Preto, o que fazer em ouro preto, passeios em ouro preto
O que fazer em Ouro Preto: Tuk Tour

Quer conhecer Ouro Preto sem andar muito? Achamos um barato o Tuk Tour. Você fará um tour a bordo de um tuk tuk pelos principais pontos turísticos da cidade.


Encontro da Rede Brasileira dos Blogs de Viagens em BH

Nós do Vamos Por Aí participamos do Encontro da Rede Brasileira dos Blogs de Viagens em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2016. Este foi o maior encontro de blogueiros do país. Ele reuniu mais de 130 blogueiros.    

No dia 28 alguns blogueiros foram conhecer Ouro Preto e Mariana. É claro que não perderíamos esta oportunidade. Veja na foto abaixo o grupo que foi conosco até lá. 

O Que Fazer em Ouro Preto
Foto tirada por Emerson Vasconcelos da SETUR

Este encontro foi organizado pela RBBV – Rede Brasileira dos Blogs de Viagens com o apoio da SETUR, BELOTUR, Viajanet, EasySim4U, Zarpo, Booking, LATAM. Nossa visita a Ouro Preto foi realizada com o apoio da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, a todos os patrocinadores nossos agradecimentos!

O blog Junny pelo Mundo também fez um post sobre a cidade – a histórica Ouro Preto, MG. Caso você queira pegar um transfer de lá para o Aeroporto de Confins, não deixe de ler o post.


Onde se hospedar em Ouro Preto?

Grande Hotel Ouro Preto

hospedagem em Ouro Preto
Grande Hotel em Ouro Preto

Projetado por Oscar Niemeyer na década de 40, representa uma das primeiras inserções modernistas em sítios históricos do país. Em virtude de sua arquitetura moderna, o hotel contrasta com os casarões coloniais da cidade.

O hotel é padrão 3 estrelas e possui nota 8,6 de acordo com a avaliação dos hóspedes do site Booking, isso significa que ele é considerado fabuloso. Ele tem restaurante panorâmico, piscina, é conectado ao Parque Horto dos Contos e é padrão três estrelas. 

Clique aqui para ver fotos, valores e disponibilidade


Pousada Colonial

A pousada colonial tem localização estratégica. Está a 150 metros do Museu de Inconfidência. Possui wi-fi e café da manhã incluídos na diária e tem nota 8,3 no site Booking, isso significa que ela é considerada muito boa.

Clique aqui para ver fotos, valores e disponibilidade


Hotel Solar de Maria

onde se hospedar em Ouro Preto
Foto do site Booking

O hotel de padrão 4 estrelas que está instalado em uma mansão colonial. Ele possui nota 8,9 no site Booking, isso significa que ele é considerado fabuloso.

O hotel está localizado a a 150 metros da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a 400 metros da Igreja de São Francisco de Paula.

Clique aqui para ver fotos, valores e disponibilidade


Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Ouro Preto e também de onde se hospedar na cidade. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Mais Dicas de Minas Gerais

Como é se hospedar no Grande Hotel Tauá Araxá

O que fazer em Tiradentes

Confira as dicas do D&D Mundo Afora sobre Catas Altas

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

21 respostas

  1. Que show de lugar! Sou louca para conhecer Ouro Preto! Principalmente para fazer a estrada real, que dizem ser demais!
    Fora isso acho a cidade super charmosa e aconchegante, além da arquitetura linda! Também acho a história da cidade também é muito rica. E não dá para esquecer do carnaval que dizem ser muito bom por lá! haha!
    Alias, de qualquer maneira Minas Gerais é sempre uma boa ideia! haha! Amo!
    Adorei o passeio de vocês, principalmente o do Armazém Vila Rica! haha! Nem amo cerveja artesanal! =)
    Muito bom esse post, aguçou mais ainda minha vontade de conhecer Ouro Preto!

    1. A cidade é uma gracinha, vá conhecer, você vai adorar!

  2. Ainda não conheço Ouro Preto, mas acho a cidade um charme, essas igrejas, assim como as de Tiradentes devem ser a coisa mais linda de se ver, fiquei apaixonada por elas e ainda quero percorrer a Estrada Real pra conhecer todas as cidades históricas.
    Adorei suas dicas, quando for a Ouro Preto já tenho o roteiro prontinho!
    Beijos.

    1. Paula, que bom que gostou! Também tenho muita vontade de fazer esse passeio pela Estrada Real, deve ser maravilhoso!

  3. Que saudades de Ouro Preto. A gente passeou rapidamente por lá, mas a lembrança que fica é muito boa. Adorei seu post, muito complito.

  4. Adorei as Dicas!!! Ainda não conheço Ouro Preto, mas tenho muita vontade de conhecer e esse post me deixou mais ansiosa para visitar esse lugar lindo. Quando programar minha viagem para lá voltarei aqui para relembrar as dicas.

  5. Muito bacana seu Post! Aqui em casa estamos planejando uma visita a essa região e seu Post será muito útil!

  6. A cada post que eu vejo, Ouro Preto sobe mais na minha lista de lugares que desejo visitar. Que cidade linda e cheia de história!

  7. Otimas dicas. Me deu uma saudade de lá e voltar para cada cantinho que indicou!

  8. Ouro Preto foi paixão a primeira vista, visitei a cidade há bastante tempo, mas quero voltar pra rever alguns lugares, uma cidade que deveria ser visitada por todos os brasileiros!

  9. Adorei o post, Carol! Quero muito conhecer as outras cidades históricas, só conheço Tiradentes e São João del-Rei até o momento, e Ouro Preto está na lista, a cidade deve ser linda e incrível, adorei o Museu do Jeca Tatu e esse Armazém Vila Rica tenho certeza que voltarei com várias sacolas de lá hahaha.
    Beijos.

    1. O Museu do Jeka Tatu é uma viagem ao túnel do tempo! Você vai adorar! Bjs

  10. Eu sou doida para ir a Ouro Preto desde a adolescência, quando li um livro de um casal de apaixonados que descrevia tão bem as obras de Aleijadinho… a igrejinha de SanFran vive nos meus sonhos de consumo viajante!

    1. Dayana, vá mesmo. Você vai adorar! A cidade me encantou! Bjs

  11. acho linda a arquitetura de Ouro Preto, tantas igrejas e casarões cheios de detalhes para tirar foto! quero muito conhecer o Museu da Inconfidência

  12. Ouro Preto sempre linda e cativante. Perfeita para o encontro RBBV.

  13. Oi, Carol! Que post legal! Muito obrigada por mencionar a gente!
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.