5 Melhores passeios no Deserto do Atacama

15
902

A missão mais difícil numa viagem para o Atacama é escolher o que conhecer, pois as opções são muitas… Mas não se desespere, pois vamos te ajudar nessa missão!!! Reunimos aqui os 5 melhores passeios no Deserto do Atacama, que precisam estar no seu roteiro. 

Viajar para o Atacama no Chile é uma experiência que todo mundo precisa viver pelo menos uma vez na vida, pois é uma viagem de contemplação, onde é possível apreciar e se encantar com paisagens cinematográficas.

É uma viagem onde você sentirá muito frio e muito calor num mesmo dia, mas valerá muito a pena. 

Deserto do Atacama, passeios no Atacama, passeios em san pedro de atacama
Rota do Deserto em Vado Putana no Atacama

Enquanto não é seguro viajar, comece a sonhar, planejar e se programar, passos esses que são importantes para o sucesso de uma viagem. 

E para te dar uma forcinha nessas etapas, confira nossos passeios preferidos no Atacama.

Confira também nossos artigos: 

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

  • Altitude máxima do passeio: 4.150 metros
melhores passeios no atacama, lagunas altiplanicas, quais passeios fazer no atacama
Melhores passeios no Atacama: Piedras Rojas

Simplesmente um passeio obrigatório para quem visita o Deserto do Atacama. As Lagunas Altiplânicas encabeçam a lista dos melhores passeios no Deserto do Atacama. 

O passeio é imperdível, simplesmente apaixonante, cheio de paisagens cinematográficas!!! Foi o nosso passeio favorito. 

Esse passeio dura um dia inteiro e tem como ponto alto Piedras Rojas, que significam pedras vermelhas. As montanhas que rodeiam a lagoa possuem forte concentração de enxofre no solo, formando uma paisagem com tons de verde, cinza, marrom, entre outras cores.

Piedras Rojas Atacama, Piedras Rojas Chile, Pedras Vermelhas no Atacama
Mirante de Piedras Rojas no Atacama

Infelizmente não é mais possível chegar pertinho da lagoa, mas paramos em um mirante onde pudemos contemplar a  Laguna Tuyacto, que é uma lagoa de sal, contrastando com as pedras vermelhas e com vulcões cobertos de neve. Ficamos sem palavras…

Ah e vivemos uma experiência incrível, pois fomos ao Atacama no mês de abril e pegamos neve durante esse passeio, o que tornou nossa experiência ainda melhor.

Saindo de lá fomos até as  Lagunas Miscanti e Miñiques, conhecidas como Lagunas Altiplânicas, que dão o nome a este passeio.

passeio lagunas altiplanicas atacama, passeios atacama, viagem atacama
Lagunas Altiplânicas no Atacama: beleza indescritível

As lagunas também são belíssimas. Foi lá que paramos para almoçar e tivemos um tempo maior para contemplar as paisagens e nos apaixonarmos perdidamente pelo Deserto do Atacama.

A Laguna Miñiques é enorme, possui mais de 13,5 km², sendo formada pelo degelo do vulcão Miñiques e das águas da chuva que se infiltram no solo.

vicunhas no atacama, o que fazer no atacama, vicunha no chile
Vicunha é um animal típico nessa região

Fizemos uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, por uma trilha que contornava a Laguna. Fomos surpreendidos por uma vicunha, que passou bem na nossa frente, pois tinham várias delas por ali. Impressionante né? 

Bom já deu pra notar que amamos esse passeio né? Anote a dica e faça você também, temos certeza que irá adorar! 

Salar de Tara – Rota dos Salares

  • Altitude máxima do passeio: 4.800 metros
Salar de Tara no Deserto do Atacama, passeios imperdíveis no atacama
A beleza do Salar de Tara no Deserto do Atacama

Sem dúvida alguma este é outro passeio imperdível no Atacama. Nós fizemos o passeio Salar de Tara, mas ele foi fechado pela Corporação Nacional de áreas florestais, dando início a um novo passeio a Rota dos Salares, que é muito semelhante.

As famosas Catedrais de Tara e o Monje de la Pacana estão localizadas na Reserva Nacional los Flamencos, um dos lugares de maior altitude que conhecemos no Atacama.

Essa região é uma zona vulcânica, na verdade uma cratera. Pudemos observar inúmeras formações rochosas super imponentes, que parecem ter sido esculpidas de tão belas.

Melhores Passeios do Atacama, passeios no atacama, passeios no deserto do atacama
Melhores Passeios do Atacama – Salar de Tara

Nesse passeio caminhamos pelo deserto, vimos um montão de flamingos, lhamas, lagoas e nos apaixonamos pelas formações milenares. 

Nosso almoço teve como cenários essa lagoa maravilhosa, que estava cheia de flamingos. Foi uma experiência incrível! Valeu muito a pena. 

Deserto do Atacama, quais passeios fazer no atacama
Deserto do Atacama

Para finalizar esse passeio fizemos uma parada para contemplar o Vulcão Licancabur, um dos principais cartões postais do Atacama. 

Vulcão Licancabur, atacama Chile
Vulcão Licancabur: um dos principais cartões postais do Atacama

Como o passeio que fizemos é diferente do que está sendo operacionalizado hoje, deixamos esse vídeo para que confiram o que esperar do passeio Rota dos Salares, pelo que vimos é muito parecido com os lugares que visitamos. 

Laguna Colorada

  • Altitude máxima do passeio: 5.000 metros
Laguna Colorada na Bolívia
Laguna Colorada e seus flamingos

Sem dúvidas foi um dos lugares mais lindo que já visitamos em nossa vida! A Laguna fica localizada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, na Bolívia a 150 km de San Pedro de Atacama.

Muitas pessoas vão até lá durante a travessia do Salar de Uyuni, mas nós não fizemos a travessia completa. Fizemos somente um passeio de bate-volta

Para chegar até lá percorremos o Deserto de Salvador Dalí, que está a 4.750 metros acima do nível do mar. De todos os passeios no Atacama esse foi é o de maior altitude, pois chegamos a 5.000 metros. 

Atenção que para fazer esse passeio é preciso tomar algumas medidas para evitar o mal da altitude. Eu, Carol, tive a infelicidade de passar mal… Mas nem por isso deixei de me apaixonar por esse lugar. 

passeios no atacama, passeios deserto do atacama, viagem ao atacama
Flamingos na Laguna Colorada na Bolívia

Repare na cor da lagoa. Ela é vermelha e muda de intensidade ao longo do dia devido à alta concentração de borato de sódio misturado aos pigmentos de plantas e organismos que habitam a lagoa, assumindo cores surreais.

Na Laguna Colorada podemos encontrar também belíssimos flamingos. Confira nosso post completo sobre a Laguna Colorada e descubra como fazer o passeio até lá saindo e retornando à San Pedro do Atacama.

Geyser del Tatio

  • Altitude máxima do passeio: 4.320

Geyser del Tatio é o maior grupo de geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior campo geotérmico do planeta. Já deu pra notar que você precisa conhecer né? E que por isso é considerado um dos melhores passeios no Deserto do Atacama.

Você sabe o que é um gêiser? Se não sabe, vamos te contar. Gêiser é uma espécie de fonte termal, que periodicamente tem erupções. Quando as erupções acontecem, uma grande coluna de água quente é expulsa para o ar. 

Geyser del Tatio
Geyser del Tatio

Para que sejam formados é necessário uma hidrogeologia favorável, o que existe em poucos locais da Terra. E o Chile é um desses lugares. 

Os gêiseres de Tatio são formados quando rios quentes subterrâneos entram em contato com rochas geladas, por causa da temperatura ambiente muito fria. A temperatura no local costuma ser negativa, variando entre zero e menos vinte graus. 

passeios do atacama, melhores passeios no deserto do atacama, o que fazer no deserto do atacama
Geyser del Tatio no Deserto do Atacama

Então prepare seus agasalhos, pois esse passeio é gelado!!! Nós pegamos dez graus negativos… A menor temperatura que pegamos em nossa vida. 

Aqui vamos deixar uma dica super importante: leve uma mochila vazia para esse passeio, pois você irá muito agasalhado, mas ao longo do passeio a temperatura vai aumentando e você terá a mochila para guardar luva, gorro, cachecol, casaco e meias. 

Vado Putana no Atacama
Vado Putana no Atacama

Nesse passeio conhecemos também Vado Putana, outro pedaço do paraíso no Atacama. E pudemos caminhar, contemplar a vegetação e ver vários animais da região. Foi um passeio surpreendente.  

Lagunas Escondidas

  • Altitude: 2.500 metros
Lagunas de Baltinache em San Pedro de Atacama
Lagunas Escondidas

As Lagunas Escondidas são um conjunto de 7 lagoas salgadas localizadas a 60 km de distância de San Pedro do Atacama. 

As lagunas são muito belas, na verdade são muito mais do que belas! Suas águas azuis transparentes contrastam com o branco do sal de suas margens nos remetendo a um cenário de filmes, de beleza indescritível.

Lagunas Escondidas de Baltinache
Lagunas Escondidas no Atacama

Provavelmente você já deve ter visto alguma foto nas redes sociais de pessoas em uma lagoa que não afunda. E é justamente nas Lagunas Escondidas que é possível viver essa experiência. Corre lá no nosso artigo para ver a nossa foto e descobrir tudo sobre nosso tour até as Lagunas Escondidas. 

Onde nos hospedamos no Deserto do Atacama

Nós escolhemos nos hospedar num hostal super charmoso, o Hostal Lickana. A localização do hostal não poderia ser melhor,  pois estava localizado na Rua Caracoles esquina com a Rua Domingo Atienza, perto de tudo. Ah a Caracoles é uma das principais ruas de San Pedro. 

O hostal Lickana possui nota 8,5 de acordo com os hóspedes do site Booking, isso significa que ele é considerado muito bom. 

Um dos pontos positivos do hostal é que os banheiros são privativos e não compartilhados. Pra saber mais sobre, confira nosso artigo com dicas de hospedagem no Atacama.

Hostel Lickana
Hostal Lickana

Bom pessoal é isso. Espero que esse artigo tenha feito você se apaixonar pelo Atacama e que tenha mostrado para vocês o tanto que amamos essa viagem! Esses foram considerados por nós os melhores passeios no Deserto do Atacama. 

Você já foi ao Atacama? Se foi conta pra gente qual seu passeio preferido, vamos adorar saber!

15 COMENTÁRIOS

  1. Visitei o Chile em 2018, porém não tive a oportunidade de conhecer o Atacama, pretendo voltar para conhecê-lo.

  2. Eu amei esses passeios no Deserto do Atacama, só não fiz a lagunas escondidas uma pena…

  3. A minha lista de melhores passeios no Deserto do Atacama é bem parecida com a sua! rs… tenho um carinho especial pelas Laguna Altiplanicas. Simplesmente amei aquele lugar!!!

  4. É muito difícil escolher só 5 melhores passeios no Atacama, né? Tudo é tão maravilhoso… mas concordo com você, esses da lista são essenciais, especialmente as lagunas escondidas. É top!

  5. Adorei esse post! Há tempos planejamos ir para o Atacama em família e ainda não tinha visto num único post um resumo dos melhores passeios por lá.

  6. Carol, concordo com você que esses são de fato os melhores passeios no Atacama!

    Se eu tivesse pouco tempo e tivesse que priorizar apenas alguns, com certeza seriam esses!

    O Atacama é lindo demais, né?! Eu fiquei impressionado que qualquer lugar que eu ia, era só apontar a câmera que a foto saia lindaaa! hahahaha

    Ótimas dicas!

  7. Eu tenho um sonho de conhecer o Deserto do Atacama, que quero muito realizar ano que vem! Adorei os passeios, vou guardar pra usar na minha viagem com certeza! Abraços!

    • Que bom que gostou das dicas. Espero que goste do deserto tanto quanto nós gostamos.

  8. Visite o Deserto em 2015 e adorei o que vi. O problema eu diria que é a falta de estrutura. Mas isso não estragaa maria do lugar. Quanto ao seu post 5 melhores passeio no Deserto do Atacama eu adorei mas mas uma boa diaca é a termas de puritana. Passeio top. Abraços

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: