Programando uma viagem para o Deserto do Atacama no Chile? Então você precisa conhecer o Museu do Meteorito. Você vai amar!!!
De 23 a 29 de abril está acontecendo a Museum Week 2018, onde vários Blogueiros da RBBV – Rede Brasileira dos Blogs de Viagem prepararam uma super blogagem coletiva com dicas de vários museus do Brasil e do mundo! Fique ligado. Acompanhe as redes sociais com a #MuseumWeek2018. E nós escolhemos falar sobre o Museu do Meteorito, que fica localizado em San Pedro do Atacama.
Em nosso primeiro dia no Atacama, marcamos um passeio somente às 16 horas, então tivemos muito tempo para explorar a cidade. Passamos no Centro de Informações Turística, pegamos o mapa da cidade e fomos conhecê-la.
Assim, um dos primeiros lugares que visitamos foi o Museu do Meteorito. Recomendo que leia nosso artigo como economizar no Atacama.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- Onde se hospedar em San Pedro do Atacama;
- 5 Melhores passeios no Atacama;
- Principais pontos turísticos de Santiago
O que é um meteorito
Para você entender um pouquinho mais desse museu, primeiro é importante conhecer o significado da palavra meteorito. Segundo o Dicionário Aurélio, meteorito é um objeto sólido que se desloca no espaço interplanetário e que atinge a superfície da Terra sem estar completamente desintegrado.
Museu do Meteorito no Atacama
O Museu é super rústico e tem um charme todo especial. Ele fica dentro de uma tenda e o chão é de areia. O ingresso custa 3.500 pesos (aproximadamente R$20,00) e aceitam cartão de crédito. Logo que você faz o pagamento, recebe um áudio-guia. Existem 5 idiomas disponíveis. São eles português, inglês, espanhol, francês e alemão.
Depois que você recebe o áudio-guia no idioma por você escolhido, começará uma viagem pelo sistema solar.
Você verá imagens nos televisores, verá também meteoritos expostos e escutará toda a explicação. Você “viajará” e aprenderá sobre nosso universo, nosso planeta e a camada de proteção que o envolve.
Ouvirá também uma mensagem informando a hora de avançar para a próxima exposição. Você gastará em média 20 minutos para completar todo o circuito, ouvindo o áudio.
Área Sensorial
A visita ao museu finaliza na área sensorial. Nela é possível tocar nos meteoritos, sentir seu magnetismo com imãs e aprender a diferenciá-los re rochas normais.
Pudemos ver bem de perto e tocar em 3 meteoritos que foram encontrados na região do Atacama há mais de 4,5 milhões de anos. Uma curiosidade: eles são muito frios. Repare na foto abaixo no tamanho do meteorito:
Museu do Meteorito
Este museu possui uma das maiores coleções de Meteoritos do mundo, todas caídas no deserto de Atacama, hoje superando 3.200 peças, das quais as 77 mais relevantes dessa vasta coleção estão em exibição. E é o resultado do entusiasmo de 2 irmãos, que há mais de 30 anos entraram no deserto do Atacama, numa busca incansável desses impactos siderais e seus objetos.
O Museu funciona desde 2012 e tem respaldo científico da Nasa. Seu acervo é composto por rochas formadas no sistema solar, pedaços de nebulosas e parte de planetas destruídos. A maior parte foram formados entre Marte e Júpiter.
Das peças expostas, a que mais chamou nossa atenção foi um meteorito com um manto dourado. Ele foi encontrado em 1822 em Peine, um povoado próximo a San Pedro. Repare na foto abaixo:
Como chegar ao Museu do Meteorito
A Caracoles é uma das principais ruas da cidade. Nela estão localizadas várias agências de turismo. A Cosme Andino, Atacama Mística e Desert Adventure ficam na esquina com a Rua Tocopila. De lá até o Museu são 400 metros de caminhada em linha reta, não tem erro.
- Praça Principal de San Pedro: 400 metros
- Hostal Lickana (hostal em que nos hospedamos): 550 metros
- Cosme Andino, Atacama Mística e Desert Adventure: 400 metros
Bom pessoal é isso. Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o Museu do Meteorito. Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para o Atacama e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links, você não paga a mais por isso e ajuda nosso site a se manter e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!
Mais dicas do Atacama
Laguna Colorada: Passeio de 1 dia na Bolívia, partindo de San Pedro
Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama
Vulcão Lascar: como é a subida.
Leia as outras dicas da #Museum Week 2018
- Destino Compartilhado – Lyon – Museu do Cinema e da Miniatura
- Farrabadares – Roma – Mercado de Trajano Museu dos Fóruns Imperiais
- Let’s Fly Away – Santiago – Museu Chileno de Arte Precolombino
- Guia do Nômade Digital – Lima – Museu Larco em Lima, Peru: Como é a visita e mais
- Buenas Dicas – Bogotá – Museu Botero
- Chicas lokas – Boston – Museu de Artes de Boston
- Tá indo pra onde? – Museus da Ferrari em Modena e Maranello
- Turistando.in – Viena – Museu Albertina
- E aí, Férias! – Roma – Museu Nazionale Romano
- Itinerário de Viagem – São Paulo – Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Comendo Chucrute e Salsicha – Nova York – Os 4 Museus Mais Visitados
- Viagens Invisíveis – Viena – Museus imperdíveis em Viena
- Mulher Casada Viaja – Estrasburgo – Museu de Artes Decorativas no Palácio Rohan
- Pelo Mundo com Manu – Por que colocar o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão no seu roteiro a Santa Teresa/ES
- Um Olhar Novo – Lisboa
- Café Viagem – Museu Mercedes-Benz – atração imperdível em Stuttgart na Alemanha
- Se Lança – Museu do Apartheid em Joanesburgo
- Ligado em Viagem – Museu da Revolução em Havana, Cuba
- Uzi Por Aí – Museu Casa de Miguel de Cervantes
Respostas de 19
Morei 10 anos em Santiago de Chile. Conheço do sul a norte esse país, que se prepara constantemente para o turismo. Povo hospitaleiro, que sabe cativar pela sua riqueza de tradições e folclore. Santiago minha paixão!
Eu adorei esse museu quando fui ao Atacama, bem simples, pequeno, mas que conta tudo que precisamos saber!
Que bom que gostou, também achei que valeu a pena!
Que demais esse museu, não acredito que não visitei quando fui à San Pedro… mais uma boa desculpa para voltar! hjehehe 😀
Gabriela, também adoro ter uma desculpa para repetir um destino. Bjs
Que legal Carol! Meu marido é fascinado por esses assuntos! Já pesquisei tanto sobre o Atacama, morro de vontade de conhecer esse lugar, mas nunca tinha ouvido falar desse museu! Valeu!
Ludmila, que bom que gostou da dica do museu. Quando for ao Atacama, vá conhecê-lo.
Apesar de ser muita nerdice pro meu gosto rsrsrs, eu gostei da estrutura, do acervo e do atendimento no museu e acho que vale uma pausa nos passeios para conhecê-lo.
Nem sonhava que pudesse ter um museu em San Pedro. Já tá salvo pro próximo roteiro no Chile.
Que museu diferente! Não só pela estrutura simples, em uma tenda com chão de areia, mas pelo assunto. A parte sensorial me pareceu bem legal.
Amei esse museu! Não tinha ouvido falar, parece que todos que vão ao Atacama fazem apenas as excursões pelo deserto e esquecem da cidade. Vou querer conhecer!
Gente, taí um museu que eu gostaria de ir. Eu como bom brasileiro adoro poder tocar nas coisas ahahaha. Super interessante.
Adorei saber sobre esse Museu! Irei coloca-lo na listinha de coisas a fazer no Atacama!
Adorei!! Nunca tinha ouvido falar! Achei uma mega experiência, especialmente para quem viaja com filhos!
Oi Carol, o Atacama é simplesmente um dos melhores lugares da galáxia né!? Mas não conheci este museu… Agora preciso voltar! Abraços
Uau!!! mas que museu inusitado! Já deixei salvo aqui para me programar!
Que museu diferente! Nunca tinha ouvido falar – cada vez surgem mais e mais atrações no Atacama – quando for pra lá, vou ter que ficar no mínimo 10 dias hahaha
Mas que museu curioso e interessante. Acho que eu curtiria visita-lo, assim como o Atacama no geral… gostoso ficar sonhando acordada né?