Principais pontos turísticos de Santiago do Chile

Conteúdo

Programando uma viagem para o Chile? Descubra aqui os principais pontos turísticos de Santiago e comece já a organizar seu roteiro com os melhores passeios da cidade. Descubra ainda os melhores passeios de um dia e dicas de hospedagem.

Santiago no Chile é um dos destinos favoritos dos brasileiros para viagens nas férias de julho, por conta de sua proximidade com as estações de esqui e também pela quantidade de atrativos.

Santiago foi o destino internacional mais buscado para viagens nos meses de julho e agosto de 2023, segundo um estudo realizado pela plataforma Booking. Confira aqui o top 10 nacional e o top 5 internacional dessa pesquisa.

O inverno no Chile vai de 20 de junho a 22 de setembro, esse é o período ideal para quem pretende visitar Santiago e ver a Cordilheira dos Andes branquinha de neve. É lindo demais!!! Já vivemos essa experiência e amamos. Confira como foi nosso roteiro no Chile durante o inverno.

onde se hospedar em Santiago
Parque Bicentenário: um dos principais pontos turísticos de Santiago

Confira também nossos artigos:

Principais pontos turísticos de Santiago do Chile

  • Cerro San Cristóbal;
  • Cerro Santa Lucía;
  • Sky Costanera;
  • Plaza de Armas;
  • Mercado Central;
  • Catedral Metropolitana;
  • Palácio La Moneda;
  • La Chascona;
  • Museu Interativo Mirador – MIM;
  • Museu Nacional de Belas Artes;
  • Restaurante Giratório;
  • Patio Bellavista
  • Vinícolas.

Cerro San Cristóbal

Principais pontos turísticos de Santiago do Chile
Teleférico do Cerro San Cristóbal em Santiago do Chile

O Cerro San Cristóbal é um dos principais pontos turísticos de Santiago e também um dos principais cartões postais da cidade.

O Cerro é um dos pontos mais alto da cidade, estando a 880 metros de altitude, de onde é possível ter uma das melhores vistas de Santiago.

Durante o inverno a vista fica ainda mais bela, pois poderá contemplar a Cordilheira dos Andes toda coberta de neve.

Cerro San Cristóbal está localizado no Parque Metropolitano de Santiago, onde fica também o zoológico municipal e o Santuário Imaculada Conceição.

Para chegar ao cerro, você poderá utilizar o funicular ou o teleférico. Uma boa pedida é subir de teleférico e voltar de funicular, ou vice-versa; assim poderá viver as duas experiências.

Cerro Santa Lucía

Cerro Santa Lucia
Cerro Santa Lucía em Santiago do Chile

O Cerro de Santa Lucía é outro lugar que merece estar no seu roteiro por Santiago, pois foi o lugar onde Santiago foi fundada no século 16 por Pedro de Valdivia.

Durante muitos anos foi utilizado como uma fortaleza, por isso no local existem vários canhões espalhados.

Hoje é um parque aberto a visitação, com muitas árvores, plantas, flores e um mirante que proporciona uma vista espetacular da Cordilheira dos Andes.

Para chegar ao topo do cerro, que está a 629 metros de altura, é preciso subir muitos degraus de pedra. Se visitar Santiago no inverno, como nós, tenha atenção ao subir, pois os degraus podem ficar escorregadios. Suba com cuidado.

Um dos lugares mais famosos do Cerro Santa Lucía é o Terraço Netuno, um lugar. Conta com uma escadaria pra lá de charmosa e uma fonte dedicada ao deus do mar.

Sky Costanera: um dos principais pontos turísticos de Santiago

Gran Torre de Santiago: maior edifício da América do Sul – foto Depositphotos

Que tal conhecer o segundo prédio mais alto da América Latina? Se respondeu sim, precisa incluir mirante o Sky Costanera em seu roteiro.

No topo do edifício Gran Torre de Santiago existe um mirante, onde poderá contemplar uma vista em 360º da cidade de Santiago. Lá você estará a 300 metros de altura. Prepare a câmera fotográfica, pois o passeio rende belas fotos.

A entrada para visitar o mirante, fica dentro do Shopping O Sky Costanera. Aproveite também para dar um voltinha no shopping. Compre seu ingresso para o Sky Costanera por aqui.

Também é possível chegar até lá de metrô. A estação mais próxima é a Tobalada da Linha 1.

Plaza de Armas

Santiago - Chile
Plaza de Armas um dos principais pontos turísticos de Santiago do Chile

A Plazza de Armas é conhecida por ser o coração de Santiago. Anote essa dica e programe-se para conhecer.

Nela ficam localizados alguns dos principais pontos turísticos de Santiago: a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Precolombino e o edifício dos correios.

A praça costuma estar sempre cheia, por isso requer um pouco mais de atenção, pois podem ter alguns batedores de carteira na região.

Uma boa pedida para conhecer a região e também aprender um pouco mais da história de Santiago, é fazendo o free tour, um passeio  

Mercado Central

Quem aí adora conhecer os mercados das cidades por onde anda? Nós adoramos e já conhecemos vários deles. Em Santiago não poderia ser diferente.

O Mercado Central de Santiago foi construído em 1872 e é o lugar ideal para quem quer provar a gastronomia chilena. No local existem inúmeras variedades de peixes e frutos do mar. Mas fique atento com o preço, pois costuma ser caro.

Além de restaurantes, você poderá encontrar lojas vendendo peixes, verduras, frutas, marisqueiras e agências de turismo.

A estação de metrô mais próxima é a Plazza de Armas.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana é mais um dos principais pontos turísticos de Santiago do Chile. Ela fica localizada na Plaza de Armas e funciona todos os dias das 9 às 19 horas.

É a quinta igreja construída no mesmo local. A primeira foi queimada pelos índios mapuches; outras duas vieram abaixo nos terremotos de 1647 e 1730.

A fachada neoclássica é de 1789, assinada pelo arquiteto romano Joaquín Toesca, também repassável pela arquitetura do Palácio de La Moneda.

Palácio La Moneda

Palácio La Moneda principais pontos turísticos do Chile
Palácio La Moneda principais pontos turísticos do Chile – foto Depositphotos

O Palácio La Moneda é a sede da Presidência no Chile. O palácio foi construído entre os anos de 1786 e 1812 e foi inaugurado em 1805.

O palácio é belíssimo, majestoso e merece estar em seu roteiro.

Muitos turistas vão ao palácio assistir a cerimônia de troca de guardas, um evento solene, que acontece às 10 horas da manhã, em dias alternado.

Mas também é possível visitar o palácio por dentro. Nós vivemos essa experiência em nossa última viagem ao Chile e gostamos muito.

A visitação é gratuita, mas é necessário reserva antecipada. Chegar até lá de metrô é bem fácil… basta descer na Estação La Moneda da Linha 1 – vermelha.

La Chascona

La Cahscona é uma das casas do poeta chileno Pablo Neruda ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Suas 3 casas no Chile são super famosas e recebem uma infinidade de turistas.

La Chascona se tornou um dos principais pontos turísticos de Santiago. Ela fica no bairro de Bella Vista, próximo ao Cerro San Cristóbal.

Hoje no local funciona um museu com salas que recriam os antigos ambientes da casa de Neruda.

Museu Interativo MiradorMIM

O MIM é um lugar obrigatório para estar no roteiro de quem visita Santiago com crianças e adolescentes. Foi o lugar que nosso filho mais gostou na cidade.

O MIM é um museu de ciências interativo, que proporciona momentos de muita diversão e aprendizado. O Museu é enorme, ficamos por lá 4 horas e não deu para conhecer tudo.

Lá é possível saber mais sobre fenômenos relacionados com a ciência e o mundo que nos rodeia e também tem um pavilhão destinado a astronomia.

Se quiser saber mais sobre o MIM e as melhores atrações para crianças, leia nosso roteiro em Santiago.

Museu Nacional de Belas Artes

Esse é um dos lugares que merece estar no roteiro de quem adora contemplar pinturas, esculturas, fotografias e ama artes.

O acervo do museu conta com mais de 5 mil obras de artistas nacionais e estrangeiros.

O museu fica localizado no Parque Florestal e a visitação é gratuita. Não deixe de conhecer.

Restaurante Giratório

Restaurante Giratório em Santiago do Chile é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Fica localizado no 18º andar de um edifício no bairro de Providência. Fica bem pertinho do edifício Sky Costanera.  Dele é possível ter uma visão privilegiada de Santiago e da Cordilheira dos Andes. 

Ah e se quiser ir até lá e economizar a dica é ir na hora do almoço e pedir o menu do dia, composto por prato principal, sobremesa e bebida.

Patio Bellavista

O Patio Bellavista é um dos principais pontos turísticos de Santiago. Ela é uma galeria aberta com vários restaurantes, lanchonetes e lojas que vendem artesanato, ideal para comprar várias lembrancinhas para trazer para o Brasil

O Patio Bellavista costuma ficar mais lotado na hora do jantar. Lá existem restaurantes que agradam aos mais variados públicos. Lá você encontrará pizzarias, comida chilena, docerias e até Starbucks e McDonalds.

Estando lá não deixe de experimentar o Pisco Sour, que é uma bebida típica do Chile.

Vinícolas de Santiago

O Chile é um dos maiores produtores de vinho da América do Sul e conta com mais de 400 vinícolas.

Algumas dessas vinícolas estão localizadas nos arredores de Santiago, e podem ser visitadas tranquilamente em passeios de um dia, ou de meio dia, dependendo de sua localização. 

As vinícolas mais perto de Santiago do Chile são:

  • Concha Y Toro;
  • Undurraga;
  • Santa Rita;
  • Santa Carolina;
  • Haras de Pirque;
  • Cousiño Macul;

A Vinícola mais famosa é a Concha Y Toro. Foi ela que escolhemos visitar em nossa primeira viagem ao Chile. Gostamos muito da experiência.

A Santa Rita é considerada uma das melhores do Chile, por isso é também muito visitada.

Mapa dos principais pontos turísticos de Santiago

Outros pontos turísticos de Santiago

  • Santuario de La Inmaculada Concepcion;
  • Templo Bahá’í;
  • Parque Florestal;
  • Museu da Memória e dos Direitos Humanos;
  • Museu Histórico Nacional;
  • Bairro Lastarria;
  • Parque Bicentenário;
  • Pueblito de los Domícios (feira de artesanato);
  • Shopping Arauco

Onde se hospedar em Santiago do Chile

Os melhores bairros para se hospedar em Santiago do Chile são:

  • Providencia;
  • Las Condes e
  • Vitacura;
  • Lastarria.

DICA: Se você pretende utilizar o metrô, os bairros de Providência e Las Condes são mais indicados para você. E também é uma ótima opção para se hospedar perto dos pontos turísticos de Santiago.

Confira abaixo algumas opções de hospedam em Santiago nos bairros acima relacionados.

Principais passeios de um dia em Santiago

Nós temos um artigo com os 7 principais passeios de bate e volta em Santiago. Nele relacionamos os lugares, como é cada passeio e o valor.

Confira os passeios mais vendidos em Santiago:

  • Valparaíso e Viña del Mar;
  • Farellones e Valle Nevado;
  • Vinícola Concha Y Toro;
  • Vinícola Undurraga;
  • Vinícola Santa Rita;
  • Cajón del Maipo e represa El Yeso;
  • Portillo, Laguna del Inca e Viña de San Esteban;
  • Isla Negra, Algarrobo e Vinícola Viña Indómita;
  • Parque Safári de Rancagua.

Onde comprar passeios no Chile

A forma mais fácil e rápida de comprar ingressos e passeios no Chile é utilizando sites como o Civitatis e o Get Your Guide.

Esses sites são super confiáveis, pois vendem ingressos e passeios de vários destinos do mundo!!! Já utilizamos em vários lugares diferentes como Lisboa, Sevilha, Berlim, São Paulo, entre outros. 

Nós sempre utilizamos o Civitatis e o Get Your Guide em nossas viagens, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e nossos passeios comprados. Assim não precisamos perder tempo.

Bom pessoal é isso… Espero que tenham gostado de nossas dicas dos principais pontos turísticos de Santiago do Chile. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Ah e se nossas dicas te ajudarão, utilize nossos links para reservar seu hotel e fazer seus passeios. Você não paga a mais por isso e ajuda nosso site. Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

10 respostas

  1. Que post completo sobre os pontos turísticos de Santiago! Sabe que sempre passei de passagem pela cidade, mas cheguei a conhecer alguns que você citou como o Sky Costanera. Tenho vontade de voltar e passar uns dias. Acha que uns 3 dias já dá pra ver bastante coisa?

  2. Estive em Santiago há alguns anos por 3 dias e conheci alguns desses pontos turísticos, mas quero muito voltar para completar essa lista.

  3. Minha ida para o Chile não aconteceu desde a pandemia e na minha lista estava Sky Costanera, um dos pontos turísticos de Santiago que ainda não conheço e quero muito conhecer! Parabéns pelo post completo!

  4. Sua lista com os pontos turísticos de Santiago está super completa. Tenho um roteiro montado para quando for à cidade, mas faltavam 2 (La Chascona e o Cerro Santa Lucía) que acabei de acrescentar :).

  5. Que saudades de Santiago. Não conheço o museu interactivo (MIM) nem o restaurante giratório. Fiquei com vontade de regressar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados