Você gosta de museus? Nós adoramos!!! Então fique ligado que de 23 a 29 de abril está acontecendo a Museum Week 2018. E vários Blogueiros da RBBV – Rede Brasileira dos Blogs de Viagem prepararam uma super blogagem coletiva!!! Vamos dar dicas de vários museus do Brasil e do mundo! Fique ligado. Acompanhe as redes sociais com a #MuseumWeek2018. E nós falaremos sobre o Museu do Meteorito, que fica localizado em San Pedro do Atacama. 

Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama

Em nosso primeiro dia no Atacama, marcamos um passeio somente às 16 horas, então tivemos muito tempo para explorar a cidade. Passamos no Centro de Informações Turística, pegamos o mapa da cidade e fomos conhecê-la. Assim, um dos primeiros lugares que visitamos foi o Museu do Meteorito. Recomendo que leia nosso post Como economizar no Atacama.

Meteorito

Para você entender um pouquinho mais desse museu, primeiro é importante conhecer o significado da palavra meteorito. Segundo o Dicionário Aurélio, meteorito é um objeto sólido que se desloca no espaço interplanetário e que atinge a superfície da Terra sem estar completamente desintegrado. 

Museu do Meteorito

O Museu é super rústico e tem um charme todo especial. Ele fica dentro de uma tenda e o chão é de areia. O ingresso custa 3.500 pesos (aproximadamente R$20,00) e aceitam cartão de crédito. Logo que você faz o pagamento, recebe um áudio-guia. Existem 5 idiomas disponíveis. São eles português, inglês, espanhol, francês e alemão. 

Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama

Depois que você recebe o áudio-guia no idioma por você escolhido, começará uma viagem pelo sistema solar. Você verá imagens nos televisores,  verá também meteoritos expostos e escutará toda a explicação. Você “viajará” e aprenderá sobre nosso universo, nosso planeta e a camada de proteção que o envolve.

Ouvirá também uma mensagem informando a hora de avançar para a próxima exposição. Você gastará em média 20 minutos para completar todo o circuito, ouvindo o áudio. 

Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama

Área Sensorial

A visita ao museu finaliza na área sensorial. Nela é possível tocar nos meteoritos, sentir seu magnetismo com imãs e aprender a diferenciá-los re rochas normais. 

Pudemos ver bem de perto e tocar em 3 meteoritos que foram encontrados na região do Atacama há mais de 4,5 milhões de anos. Uma curiosidade: eles são muito frios. Repare na foto abaixo no tamanho do meteorito:

 

Museu do Meteorito

Museu do Meteorito

Este museu possui uma das maiores coleções de Meteoritos do mundo, todas caídas no deserto de Atacama, hoje superando 3.200 peças, das quais as 77 mais relevantes dessa vasta coleção estão em exibição. E é o resultado do entusiasmo de 2 irmãos, que há mais de 30 anos entraram no deserto do Atacama, numa busca incansável desses impactos siderais e seus objetos.

O Museu funciona desde 2012 e tem respaldo científico da Nasa. Seu acervo é composto por rochas formadas no sistema solar, pedaços de nebulosas e parte de planetas destruídos. A maior parte foram formados entre Marte e Júpiter. 

Das peças expostas, a que mais chamou nossa atenção foi um meteorito com um manto dourado. Ele foi encontrado em 1822 em Peine, um povoado próximo a San Pedro. Repare na foto abaixo: 

Museu do Meteorito Atacama

Como Chegar ao Museu do Meteorito

A Caracoles é uma das principais ruas da cidade. Nela estão localizadas várias agências de turismo. A Cosme Andino, Atacama Mística e Desert Adventure ficam na esquina com a Rua Tocopila. De lá até o Museu são 400 metros de caminhada em linha reta, não tem erro. 

Como Chegar no Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama

  • Praça Principal de San Pedro: 400 metros
  • Hostal Lickana (hostal em que nos hospedamos): 550 metros
  • Cosme Andino, Atacama Mística e Desert Adventure: 400 metros

Informações: 

Site: Museu do Meteorito

Endereço: Rua  Tocopilla 101, San Pedro de Atacama

Horário de Funcionamento: de Terça a Domingo das 10 às 13 e das 15 às 17 hs

Valor: 3.500 pesos para adultos e 2.500 pesos para crianças

Mais dicas sobre o Atacama

Dica de Hotel em San Pedro do Atacama

Como Chegar ao Deserto do Atacama

Como Economizar em uma Viagem para o Atacama

Laguna Colorada: Passeio de 1 dia na Bolívia, partindo de San Pedro

Dica Extra: Se você quiser subir o Vulcão Lascar não deixe de ver as dicas do blog Viajando na Janela que encararam essa aventura e contaram tudo aqui. 

Leia as outras dicas da #Museum Week 2018

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Booking.com

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

23 COMENTÁRIOS

  1. Que demais esse museu, não acredito que não visitei quando fui à San Pedro… mais uma boa desculpa para voltar! hjehehe 😀

  2. Que legal Carol! Meu marido é fascinado por esses assuntos! Já pesquisei tanto sobre o Atacama, morro de vontade de conhecer esse lugar, mas nunca tinha ouvido falar desse museu! Valeu!

  3. Apesar de ser muita nerdice pro meu gosto rsrsrs, eu gostei da estrutura, do acervo e do atendimento no museu e acho que vale uma pausa nos passeios para conhecê-lo.

  4. Amei esse museu! Não tinha ouvido falar, parece que todos que vão ao Atacama fazem apenas as excursões pelo deserto e esquecem da cidade. Vou querer conhecer!

  5. Que museu diferente! Nunca tinha ouvido falar – cada vez surgem mais e mais atrações no Atacama – quando for pra lá, vou ter que ficar no mínimo 10 dias hahaha

  6. Mas que museu curioso e interessante. Acho que eu curtiria visita-lo, assim como o Atacama no geral… gostoso ficar sonhando acordada né?

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: