O Museu Pedro Ludovico em Goiânia foi inaugurado em 1987 em homenagem ao fundador de nossa capital. É na verdade a casa onde Pedro Ludovico viveu, que foi construída em 1934 em estilo art déco. O local está muito bem preservado e nos rendeu uma manhã de muitas descobertas.
Falo muitas descobertas pois pensamos que somente visitaríamos o museu, mas foi bem mais que isso, pois a visita foi guiada!
Visita ao Museu Pedro Ludovico em Goiânia
Quem nos acompanhou em nossa visita foi a Meire que nos explicou um pouco da história da fundação de Goiânia e da luta de Pedro Ludovico para a transferência da capital de Goiás para cá. Nos falou sobre Pedro Ludovico, sobre sua esposa D. Gercina Borges e sobre seus filhos.
Gostaríamos de deixar registrado que fomos muito bem atendidos no museu. Parabéns a Meire pela sua atenção e paciência conosco, pois tiramos muitas fotos!
Repare na fotografia abaixo a Biblioteca da casa, local onde estão expostos vários livros. A Meire nos contou que a televisão exposta, foi a primeira televisão a cores do Estado de Goiás.
Meu filho adorou ver os objetos antigos, pois nunca tinha visto de perto, como rádio a pilha, máquina de escrever, telefone, vitrola entre tantos outros. Detalhe é que todos estão muito bem preservados.
No segundo andar da casa estão localizados os antigos quartos da família. Na casa ainda estão expostas muitas fotografias, quadros e objetos. O acervo do museu é enorme e constantemente trocam as peças expostas.
Na foto abaixo repare no quarto do casal. Dá para notar a religiosidade da Dona Gercina, pela presença de várias imagens religiosas expostas na casa.
Na foto abaixo estão alguns objetos expostos no museu. Um disco representando as Bodas de Ouro do casal, um livro de receitas manuscrito por Dona Gercina, a lembrança da formatura de um dos filhos (repare na mapa do Brasil com as fotos de todos os formandos), livros, roupas e objetos pessoais.
A casa é cheia de árvores e plantas. Nos foi relatada a preocupação do Pedro Ludovico em deixar a cidade arborizada, fato este que pode ser notado pela sua casa, onde estão plantadas várias arvores!
Também pudemos ver de perto o último veículo de propriedade da família, veja na foto abaixo.
O museu tem quadros onde são relatados vários acontecimentos da história de Goiás, de Pedro Ludovico, da Dona Gercina, de Mauro Borges, entre outros.
Nos foi relatado que um dos netos do casal, Luiz Carlos Teixeira Bahia, morou com eles durante seus últimos anos de vida. Pudemos conhecer o seu quarto. Abaixo vocês podem ver a fotografia que estava exposta em seu quarto e conhecê-lo hoje, pois o Luiz é funcionário do museu e tem a importante missão de contar aos visitantes do museu um pouco da história de sua família.
Gostamos muito de conhecer o museu e fica a dica de um bom passeio cultural em Goiânia. Confira também todas as nossas dicas sobre Goiás.
Informações sobre o Museu Pedro Ludovico
Endereço: Rua D. Gercina Borges Teixeira n. 133 – Centro
Telefone: (62) 3201-4678
Horário de Funcionamento: de terça a sexta das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas.
Valor: Gratuito
Mais dicas de passeios em Goiânia
Onde ficar em Goiânia: melhores bairros e hotéis
Passeios em Goiânia com crianças
Festival Italiano de Nova Veneza