Viagem com crianças no Brasil:10 Melhores destinos

Conteúdo

Quem aí ama levar seus pequenos para desbravar lugares lindos por esse mundão? Nós amamos!!! E por isso reunimos aqui os 10 melhores destinos para viagem com crianças no Brasil e tem opções para todos os gostos.

Nós viajamos para todos esses destinos com nosso filho e com nossos sobrinhos, que elegeram seus passeios preferidos em cada um dos lugares citados. Compilamos todas as informações colhidas com nosso pequenos e transformamos nesse artigo.

Além de citar os melhores destinos para viajar com crianças, vamos compartilhar dicas dos documentos necessários para viajar com os pequenos no Brasil e os melhores lugares para viajar com as crianças nas férias de julho e também de janeiro.

Pra onde viajar com crianças no Brasil, menina sentada em uma mala numa bela praia do Brasil

10 melhores destinos para viagem com crianças no Brasil

1. Gramado no Rio Grande do Sul

Roteiro em Gramado Snowland
Snowland, o parque da Neve em Gramado: lugar perfeito para viajar em família

Para nós, integrantes do Vamos Por Aí, Gramado é o melhor destinos no Brasil para viagem com crianças, título dado a cidade por nosso filho e também por nossos sobrinhos.

A cidade Gramado, foi apelidada de Flórida brasileira pelo Jornal Folha de São Paulo, por conta da quantidade de parques temáticos e pela experiência ímpar proporcionada aos visitantes.

A cidade de Gramado foi escolhida para abrigar o primeiro NBA Park do mundo, um parque totalmente voltado para os amantes de basquetes que foi inaugurado em 2023.

Gramado conta com uma infinidade de atrações como o Snowland, que é o parque da neve, o Acquamotion, um parque com piscinas termais e tobogãs, a Vila da Mônica, os museus de cera, o Mini Mundo, Aldeia do Papai Noel e muitos outros lugares. Confira os melhores passeios em Gramado para crianças e adolescentes.

A cidade de Canela, vizinha a Gramado também recebeu em 2023 um parque temático perfeito: o Space Adventure Park, o Parque da Nasa, que é o único local fora dos Estados Unidos onde é possível ver de perto objetos originais utilizados em missões da Nasa. As crianças ficam super empolgadas em visitar o parque e também assistir uma sessão no planetário.

Por conta da ampla variedade de parques e de restaurantes temáticos, Gramado não é um destino muito barato… Mas é possível reduzir os custos da viagem comprando os ingressos e vouchers para restaurantes com antecedência.

Em Gramado existe até hotel temático para crianças, cujos quartos tem até piscina de bolinhas, rede de escalada e escorregador. Já nos hospedamos e saímos de lá maravilhados. Foi uma experiência maravilhosa.

2. Fortaleza no Ceará

Beach Park, um parque aquático a beira Mar em Fortaleza, ótimo destino para viagem com crianças no Brasil
Beach Park: um dos melhores parques aquáticos da América do Sul

Fortaleza é outro destino perfeito para viagem com criança no Brasil, pois conta com belíssimas praias, um parque aquático maravilhoso e uma ampla rede hoteleira. Certamente seu filho vai amar a viagem.

O Beach Park foi eleito como o 2º Melhor Parque de Diversão da América do Sul no ano de 2023 pelo Traveller’s Choice uma premiação do site TripAdvisor. O parque também já ganhou essa premiação em vários outros anos.

Ele fica localizado na Praia de Porto das Dunas em Aquiraz, a 26 km de Fortaleza.

O parque está localizado a beira mar e possui atrações que agradarão a todos. Para as crianças existe o Aqua Circo, o Aqua Show, e a Arca de Noé. Mas o brinquedo Vaikuntudo foi o preferido de nosso filho. É uma boia onde descem 4 pessoas sentadas ao mesmo tempo, com muita emoção!!!

Mas não é só por causa do Beach Park que Fortaleza é um bom destino para viajar com criança não… A cidade conta com belíssimas praias e também barracas de praia com mega estrutura. Algumas delas com piscina, monitores e várias atividades para os pequenos como a Chico Caranguejo e a Croco Beach, que ficam na Praia do Futuro.

Nós ficamos 7 dias em Fortaleza, o tempo foi perfeito para fazermos os melhores passeios da cidade. Confira como foi nosso roteiro em Fortaleza com crianças.

3. São Paulo em São Paulo

Museu do Futebol em São Paulo, ara área de transferência Campos obrigatórios são marcados com * Excluir este anexo do sitemap Ações com as mídias selecionadas 2 itens selecionados Limpar
Museu do Futebol em São Paulo

Toda vez que falamos para nosso filho que vamos para São Paulo seus olhos chegam a brilhar! A cidade tem muito a oferecer aos pequenos: parques, museus, restaurantes temáticos, parques de diversão, zoológico e muito mais.

São Paulo é um destino para voltar muitas e muitas vezes… E nós fazemos isso. Temos família em São Paulo e por isso vamos no mínimo duas vezes por ano para a cidade. Às vezes ficamos surpresos com a quantidade de atrações que surgem por lá todos os anos.

Para aproveitar melhor sua viagem, sugerimos que fique hospedados nos arredores da Avenida Paulista, que é a melhor região para se hospedar na cidade.

Numa primeira visita a São Paulo, inclua em seu roteiro Parque da Mônica, o Museu Catavento Cultural, o Museu do Futebol, o Parque Ibirapuera, o Zoo Safári e o Zoológico da cidade.

O Museu Catavento é um de nossos favoritos, pois é um museu de ciências interativo, onde as crianças poderão aprender e se divertir ao mesmo tempo. O Museu da Imaginação também é outro lugar super interessante.

Se você curte parques, pode se programar para ir ao parque Vila Lobos, andar de bicicleta, e depois dar uma volta na roda gigante de São Paulo, que é a maior da América Latina.

Temos um artigo com os melhores passeios em São Paulo para crianças, vai lá conferir mais dicas.

4. Rio Quente e Caldas Novas em Goiás

ingresso Hot Park
Hot Park em Rio Quente: destino perfeito para viagem com crianças

As cidades de Rio Quente e Caldas Novas ficam localizada no Estado de Goiás, a 169 km de Goiânia.  É um destino perfeito para viajar com crianças, pois tem sol o ano inteiro e parques aquáticos incríveis. 

Caldas Novas ganhou fama por conta de suas águas termais, que leva todos os anos uma infinidade de turistas até a cidade, interessados em conhecer seus parques e suas piscinas com águas quentes, cuja temperatura gira em torno de 30ºC.

Ambas as cidades contam com uma vasta rede hoteleira. Hotéis para todos os gostos e bolsos. Muitos deles com piscinas aquecidas e parque aquático com escorregadores, toboáguas e brinquedos de água.

Em Rio Quente fica localizado o Hot Park, que também é considerado um dos melhores parques aquáticos do Brasil. No ano de 2023, foi considerado o 4ºmelhor parque aquático da América do Sul e 3º melhor do Brasil, de acordo com a Premiação Travellers Choice.

Nessa mesma premiação entraram também os parques Lagoa Parques e Hotéis, Náutico Praia Clube e diRoma Acqua Park, todos localizados em Caldas Novas. Já deu pra notar que o destino prometo bons momentos em família, né?!

Com tantas opções de parques o difícil é escolher qual visitar… Mas vamos te ajudar com essa missão, pois moramos em Goiânia e sempre vamos para Caldas Novas. Nesse artigo damos informações sobre os parques aquáticos de Caldas Novas, com recomendação por faixa etária. Bom demais né?!

5. Penha em Santa Catarina

Beto Carrero World
Beto Carrero World um dos melhores lugares para viajar com crianças no Brasil

Penha é um destino super especial para viajar com filhos no Brasil, pios é lá que fica o parques de diversão Beto Carrero World.

O Beto Carrero ocupou 1ª posição no site TripAdvisor no ano de 2023 como  Melhor Parque de Diversão da América do Sul, chique demais né? Ele também já recebeu essa premiação em vários outros anos.

O parque é enorme e as crianças vão amar!!! Nosso filho se divertiu de montão e saiu de lá perguntando quando retornaríamos, de tanto que gostou. Existem atrações para todos os gostos…

O parque conta com roda gigante, bate bate, pedalinho, Tigor Mountain (uma montanha russa que nosso filho amou), raskapuska, que é um brinquedo na água e muito mais.

Como o parque tem muitas atrações, sugerimos que reserve dois dias para aproveitar com calma sua visita. Sugerimos que dê uma olhada nos brinquedos que quer ir e comece por eles. Não se esqueça de reservar o tempo para assistir ao show de Velozes e Furiosos. Vale muito a pena.

Descubra também como comprar o ingresso com desconto e onde se hospedar perto do parque.

E o melhor de tudo é que a cidade de Penha fica na praia, então você poderá aproveitar a viagem e curtir bons momentos na praia

O aeroporto mais perto de Penha fica na cidade de Navegantes, a 16 km de distância. Pegamos um voo até lá, alugamos um carro, ficamos dois dias em Penha e depois fomos para Balneário Camboriú, que fica a 37 km de distância.

Foi uma viagem maravilhosa e nosso filho amou!!!

6. Olímpia em São Paulo

Se você procura um destino para viajar com filhos perto de São Paulo, Olímpia é o lugar certo. A cidade fica a 445 km de distância de São Paulo e é famosa por seus dois parques aquáticos com águas termais: Thermas dos Laranjais e Hot Beach. 

O Thermas dos Laranjais é o maior deles e conta com uma infinidade de brinquedos que agradarão pessoas de todas as idades. Mas atenção o parque é grande mesmo, foi o maior que visitamos até hoje no Brasil.

Para conhecer o Thermas dos Laranjais são necessários dois dias. Isso para você conseguir ir em todas as atrações, sem repetir. Se quiser aproveitar com mais calma, 3 dias são ideais. O parque tem uma montanha russa aquática, simulador de surf, inúmeros toboáguas e muito mais.

O Hot Beach é o mais novo parque aquático da cidade. Ele foi inaugurado no ano de 2017, as é menor. Para os mais aventureiros a melhor atração é o Poty Pipe, que é tipo uma rampa de skate e leva a adrenalina lá em cima.

No Hot Beach o controle de água é computadorizado, isso garante que a temperatura da água fique em 32°C. A temperatura é perfeita e fará muito sucesso com as crianças.

7. Porto de Galinhas em Pernambuco

Porto de Galinhas fica localizado a 53 km de Recife e é um destino perfeito para viajar com crianças no Brasil. A cidade conta com inúmeras pousadas e resorts luxuosos, que te proporcionarão bons momentos em família.

As crianças ficarão apaixonadas pelas piscinas naturais, onde poderão ver de perto uma infinidade de peixinhos. É uma experiência ímpar.

A melhor forma de chegar até as piscinas naturais é contratando um passeio de jangada. As crianças vão amar a aventura. Outro passeio incrível por lá é o passeio de buggy pelas praias da região.

Nós já fomos várias vezes para Porto de Galinhas e montamos um roteiro em Porto de Galinhas com os melhores passeios. Tem até um passeio para ver de perto os cavalos marinhos. Vai lá conferir.

A região conta ainda com belíssimas praias como a Praia de Carneiros, Maracaípe e muito mais. Reserve também um tempinho para ficar em Recife, a culinária local é deliciosa e você ainda poderá conhecer as famosas ladeiras de Olinda. 

8. Natal no Rio Grande do Norte

Natal no Rio Grande do Norte é outro destino perfeito para viajar com crianças. A cidade conta com praias encantadoras, uma gastronomia de primeira, uma ampla rede hoteleira e promete muita diversão.

Nos arredores de Natal ficam localizadas belíssimas praias como Genipabu, Pipa e Maracajaú. É possível contratar passeios de um dia e conhecê-las em um dia.

Além de praias, você poderá também conhecer lagoas, pois existem várias delas. A mais famosa é a Lagoa de Arituba, onde é possível andar num pedalinho no formato de uma mini lancha. É uma experiência incrível.

Também é possível visitar o aquário de Natal, fazer passeios de buggy e conhecer a 1ª base de lançamentos da América do Sul: a Barreira do Inferno, onde estão expostos várias réplicas de foguetes e aviões.

Temos um artigo com os melhores passeios em Natal para crianças, vai lá conferir mais dicas do que fazer na cidade com os pequenos.

9. Foz do Iguaçu no Paraná

Mundo dos Dinossauros em Foz do Iguaçu
Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino incrível e também perfeito para uma viagem com crianças no Brasil! É um destino ímpar, que permite conjugar outros dois países: Argentina e Paraguai numa mesma viagem.

Nosso filho ficou todo empolgado ao saber que conheceria mais dois países nessa viagem. Até quis carimbar seu passaporte em Puerto Iguazú. 

Em Foz do Iguaçu é possível conhecer as Cataratas do Iguaçu, que são uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e a Usina Hidrelétrica de Itaipu que é uma das Sete Maravilhas de Engenharia. Chique demais né? Esses são dois lugares obrigatórios que deve estar no seu roteiro em Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu tem muitos lugares legais para levar as crianças: o Vale dos Dinossauros, o Museu de Cera, o Movies Car, o Parque das Aves e o Aquamania, que é um parque aquático cheio de atrações.

Confira os 10 melhores passeios para crianças em Foz do Iguaçu.

10. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas do Brasil e também um destino perfeito para viajar com crianças. É um destino recheado de belas praias e que possui ainda uma ampla variedade de atrações para as crianças.  

A cidade é linda, tem praias belíssimas e muitos lugares incríveis para curtir com os pequenos. Os que fazem mais sucesso são: Espaço Cultural da Marinha, BioParque e AquaRio, o aquário marinho do Rio.

No Espaço Cultural da Marinha as crianças poderão entrar num submarino. É uma experiência incrível, pois poderão ver de perto como a tripulação vivia. Além disso poderão entrar um navio, ver de perto um helicóptero de guerra e vários equipamentos utilizados pela Marinha do Brasil.

Os pontos turísticos tradicionais também devem estar no roteiro, como Cristo Redentor, o Bondinho Pão de Açúcar e a famosa praia de Copacabana.. 

Estando no Rio também é possível visitar as belas praias de Angra dos Reis e de Arraial do Cabo, localizadas nos arredores da cidade. 

Pra onde viajar com criança em janeiro?

Procurando destinos para viajar com as crianças nas férias de janeiro? Reunimos as melhores opções. Confira:

  • Porto de Galinhas em Pernambuco – temperatura entre 25° e 28°, com baixa possibilidade de chuvas. Destino com dias ensolarados e praias maravilhosas.
  • Natal no Rio Grande do Norte – temperatura entre 25° e 28°, com baixa possibilidade de chuvas. Destino com dias ensolarados e praias maravilhosas.
  • Fortaleza no Ceará – temperatura entre 25° e 29°, com possibilidade de chuvas. Destino para curtir praia e o Beach Park.
  • Foz do Iguaçu no Paraná – temperatura entre  22° e 31°C, com possibilidade de chuvas. Lugar perfeito para curtir ecoturismo, museus de cera, usina de Itaipu.
  • Rio de Janeiro – temperatura entre 24° e 29°, com alta possibilidade de chuvas, mas são as famosas chuvas de verão. Destino cheio de atrações e muita praia.
  • Porto Seguro, Maragogi, Maceió, Arraial D’Ajuda, Aracaju, João Pessoa e todas as capitais do Nordeste.

Nós temos um artigo com os 10 melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil, vai lá conferir!

Pra onde viajar com criança em julho?

Procurando destinos para viajar com as crianças nas férias de julho? Reunimos as melhores opções. Confira:

  • Fortaleza no Ceará – temperatura entre 24° e 29°, com baixa possibilidade de chuvas. Melhor destino no Brasil para viajar com crianças em julho e curtir praia e parque aquático, pois na maioria das capitais do Nordeste chove em julho.
  • Gramado no Rio Grande do Sul – temperatura entre 9° e 18°, com alta possibilidade de chuvas. Destino perfeito para curtir o inverno no Brasil e aproveitar os parques aquáticos.
  • São Paulo – temperatura entre 12° e 22°, com baixa possibilidade de chuvas. Destino perfeito para curtir aproveitar os museus e parques da cidade.
  • Rio Quente e Caldas Novas em Goiás – temperatura entre 15° e 28°, com baixa possibilidade de chuvas. Destino perfeito para curtir os parques aquáticos e piscinas termais.
  • Olímpia em São Paulo – temperatura entre 15° e 27°, com baixa possibilidade de chuvas. Destino perfeito para curtir os parques aquáticos e piscinas termais.
  • Penha em Santa Catarina – temperatura entre 13° e 19°, com possibilidade de chuvas. Destino perfeito para o parque Beto Carrero.

Nós temos um artigo com os 10 melhores lugares para viajar em julho no Brasil, vai lá conferir!

Documentos necessários para viajar com crianças no Brasil

Para viajar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, os pais ou responsáveis devem estar em posse dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou Documento de Identidade ou Passaporte
  • Documento que comprove o parentesco com a criança.

A regra vale também em caso de viagem com os avós, irmãos e tios, com quem a criança pode viajar, sem necessitar de autorização de viagem, desde que o parentesco seja comprovado.

Se a criança for viajar desacompanhada, fique atento às regras das companhias aéreas. De acordo com as normas da ANAC o serviço de assistência ao Menor Desacompanhado é obrigatório para menores de 8 anos até 15 anos e 11 meses e não está disponível para voos com conexões.

Para a criança viajar desacompanhada, além de seu documento de identificação, deverá também apresentar uma autorização de viagem.


Bom é isso pessoal… Espero que tenham gostado de nossa seleção com os melhores destinos para uma viagem com crianças. Já viajou para algum desses lugares com seus filhos? Qual seu favorito? Conta pra gente, vamos adorar saber! É só deixar um comentário aí embaixo.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir, reserve seu hotel e compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nossos site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!

Segue a gente!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

7 respostas

  1. Com exceção dos destinos no Sul, os demais já foram riscados de nossa lista de viagem com crianças pelo Brasil. Acredita que meus filhos já são adultos e ainda não fomos pra Gramado? Me sinto uma ET hehehe, mas sinceramente, quando faço o orçamento da viagem saindo aqui de Recife adio e mudo o destino.

  2. Que locais incríveis. Fiquei com imensa vontade de conhecer cada um desses locais com os meus filhos. Tenho a certeza que iriam adorar qualquer lugar.

  3. Não conhecia o Vale dos Dinossauros em Iguaçu. Uma lista cheia de actividades para fazer com crianças. Obrigada pelo seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados