O que fazer em Blumenau? Cerveja, Cerveja, Cerveja!!!

Conteúdo

Quando pensamos na cidade de Blumenau, logo vem a nossa cabeça a palavra CERVEJA! E não é para menos, pois a cidade ganhou em março de 2017 o título de Capital Nacional da Cerveja. Justamente por isso, se você quer saber o que fazer em Blumenau e gosta de uma boa cerveja, te aconselho a escolher algumas cervejarias de Blumenau e ir conhecê-las. 

A cidade faz parte do Vale da Cerveja e conta com uma infinidade de cervejarias. São elas:

  • Blumenau;
  • Container;
  • Eisenbahn;
  • Berghain;
  • Bierland;
  • Vale do Lúpulo (tipo uma associação);
  • Escola Superior de Cerveja e Malte, todas até aqui localizadas em Blumenau;
  • Das Bier, localizada em Gaspar;
  • Schornstein, localizada em Pomerode; 
  • Handwork, localizada em Ibirama;
  • Zehn Bier, localizada em Brusque;
  • Blauer Berg, localizada em Timbó.

Em nossa visita conseguimos conhecer algumas delas. Mas já estamos pensando em voltar para a região e conhecer as que faltaram, pois amamos.

O que fazer em Blumenau: visitar as cervejarias

Cervejaria Eisenbahn

Chegamos à Blumenau na sexta-feira à tarde. O Blogando no Vale Europeu, encontro de blogueiros de viagens, só começaria à noite. Como teríamos a tarde livre, resolvemos conhecer a Cervejaria Eisenbahn. Fomos até lá com mais dois amigos blogueiros, o André do Blog Meu Destino e a Gisele do Blog Destinos Por Onde Andei. 

O que fazer em Blumenau?
Eisenbahn uma das principais cervejarias de Blumenau

E assim iniciamos nossos trabalhos pela Cervejaria Eisenbahn. Você sabe o que Eisenbahn quer dizer? Em alemão significa ferrovia. Seu nome foi inspirado em uma antiga estação ferroviária instalada perto do local que hoje funciona uma de suas fábricas.

Ela foi fundada em 2002. Trouxeram um mestre cervejeiro alemão, com o objetivo de fazer uma cerveja com tradição e qualidade. E assim se tornou conhecida mundialmente. Começou fabricando três estilos de chope: o Pilsen, o Dunkel e o Pale Ale. Hoje a marca possui 12 rótulos diferentes. 

Junto à fábrica esta o Bar Estação, que segue o mesmo formato das microcerverjarias européias e americanas. Uma parede de vidro separa a fábrica do bar, deixando o ambiente super legal. A gente experimenta a breja e ainda dá uma olhada na produção.

Como não tínhamos muito tempo disponível, resolvemos experimentar o menu degustação. Ele é composto por quatro tipos de cervejas: Pilsen, Weizenbier, PaleAle e Dunkel, que são servidas em copos menores (shot), mas que é suficiente para experimentar e saborear cada uma.

Desde que a Eisenbahn foi comprada pela Heineken não é mais possível visitar a fábrica. Você apenas pode ir ao bar e assistir por uma parede de vidro o processo de fabricação. No local eles fazem uma “apresentação” que é um filme que conta a história da marca. Nós optamos por não assistir ao filme e fomos direto para a melhor parte: a degustação. 

Começamos bem, pois o ambiente é aconchegante e você pode ainda escolher e comprar muitos objetos com a marca.

Para assistir à apresentação é necessário agendamento prévio, que deve ser feito por e-mail para bar@eisenbahn.com.br informando a data, horário e número de pessoas que farão a visita.

Cervejaria Blumenau

A visita a Cervejaria Blumenau foi feita junto com nossos parceiros do Blogando no Vale Europeu, a convite do blog Casa de Doda. Chegamos lá junto com uma turma ávida por uma boa história e também por uma boa cerveja.

Fomos muito bem recebidos por um dos sócios da cervejaria, o sr. Valmir Zanetti, que merece um agradecimento especial pela atenção com que nos recebeu. Ele nos levou para fazer um tour pela fábrica. Nos explicou todo o processo de fabricação da cerveja artesanal. Pudemos conhecer também os principais equipamentos utilizados.

Cervejaria Blumenau
Cervejaria Blumenau

Achei super interessante quando ele disse que a cerveja artesanal não disputa preço, ela disputa “aroma” – qualidade. Nos contou também sobre os principais rótulos vendidos pela Cervejaria: Pilsen, Capivara e Frida. 

O que mais me chamou muita a atenção foi o cuidado com a limpeza, pois todos tiveram que colocar touca nos cabelos. O ambiente estava impecável e o cheiro de cerveja estava quase imperceptível, pois todos nós sabemos que é bastante forte.

Cervejaria Blumenau
Cervejaria Blumenau

Ao terminarmos o tour pela fábrica, fomos levados a conhecer o bar. Experimentamos várias cervejas da marca: Capivara, Villa, Catharina, Frida, Alles e Ipê Amarelo. Todas muito saborosas. A que menos gostei foi a Ipê devido ao sabor do lúpulo, sendo muito amarga para o meu paladar.

Minha esposa gostou muito da Frida, por ser mais suave. Vale destacar que a Frida Blond Ale já ganhou diversos prêmios. Alguns até mesmo antes de ser colocada no mercado. Dizem que essa é uma cerveja voltada para o público feminino. 

Cada cerveja tem sua história, por exemplo, a Capivara tem esse nome em função dos roedores que ficam as margens do rio Itajaí-Açu, dentro do perímetro urbano de Blumenau. 

Tour na Cervejaria Blumeanau em Santa Catarina

Na loja/bar você também encontra vários outros produtos com a marca da cervejaria como: camisetas, bonés, taças e objetos decorativos. Queria comprar todos, rsrsrsrs.

É possível visitar a fábrica. As visitas devem ser agendadas com antecedência. Se você como eu gosta de uma boa cerveja artesanal, vá até lá conferir. Vale a pena. 

Cervejaria Container

Você já visitou um pub em Londres?  Se você for à Cervejaria Container em Blumenau poderá falar que já conheceu um pub londrino. O lugar é incrível. 

Na entrada existe uma loja que vende não só produtos com a marca da cerveja, mas também produtos típicos de Londres. Tem até uma cabine telefônica típica, sabe aquelas vermelhas?

Cervejaria Container em Blumenau SC
Container Cervejaria de Blumenau

Fomos muito bem recebidos no local pelo Ike Ferreira, sócio da cervejaria. Ele nos contou um pouco da história da Container, que foi a primeira cervejaria inglesa do Brasil. Ela se inspirou nas cervejas inglesas Ales e Lagers. 

Ao criarem o PUB queriam que as pessoas tivessem a impressão de estar em Londres. O piso da fábrica é igual ao piso do metrô de Londres.

Se você gosta de rock, terá um motivo a mais para visitar o local. A decoração conta com várias peças, incluindo uma guitarra. 

Lá o chop é servido nas tradicionais bombas inglesas, que dão um charme ainda maior ao local. Tivemos a oportunidade de experimentar o Joke, que é um chop pilsen tradicional. Recomendo que experimente, pois é delicioso! Não só nós, mas todos adoraram. 

Durante a apresentação o Ike falou muito sobre a cerveja Wembley, que foi desenvolvida em parceria com uma cervejaria inglesa. Ela contém aromas de goiaba e açaí. Ficamos super curiosos e resolvemos experimentá-la.

Ela é super saborosa, saímos de lá com o gostinho de quero mais. Ah, uma curiosidade sobre a Wembley. Aqui no Brasil este é seu nome. Já na Inglaterra é chamada de Maracanã. 

O que fazer em Blumenau?

É possível visitar a fábrica. Como tínhamos acabado de visitar a fábrica da Cervejaria Blumenau, não visitamos a da Container, mas batemos  um papo com o Ike que nos falou muito sobre a marca, além de termos degustado as cervejas inglesas. Se for à Blumenau não deixe de experimentar também, você vai se apaixonar. 

Infelizmente não tivemos a oportunidade de ir ao Pub durante à noite. Mas lá acontecem shows de rock durante os finais de semana. Parece ser uma boa pedida. Certamente quando voltarmos a Blumenau iremos assistir um show degustando as deliciosas cervejas da Container. 

Vale do Lúpulo 

Que tal fazer sua própria cerveja artesanal? Essa é a proposta do Vale do Lúpulo. No local são vendidos vários itens necessários para a fabricação de cerveja artesanal. Além disso são ministrados cursos voltados para a fabricação de cerveja artesanal.

Achei super interessante o fato de existir lá uma cozinha comunitária, caso você queira fabricar sua própria cerveja.

Blogando no Vale Europeu no Vale do Lúpulo

Achei super interessante o fato de existir lá uma cozinha comunitária, caso você queira fabricar sua própria cerveja.

Nós tivemos a oportunidade de experimentar uma cerveja que foi produzida lá e gostamos muito. Fomos muito bem recebidos no local pelo Reginaldo Filppus que nos contou um pouco mais sobre o Vale do Lúpulo.

Ah, foi bem legal que pudemos ver uma parte do processo de fabricação da cerveja. Eu até me aventurei a mexer um pouquinho a cerveja no fogão. Fica a dica: se quiser fabricar sua própria cerveja artesanal, vá até o Vale.

Escola Superior de Cerveja e Malte

A Escola Superior da Cerveja e Malte é a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas. Lá são ministrados cursos de aperfeiçoamento, técnico, extensão, workshop, graduação e pós-graduação. Veja aqui a grade de cursos oferecidos. 

A escola não poderia escolher um destino melhor para se instalar. Em março de 2017 Blumenau ganhou o título de Capital Nacional da Cerveja.

É lá que ocorre a maior festa popular brasileira ligada à cerveja: a Oktoberfest. Acontecem ainda o Festival Brasileiro da Cerveja e a Sommerfest (mini oktober de verão). A cidade conta ainda com várias cervejarias artesanais. Se quiser saber mais sobre o esse assunto, veja o artigo Blumenau agora é a a Capital Nacional da Cerveja

Como é a Visita na Escola de Cerveja

Visitamos a Escola a convite, depois de participarmos do Evento Blogando no Vale Europeu. Ficamos encantados. A Escola ocupa uma área de mais de 2.000 m². Conta com biblioteca, laboratório de química, laboratório de fabricação de cerveja, laboratório de Homebrewer, laboratório de microbiologia e várias salas de aula.

Quem nos acompanhou na visita foi o sommelière Douglas Nunes, que foi super atencioso. Ele ficou conosco por volta de trinta minutos, tempo necessário para conhecer a Escola. 

Escola Superior de Cerveja e Malte, Visita na Escola de Cerveja
Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau

Se você quiser, saiba que é possível conhecer a escola da cerveja. Para participar de uma visita guiada simples, não é necessário fazer agendamento prévio. Basta ir à escola de segunda a sábado das 9 às 17 horas.

Mas acho que nós não nos contentaríamos só com uma visita simples. Optamos por fazer uma visita guiada com direito a degustação. Vamos combinar, né? Blumenau tem tudo a ver com cerveja!

Pra fazer a visita com direito a degustação é necessário de agendamento prévio pelo telefone (47) 3380-5200 ou pelo e-mail eventos@cervejaemalte.com.br. Menores de 18 anos podem fazer a visitação, desde que acompanhado de seus responsáveis, mas não tem direito à degustação.

Curso de Degustação de Cerveja 

A segunda parte da visita é a mais aguardada pelos amantes da cerveja. Nossa instrutora foi a sommelière Dulce Bachmann, que foi super atenciosa.

Entramos na sala abaixo e sob todas as mesas havia quatro fichas de degustação, alguns folhetos sobre a escola e um copo de água. Uma dica a água é para você tomar um gole entre uma cerveja e outra. 

Primeiramente a Dulce nos contou algumas curiosidades sobre a cerveja. Falou também sobre os ingredientes utilizados para produzir uma cerveja artesanal. Para produzir cerveja é preciso no mínimo água, malte, lúpulo e levedura. 

Achei interessante quando ela nos contou que existem hoje registrados nos guias 150 estilos de cervejas. O estilo de cerveja varia de acordo com os ingredientes adicionados. Normalmente são adicionados frutas, chocolates, arroz, milho, café, ervas, entre muitas outras coisas.

Curso de Degustação de Cerveja  Blumenau, como é a escola da cerveja em blumenau
Curso de Degustação de Cerveja  Blumenau

Fiquei impressionada ao saber que apenas 3% da população consome cerveja artesanal. Os outros 97% não fazem ideia do que estão perdendo!

Em seguida nos contou sobre as principais escolas cervejeiras e suas principais características. São elas: alemã, belga, inglesa e americana. E passamos para a melhor parte: a degustação. Fomos convidados a degustar uma cerveja de cada uma das escolas acima. Foram elas: 

  • Weiss da Schornstein – representando a escola alemã
  • Saison da Das Bier – representando a escola belga
  • Russian Imperial Stout da Bierland- representando a escola inglesa
  • Capivara da Cervejaria Blumenau – representando a escola americana

Quer saber quais as cervejas que mais gostamos? Eu (Carol) prefiro uma cerveja mais tradicional, por isso gostei mais da Weiss da Schornstein. Já o Miranda que gosta de qualquer tipo de cerveja preferiu a Saison.

Curso de Degustação de Cerveja 

Mas você está enganado se acha que degustar é simplesmente experimentar. A sommelière nos explicou o que deveríamos avaliar. Recebemos quatro fichas para anotarmos dados das cervejas que estávamos experimentando.
Ela nos ensinou como avaliar a cerveja, desde sua cor, a consistência da sua espuma, a identificar seus aromas, entre outros.

Para finalizar o curso, recebemos um certificado como participantes do Mini-Curso de Degustação de Cerveja com duração de 1 hora. Se você é como nós, fã de uma boa cerveja artesanal, então não deixe de conhecer a Escola. Vale a pena!

Bom é isso pessoal… Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Blumenau. Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário aí embaixo, responderemos assim que possível.

Mais dicas de Santa Catarina

O que fazer em Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil 

O que Fazer em Balneário Camboriú

Dica de Hotel em Blumenau com Localização Privilegiada 

Roteiro no centro de Blumenau

Blogando no Vale Europeu

Agradecemos a Márcia/Cássio do blog Casa de Doda que organizaram o Encontro Blogando no Vale Europeu com muito carinho. 

Blogando no Vale Europeu

Blogs Participantes: Tá Indo Pra OndeRetripViajante SoloTá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota Terrestre, Mapa na MãoITALIAnaMeu Destino, Relatos de Viagem, Destinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo

ApoioConvention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode, Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Hotéis, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 22

  1. Que delícia! Eu não sou a fã número um de cerveja, mas ia adorar ficar pulando de uma cervejaria pra outra fazendo degustações!

  2. Uma pena não ter conseguido participar do Blogando no Vale Europeu. Adorei o título!! Blumenau é com certeza a terra das cervejas e alem delas, a cidade tem muitas outras atrações incríveis!!

  3. Que delícia!!! Cerveja é como uma palavra mágica pra mim hahaha não sabia que tinha tanta coisa boa assim em Blumenau. Fui lá quando ainda era criança, tô vendo que já tá mais do que na hora de voltar!

  4. Uau, quanta cervejaria!! Uma mais interessante que a outra. Não sou muito chegada a cerveja, mas com certeza adoraria conhecer! Adorei as dicas ?

  5. Sou louca para ir para Blumenau justamente por causa disso: cervejas! hahaha! Adoro essas cervejas, principalmente as de trigo!
    Fiquei louca para fazer esse curso na escola superior de cervejas, nem sabia que existia isso lá! rss
    Adorei esse post, muito saboroso! haha! Passei vontade aqui! =P

  6. ahh eh bem esse tipo de post que eu gosto!! nada melhor do que apreciar a cerveja local, tem muito mais sabor ne! algumas destas tomei na oktoberfest

    1. Essas cervejas são boas demais. Se for à Blumenau, experimente as outras também, tenho certeza que você vai gostar.

    1. Bom dia Márcia, tentei colocar o máximo de informações que lembrava. Mas nosso encontro foi muito legal e cheio de atividades. Fiquei feliz que vc gostou, abçs!

    1. Bom dia André.
      É verdade a cidade está de parabéns por incentivar a cultura cervejeira.
      Obrigado por ler e comentar aqui, valeu André!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias