Como é o carnaval de Olinda e do Recife

Conteúdo

O carnaval de Olinda em Pernambuco é um dos mais famosos do Brasil. Inúmeros turistas vão para a região interessados em curtir uma das festas mais tradicionais do Brasil. Descubra aqui como é o carnaval de Olinda e também em Recife. 

Ah e quem vai dar essas dicas é minha mãe Cristiane, pernambucana, apaixonada por seu estado e também pelo carnaval. 

Aproveite para conferir nossos artigos: 

Carnaval de Olinda 

No Carnaval, Olinda se transforma para receber milhões de foliões. Suas ruas estreitas e ladeiras seculares transbordam de alegria ao som de muito frevo, troças (blocos pequenos), blocos, fantasias e os famosos bonecos gigantes.

Sábado de carnaval há meia noite o tradicional Homem da Meia Noite desfila pelas ladeiras históricas de Olinda abrindo oficialmente o carnaval. É um dos blocos mais esperados. 

O Calunga sai de Bom Sucesso percorre o Largo do Amparo, Quatro Cantos, Rua Prudente de Morais, chegando ao Bonfim. De lá, retorna ao Amparo e passa pelo Guadalupe para chegar ao Cariri, onde entrega a chave da cidade à Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. Essa é uma tradição e marca o inicio do carnaval de Olinda.

Carnaval de Olinda
Carnaval de Olinda

Quem vai para Olinda tem que ter muita disposição para subir e descer ladeiras atrás dos blocos. Durante o carnaval muitos moradores alugam suas casas para turistas, esta é uma ótima opção de hospedagem para quem quer curtir o carnaval por lá.

Ter um ponto de apoio é muito importante, pois os bares cobram para usar o banheiro e as filas são enormes. Por isso alugar um imóvel, ou se hospedar numa pousada é bem vantajoso. 

Bonecos gigantes no Carnaval de Olinda

Uma das maiores marcas do Carnaval de Olinda é os Bonecos Gigantes. Esses bonecos são representações de importantes personalidades do Brasil e do mundo. Eles desfilam pela cidade animando os foliões.

 
Bonecos gigantes no Carnaval de Olinda
Bonecos gigantes no Carnaval de Olinda

Melhores blocos do carnaval de Olinda

Os melhores blocos do carnaval de Olinda são:

  • O Homem da Meia Noite,
  • Pitombeira dos Quatro Cantos,
  • Elefante de Olinda,
  • Eu Acho é Pouco,
  • Enquanto Isso na Sala de Justiça,
  • Bloco da Saudade e
  • Bacalhau do Batata.
Carnaval em Olinda - Pitombeira dos quatro cantos
Pitombeira dos Quatro Cantos

O bloco Eu Acho é Pouco é um dos mais concorridos de Olinda, então se você procura agito e tradição, não perca esse bloco. Já acompanhei várias vezes e gosto muito. 

Algumas troças (blocos pequenos) que desfilam em Olinda tem o nome muito interessante, originais e são bem animadas.  Uma delas é “Segurucu” que surgiu de uma brincadeira onde olhavam as meninas e pensavam “Como eu quero tu” que rima com o nome do bloco.

Carnaval nas Ladeiras de Olinda

Outra troça é “Ceroula” o primeiro nome sugerido foi Cueca, mas o este nome foi vetado pela Ditadura Militar, talvez com receio que todos saíssem de cueca pelas ladeiras de Olinda. Assim, resolveram mudar o nome para ceroula.

Os Quatro Cantos em Olinda é tomada por uma multidão, principalmente quando acontece o encontro de blocos no carnaval. Ficou conhecida nos versos da música do Alceu Valença. “Nos quatro cantos cheguei e todo mundo chegou. Descendo a ladeira, fazendo poeira, atiçando o calor.”

Em Olinda o Carnaval é alegre, descontraído. Muitos vão fantasiados e não falta imaginação nem criatividade nas fantasias. A alegria é geral.Carnaval nas Ladeiras de Olinda

E não pense que termina na terça-feira, pois na quarta-feira sai o tão esperado Bacalhau do Batata. O bloco carrega como estandarte o bacalhau e outros ingredientes culinários. Foi criado por um garçom, chamado Batata, que trabalhava durante o carnaval e por isso criou o bloco para poder brincar na quarta feira de cinzas pela manhã. O Pernambucano tem muita energia sobe e desce ladeira dançando os cinco dias sem parar. O frevo, a alegria, a animação correm em suas veias.

Quem procura brincar, se divertir e gastar pouco vá para Olinda. O carnaval é feito pelo povo. Vale a pena.

Se você gosta de carnaval, deve passar um em Olinda, garanto que ficará para sempre em suas lembranças. Já passei muitos carnavais por lá e pretendo passar muitos outros, pois de acordo com o Hino do Elefante de Olinda:

“Minha Olinda é sem igual. Salve o seu Carnaval!!!!!!!!”

Carnaval do Recife

Recife é a Capital do Frevo e “frevo” significa ferver, agitar e como diz Alceu Valença: “E quando o frevo começa ninguém me segura vem ver como é…” Ninguém consegue ficar parado.

O carnaval do Recife é conhecido como o carnaval multicultural por reunir vários ritmos como o frevo, o maracatu, o caboclinho, a ciranda, o pastoril profano, o samba, o manguebeat, o afoxé, que são ritmos contagiantes.

Já pulei muitos carnavais lá, mas o último carnaval que passei no Recife Antigo me deixou ainda mais apaixonada. Fiquei encantada com a decoração da cidade e com a animação do povo. Muitos fantasiados e com sombrinhas de frevo coloridas. É contagiante!

Carnaval em Recife
Carnaval no Recife Antigo

Em Recife o carnaval começa bem antes do período oficial, pelas prévias dos blocos e bailes de carnaval. A abertura oficial acontece no Marco Zero e tem como destaque a apresentação de vários cantores consagrados como Alceu Valença, Elba Ramalho, A Nação Zumbi, Rappa, entre outros.

Quem também faz muito sucesso no carnaval de Recife é o Maestro Forró, que apresentou o frevo recifense para o Brasil e para o mundo. O maestro rege a sua orquestra de cabeça para baixo e faz questão de interagir com os foliões. É contagiante, ninguém consegue ficar parado, todos caem no frevo. Veja abaixo o Maestro Forró:

Carnaval no Recife
Carnaval multicultural no Recife

No sábado de carnaval existe a apresentação do maior bloco de carnaval do mundo: o Galo da Madrugada. O bloco que reúne mais de 2,5 milhões de foliões.

Os foliões costumam chegar muito cedo para o desfile do Galo da Madrugada. Antes das 7h o movimento já é grande. O bloco sai as 9:30 e os trios elétricos tocam até as 18:00h. Muitos foliões já saem do Galo para assistir os shows no Marco Zero. Não é necessário comprar camiseta para participar é só acompanhar a multidão. 

Quem quiser, pode comprar a camiseta oficial do Galo da Madrugada na sede do bloco, que fica localizada na Rua da Concórdia nº 984 do bairro de São José.

O desfile do Galo da Madrugada é composto de vários carros alegóricos e mais de 30 trios elétricos. Conta ainda com muitos camarotes.

Veja abaixo a quantidade de foliões que acompanham o Galo da Madrugada: 

Galo da Madrugada no Carnaval de Recife
Galo da Madrugada no Carnaval de Recife

Na segunda feira de carnaval, acontece a Noite dos Tambores Silenciosos, onde todas as nações de maracatus vão prestar homenagem aos eguns (ancestrais) no Pátio do Terço. À meia noite todos os tambores silenciam para reverenciar os seus antepassados, num espetáculo de grande emoção.

Recife possuirá ao todo mais de 50 polos de carnaval distribuídos por toda cidade. Sendo 9 centrais e  34 distribuídos pelos bairros, três infantis e seis corredores de folia, com concertos dos maestros Formiga, Duda, Nunes, Lessa e Edson Rodrigues. 

Os palcos centrais ficam no Marco Zero, Praça do Arsenal, Rua da Moeda (Polo do Samba na Moeda), Cais da Alfândega (Rec-Beat), Pátio do Terço (Polo Afro), Pátio de São Pedro, Mercado da Boa Vista, Praça da Independência (Quartel General do Frevo) e Avenida Nossa Senhora do Carmo (Concurso).

Os locais destinados à programação para as crianças são os parques Dona Lindu, Jaqueira e Parque de Santana. Procure saber da programação, na central do carnaval no Marco Zero.

Veja abaixo o Polo do Arcenal no Marco Zero com Alceu Valença:

Alceu Valença no carnaval de Recife
Alceu Valença no carnaval de Recife

O carnaval no Recife Antigo é muito organizado, com muitos banheiros químicos, barracas com comidas e muita bebida. Os shows acontecem durante à noite, portando durante o dia a melhor opção é ir para Olinda.

O frevo é uma dança linda que arrasta multidões. É uma mistura de marcha, maxixe e elementos da capoeira. Uma dança de passos complicados, muita improvisação, que misturam rodopios, gingados, passos miúdos, malabarismos entre outros. Os dançarinos utilizam ainda uma sombrinha colorida (aberta) enquanto dançam.

Frevo no carnaval de Recife
Frevo no carnaval de Recife

Os demais dias continuam com muita animação. Na terça feira, no encerramento, tem o encontro das Orquestras de Frevo, que ao amanhecer descem do palco e se misturam com os foliões.

Nunca me esquecerei do show da Elba Ramalho que assisti no Marco Zero, ela é uma grande cantora e sabe levar a multidão a loucura. Se você pretende passar o carnaval em Recife não perca o show dela, é maravilhoso!!!

Com certeza o carnaval de Pernambuco é o melhor carnaval do Brasil! Como dizia o compositor Luis Bandeira: 

“É de fazer chorar quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar 

Oh quarta feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar”

Para aproveitar o carnaval em Recife procure não ir de chinelo, principalmente no Galo, pois quando tocam o frevo Vassourinha ninguém segura os foliões e com certeza você vai perder ou quebrar seu chinelo e passe protetor solar.

Bom pessoal é isso… Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o Carnaval de Olinda e de Recife. Você já passou o carnaval por lá? Conta pra gente, vamos adorar saber!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.