A melhor forma de conhecer uma cidade é caminhar por ela. Que tal fazer um roteiro no centro de São Paulo e visitar os principais pontos turísticos da região?
O roteiro tem início pela Catedral da Sé, que ela fica localizada em frente à Estação Sé do Metrô. Você passará pelo Marco Zero de São Paulo, visitará vários lugares incluindo dois mirantes, de onde poderá ver Sampa do alto.
Confira ainda nossos artigos:
- 15 Principais pontos turísticos de São Paulo
- 10 melhores opções de hospedagem em São Paulo
- O que fazer em Holambra-SP? Melhores passeios
- O que fazer em São Paulo segunda-feira
Roteiro no Centro de São Paulo
No mapa abaixo colocamos os pontos por onde você passará neste roteiro que tem 1,9 km, mas você não caminhará tudo de uma vez. Você irá parando para conhecer os lugares citados, por isso nem sentirá que já caminhou por tudo isso.
Bom, agora vamos conhecer os principais pontos turísticos do centro de São Paulo. Mas ainda precisamos te passar outra dica: tome cuidado com os seus pertences. Nós levamos nossa câmera fotográfica nesse passeio, mas guardamos dentro de uma mochila e não ficamos dando bandeira. Ter cuidado nunca é demais.
Dica extra: Sabia que é possível fazer uma caminhada guiada pelo centro da cidade? O free walking tour é um passeio guiado em que no final do passeio você dá uma gorjeta para o guia. Já fizemos esse passeio em vários lugares do mundo e gostamos demais.
Catedral da Sé
A melhor forma de iniciar este roteiro é pegar um metrô e descer na Estação Sé, que fica bem pertinho da Catedral.
A primeira versão da Catedral, foi inaugurada no ano de 1951. No ano de 1913 foi iniciada a construção da Igreja em estilo neogótico, que só foi finalizada quatro décadas depois, sendo inaugurada em 1954. A Catedral é imponente e merece estar no seu roteiro.
Caso dê tempo, faça uma visita monitorada na cripta. A visita custa R$ 7,00 por pessoa e dura 30 minutos. Ela acontece de segunda a sexta das 9 às 11:30 hs e das 13 às 17:30 hs. Aos sábados domingos e feriados das 9 às 11:30 hs e das 13:00 às 15:00 hs.
Marco Zero de São Paulo
Bem na frente da Catedral está localizado o Marco Zero da Cidade de São Paulo, que foi construído em 1934.
O monumento é um prisma hexagonal de mármore que representa o centro geográfico da cidade. Ele é o ponto de referência para toda a ordenação numérica da cidade, quanto mais próximo do monumento, mas baixa a numeração.
Ele possui uma placa de bronze que exibe um mapa das estradas que partem de São Paulo para outros estados brasileiros.
Pateo do Collegio
Quer saber onde São Paulo nasceu? Nasceu no Pateo do Collegio, a partir da construção de uma pequena cabana de pau a pique onde se reuniram 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, com a intenção de catequizar os índios. A construção data do ano de 1554. Esta foi a primeira construção na cidade.
O Pateo do Collegio não é a edificação original, mas imita o estilo arquitetônico da época, dentro dele estão localizados dois museus: o Museu de Anchieta e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.
Centro Cultural Banco do Brasil
O prédio onde está localizado o Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB foi construído no ano de 1901 e pertence ao Banco do Brasil desde 1923. Ele fica bem no centro histórico de São Paulo, numa via hoje destinada a pedestres.
A arquitetura neoclássica do prédio foi restaurada, mantendo as características da arquitetura do início século.
Lá são apresentadas exposições, mostras de cinema entre outros. Para saber a programação disponível, acesse CCBB
O CCBB foi inaugurado no ano de 2001 e é a quinta instituição cultural mais visitada no país.
Mirante do Edifício Martinelli
Giuseppe Martinelli, imigrante italiano, decidiu construir em São Paulo o mais alto arranha-céu da América do Sul. Naquela época era comum na cidade apenas prédios de 5 andares.
A construção do prédio iniciou em 1924 projetado para ter 12 andares, mas em 1928 já eram 20 andares. Ele foi inaugurado em 1929 com 25 andares e mais 5 no topo, destinados a sua residência. O edifício impressionava não só pelo seu tamanho, mas pela rica ornamentação e pelo acabamento luxuoso.
De lá podemos ver o centro da cidade de São Paulo sob vários ângulos. É um passeio incrível que vale realmente a pena. Observe o Viaduto Santa Efigênia na foto acima e na foto abaixo o Palácio dos Correios, um imponente edifício, inaugurado em 1922, localizado no Vale do Anhangabaú.
O Edifício Martinelli é famoso por proporcionar a melhor vista do Edifício Altino Arantes, mas conhecido como prédio do Banespa, que foi construído baseado no Empire State Building. Observe nas fotos abaixo sua imponência:
Este é sem dúvida um lugar que adorei conhecer. Não deixe de visitar o local. Detalhe, chegue um pouco antes do horário pois costuma haver fila para visitar o local.
Boas notícias!!! Depois de muito tempo fechado, em abril de 2019 as visitas ao Edifício Martinelli foram reabertas. Em breve vão instalar no local um café, um museu e um bar.
Se você gosta de visitar Edifícios, talvez se interesse em visitar o Edifício Matarazzo.
A visita ao Ed. Marinelli em São Paulo está temporariamente suspensa. Acompanhe no site oficial para saber maiores informações.
Edifício Altino Arantes – Farol Santander
Mas conhecido como prédio do Banespa, o Edifício Altino Arantes foi inaugurado no ano de 1947. Teve sua arquitetura baseada no Empire State Building de Nova York. Possui 35 andares e foi considerado na época a maior construção de concreto do mundo.
Hoje o Edifício ficou conhecido como Farol Santander. Seu mirante foi reaberto para visitação, porém passou a ser cobrado.
Nós ficamos 3 horas por lá e conseguimos visitar tudo. Visitamos as três exposições que estavam tendo e também o Espaço Memória, que retrata o funcionamento de uma agência bancária em 1950.
Repare na foto abaixo e observe o prédio rosa, ele é o Ed. Martineli. Essa é a vista que temo dele a partir do Farol Santander.
A vista do mirante do Farol Santander é bonita, mas a do Martinelli é mais bonita ainda! Quer saber o motivo?
Porque no Farol Santander existe um vidro de ponta a ponta no mirante, então sua visão é a partir desse vidro. Além disso o local é pequeno. Já do Edifício Martinelli não temos nenhum vidro atrapalhando a visão e o mirante é bem maior.
Se quiser maiores informações sobre valores para visitar, confira no site oficial do Farol Santander.
Mercado Municipal de São Paulo
Pra finalizar nosso roteiro no centro de São Paulo fomos ao Mercado Municipal.
O mercado foi inaugurado no ano de 1933. Foi totalmente restaurado em 2004, ano em que ganhou um mezanino para abrigar os restaurantes. Graças a reforma o Mercadão é hoje parada obrigatória para turistas de todos os lugares do mundo.
Possui 12.600 metros quadrados e reúne comerciantes de todos os cantos da cidade. A variedade de produtos é enorme, desde frutas das mais variadas possíveis, queijos, produtos árabes, castanhas, entre muitos outros.
Você provavelmente será abordado por muitos vendedores que te oferecerão para provar as mais variadas frutas. Nós experimentamos várias! Levamos para casa uma sacola cheia.
É super famoso pelo sanduíche de mortadela. Mas já vou te avisando que ele é gigante. Da primeira vez que fui ao mercado, estávamos num grupo de 10 pessoas.
Cada um pediu um sanduíche, pois não tínhamos ideia do tamanho. Apenas duas pessoas do grupo conseguiram comê-lo todo! Fica a dica: peça um e divida com seu companheiro! Dizem que a tradição surgiu em função do Bar do Mané.
Em nossa última visita a São Paulo não comemos o sanduíche, mas comemos o pastel de bacalhau e o bolinho de bacalhau, que também são comidas bem tradicionais no local. Meu favorito é o bolinho, fica a dica!
Dica Extra: Catavento Cultural
Bom, nosso roteiro a pé pelo centro de São Paulo chegou ao fim, mas se você ainda tiver pique e quiser conhecer outro lugar bem legal, nós do Vamos Por Aí vamos deixar outra dica de passeio que amamos em Sampa.
Ah e a melhor parte é que fica a apenas 700 metros do Museu, então dá pra você ir caminhando.
Nós já levamos nosso filho duas vezes ao museu e com certeza levaremos novamente. O Catavento é um museu interativo de ciências, confira em nosso artigo tudo sobre nossa visita ao Museu Catavento em São Paulo.
Bom é isso… Nosso artigo chegou ao fim… Esperamos que tenha curtido nosso roteiro no centro de São Paulo. Vamos deixar com vocês algumas dicas de amigos nossos que também escreveram sobre Sampa:
Respostas de 29
Dicas incríveis, na próxima ida a SP seguirei diversos roteiros apresentados.
Estive recentemente em São Paulo e gostei bastante, incluindo do centro. Pena a insegurança que se sente nessa zona da cidade…
Grande abraço e parabéns pelo relato.
Amo SP! Sempre que posso, volto. Adorei o roteiro! Estou louca pra conhecer os principais pontos do centro histórico e vou seguir as suas dicas. Só tenho uma dúvida: é perigoso? Planejo ir com mais uma amiga e um amigo, mas tenho receio por tudo que ouvirmos por aí. Algumas pessoas negam, outras afirmam que é… O que você acha??
Géssica, vou à São Paulo várias vezes por ano e nunca aconteceu nada comigo. Andamos no centro com a máquina profissional dentro de uma mochila. Tirávamos as fotos e guardávamos a máquina, mas foi tudo bem. Sempre pegamos metrô na cidade, só tentamos fugir do horário de pico. Esse roteiro é super legal, você vai adorar.
Oi Gessica
O problema de São Paulo é quantidade de moradores de rua que acaba dando uma impressão ruim, porém eles não oferecem riscos, porém não recomendo andar em lugares com grande aglomeração de pessoas com a boca bolsa de forma exposta demais… evitar celulares…o centro velho e centro novo tem bastante policiamento.
Eu nunca sofri qualquer violência no centro porém quase me levaram o celular na Paulista.. então é sempre bom tomar bastante cuidado..e estar atenta sempre.
AMEI seu roteiro por São Paulo!! Você fez meu coração se encher ainda mais de saudade da minha terrinha!!
Que bom que gostou Aline! Também amo São Paulo!
São Paulo tem seus segredos e encantos! Adoro a cidade!
Que roteiro incrível. Eu só conheço o Mercadão e já fui 2x, mas faz anos e por incrível que pareça, na época nem foto eu tirei no mercado. Preciso voltar para SP para conhecer os outros pontos turísticos 🙂 Beijos
Dicas de ouro. Esse roteiro é muito bacana cheio de coisas lindas pra ver. Parabéns pelo post
Que bom que gostou, fico feliz!
Ah infelizmente na minha passagem por São Paulo não deu tempo de visitar o centro. Mas tenho certeza que deve ser um passeio muito bacana, farei da próxima vez que estiver em SP.
Fiquei louco nessas vistas do Marthinelli
Matheus, a vista é realmente linda! Quem sabe numa próxima vez você consegue visitar!
Carol, também sou contadora de números e de história rs
Gostei muito do seu post, quanto ao mirante do Banespão, sinceramente, você nem perdeu tanta coisa assim…pois antes de suspenderem a visita, funcionava da seguinte forma: primeiro tinha que ficar em uma fila quilométrica e quando chegava no mirante tinha que ficar apenas alguns minutinhos,mal dava tempo para admirar a vista e tirar fotos decentes, pois o espaço é pequeno e tinha muita gente para visitá-lo.
Vamos ver se quando retornarem tenha uma melhor organização.
Bjs e ótima semana
Simone, que bom que gostou do post! Que coincidência sermos contadoras, hein?! Bjs
Gostei bastante do roteiro. A Catedral da Sé e o Mercadão são imperdíveis!
Quero muito ir ao Mirante do Edifício Martinelli, pelas fotos parece lindo!
Juliana, a vista do edifício é realmente linda! Vale a pena!
nossa tem tanta coisa no centro de SP que nunca tinha ouvido falar! Só visitei o marco zero e a catedral da Sé, preciso voltar!
São Paulo tem tantas opções que para explorar tudo, temos que voltar várias vezes!
Adorei as dicas, especialmente a Catedral, o mercado e os doces tipicos portugueses da Casa Mathilde. Que maravilha 🙂 Obrigada pela partilha!
Maria, fico feliz por ter gostado das dicas! Os doces são deliciosos, você vai adorar!
Definitivamente, tenho de voltar novamente a São Paulo, para saborear a cidade ainda mais intensamente 🙂
Estou precisando tirar um dia para explorar minha cidade desse jeitinho que você indicou! Adorei o roteiro.
Eloah, que bom que gostou! Bjs
Olá Carol.
Morei no Brasil durante um ano e passei em SP várias vezes, a caminho do litoral paulistano e do aeroporto de Guarulhos. Pensei que iria ficar mais tempo por aí e acabei por regressar a Portugal sem conhecer a cidade. Imperdoável não é? Pode ser que as voltas da vida me levem novamente para esses lados.
Abraço
Ruthia d’O Berço do Mundo
Excelente roteiro. Muito útil e prático. Quando visitar São Paulo já sei onde ir buscar as dicas. Obrigada.
Carla, que bom que gostou! Fico feliz!
Que demais essas informações. Fiz quase todo esse roteiro recentemente, mas não sabia metade das coisas que você escreveu aqui. Só me arrependi de não ter passado no Mercado Municipal…
Mari, pena que não foi ao Mercado, mas fica para uma próxima vez!