As Lagunas de Baltinache, mais conhecidas como Lagunas Escondidas, são um conjunto de 7 lagoas salgadas localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko a 60 km de distância de San Pedro do Atacama no Chile.
As lagunas são muito belas, na verdade são muito mais do que belas! Suas águas azuis transparentes contrastam com o branco do sal de suas margens nos remetendo a um cenário de filmes, de beleza indescritível.
As Lagunas possuem alta concentração de sal. Na verdade elas possuem cerca de oito vezes mais sal do que o Mar Morto. Daí você já pode ter noção do quanto são salgadas.
Agora vamos contar para vocês como é o passeio Lagunas Escondidas, um dos melhores do Atacama.
Confira também nossos artigos:
- Laguna Colorada: Passeio de 1 dia na Bolívia, partindo de San Pedro;
- 5 Melhores passeios do Deserto do Atacama;
- Como economizar em uma viagem para o Atacama.
Tour Lagunas Escondidas
Para visitar as Lagunas Escondidas você poderá fazer o tour de um dia ou o de meio período. Nós preferimos fazer o de meio período e achei que foi suficiente.
As agências vendem esse tour combinado com outros passeios. Algumas combinam com a visita a um ônibus abandonado no meio do deserto, outras com pôr do sol na Cordilheira de Sal. Além disso não são todas as agências que vendem esse tour.
Compramos na Flamingo Travel, porém já fomos avisados que esse era o único tour terceirizado, pois não faziam esse passeio. O tour até as Lagunas Escondidas era operado pela Miscanti. Nós preferimos fechar todos os passeios numa mesma empresa e ganhamos um desconto que equivaleu a um tour.
O tour operado pela Miscanti visitava às Lagunas Escondidas e parava na Cordilheira de Sal no final da tarde para assistirmos a um belo pôr do sol.
O tour Lagunas Escondidas tinha como ponto de encontro a Farmácia Cruz Verde, localizada na principal avenida de San Pedro: Rua Caracoles. Chegamos lá às 15 horas e encontramos o guia e o restante do grupo. Saíram 3 vans da Miscanti para esse passeio. Gastamos pouco mais de 1 hora para fazer o trajeto de San Pedro até as Lagunas.
Quando chegamos, tivemos que pagar a entrada por fora. Isso é comum nos passeios realizados em San Pedro. Você paga o tour para a agência, porém eles não incluem o valor da entrada, que deve ser pagas em dinheiro no dia do passeio.
No local tem banheiro e duchas, mas como as filas são grandes, sugiro que já vá com traje de banho por baixo da roupa. Fizemos isso e não nos arrependemos.
Logo que chegamos às lagunas, o Álvaro, nosso guia marcou o horário de retorno e nos deu algumas recomendações:
- Caminhar pela área demarcada – proibido ultrapassar as pedras;
- Não mergulhar na laguna;
- Evitar molhar o rosto.
Beleza Indescritível
Para chegar até as lagunas é necessário caminhar. Porém o caminho é de uma beleza indescritível. Um misto de pedras, areia, sal e lagoas em várias tonalidades de azul.
E recomendado que esteja usando tênis, pois será mais fácil caminhar por cima das pedras.
O caminho é tranquilo, sem maiores dificuldades, porém é extenso; principalmente debaixo de um sol de rachar. Então não se esqueça de levar um boné, óculos escuro e filtro solar.
Fomos caminhando bem devagar, pois queríamos apreciar tamanha beleza. Fomos caminhando sem pressa, em direção a última laguna, que era a mais recomendada para banho.
Nadar nas Lagunas
As Lagunas possuem uma alta concentração de sal. Isso impede que o corpo afunde. Por isso acredito que o termo ideal seja flutuar e não nadar nas lagunas. Repare na foto abaixo, todo o branco que você vê é sal.
É permitido nadar em apenas duas lagunas: a primeira e a última. Grande parte das pessoas escolhe a última por ser maior e mais profunda. Segui o conselho de nosso guia e também fiz assim.
Provavelmente você já deve ter visto alguma foto nas redes sociais de pessoas em uma lagoa que não afunda.
No Atacama isso é possível aqui nas Lagunas Escondindas e também nas Lagunas Cejar. Nós não visitamos a Laguna Cejar, mas o pessoal do Blog Viajando na Janela foi até lá e contou sua experiência aqui.
Confesso que a parte mais difícil foi entrar nas lagunas, pois a água estava super gelada. Mas depois que consegui entrar não queria mais sair, pois foi super divertido.
Para entrar nas lagunas não é preciso saber nadar, pois a água te traz de volta para superfície e você flutua. É uma experiência incrível, vale muito a pena. Não deixe de colocar esse passeio no seu roteiro.
Quando você sai das Lagunas o seu corpo está todo branco, todo coberto de sal. Por isso é recomendado levar uma garrafa de água para se lavar, pois o banheiro é longe. Você terá que caminhar bastante para conseguir chegar até lá. E pode ser que seu corpo comece a coçar. Então anote a dica e leve água.
Daqui fizemos o trajeto de volta ao ponto de encontro, pois partiríamos para a Cordilheira de Sal.
Pôr do Sol na Cordilheira de Sal
Para fechar o dia com chave de ouro, paramos na Cordilheira de Sal, quase chegando em San Pedro do Atacama para assistirmos a um belo pôr do sol.
Nesse momento o guia arrumou uma mesa, com petiscos (batata chips, azeitona e biscoito), suco e pisco sour.
Ficamos por lá por aproximadamente 30 minutos, mas foi tempo suficiente para nos apaixonarmos pelo entardecer no Deserto do Atacama.
Em seguida voltamos para San Pedro e a van nos deixou no estacionamento, que estava distante 650 metros do Hostel Lickana onde estávamos hospedados.
A localização do hostel é excelente, pois é bem central, perto de tudo. Então deu tempo de irmos até o hostel, descansar um pouco antes de sairmos para jantar. Leia nosso artigo com dicas de hospedagem no Atacama.
Booking.comDicas de como se vestir para esse passeio
Acho que essa é uma das maiores dúvidas das pessoas que visitam o Atacama. Então vou compartilhar nossa experiência.
O passeio iniciou às 15 horas, então estava bem quente. Nós estávamos usando bermuda e camiseta.
O passeio finalizou por volta das 20:30. A temperatura já tinha baixado, estava fazendo frio. Na hora que paramos na Cordilheira de Sal para assistir ao pôr do sol já era necessário usar um casaco corta vento.
Levamos uma mochila com: legging, casaco corta vento, toalha de banho, lenço umedecido, álcool em gel, sorine, chinelo, lanche e duas garrafas de água mineral (uma para beber e uma para se lavar depois que sair do banho de sal…).
Informações:
- Valor do Passeio: Consulte o valor do passeio atualizado
- Duração: das 15: 00 às 20:30
- Altitude: 2.400 metros
- Incluso no passeio: petiscos e pisco sour no final do passeio
- O que devo levar: roupa de banho, toalha de banho, 2 litros água mineral (um para beber e outro para se lavar) e um casaco.
- Época do ano: passeio realizado no final de março durante o outono
Bom é isso aí. Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre as Lagunas Escondidas. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para o Atacama e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links, você não paga a mais por isso e ajuda nosso site a se manter e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!
Mais dicas
Onde se hospedar em Farellones no Chile
7 Melhores passeios de bate e volta em Santiago
Termas de Polques e Lagunas de Sal
Respostas de 12
Amei!!! Já quero conhecer esse lugar lindo, amei as fotos, o roteiro tudo. Já inclui no meu roteiro. Tem outro passeio para recomendar?
Fico feliz por ter amado as dicas! Recomendo também o Salar de Tara e as Lagunas Altiplânicas, dois lugares maravilhosos!
Que lugar mais lindo…cada vez me encanto mais com tudo por ai e espero conhecer em breve….adorei o seu relato!
Andrea, que bom que gostou do meu relato! Bjs
Carol, eu visitei as lagunas Cejar. É difícil mesmo entrar naquela água gelada, mas bem divertido. E é isso mesmo o que você disse, temos que lavar o corpo rapidamente com água doce, senão é capaz de craquelar kkkkk
Adriana, mas é bom demais né? Nos rendem ótimas lembranças. Bjs
Nossa!!!! Que lugar lindo!!!! O contraste do azul da água e o sal é perfeito. Parece paisagem de filme, fiquei apaixonada pelas fotos. Parabéns !
Obrigada! É realmente um lugar encantador!
Muito interessante essas formações.. Por um instante me fez lembrar um pouco as piscinas geotérmicas de Yellowstone nos Estados Unidos ou da região de Rotorua na Nova Zelândia. Como você falou que a agua é super gelada fiquei curioso em saber como essas piscinas naturais se formaram. Aparentemente não são de origem vulcânica, são?
Bacana! Que época do ano vocês foram? Que a temperatura da água? 🙂
OI Patti, nós fomos no final do mês de março. Nos falaram que a temperatura da água estava 18 gruas, mas como não tenho certeza, não coloquei no post. Bjs
Meu tipo de lagoa
hahahahahahaha
A paisagem dessa região (tanto Chile, quanto Bolivia e Peru) é encantadora e super fotográfica! Nao vejo a hora de meu filho crescer para que ele possa aproveitar conosco!