Descubra como são as Termas de Polques, o Sol de Mañana Geysers, o Deserto de Salvador Dali, a Laguna Blanca e outros belíssimos destinos na Bolívia, localizados na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa.
Descubra tudo sobre o tour de 1 dia pela Bolívia, que parte de San Pedro do Atacama às 7:00 e retorna por volta das 18 horas. Nosso destino seria a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa.
Se você ainda não leu nosso post Laguna Colorada, recomendamos que faça primeiro a leitura dele para só então ler este, pois esses artigos se completam. Nele contamos como contratamos o passeio, como foi o controle de imigração no Chile e na Bolívia, como são o Deserto de Salvador Dali e a belíssima Laguna Colorada.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- 5 Melhores Passeios do Deserto do Atacama;
- Como economizar em uma viagem para o Atacama.
- Principais pontos turísticos de Santiago.
Termas de Polques na Bolívia
As Águas Termais de Polques, são águas que emergem do subsolo rochoso e atingem uma temperatura entre 30 e 35ºC.
Dizem que em virtude das águas serem ricas em minerais elas fazem bem para a saúde e aliviam os efeitos da artrite e do reumatismo, além de ter efeito relaxante. Muitas pessoas vão até lá super ansiosos por banharem-se nas termas.
O guia nos deu 40 minutos para curtir o local. Como estava muito frio, não quisemos entrar nas piscinas termais. Estávamos encantados com a beleza da região e resolvemos ficar caminhando e apreciando as belezas do lugar.
Mas se você quiser é possível nadar nas termas. Terá apenas que pagar uma taxa pra usar o banheiro. Caso você seja mais corajoso do que nós, entre na piscina e nos conte como foi sua experiência.
Em seguida continuamos nosso trajeto que teria a Laguna Colorada como destino final. Ao longo do percurso fomos contemplando as belas paisagens.
Gueysers da Bolívia: Sol de Mañana Geysers
Este foi o lugar com altitude mais elevada que estivemos durante nossa viagem para o Atacama. Os Geysers estão 5.000 metros acima do nível do mar. Então é recomendado que se faça movimentos leves, para evitar os efeitos do mal da altitude.
Você sabe o que é um geyser? É uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor no ar. É um campo geotérmico. O Geyser tem extensão de aproximadamente 1 km².
No local você poderá ver bem de perto várias crateras dos mais variados tamanhos, cheias de água e lama. Muitas delas liberavam vapor e gases com odor um pouco desagradável, mas nada que não desse para suportar.
Você pode caminhar pelo local, mas não é recomendado aproximar-se muito das crateras, pois o local não é demarcado, mostrando até onde você pode chegar.
Bem diferente do que ocorre com o Geyser El Tatio no Chile, cujo local é todo demarcado e nos passa maior segurança. Os dois lugares possuem belezas diferentes, mas complementares.
O melhor horário para ver a atividade dos geyser é bem cedo, antes do nascer do sol. Fizemos isso no Chile. Mas aqui na Bolívia só conseguimos chegar lá por volta das 12 horas. Mas apreciamos bastante as belezas do local, que também é bem mais vazio que o El Tatio.
Gostamos muito de conhecer o Geyser. Ficamos lá por aproximadamente 30 minutos e continuamos nosso passeio. Mesmo o sol estando bem forte, fazia frio e ventava muito. Então não se esqueça de levar óculos escuro e casaco.
Apreciar os animais da região
Na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa vivem mais de 3.100 vicunhas. Então durante vários momentos do passeio é possível vê-las bem de perto.
Eu Sofri com o Mal da Altitude…
Dá para acreditar que por volta da hora do almoço eu comecei a ficar com uma dorzinha de cabeça. Tomei um remédio e achei que melhoraria… Pura ilusão! Já tinha lido várias matérias sobre o “mal da altitude” e também como evitá-lo. Por isso sugiro que você leia esse artigo para aprender como evitar o mal da altitude.
Eu segui a risca as instruções, mas infelizmente não deram certo comigo.
Não comi muito na hora do almoço, pois iríamos até a Laguna Colorada. Como não estava me sentindo muito bem, caminhei lentamente, não quis subir até o mirante. Fiquei somente na parte de baixo, me deslumbrando com a beleza e magnitude da Laguna, que considero um dos lugares mais lindos que já visitei.
Assim que entramos no carro com destino a Laguna Verde comecei a passar muito mal, muito mesmo. Sentia muita dor de cabeça e estômago embrulhado.
O guia me deu um remédio. Em poucos minutos comecei a vomitar. Vomitei muitas e muitas vezes. Daí pra frente fiquei “apagada”. Dormi todo o trajeto de volta e só acordava para vomitar. Só me levantei novamente na fronteira, no final do passeio.
Infelizmente, devido ao meu mal-estar não pudemos conhecer as Lagunas Verde e Blanca. Ficamos tão tristes… Mas foi a melhor decisão, pois não tinha condições de me levantar.
Ao chegarmos no Chile foi o Miranda quem começou a passar mal. Teve uma crise de enxaqueca que nos fez passar o resto do dia no Hostal.
Esse mal estar todo que sentimos quase nos fez cancelar nosso passeio do dia seguinte. Seria nosso último dia no Atacama e iríamos ao Geyser El Tatio.
Como a altitude desse passeio era de 4.320 metros, ficamos com medo de acontecer tudo novamente. Fui até a agência e falei que gostaria de trocar o passeio. Contei o motivo e fui aconselhada a não fazer isso, pelo fato das estradas do Chile serem bem melhores que as da Bolívia.
O guia me disse que muitas pessoas sentem-se mal na Bolívia pois além da altitude ser maior, as estradas cheias de cascalho fazem o carro balançar o tempo todo. Com essa conversa, não cancelamos o passeio. Decisão assertiva, pois não nos sentimos mal e AMAMOS conhecer o Geyser El Tatio.
Por isso, as fotos das Lagunas Verde e Blanca são de nossos amigos Fábio e Mônica do Blog Leve Sem Destino que estiveram por lá poucos dias antes de nossa viagem e nos cederam estas fotos. Eles fizeram o passeio completo do Salar de Uyuni. Leia aqui o post deles contando suas aventuras: Travessia de Salar de Uyuni.
Laguna Verde
A Laguna Verde é mais um dos belos cartões postais desta região. A lagoa tem uma superfície de 17 km² e tem a presença do imponente vulcão Licancabur. Sua coloração é resultado do alto teor de arsênico e cobre presentes na região. Ela está a 4.300 metros acima do nível do mar.
Laguna Blanca
A Laguna Blanca está a aproximadamente 4.350 metros acima do nível do mar. Possuí uma área de 10,9 km². Tem como característica principal a cor de sua água que é branca. Isso ocorre devido a grande quantidade de minerais presentes nela.
Laguna Colorada
Não deixe de ler nosso artigo sobre a Laguna Colorada, um dos lugares mais bonitos que visitamos. Lá tem todas as informações de como contratar o tour, quanto custou, o que levar, como estava a temperatura, como nos vestimos e muito mais.
Nós ficamos encantados com a beleza das Lagunas, do Geyser e das Termas de Polques. A Reserva Nacional da Bolívia é um lugar de belezas extraordinárias, mas achamos esse passeio muito cansativo. Você já fez esse passeio? O que achou? Divide conosco, vamos adorar saber.
Dica Extra: Se você pretende conhecer outras cidades da Bolívia, sugerimos que comece por La Paz, confira as dicas do blog A pé no Mundo sobre La Paz – o que fazer na capital da Bolívia.
Bom pessoal é isso… Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre as Termas de Polques e Lagunas da Bolívia. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Ah e se nossas dicas te ajudarão, utilize nossos links para reservar seu hotel e fazer seus passeios. Você não paga a mais por isso e ajuda nosso site. Valeu!!!
Respostas de 11
Ai, eu leio esses relatos da travessia e bate uma nostalgia enooorme!
Que saudade de toda essa experiência!
Poxa Carol, que pena que você não conseguiu curtir tudo… :/
Se já era chato sentir as dores de cabeça, quem dirá todos esse sintomas que você teve.
Mas o importante é que deu pra curtir o Chile e parte da travessia.
Beijão!
Mônica, fiquei muito triste de não ter apreciado todos os lugares do passeio, mas pelo menos matei minha vontade e conheci a Laguna Colorada. Bjs
Adoro esta paisagem da Bolívia. É uma das minhas viagens de sonho que tenho que cumprir. Adorei as fotos e o relato da viagem. Entendo te perfeitamente quando te sentiste mal pela altitude, ei já passei pelo mesmo eheheh. Abraços
Gente, que sonho! Amei as fotos e os visuais que vocês encontraram por aí. O mal de altitude não poupa quase ninguém mesmo. terrível. Ainda bem que deu tudo certo no fim. Beijos.
Alessandra, que bom que gostou de nossas fotos! Bjs
Puxa! Um passeio tão bacana, pena que passou mal!
Estou planejando ir ao Atacama em breve e fazer a excursão ao Salar do Uyuni que também passa por estes belos lugares!
Jair, faça mesmo. Tenho certeza que irá gostar!
Que delícia. Eu só conheço o Termas da Chapada dos Veadeiros e achei bem gostosinho e relaxante. Imagino que o da Bolivia tb seja incrível.
Eloah o Lugar é lindo, vale a pena conhecer
Que delícia, né? Fiz a Travessia completa pelo Salar de Uyuni, na Bolívia, começando pelo Atacama também. Esses lugares lindos que você visitou é também o primeiro dia de quem vai continuar na Reserva! Uma das coisas mais lindas que eu já vi, sem dúvidas!
Aline, fazer a travessia completa deve ser tudo de bom! Pena que não tivemos tempo suficiente. Bjs