Meus Museus Favoritos – Museus Imperdíveis para Crianças

Hoje estamos participando de uma Blogagem Coletiva da Rede Brasileira dos Blogs de Viagens – RBBV #MuseumWeek, onde vários blogueiros de viagens darão dicas incríveis de vários Museus do mundo. Vamos falar dos museus preferidos de cada um.

Quando eu estava conversando com meu marido sobre qual museu escreveria, nosso filho disse que era ele que iria fazer o post e escolheu seus 4 museus favoritos. E olha que ele já visitou muitos hein…

Então segue o post do Gabriel que tem oito anos e tem uma coluna só para ele aqui no blog. Se você não conhece, veja As Viagens de Biel

Ele não foi influenciado para escrever este post. Fez suas escolhas sozinho. Ficou curioso para saber quais os quatro museus favoritos do Biel? Lá vão eles!

1º Museu Interactivo Mirador (MIM) – Santiago Chile

Quando eu fui para o Museu MIM eu não queria ir embora de tão legal que ele era. Logo na entrada, ele tem um piano grande onde tocamos com os nossos pés. Gostei muito. 

Museu Interactivo Mirador Santiago

A parte mais legal é onde brincamos de fazer bolhas de sabão. Tem uma parte onde a gente entra dentro da bolha. Fazemos bolhas de todos os tamanhos. As gigantes são as mais legais. Foi muito divertido.

Eu também gostei de construir uma casa. Você tem várias coisas para fazer: pegar os materiais e colocar no carrinho, usar o guindaste para levar os materiais para cima ou construir a casa, colocando os tijolos na parede. Eu fiz de tudo um pouco. No final todo mundo tem que desmontar a casa e deixar tudo no lugar. Eu gostei muito de usar o guindaste.

Tinha uma esfera que gerava eletricidade, quando você encostava nela a eletricidade ia para sua mão e não dava choque.

Museu Interactivo Mirador Santiago

Eu fiz uma experiência incrível: deitei numa cama de pregos e não fiquei com medo.

Museu Interactivo Mirador Santiago

 

Dica: fique muito tempo no museu, para conseguir conhecer tudo. Eu não consegui e quero voltar. 

2º Museu da Imaginação – São Paulo

O museu da imaginação foi muito legal para mim. Ele tinha uma sala cheia de bolas e eu fiquei tentando encostar nela, mas não consegui. A tia disse que tinha uma bola no chão e eu fui correndo tentar encostar nela. Tinha uma parte que você tinha que fazer as bolas girarem no seu tempo e o meu é muito rápido.

Museu da Imaginação

Na outra sala tinham muitas artes das obras de Picasso. A tia fazia muitas perguntas. Perguntava o que era feito de papel machê e a gente tinha que procurar. Foi super legal.

Meus Museus Favoritos

Na última sala eu podia fazer o que quiser, brincava em todos os lugares. O brinquedo que mais gostei foi a oficina de música, pois ela parecia uma gravadora de verdade.

Museu da Imaginação

Dica: chegue cedo para aproveitar muito o passeio.

Para saber mais sobre o Museu da Imaginação veja Museu da Imaginação: Passeio Imperdível com Crianças

3º Museu Catavento – São Paulo

Minha mãe achou o Museu Catavento igual ao MIM, mas eu não achei. Só vi uma coisa igual, o brinquedo de bolhas de sabão. O Catavento é muito legal. Do lado de fora do museu tinha um brinquedo para nos comunicarmos, tipo brincadeira de telefone sem fio. Mas esse tinha fio e era super longe um do outro. Eu e minha prima brincamos muito. 

Meus Museus Favoritos

Na parte dos biomas, não deixe de brincar num tanque de areia colorida, pois os biomas vão se modificando na medida que você meche na areia. 

Museu Catavento São Paulo

A parte mais legal do museu é o engenho. Lá tinha uma máquina que quando nós encostávamos nela nosso cabelo ficava arrepiado. Minha vó ficou super engraçada. 

Museu Catavento São Paulo

Uma dica importante é ir ao museu nos finais de semana, nas férias ou nos feriados, pois as oficinas só funcionam nestes períodos. Eu fiquei com muita vontade de participar do Estúdio de TV, mas não estava funcionando.  

Para saber mais sobre o Catavento, veja Museu Catavento Cultural em São Paulo.

4º Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

O museu do amanhã foi incrível. Tinham muitas coisas legais para fazer. Ele fala sobre o universo e sobre o futuro humanidade.

Museu do Amanhã - Rio de Janeiro

O museu é interativo e em todo lugar tinha um computador com um jogo ou uma informação diferente, que falavam sobre o meio ambiente, também um sobre sua alimentação e sobre o futuro da humanidade.

Meus Museus Favoritos

Quando você entra no museu te entregam um cartão digital para você interagir com o museu e depois você recebe na sua casa algumas coisas que fez por lá. Minha mãe fez um teste e deu que ela era uma hippie desplugada e chegou no e-mail dela o resultado:

Museu do Amanhã

Meus Museus Favoritos

 DICA: chegue cedo porque tem muitos visitantes e compre o seu ingresso pela internet para não pegar filas.

Para saber mais sobre o Museu do Amanhã veja Museu do Amanhã: Passeio Imperdível no Rio de Janeiro.

Espero que tenha gostado das escolhas do Biel, sobre museu para criança. Convido você a conhecer também os museus favoritos dos nossos amigos blogueiros: 

Blogs Participantes:

Uma Viagem Diferente – 4 Museus Imperdíveis em Florença
Gastando Sola Mundo Afora – Museo de Arte Precolombino de Cuzco
Destino Compartilhado – Museu Lasar Segall
MEL a Mil pelo Mundo – Museo de Ciências Naturais de Madrid
Sonhando em Viajar! – Catetinho, em Brasília, Brasil
Comendo Chucrute e Salsicha – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires
1001 Dicas de Viagem – Museu Histórico de Berna, Suíça

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!  

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Dia do Consumidor 728x90

Sou estudante e Blogueiro mirim, tenho 7 anos e gosto de rock, estudar e viajar porque eu encontro minha família e aprendo coisas novas, me divirto muito e escrevo sobre atrações imperdíveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

45 Comentários

  1. cynara00 disse:

    Meus meninos também adoraram o Catavento, o Museu do Amanhã está em nossos planos, tenho visto muita coisa legal sobre ele e esse post reforça ainda mais as expectativas.

  2. Gente, que tanto de museu criativo!! Quero deitar nesse trem de agulha também, será que pode?! rs..

  3. O Biel escolheu um museu que eu tenho MUITA vontade de ir desde quando fiz especialização em Divulgação Científica (ou seja, hááááá muito tempo). É o Catavento… Parece ser realmente muito show. Não conhecia o de Santiago e também fiquei com vontade de passar lá quando for de novo…
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

  4. Cyntia Campos disse:

    Adorei! Ainda não conheço nenhum desses museus – coisa de quem não tem filho. Mas adoro museus interativos

  5. Ana e Biel, que graça de post! Fico muito feliz das crianças terem a oportunidade de aprender, brincar e se divertir em museus ! Belas dicas, parabéns!

  6. Ah, que delícia. Tão legal influenciar as crianças desde pequenos a apreciar passeios culturais. Amei!

  7. Que museus legais!! Dicas anotadas para levar o meu pequeno!

  8. Ludmila disse:

    O Gabriel já sabe o que gosta! É isso aí! O importante é se divertir!

  9. Que fofo seu menino querer escrever o posto, parabéns, Gabriel, adorei suas dicas! Não conhecia o Museu da Imaginação, que bacana parece ser.

  10. Zudi Dadalt disse:

    Que legal! Meus filhos também gostaram desses museus, mas que pena que não conhecemos MIM quando estivemos em Santiago. Agora vamos ter que voltar…

  11. Que museus mais divertidos! Adoro museu interativo!

  12. ferscafi disse:

    Que legal que foi o filho que fez o post! hehehe E eu não conheço nenhum desses museus ainda…

  13. Que divertido devem ser estes museus! Parabéns pelo texto, Biel!

  14. Junior disse:

    Muito legal e cheio de dicas este post! O legal destes museus citados pelo Gabriel é a interatividade que nos ajuda a perceber de outra forma o nosso mundo e além de tudo é divertido. Parabéns Gabriel continue nos encantando

  15. Muitos museus bacanas, hein? Infelizmente não conseguimos visitar o Museu do Amanhã… (snif). Mas, dessa lista, fomos ao Catavento e a família toda adorou!!!

  16. Jadna M. disse:

    Todos parecem muitooo divertidos! Como resistir a interatividade? Impossível!

  17. Estela disse:

    Que bacana! Como sou de São Paulo, fiquei com mais vontade de ir a estes dois que você favoritou! Acredita que ainda não fui? Agora vou! O Itinerário de Viagem adorou o post! bjs

  18. Carolina disse:

    Lembro de visitar o Catavento quando ainda era bem pequena com a escola e gostei muito! É um dos meus preferidos de SP.

  19. dedonomapa disse:

    Amei o relato e vou guardar nos favoritos! Tenho filhos e esses museus são fantásticos para ir com eles. Cultura é um investimento para se fazer desde cedo, e sempre! Abraços!!

  20. Viajento disse:

    Adoro esses museus cheios de interatividade!

  21. Nossa, não conheço nenhum dessa lista =/
    Já passei em frente ao Museu do Amanhã mas não entrei.
    Preciso !
    Obrigado por compartilhar

  22. Mari Dutra disse:

    Que bacana! Fiquei curiosa para conhecer o Museu da Imaginação em São Paulo. Parece ser uma experiência muito diferente.

  23. Que legais as dicas do Biel! Também tenho um menino de 8 anos e já imagino ele aproveitando as sugestões, hehehe. Vocês já foram em Medellín? Quando forem, tem um lugar imperdível pro Biel: o Parque Explora. É um dos museus de ciência mais legais que já conheci! Falei dele neste post: https://www.mochileza.com/6-motivos-para-conhecer-e-curtir-a-medellin-pos-pablo-escobar/

    Parabéns pelo post! 😀

  24. Lulu Freitas disse:

    Adorei conhecer o Museu Catavento em SP. O Museu do Amanhã achei uma passeio super legal (como carioca sou suspeita rsrs). Ótimas dicas.

  25. Gente que fofura! Biel, vc tá arrasando! Adorei seu post e suas dicas! Fiquei super curiosa pra ver os biomas na área (a Bióloga aqui não se aguenta!). Beijos e parabéns pelo post!

  26. Mariana Bueno disse:

    Adorei a dica do Chile. Estou indo em agosto e com certeza vai entrar no roteiro. Eu sou uma criança grande e esses de SP também sou louca pra conhecer. E o Museu do Amanhã é mesmo muito legal!

  27. Muito bom!! Quero conhecer todos e experimentar essa cama de pregos!!

  28. Adoramos a ideia de ver os Museus pelo olhar de uma criança. E o poder de interagir faz toda a diferença. Parabéns pela iniciativa.

  29. Erval disse:

    ótima lista. Fiquei curioso com o Museu da Imaginação…preciso visitar!

  30. Gabriel você é o máximo!!! Continue assim que sua cultura será espetacular! Parabéns aos pais pela forma como educam o Gabriel e pelas dicas do post, adorei!

  31. Marina disse:

    Biel suas dicas ficaram ótimas! Eu adorei conhecer o MIM, realmente fez uma boa escolha. O Museu do Amanhã também é top! Quero conhecer os outros.

  32. cristiane disse:

    Gabriel adorei suas dicas e concordo com vc. O MIM é d++++++ , nem percebi o tempo passar e nem queria ir embora. Parabéns! Esse blogueiro mirim esta cada dia melhor.

  33. adriramos disse:

    Só conheço o Museu do Amanhã, preciso conhecer os outros.