Como é o Museu da Imaginação em São Paulo

Conteúdo

Museu da Imaginação em São Paulo é um passeio imperdível para quem visita a cidade com crianças. A proposta do museu é incrível. Lá as crianças serão convidadas a tocar em tudo, a explorar sua imaginação e fazer o que mais gostam: BRINCAR! 

A visita ao museu é guiada e você pode permanecer por lá o tempo que quiser. Recomendo que reserve em torno de três horas, para que as crianças aproveitem bem a visita. 

A Lilian foi nossa guia e durante todo o percurso deu asas a imaginação do Biel que estava com 8 anos e da Silvia que estava com 5 anos. E eles simplesmente AMARAM!

ATENÇÃO!!! O Museu da Imaginação acabou de ser reinaugurado em novo endereço, com novas atrações o que promete muitos momentos de diversão em família. Estamos doidos para conferir como ficou o museu após a mudança de sede.

Museu da Imaginação em São Paulo
Museu da Imaginação em São Paulo

Aproveite para conferir nossos artigos:

Como é o Museu da Imaginação em São Paulo

Como o museu é interativo, após uma breve explicação da Lilian, os pequenos foram estimulados a andar e tocar em tudo. Durante toda a brincadeira aprenderam muito, explorando os sentidos da visão, audição e tato.

Em alguns momentos tiveram que ver, em outros escutar e depois tiveram que pegar nos objetos. 

Exposições do Museu da Imaginação em São Paulo

As exposições do Museu da Imaginação são transitórias. Quando visitamos o Museu as exposições em cartaz eram Pequenos Construtores, Descobrindo Van Gogh e Mergulhando com Monet. Vamos falar um pouquinho sobre elas.

Mas atenção, quando você visitar o museu, pode ser que sejam outras exposições.

Pequenos Construtores

Nesse espaço, as crianças são incentivadas a utilizarem sua criatividade e coordenação motora para construírem tudo o que quiserem e conseguirem. Para isso utilizarão blocos de espuma, carrinhos de mão e outras ferramentas. 

Aqui as crianças serão transformados em pequenos construtores. Bom demais né?!

Descobrindo Van Gogh

Nessa exposição os pequenos são estimulados por meio de sensações e investigações e entrarão em contato com o universo da arte de Van Gogh. São aquarelas, brilhos, cores, luzes e bolhas nos convidando a fazer parte do universo, da magia, da imaginação e inspiração do artista.

Mergulhando com Monet

Nessa exposição os visitantes são convidados a investigarem as possibilidades do imenso espaço negro onde linhas e contornos refletem as “nymphéas” de Claude Monet, na imensa parede elíptica da L’orangerie em Paris.

Como foi nossa Visita ao Museu da Imaginação

Quando fomos ao Museu da Imaginação, as exposições eram outras. Elas são alteradas de vez em quando, mas a proposta por traz delas segue uma mesma filosofia e valem muito a pena. 

Participamos da Exposição Ora Bolas, Sala das Esferas e Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles. Confira abaixo como foi nossa experiência: 

Exposição Ora Bolas

Exposição Ora Bolas no Museu da Imaginação em São Paulo
Exposição Ora Bolas

Começamos nossa visita ao museu por esta exposição. Em uma sala escura estão penduradas diversas bolas azuis, vermelhas e amarelas no teto.  Elas sobem e descem o tempo todo. E as crianças passam a imaginar o que são aquelas bolas, para que estão ali. A Lilian pergunto para o Biel o que ele achava que eram aquelas bolas e ele respondeu: “Acho que é o Sistema Solar”. 

Durante todo o tempo em que permanecemos na sala, nossa guia fez várias perguntas para os meninos e conseguiu entrar no mundo da imaginação deles. 

Sala das Esferas 

Sala das Esferas no Museu da Imaginação em São Paulo
Sala das Esferas

Já posso adiantar que amei a proposta desta sala. Aqui é apresentada um releitura da obra de Pablo Picasso, feita pelos artistas Paulo Mercadante, Ninetta Rabner, Adriana Rizkallah e  Norma Grinberg.

Logo que chegamos à sala, a Lilian falou para os meninos explorarem o lugar e encontrarem coisas que fizessem barulho. E eles fizeram a maior bagunça. Pegaram em tudo. Acho que não teve nada que escapou do Biel e da Silvia. Exploraram todos os cantinhos da Sala das Esferas. 

Depois a Lilian fez uma brincadeira super legal com eles. Pediu que fechassem os olhos, escutassem um barulho e dissessem o que aquele som lembrava. Foi super divertido.

O Biel disse que o barulho era de uma ampulheta; já a Sílvia disse que o barulho era de uma panela fritando. Quer saber que barulho era? Era o barulho das areias de uma praia. Ficamos encantados com as repostas dos meninos, viu como foram estimulados a imaginar?

Como é o Museu da Imaginação em São Paulo
Museu da Imaginação

Em seguida a Lilian convidou o Biel para ler um texto escrito na parede por Bel Lacaz.

Ela convida os visitantes a entrarem no mundo de Paulo Mercadante que desconstrói fotografias, Ninetta Rabner que usa a pintura para mostrar seu estudo das obras, Adriana Rizkallah que preenche o espaço da sala com enormes bolas coloridas de papel machê e a leveza das cerâmicas de Norma Grinberg.

O Biel foi lendo linha por linha do texto e convidado a procurar os objetos que foram pintados por aquele artista. Foi super divertido. Ao entrar nesta sala já me apaixonei pela proposta do museu: levar as crianças a imaginar e brincar. Foi isso que meus pequenos fizeram nesta sala. Amei!

Sala das Esferas no Museu da Imaginação
Museu da Imaginação

Exposição Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles

Exposição Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles
Exposição Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles

Infelizmente quando visitamos o Museu, essa exposição ainda não estava funcionando. Ela iria ser inaugurada na semana seguinte. Mas pude entrar e tirar algumas fotos. A exposição retrata a união do lifestyle do skate com a arte contemporânea.

Como tudo no museu esta exposição também leva as crianças a imaginar. Alguns skates ficam suspensos em cabo de aço e trazem várias imagens que representam o espaço sideral, como explosões de luz, buraco negro e galáxias.

Atração Fixa do Museu da Imaginação: Espaço das Estações

Espaço das Estações Lúdicas no Museu da Imaginação em São Paulo
Espaço das Estações Lúdicas

Saindo das exposições, todos os visitantes são levados ao Espaço das Estações Lúdicas. Esse espaço é permanente no Museu da Imaginação em São Paulo. 

Só de entrar nesse espaço já sabia que daria trabalho tirar os pequenos de lá. É um espaço que convida as crianças a brincar como antigamente. Meus pequenos já foram correndo para a casa na árvore. 

Achei a proposta desta casa na árvore super legal. Você está vendo este cano transparente na foto abaixo? Reparou que o Biel esta colocando sua mão dentro dele? Ele estava colocando um pano bem fininho dentro do cano, que é sugado e sai voando por cima da casa. É super divertido.

A Silvinha se divertiu muito ali. Nos panos estão desenhados borboletas, folhas, pipas… Esse brinquedo realmente é um passeio pelo mundo da imaginação. 

Espaço das Estações Lúdicas
Museu da Imaginação

Existe também uma estação de música, com microfone, bateria, guitarra, violão e teclado para as crianças tocarem. O mais legal é que para escutarem o som por elas produzido, tem que usar os fones de ouvido. Como meu filho quer ser um astro do rock, é lógico que ficou bastante tempo por ali. 

Ele também adora games e desafios. Adorou ter que pedalar em equipe para vencer o desafio: ajudar os personagens a atravessar uma ponte. Aqui é retratada a importância do trabalho em equipe.

quanto custa o ingresso para o museu da imaginação em São Paulo
Espaço das Estações Lúdicas

Outra atividade em equipe que achei super interessante foi a “O poder das águas”. Nela as crianças aprendem sobre o poder das águas na geração de energia. Elas tem que ficar apertando firme as pistolas e mirando nos geradores de energia. A medida que eles rodam a energia é produzida as luzes laterais do brinquedo se acendem. 

Está vendo na foto abaixo a Silvinha e sua mamãe olhando dentro dos cubos laranja? É uma brincadeira super divertida. Dentro de cada cubo encontramos os olhos de um animal diferente. 

Espaço das Estações Lúdicas
Museu da Imaginação

Perdi as contas de quantas vezes eles brincaram na Estação das Bolas Malucas. A Silvinha não queria sair de lá.  As crianças podem interagir com bolas gigantes penduradas no teto e circular pelas redes flexíveis presas nas paredes. Diversão garantida. 

Museu da Imaginação São Paulo
Museu da Imaginação

Quer conhecer todas as atividades disponíveis na Estação Lúdica, então entre no site Museu da Imaginação e descubra. Dividi com vocês os lugares que meus pequenos mais gostaram de brincar. Já adianto que saíram de lá chorando, pois não queriam ir embora.

Dica para aproveitar melhor sua visita: 

Para conferir tudo o que vai rolar no Museu da Imaginação em São Paulo, entre no site do museu e confira a programação com todas as oficinas previstas. Existem várias tipos de oficinas, dentre elas:

  • Cartões postais;
  • Bonecos em miniatura;
  • Grafite;
  • Fantasia, entre outras. 

Tente também visitar o museu durante a semana, e de preferência pela manhã, pois não pegará o museu tão lotado como acontece aos finais de semana. 

Informações sobre o Museu da Imaginação

  • Site: Museu da Imaginação
  • Endereço: Rua Virgílio Wey nº 100
  • Horário de Funcionamento: de terça a domingo e feriado em dois períodos de atendimento: das 08:30 às 13:00 e das 14:00 às 18:30.

Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre o Museu da Imaginação em São Paulo. Você já foi ao museu? Gostou? Conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário logo abaixo! Confira agora dicas de hospedagem na cidade.

Dica de Hospedagem em São Paulo

Acertar na localização do hotel facilita e muito a viagem, né? Pensando nisso, sugerimos que escolha um hotel nas proximidades da Avenida Paulista. Escolhemos nos hospedar no Ibis Paulista, que é um hotel econômico de ótimo custo benefício. Veja nosso post contando tudo sobre o hotel IBIS Paulista.

Ibis Paulista

Na região também existem muitos outros hotéis, como o Meliá PaulistaTransamerica Executiva Paulista que acomodam até 4 pessoas no mesmo quarto e o Blue Tree Paulista, que acomoda até 3 pessoas. Ressalto que não nos hospedamos nestes hotéis para darmos nossa opinião sobre os serviços prestados. Porém a localização é ótima. 

A Avenida Paulista é recheada de atrativos. Confira aqui um Roteiro Completo na Avenida Paulista.

Mais Dicas de Viagens

Roteiro de 5 dias em São Paulo com Crianças

10 Melhores lugares para viajar em junho no Brasil

Por que levar seu filho à Casa das Ideias em São Paulo

Inventolândia: O Museu das Invenções em São Paulo

Cidade da Criança: O 1º Parque Temático do Brasil

Segue a gente!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

25 respostas

    1. O Museu é realmente incrível, mas seu foco principal são as crianças. O MIM tinha várias atividades que envolviam também os adultos.

  1. Adorei! Não conhecia e com certeza irei recomendar para os amigos com crianças. Muito legal que eles incentivem os pequenos a brincarem e explorarem o ambiente! Achei muito legal também eles chamarem de Museu, para ajudar as criança a assimilarem desde cedo esse tipo de lugar 🙂

  2. Que museu diferente!!! Ainda não o conhecia… E deve ser incrível visitá-lo com crianças… Elas devem aproveitar muito!!!

  3. Muito interessante e bem-feito este museu. Vou passar para o meu irmão, que tem filhos. Só achei o preço caro, ainda mais pra quem tem mais de duas crianças, como é o caso dele. Acho que SP deveria fazer uma cartão que valesse para vários museus e também colocar um dia de entrada gratuita

  4. quanta coisa legal para as crianças, eu ia fica maluca se fosse novinha ali aheuahea muito legal o nome da sala ora boolas

  5. Que passeio incrível! Adorei. O preço é um pouco acima dos museus mas tenho certeza que deve valer a pena. Uma excelente dica para quem viaja com crianças!

  6. Muito legal, especialmente por ensinar as crianças a interagirem com museu e gostarem!
    Só achei o preço um pouco salgadinho para famílias 🙂
    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados