10 Melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil

Conteúdo

Quer viajar em janeiro e não sabe pra onde? Então confira a lista que preparamos com os 10 melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil. Tem opções para todos os gostos!!!  

Janeiro é o auge do verão, estação do ano preferida de quem adora dias ensolarados e uma bela praia… Por isso reunimos aqui várias delas!

Janeiro é um mês perfeito para viajar para o Nordeste, pois os dias serão quentes, com muito sol e quase sem chuva. Já nos Estados do Sul e Sudeste, costuma chover nessa época do ano… Leve em consideração esses fatores antes de decidir o destino de sua viagem.

Outra informação importante é que janeiro é a época de altíssima temporada no Brasil, especialmente na primeira quinzena por conta do Reveillón e das férias escolares.

melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil

Quer descobrir os melhores destinos para viajar no Brasil? Confira nosso espaço “PRA ONDE VIAJAR” e descubra os 10 melhores lugares para viajar no Brasil nos meses de:



Pra onde viajar em janeiro?

Janeiro começa com a virada do ano… A festa de Reveillón atrai uma infinidade de turistas às praias brasileiras, por isso se você pretende viajar nessa época do ano, é necessário planejamento.

Não deixe para organizar sua viagem em cima da hora. Tente planejar tudo com 90 dias de antecedência, assim garantirá as melhores tarifas para sua passagem e também para sua hospedagem.

Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Arraial D’ajuda são alguns dos destinos mais cotados para viajar no Reveillón, por isso começaremos nossas dicas por eles.

Ah e plataforma Booking realizou uma pesquisa com seus usuários e revelou os destinos mais procurados para viajar nas férias de final de ano. Vai lá conferir, pois alguns deles estão nessa seleção.

1. Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro segunda-feira
Rio de Janeiro um dos melhores lugares para viajar em janeiro

O Rio de Janeiro encabeça a lista dos melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil. É sem sombra de dúvidas o destino mais procurado pelos turistas, interessados em passar o verão no estilo “Rio 40 graus”.

O Rio de Janeiro tem a festa de Reveillón mais tradicional do Brasil, com sua belíssima queima de fogos e shows pela madrugada a dentro. É o destino brasileiro mais cotado para viagens nesta época do ano.

A cidade fica lotada não só nas festas de Ano Novo, mas durante todo o mês de janeiro. Então se você pretende passar suas férias por lá, compre sua passagem aérea e sua hospedagem com antecedência, para conseguir as melhores tarifas.

Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Estádio do Maracanã, Praia de Copacabana são alguns dos principais pontos turísticos do Rio, que devem estar no roteiro de quem visita à cidade.

Se você viajar para o Rio de Janeiro com crianças, a cidade tem ótimas opções como o Espaço da Marinha, onde poderão entrar num submarino de verdade. Vale a pena.

  • Temperatura: entre 24° e 29°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 184 mm – provavelmente choverá.
  • O que fazer: roteiro no Rio de Janeiro

2. Florianópolis em Santa Catarina

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis

Florianópolis é também um dos destinos mais cotados no Brasil para curtir o Reveillón e também super procurado para viajar em janeiro. Nessa época do ano a cidade costuma receber inúmeros turistas não só do Brasil, mas também de países vizinhos da América do Sul.

É um destino que reúne belíssimas praias, trilhas, uma vida noturna agitada, inúmeros bares e restaurantes que prometem momentos de muita diversão. Não é a toa que a cidade é conhecida como Ilha da Magia.

Florianópolis tem 43 praias, dá pra acreditar? Difícil será escolher algumas para conhecer… Mas vamos te ajudar nessa missão, coloque no seu roteiro a Praia da Lagoinha, a Praia dos Ingleses, a Praia da Joaquina e Jurerê.

Além das praias, Florianópolis possui belas trilhas e áreas naturais para explorar. A Trilha da Lagoinha do Leste, por exemplo, oferece uma caminhada cênica até uma praia isolada. Uma passeio incrível. Anote a dica e inclua no seu roteiro.

  • Temperatura: entre 22° e 27°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 183 mm – provavelmente choverá

3. Salvador na Bahia

Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador na Bahia
Salvador um dos melhores destinos para viajar em janeiro

Salvador é uma das cidades mais antigas da América e por isso é um destino perfeito para quem pretende reunir praia e história numa mesma viagem.

Salvador é também um dos melhores lugares para viajar em janeiro, por conta do Reveillón e também da Festa do Senhor do Bonfim.

A Lavagem do Bonfim de Salvador é uma das mais importantes e tradicionais do mundo!!! São vários dias de festa com uma vasta programação.

Estando em Salvador vale a pena conhecer o Pelourinho, que é um de seus principais pontos turísticos. Uma boa pedida para conhecer o local é fazer um free tour pelo centro histórico , vale muito a pena. 

Outros lugares imperdíveis para quem visita Salvador são o Farol da Barra, o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e suas praias.

  • Temperatura: entre 25° e 27°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 65 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.
  • O que fazer: melhores passeios e praias em Salvador.

4. Arraial D’Ajuda na Bahia

Vista da Praia de Pitinga em Arraial D'Ajuda
Praia de Pitinga em Arraial D’Ajuda: um destino perfeito para viajar em janeiro

Arraial D’Ajuda é um vilarejo encantador, localizado entre Porto Seguro e Trancoso na Bahia, um dos melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil.

Arraial é um destino que reúne belíssimas praias, parque aquático e uma infinidade de bares e restaurantes.

As praias de Arraial d’Ajuda são suas principais atrações. Não deixe de conhecer a Praia de Pitinga, a Praia de Araçaípe e a Praia de Mucugê. Para quem procura agito, a Praia de Mucugê é o local ideal… mas para quem pretende admirar belas paisagens a de Pitinga é a escolha certa.

Em Arraial fica também o Eco Parque, um parque aquático cheio de tobogãs, piscinas e muitas atrações, localizado à beira mar. Não deixe de conhecer.

  • Temperatura: entre 23° e 30°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 97 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.
  • O que fazer: melhores passeios em Arraial D’ajuda

5. São Miguel dos Milagres em Alagoas

melhores destinos para viajar em janeiro no Brasil
São Miguel dos Milagres um dos melhores destinos para viajar em janeiro

São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais procurados de Alagoas, pois conta com praias belíssimas. Fica localizado entre Maceió e Maragogi, estando a 95 e a 70 km de distância destes destinos, por isso é possível aproveitar a viagem e conhecer os 3 lugares.

São Miguel dos Milagre s fica na Costa dos Corais, uma área de grande beleza natural e importância ecológica. A região é famosa por suas praias paradisíacas, águas cristalinas e recifes de coral, o que a torna um destino turístico popular.

A região possui praias de tirar o fôlego, como a Praia do Toque, a Praia do Riacho, a Praia do Patacho e a Praia de São Miguel dos Milagres. São lugares tranquilos e com cenários deslumbrantes, ideais para relaxar e desfrutar do mar.

Devido aos recifes de coral que se estendem ao longo da costa, há várias piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Essas piscinas são perfeitas para mergulho com snorkel e observação da vida marinha.

É um destino perfeito para viajar em janeiro, pois você curtirá dias quentes, super ensolarados e um mar azul com águas cristalinas.

  • Temperatura: entre 25° e 27°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 69 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.

6. Porto de Galinhas em Pernambuco

Mergulho em Porto de Galinhas
Mergulho em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma das praias mais procuradas no Brasil para viajar em janeiro, principalmente por famílias que viajam com crianças.

O vilarejo de Porto de Galinhas é super charmoso, conta com uma vasta rede hoteleira e belíssimas praias, com águas calmas e deliciosas piscinas naturais.

As piscinas naturais são o principal atrativo de Porto de Galinhas. Durante a maré baixa, é possível fazer passeios de jangada até as piscinas formadas pelos recifes de coral, onde os visitantes podem mergulhar e observar uma grande variedade de peixes coloridos e vida marinha.

Um dos passeios mais tradicionais de Porto de Galinhas é o passeio de jangada para as piscinas naturais. Os jangadeiros locais guiam os visitantes através das águas rasas até as piscinas, compartilhando informações sobre a fauna e flora local. Não deixe de viver essa experiência.

Porto de Galinhas também oferece uma vida noturna animada, com bares, restaurantes e lojas que ficam mais ativos durante as temporadas de alta visitação. A culinária local é rica em frutos do mar e pratos regionais.

7. Fortaleza no Ceará

onde ficar em Fortaleza: melhores bairros e dicas de hotéis
Pra onde viajar em janeiro: Fortaleza no Ceará

Para quem procura um lugar para viajar em janeiro com praia, parques aquáticos e muito agito Fortaleza é o destino perfeito.

Famílias que viajam com crianças adoram Fortaleza, pois além de curtir praia é possível também se divertir no Beach Park, que é um dos melhores parques aquáticos do Brasil.

As barracas de praia da Praia do Futuro são um show a parte, como a Croco Beahc e o Chico do Caranguejo, que possuem até parque aquático infantil, com piscina e tudo. Além de música ao vivo e uma comida deliciosa.

Estando em Fortaleza é possível conhecer as belíssimas praias do Ceará localizadas nos arredores da cidade, como Morro Branco, Lagoinha e Águas Belas.

Para quem tem tempo, é possível ainda aproveitar e dar uma esticadinha até Jericoacoara, um destino ímpar, que é considerado um dos melhores do Brasil.

8. Foz do Iguaçu no Paraná

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino famoso por abrigar as belíssimas Cataratas do Iguaçu, que foram eleitas como uma das 7 maravilhas naturais do mundo e que foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

As Cataratas são belíssimas e no mês de janeiro ficam ainda mais belas, pois seu volume de água está maior por conta das chuvas.

Além das Cataratas do Iguaçu, o destino conta com outra atração que está incluída no Guinness Book – o livro dos Recordes – que é a maior usina hidrelétrica do mundo em operação. Você já sabe de quem estamos falando? Da Usina de Itaipu.

A cidade é um destino ímpar!!! Pois em uma mesma viagem é possível conhecer a Argentina e fazer compras no Paraguai. Bom demais né?

9. Guarapari no Espirito Santo: um dos melhores lugares para viajar em janeiro

Pra onde viajar em janeiro Guarapari ES
Guarapari um dos melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil – foto Depositphotos

Guarapari é um dos principais destinos de verão do Espírito Santos. A cidade é famosa por suas praias com águas cristalinas e areias finas. Algumas das praias mais populares são a Praia da Areia Preta, Praia do Morro, Praia dos Padres, Praia das Castanheiras e Praia de Setiba.

A Praia do Morro é conhecida por sua animada orla, com muitos bares, restaurantes e lojas. É um local ideal para um passeio noturno, apreciando a vista do mar e aproveitando a vida noturna local. Não deixe de conhecer.

Além das praias, Guarapari também oferece algumas cachoeiras encantadoras nas proximidades. A Cachoeira do Córrego Grande e a Cachoeira do Meaípe são duas opções populares para quem gosta de aventuras na natureza.

Guarapari é um destino perfeito para viajar em janeiro, principalmente para quem procura um destino que dê para curtir praia e cachoeira numa mesma viagem.

  • Temperatura: entre 24° e 28°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 127 mm – provavelmente choverá.

10. Ilhabela em São Paulo

Praia de Castelhanos em Ilhabela, um destino para viajar em janeiro
Praia de Castelhanos em Ilhabela – foto Depositphotos

Janeiro é uma das épocas mais movimentadas para visitar Ilhabela, pois coincide com a alta temporada de verão no Brasil. Durante esse mês, a ilha atrai um grande número de turistas em busca de praias deslumbrantes, atividades aquáticas e eventos animados.

Os dias serão ensolarados, mas certamente no final da tarde acontecerão as famosas chuvas de verão… Mas não se desanime, mesmo com chuva é possível aproveitar muito Ilhabela em janeiro.

As praias de Ilhabela estarão bastante movimentadas em janeiro. Praias como Praia do Curral, Praia do Julião e Praia de Castelhanos provavelmente terão mais turistas.

Ilhabela possui também diversas cachoeiras encantadoras. A Cachoeira dos Três Tombos é uma das mais populares, mas também há outras opções, como a Cachoeira do Gato e a Cachoeira da Toca.

  • Temperatura: entre 24° e 26°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 185 mm – provavelmente choverá.

Dicas para economizar na sua viagem

Com passagem aérea

Para organizar sua viagem é necessário que comece a planejar com certa antecedência, principalmente quando você utilizará o transporte aéreo para seu deslocamento.  

Como janeiro é alta temporada, recomendamos que compre sua passagem com no mínimo 90 dias de antecedência, assim conseguirá economizar. Então se está planejando viajar em janeiro no Brasil comece a programar sua viagem por volta de outubro. 

Tente também não comprar sua passagem de ida para uma sexta-feira e a de volta para o domingo, pois nesses dias o preço da passagem costuma ser mais caro. 

Para descobrir os melhores preços de passagens recomendamos que use o Skyscanner, um comparador do preço de passagens, que muitas vezes tem preço melhor do que se você comprar na própria companhia aérea. 

Com passeios

A forma mais fácil e rápida de comprar seus passeios pelos mais variados destinos do Brasil e do mundo é utilizando sites como o Civitatis.

Nós sempre fazemos isso, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo durante nossa viagem pesquisando passeios, pois tempo também é dinheiro.

A Civitatis é uma empresa que vende não só passeios no Brasil, mas no mundo inteiro. Já utilizamos inúmeras vezes e super recomendamos. Anote a dica e pesquise por lá seus passeios…


Bom, espero que tenha gostado de nossas dicas dos 10 melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Ah e se nossas dicas ajudaram você a programar sua viagem, compre seus ingressos e reserve sua hospedagem utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o site… Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

8 respostas

  1. Que lugares maravilhosos obgdaaaa… Minhas férias será em junho que Pena, mas se tiver alguma opção me envie por favor

  2. Tô com passagem comprada para Fortaleza e estava super em dúvida se tinha sido uma boa escolha ir em janeiro, porque nem tinha pensado nisso kkkk que alívio. Obrigada pelas dicas!

  3. Janeiro a gente quer praia, não tem jeito, né? Tento ir na contramão e visitar destinos de frio, como Campos do Jordão ou Gramado, mas não resisto! Da tua lista, quero muito voltar a São Miguel dos Milagres, pois só dei uma passadinha para almoçar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados