O que fazer em Gramado: guia de viagem

20
1804

Gramado é um destino super especial, cheio de atrações que agradam os mais diversos públicos. Para te ajudar a organizar sua viagem para a Serra Gaúcha, reunimos aqui dicas sobre o que fazer em Gramado. Quais os melhores passeios, dicas para viagens com crianças, com adolescentes e também onde ir em Gramado com chuva. Ah e ainda vamos te contar como economizar

Nós já estivemos em Gramado em outra oportunidade e escrevemos vários artigos com nossas experiências. Você pode conferir tudo o que escrevemos aqui.

melhores passeios em Gramado, lugares incríveis em Gramado

Aproveite para conferir nossos artigos:

O que fazer em Gramado – Principais pontos turísticos

Para conhecer Gramado, uma boa pedida é começar por seus principais pontos turísticos. A maior parte deles fica no centro da cidade e você conseguirá conhecê-los caminhando.

Esses lugares são a cara da cidade e merecem estar nos seus planos. São eles:

Lago Negro

O Lago Negro é um dos principais pontos turísticos da cidade e também dos mais fotografados. O local é lindo!

Nos arredores do lago existem inúmeras árvores que foram importadas da Floresta Negra da Alemanha, que dão um charme especial ao local.

Também foram plantadas azaleias e hortênsias ao redor do lago, fazendo que fique florido o ano todo.

Rua Torta

A rua Emilio Sorgetz, conhecida como Rua Torta é super charmosa e também super disputada para fotos. Então se quiser garantir uma foto bonita nela, chegue cedo!

Seu formato sinuoso lembra a Lambard Street, uma famosa rua da Califórnia.

Rua Coberta e o Palácio dos Festivais

A Rua Coberta fica localizada no centro da cidade de Gramado, pertinho do Igreja São Pedro e do Palácio dos Festivais. Uma boa pedida é conhecer os três lugares no mesmo dia, otimizando sua viagem.

A Rua Coberta liga a Av. Borges de Medeiros, principal avenida de Gramado, a Rua Garibaldi e tem 100 metros de extensão.  Ganhou esse nome por ser coberta por uma bela estrutura de vidro.

Ao longo da Rua Coberta existem inúmeros bares, restaurantes e também algumas lojas. À noite vira o point da cidade e costuma estar lotada. Não deixe de ir até lá.

O Palácio dos Festivais, como é conhecido, chama- sena verdade Cine Embaixador.

O Palácio tem uma missão muito importante: que é sediar o Festival de Cinema de Gramado, que acontece na cidade no mês de agosto.

O Palácio cedia ainda o espetáculo ascendimento das luzes de Natal, um dos espetáculos do Natal Luz de Gramado. Se você estiver em Gramado entre outubro e janeiro não deixe de ir até lá assistir. O espetáculo é lindo e gratuito. Nosso filho amou!

Igreja São Pedro

principais pontos turísticos de Gramado, o que fazer em Gramado
Principais pontos turísticos de Gramado: Igreja São Pedro

A Igreja Matriz São Pedro fica localizada bem no centro da cidade e é super charmosa. Sua construção foi inspirada no estilo arquitetônico romano onde foram usadas mais de 70 mil pedras basálticas.

Na frente da Igreja existem as estátuas em tamanho real dos 12 apóstolos de Cristo e também um belo jardim.

Praça das Etnias

A Praça das Etnias tem uma função muito importante: reproduzi os povos que colonizaram Gramado. Por isso lá estão localizadas uma casa italiana, outra alemã e outra portuguesa.

A Casa do Colono, que é a mais conhecida, representa a casa alemã. Nela são vendidos vários itens produzidos pelos agricultores, desde pães, cucas, geleias, entre outras gostosuras.

Fonte do Amor Eterno

pontos turísticos de Gramado
Fonte do amor: um dos principais pontos turísticos de Gramado

Lugar que não pode faltar no roteiro dos casais apaixonados que visitam Gramado. A fonte do Amor Eterno, fica localizada ao lado da Igreja São Pedro.

Então se você estiver apaixonado, não perca a oportunidade de ir até lá selar seu amor e colocar um cadeado! Fizemos isso da primeira vez que fomos a Gramado. 

Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel em Gramado
Aldeia do Papai Noel em Gramado

A cidade de Gramado ganhou fama por ter o Natal mais lindo do Brasil e também por sediar o evento Natal Luz, que ocorre entre os meses de outubro e janeiro.

Aldeia do Papai Noel é um dos principais pontos turísticos de Gramado e também uma de suas atrações mais antigas. Ela funciona não só na época do Natal, mas durante o ano inteiro e é a morada oficial do bom velhinho na América do Sul.

O local é lindo! Lá os visitantes poderão ver a casa do Papai Noel, que fica num local ímpar, cercado por pinheiros alemães e repleto de muito verde. Você poderá ver a roupa do Papai Noel e conhecer todos os cômodos de sua casa.

Um lugar incrível na Aldeia é o escritório do Papai Noel, que está lotado de cartinhas. Não deixe de conhecer, para entrar de vez na magia do Natal. 

Mini Mundo

parques de Gramado, passeios em Gramado,
O que fazer em Gramado: Conhecer o Parque das miniaturas Mini Mundo

Quem procura dicas sobre o que fazer em Gramado, certamente já ouviu falar no Mini Mundo. 

O Mini Mundo é um parque todo construído em miniaturas. Nele estão representadas construções de vários lugares do mundo, confeccionadas 24 vezes menor que seu tamanho original. 

Lá é possível encontrar o  Castelo de Neuschwanstein, Torre de TV de Hamburgo na Alemanha, o Castelo do Príncipe de Mônaco, o Jardim Botânico de Curitiba e vários outros lugares.

O Mini Mundo é uma grande cidade, assim você poderá encontrar nele casas, castelos, aeroporto, ferrovia, prefeitura, igrejas e muito mais. Ah e todas as árvores presentes nas esculturas são reais! Ficamos ainda mais apaixonados pelo parque ao saber desse fato. Não deixe de conhecer, vale muito a pena. 

Atenção que o parque é todo aberto, então não é uma boa pedida para dias chuvosos. 

Pórticos de Gramado

A cidade de Gramado possui dois pórticos, ambos muito fotografados pelos turistas que visitam a cidade.

O mais antigo é o Pórtico de Nova Petrópolis, caminho da rota romântica, localizado no ERS 235.

O Pórtico de Taquaras foi inaugurado em 1991 e está localizado na ERS 115.

Ambos são lindos, cada um com suas características e ambos com belíssimos canteiros de flores.

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier em Gramado
Lago Joaquina Rita Bier em Gramado

O Lago Joaquina Rita Bier fica localizado no centro da cidade e é famoso por ser palco de um dos espetáculos do Natal Luz de Gramado. 

É um lago artificial com 17 mil metros quadrados. Ao redor dele existe pista para caminhada, jardins floridos e muitas árvores, incluindo belíssimas araucárias. 

O Lago fica em frente ao hotel em que nos hospedamos em Gramado. Essa foto foi tirada do restaurante do hotel. Vista incrível né?


O que fazer em Gramado: 5 Melhores Passeios de um dia

O que fazer em Gramado com crianças

Gramado é um destino perfeito para férias em família. Tem atrações que vão agradar não só as crianças, mas também os adolescentes. 

Nós temos um artigo com 10 coisas que você precisa fazer em Gramado com crianças, vai lá conferir. Nesse artigo damos detalhes de todos os lugares, além de contar também os passeios que nosso filho não gostou na cidade. Também damos dicas de lugares para passear em Gramado com crianças pequenas.

Mas como esse artigo é um guia de viagem para Gramado, não poderíamos deixar de incluir os passeios para crianças né?

Confira todos os melhores passeios de Gramado para famílias:

  • Aldeia do Papai Noel;
  • Snowland;
  • Mini Mundo;
  • Parque Terra Mágica Florybal;
  • Alemanha Encantada;
  • Vale dos Dinossauros;
  • Museu de Cera Dreamland;
  • Zoológico de Gramado.
  • Escola de Magia;
  • Fantastic House;
  • Bondinhos Aéreos;
  • Reino do Chocolate;
  • Alpen Park;
  • Parque Olivas;
  • Parque Vale dos Dinossauros;
  • Selfie Gramado;
  • Museu de Cera Dreamland;
  • Fantastic House;
  • Pizzaria Cara de Mau , temática com piratas;
  • Hector Pizzaria Temática que reproduz uma escola de magia;
  • Kongo Pizzaria inspirada numa floresta.

O que fazer em Gramado com adolescentes

Vai pra Gramado com adolescentes ou com jovens? Então é necessário incluir um pouquinho de aventura em seu roteiro. Vamos dividir com vocês alguns passeios que nosso filho curtiu muito na cidade. São eles:

Escola de Magia de Gramado

o que fazer em Gramado com adolescentes, passeios em Gramado com adolescentes
Melhores passeios em Gramado para adolescentes: Escola da Magia

A Escola de Magia é uma ótima escolha para quem viaja para Gramado com adolescentes, foi o passeio escolhido por meu filho como seu favorito em nossa última viagem.

É uma das atrações mais novas da cidade e promete momentos de muita diversão e também de magia…

Ao entrar na escola, todos devem fazer um teste para saber a qual casa pertencem, inspirado nas casas de Harry Potter. Depois é preciso colocar o uniforme – capas. Após isso, as aulas têm início.

Os alunos passam por várias aulas, onde aprendem a manusear varinhas e fazer alguns “feitiços” falando as palavras mágicas. Aprendem a usar a capa de invisibilidade, a fazer poções, entre outros.

Na hora do lanche, ou recreio, existe uma lanchonete que vende bebidas e comidas, dentre elas a cerveja amanteigada e o elixir. Nós experimentamos e estavam super saborosos.

No final da visita, todos recebem um diploma em magia. Legal demais né?!

Snowland

parque da neve Gramado
Descida em boias no Snowland Gramado

Muito procurado por crianças, adolescentes e também adultos o Snowland é o parque da neve. Imperdível para quem visita Gramado, principalmente para aqueles que nunca viram a neve.

A atração preferida dos jovens é o tubing, que permite que até 3 pessoas escorreguem em boias individuais. É super divertido. O parque conta com várias outras atrações. Confira o artigo contado tudo sobre o Snowland e como conseguir desconto no ingresso.

Hector Pizzaria

Pizzaria tematica Gamado
Hector Pizzaria: pizzaria temática Gramado

As pizzas fazem o maior sucesso com adolescentes, imagine unir um rodízio de pizza de primeira qualidade a um espaço temático inspirado em magia?

A Hector é uma escola de magia. Durante o jantar os personagens vão interagindo com o público e fazendo várias mágicas. É super interessante. Demos várias gargalhadas durante o jantar.

Já deu pra notar que deve ser tudo de bom né? Foi o jantar que nosso filho mais curtiu em Gramado. Além das pizzas serem super saborosas, o atendimento é nota dez. Não deixe de experimentar as pizzas de torta de limão com merengue e a de banana Split. São perfeitas!

Exceed Park 

Parque dos games Gramado
Exceed Park Gramado: parque dos games e tecnologia

Esse parque faz o maior sucesso com os adolescentes em Gramado, pois é o parque dos games.

É um espaço totalmente voltado para tecnologia e conta com vários tipos de jogos e simuladores.

Possui simuladores ultrarrealistas, dentre eles aviões militares, Ferrari da Fórmula I, Mercedes A250 numa pista da Stock Car, entre outros.

A atração mais famosa do parque é o Hologate, uma arena de realizada virtual que é conhecida por ser a raiz do metaverso. Foi a atração preferida do meu filho no Exceed Park.

Selfie Gramado

Selfie Gramado
Selfie Gramado: passeio para quem curte fotos

Se seu filho é daqueles adolescentes que adora fotos, então esse é o lugar perfeito! A Selfie Gramado possui inúmeros cenários instagramáveis que rendem fotos perfeitas. Fotos divertidas, fotos com efeitos especiais. 

Mini Mundo

Que tal fazer uma viagem por vários pontos turísticos do mundo? Essa é a proposta do Mini Mundo.

Lá é possível encontrar o  Castelo de Neuschwanstein, Torre de TV de Hamburgo na Alemanha, o Castelo do Príncipe de Mônaco, o Jardim Botânico de Curitiba e vários outros lugares.

E pra completar o passeio, ainda é possível tirar muitas fotos divertidas.

Skyglass Canela e Plataforma Abusado

Abusado em Canela, o que fazer em Canela, passeios em Canela, Canela com adolescentes
Plataforma Sky Glass em Canela

Normalmente os adolescentes amam adrenalina, justamente por isso o Skyglass é um programa que deve estar na lista, pois é uma plataforma de vidro a 360 metros de altura!!! Com uma vista privilegiada do Vale da Ferradura e do rio Caí.

A plataforma é toda de vidro, então ao olhar para baixo, você verá um rio rodeado por muito verde… confesso que dá um medinho, mas os mais jovens adoram! A plataforma estaiada de vidro e aço foi a primeira da América Latina

Para os mais corajosos ainda é possível andar no “abusado”, que é um monotrilho em cadeiras suspensas que proporciona uma vista perfeita do Vale da Ferradura. Como é uma atração destinada a contemplação, não vai rápido não, mas mesmo assim dá um friozinho na barriga.

Salão de Super Carros

o que fazer em Gramado com chuva, o que fazer em Gramado com adolescentes
Melhores passeios em Gramado: Salão de Super Carros

O Salão de Super Carros é aquele lugar que certamente fará sucesso com adolescentes em Gramado. Lá tem um montão daqueles carrões chiquérrimos expostos e ainda é possível passear de carona em alguns deles. 

Além dos carros existem no segundo andar vários simuladores de corrida, cinema 4D e também uma roleta premiada. O Biel tirou a sorte grande! Ganhou na roleta o melhor prêmio do parque: dirigir um Mustang GT. Quase surtou de alegria. 

Você pode conferir essa e outras aventuras de nossa viagem nos destaques do Instagram do Vamos Por Aí. Pode ainda acompanhar nossas postagens pela #vamosporaiporgramado. 

Pizzaria Cara de Mau

Outro rodízio de pizza super famoso em Gramado é o Cara de Mau. A pizzaria é toda decorada com a temática piratas. As pizzas também são muito saborosas

Durante o jantar acontece um show no estilo baladinha, com muita música e animação. Esse show é mais voltado para os adolescentes do que para as crianças.

Alpen Park Canela

O Alpen Park é um parque de diversões localizado na cidade de Canela e faz muito sucesso com o público jovem. O parque conta com montanha-russa, trilha para arvorismo, trenó alpino com um percurso em meio a mata do parque e outras atrações.


O que fazer em Gramado com chuva

Tenha sempre essa listinha com você, pois a chance de você pegar chuva em Gramado é grande. A cidade tem fama de ser um pedacinho da Europa no Brasil e costuma ter muitos dias ao longo do ano com tempo encoberto e com garoa.

Mas temos uma boa notícia pra te dar… a cidade tem muitos lugares fechados. A cidade conta com vários museus, parques temáticos e restaurantes. Reunimos alguns lugares que vale a pena conhecer para te ajudar nessa missão.

Reunimos aqui dicas de 10 passeios para você fazer em Gramado com chuva:

Conhecer o parque da neve Snowland

O parque é todo fechado e conta com várias atrações, como a montanha de neve, escorregadores para descer em boias e uma pista para aulas de ski ou snowboard.

Reserve no mínimo 4 horas para ficar no parque. Menos tempo que isso fará com que saia com gostinho de quero mais. Deu pra ver como o Snowland é uma boa pedida? Pois já preencherá uma boa parte de seu dia.

Degustar uma sequência de fondue

fondue em Gramado
Fondue de carne em Gramado

Quem vai para Gramado precisa experimentar uma sequencia de fondue, pois é super tradicional na cidade. E são deliciosos!!!

São servidos três tipos de fondue: queijo, carne e chocolate. Existem vários lugares na cidade onde você pode experimentar. Confira dicas de lugares aprovados e recomendados por nós no artigo: fondue em Gramado: 5 lugares incríveis e econômicos.

Tirar uma foto com seu ídolo no Museu de cera Dreamland

O museu é super divertido. Nele estão expostas esculturas feitas de cera de várias personalidades como Elvis Presley, Marylin Monroe e Barack Obama.

Jantar num rodízio de pizza temático

Os rodízios de pizza de Gramado são tudo de bom!!!  Além das pizzas serem super saborosas, personagens interagem com o público durante o jantar. Você pode viver essa experiência na Hector Pizzaria, Pizzaria Cara de Mau e Kongo Pizzaria.

Contemplar carros de luxo no Salão de super carros

O salão de super carros é um lugar que deve estar no roteiro de amantes de carros de luxo. No local estão expostos vários deles!!! No local ainda existem vários simuladores incríveis!

Experimentar um delicioso café colonial

o que fazer em Gramado com chuva, passeios em Gramado na chuva
Café Colonial em Gramado

Os cafés coloniais de Gramado são uma perdição! E eles são servidos durante o dia todo. Em nossa viagem fomos até lá na hora do almoço, mas você pode escolher o horário que preferir.

Alguns dos itens servidos: suco de uva, vinho, café, chocolate quente, frios, pães, biscoitos e bolos. 

Visitar uma fábrica de chocolate

Em Gramado existem várias lojas de chocolate e você pode escolher visitá-las e saborear o tradicional chocolate de Gramado.

Mas existe também a possibilidade de você visitar uma fábrica de chocolates. Ah e essa experiência não é paga. A  Prawer oferece essa oportunidade e no final do passeio, poderá ainda degustar chocolates.

Relaxar nas piscinas termais do Acquamotion

O Acquamotion é um parque com piscinas termais e toboáguas que prometem momento de muita diversão, principalmente nos dias de chuva em Gramado.

Conhecer o Hard Rock Café

O Hard Rock Café tem fama internacional, principalmente para amantes do rock. Infelizmente ainda não existe em muitas cidades do Brasil, por isso não perca a oportunidade. Estando em Gramado vá até lá conhecer. Principalmente se estiver chovendo, é uma ótima pedida.

Ir até Canela

Em Canela também existem vários lugares incríveis para curtir com chuva. Museu Egípcio, Mundo a Vapor, Mudo Gelado do Capitão e Rua Coberta de Canela são alguns desses lugares.


Dicas para economizar em Gramado com passeios e restaurantes

Agora que já te demos várias dicas de passeios em Gramado na chuva e passeios com crianças e com adolescentes, vamos te contar como economizar na cidade. 

A melhor forma de economizar em Gramado é comprando vouchers para restaurantes e ingressos com antecedência. Nós fazemos isso pelo Laçador de Ofertas. 

  • Compre seus ingressos no Laçador de Ofertas.
  • Siga o Laçador de Ofertas no Instagram e acompanhar suas postagens nos storeis. 
  • Toda quarta-feira é lançada uma nova campanha, com descontos que variam de 20 a 40%.
  • Use o cupom vamosporai e ganhe 5% de cashback no site. 
  • Para saber o cupom atual do Laçador, confira no artigo 5 dicas para economizar em Gramado, que é atualizado semanalmente, com os cupons vigentes. 

DICA IMPORTANTE: Nós do Vamos Por Aí temos um CUPOM EXCLUSIVO que te dará dará 5% de cashback quando comprar no Laçador. E esse cupom é CUMULATIVO com outros cupons. Bom demais né?

Ao usar o cupom vamosporai terá 5% do valor que gastou convertido em bônus para utilizar em sua próxima compra no site.

⇒ CUPOM VAMOSPORAI – 5% DE Cashback no Laçador de Ofertas –      Cumulativo 

Em nossa última viagem para Gramado compramos os seguintes vouchers no Laçador: 

  • Snowland; 
  • Kongo Pizzaria;
  • La Divina Fondue;
  • Mundo do Chocolate;
  • Passeio de Maria Fumaça, entre outros.

Contamos em detalhes como e quanto economizamos ao fazer nossas compras com o Laçador de Ofertas no artigo 5 dicas para economizar em Gramado.

Em todos esses lugares o desconto mínimo que conseguimos foi 20%. Isso representa uma ótima economia no final da viagem. Não deixe de anotar essa dica e economizar, hein?!

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Gramado. A cidade tem muita coisa legal. Sabe de algum outro lugar legal na cidade que vale a pena conhecer? Conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário aí embaixo. 

Dica Extra: Ensaio Fotográfico

ensaio fotográfico em Gramado
Ensaio fotográfico em Gramado

Nós somos apaixonados por fotos, justamente por isso amamos ser fotografados por um profissional. Você também curte?

Nós já fizemos ensaios fotográficos em vários destinos por onde andamos. Vale muito a pena!!! Você já viveu essa experiência?

Em Gramado fizemos dois ensaios fotográficos, um no Lago Negro e outro no centro da cidade e amamos! Rendeu belíssimas fotos.

No centro de Gramado, fizemos o ensaio com a Fernanda. Você pode entrar em contato com ela pelo instagram @honeymoonsessions e no Lago Nego, fizemos com o Felipe do instagram @flopesfotos .

Blogagem Coletiva

Esse artigo faz parte de uma blogagem coletiva em que vários blogueiros de viagens escolheram escrever sobre “o que fazer em…” – com dicas de passeios em vários lugares do Brasil e também do mundo. 

Nós escolhemos escrever sobre as o que fazer em Gramado, um destino qye amamos!!! Convidamos você a ler também os artigos abaixo, pois estão cheios de dicas incríveis!!! 

20 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a lista do que fazer em Gramado, já fui umas 5 vezes mas voltaria sempre pra lá. É um dos lugares que eu amo muito no mundo!

  2. Estive a pouco tempo em Gramado e tem muita coisa para fazer lá, não é a toa que muita gente visita mais de uma vez rs

    • É um destino para voltar muitas e muitas vezes…

  3. Que lindeza de lugar que é Gramado! Está na minha listinha de lugares para conhecer faz muitooo tempo, não vejo a hora de ir!!!

  4. Adorei as dicas de o que fazer em Gramado (principalmente como economizar em restaurantes hahah) e, como ainda não conheço todas as atrações da sua lista, já quero voltar pra lá!

  5. Que post perfeito sobre o que fazer em Gramado, você simplesmente arrasou nas dicas. Amei!

  6. Aqui fala uma pessoa que se sente uma ET por não conhecer Gramado :(. Como moro em Recife, as passagens daqui são sempre um absurdo, então sempre optamos por irmos para outros lugares, mas tenho muuuuita vontade de conhecer Gramado. Tenho que convencer o marido, porque os filhos querem ir faz tempo.

    • Fui duas vezes e deixei o meu marido pra trás, pois não quis ir… mas dessa vez viu as postagens e ficou com vontade… Disse que dá próxima vai!

  7. Cintia Grininger

    Amo Gramado e já estive lá duas vezes! É um destino que dá para repetir sem cansar, pois sempre tem novidades. Eu particularmente adoro o Mini Mundo, acho um lugar incrível para adultos e crianças. E amei saber sobre a Escola de Magia, minha filha adoraria conhecer com certeza!

    • A Escola da Magia é uma atração nova na cidade e perfeita, vale muito a pena para que está com crianças

  8. Adorei este guia de viagem sobre o que fazer em Gramado, que juntamente com Canela tem pontos turísticos sensacionais.

  9. Luciana Freitas

    Esse post chegou em ótima hora porque vou para Gramado em junho. A cidade tem tanta coisa para fazer a cada ano surgem novas opções. É difícil de escolher! Vontade de conhecer uma pizzaria temática. Salvei post para usar mês que vem :)

    • Que bom que gostou das dicas! Tenho certeza de que vc irá amar Gramado

  10. To doido para ir para Gramado no inverno deste ano. Eu já tinha ouvido falar da Hector Pizzaria mas não tinha me ligado que era lá. Quero muito conhecer esse lugar! Adorei as dicas!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: