9 coisas que você precisa comer em Gramado

Conteúdo

Se você está de viagem marcada para a Serra Gaúcha, esse artigo é pra você, pois reunimos aqui 9 coisas que você precisa comer em Gramado para experimentar as delícias da cidade e também as comidas típicas do Rio Grande do Sul.

A cidade de Gramado é conhecida por ser um excelente destino gastronômico. Que vai de deliciosos fondues à culinária alemã, passando pela italiana, sem deixar de lado, os deliciosos chocolates.

Mas com tantas opções, o que comer em Gramado? Para te ajudar nessa missão, reunimos aqui 9 coisas que você precisa experimentar. E vamos ainda indicar alguns restaurantes para que você possa experimentar esses pratos.

Aproveite também para conferir nossos artigos:

9 Coisas que você precisa comer em Gramado

1. Café Colonial

Café colonial em Gramado
Café colonial em Gramado

O café colonial é uma refeição de tradição germânica, que é super tradicional na Serra Gaúcha.

Os imigrantes alemães tinham a tradição de tomar um farto e reforçado café da manhã antes de trabalhar o dia inteiro no campo. Tinham ainda o hábito de reunir a família para um café da tarde de domingo com uma mesa cheia de tortas, pães e frios.

Essa tradição passou a ser popular na Serra Gaúcha e passou a ser uma comida típica de Gramado. Hoje é uma experiência imperdível e muito procurada pelos turistas que visitam a cidade.

Muitos acham que trata-se de um café da manhã, mas estão enganados, pois o café colonial pode ser servido durante todo o dia, por conta da variedade de itens servidos.

O cardápio varia de acordo com o restaurante, mas normalmente inclui pães, geleias, frios, embutidos, presuntos, queijos, biscoitos, bolos, strudel, waffle e tortas doces e salgadas.

Bela Vista Colonial em Gramado, restaurantes em Gramado, coisas para comer em Gramado
Bela Vista Café Colonial em Gramado

Gramado conta com vários restaurantes que servem o café colonial, os mais tradicionais são o Coelho Café Colonial, o Bela Vista Café Colonial e o Torre Café Colonial .

Em nossa última viagem a Gramado fomos conhecer o Bela Vista Café Colonial, que é considerado como o primeiro café colonial do Brasil. Funciona desde o ano de 1972.

O Bela Vista Café Colonial integra a lista do best-seller “1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer”, da jornalista americana Patricia Schultz. Chique demais né? A torta de amendoim e o apfelstrudel foram algumas das delícias favoritas da jornalista. Não deixe de experimentar são deliciosas!!!

O cardápio do restaurante conta mais de 80 delícias, como geleias, tortas, bolos, suco de uva, cuca, o famoso apfelstrudel, queijos, carnes e vinhos coloniais.

Anote a dica e não deixe de incluir em seu roteiro por Gramado um café colonial.

2. Chocolates artesanais

Chocolate artesanal de Gramado, o que comer em Gramado, chocolate Florybal, Prawer
Chocolates de Gramado que compramos em nossa última viagem

A cidade de Gramado detém um título bem importante: é a capital nacional do chocolate artesanal, uau!!! E esse título foi dado pela Lei Federal 13.9990/2020.

Ao caminhar pelas principais avenidas de Gramado você verá uma infinidade de lojas vendendo chocolates, pois os chocolates são uma das principais comidas típicas de Gramado.

Nessas lojas você poderá degustar chocolates e também comprar barras, bombons, trufas, chocolate quente e várias outras opções.

Mas com tantas opções, qual chocolate comer em Gramado?

A Prawer detém o título de melhor chocolate de Gramado e também foi a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. É possível também visitar a fábrica e conhecer um pouquinho de sua história. O chocolate é delicioso, mas o preço é maior que o de suas concorrentes.

Em sequência estão a Lugano Chocolates, a Florybal Chocolates, Caracol e Planalto. Além destas existem outras opções.

Mas atenção: muito cuidado ao visitar essas fábricas e lojas, pois dá vontade de comprar tudo!!! Sempre fazemos um rombo em nosso cartão de crédito.

3. Sequência de fondue

coisas que você precisa comer em Gramado - Fondue, comidas típicas do rio grande do sul
Fondue

Ir a Gramado e não experimentar uma sequência de fondue é como ir à Itália e não comer massa… Já viu que é uma das coisas que você precisará comer em Gramado né? As sequências de fondue são maravilhosas!!!

Fondue é um prato de origem suíça, originalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como rechaud do qual as pessoas se servem diretamente.

Na sequência de fondue você experimentará fondue de queijo, carne e de chocolate. Cada um deles com seus acompanhamentos, que variam conforme o restaurante que você escolher.

Normalmente o fondue de queijo acompanha pães, polenta, brócolis, goiabada e batatinhas. O fondue de carne acompanha uma ampla variedade de molhos. O de chocolate acompanha frutas, biscoito e marshmallow.

Se você caminhar pela cidade, verá uma infinidade de restaurantes oferecendo uma sequência de fondue. Mas qual escolher? Depende… Tem opções para todos, desde lugares econômicos e saborosos, a lugares chiquíssimos e caríssimos. Tem ainda fondues temáticos.

Nós temos um artigo que te ajudará muito nessa missão, descubra lugares econômicos para comer fondue em Gramado.

4. Apfelstrudel

Apfelstrudel: doce com mação popular em Gramado e Canela, comida típica do Rio Grande do Sul
Apfelstrudel

apfelstrudel é uma sobremesa tradicional austríaca, que é muito popular na Alemanha. É um doce feito de massa fina, recheado com maçã, passas, canela e nozes.

O apfelstrudel é um folhado de maça delicioso, que muitas vezes é servido com sorvete de baunilha ou nata.

Se você leu nossas dicas sobre o Bela Vista Café Colonial, viu que o apfelstrudel foi um dos motivos do estabelecimento fazer parte da lista de 1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer. Nós experimentamos e achamos divino!!!

Além do Bela Vista, você poderá experimentar o apfelstrudel na Casa da Velha Bruxa e no Castelinho do Caracol.

5. Churrasco gaúcho

Churrascaria Garfo e Bombacha
Churrascaria Garfo e Bombacha: lugar perfeito para saborear o churrasco gaúcho

Quem viaja para o Rio Grande do Sul deseja experimentar o autêntico churrasco gaúcho, que é super famoso não só no Brasil mas no mundo todo.

Nós já fomos em duas churrascarias em Gramado: Garfo e Bombacha e Chama de Fogo.

A churrascaria Garfo e Bombacha é muito famosa na cidade, pois além de ter uma comida deliciosa, apresenta a Noite Gaúcha, que é um show onde você poderá contemplar as músicas e danças típicas do Rio Grande do Sul.

A Noite Gaúcha acontece às terças, quintas e sábados e é recomendado comprar o ingresso antecipadamente.

Nos outros dias da semana a churrascaria funciona tanto para almoço, como para jantar em estilo buffet com uma ampla variedade de pratos quentes, saladas e sobremesas, além de churrasco com carnes nobres. Não deixe de experimentar o “costelão na vala”, que é tudo de bom.

Na churrascaria Chama de Fogo você poderá saborear o rodízio de carnes nobres com vários tipos de carnes, incluindo cortes especiais como o Shoulder Steak, Prime Rib, Bombom da Alcatra, entre outros.

As duas churrascarias são boas, mas a experiência na Garfo e Bombacha é mais completa por conta dos shows.

6. Rodízio de pizza

Pizzaria temática em Gramado, restaurantes temáticos em Gramado, onde comer em Gramado
Hector Pizzaria temática em Gramado

Você deve estar se perguntando: “comer em Gramado pizza?”, sim essa é uma excelente opção.

Em Gramado existem várias pizzarias temáticas que proporcionam uma experiência ímpar, pois durante o rodizio de pizza acontecem shows interativos.

As pizzas são super saborosas e existe uma infinidade de sabores: pizza de mouse de maracujá, pizza de sorvete e até pizza com batata frita. Mas é claro que também existem os sabores clássicos.

As principais pizzarias temáticas de Gramado são Cara de Mau, Héctor e Kongo. Mas além delas existe também a Toca da Bruxa, o Mundo Colossauro e a Heróis da Pizza.

A Cara de Mau proporciona uma experiência com piratas. Ao longo do jantar os piratas interagem com o público e também apresentam pocket shows. É uma ótima opção para adultos, famílias com adolescentes e crianças maiores. Os shows podem causar medo em crianças menores.

7. Galeto

comida típica de Gramado, galeto, restaurante com sequencia de galeto em Gramado
Galeto no restaurante Mamma Mia em Gramado

O galeto é outra comida típica de Gramado e muito tradicional na cidade. Ao caminhar pelas principais avenidas de Gramado você encontrará várias galeterias.

O galeto é um prato que teve influência da colonização italiana no Brasil, por isso em vários restaurantes para acompanhar o galeto são servidos massas, polenta frita, sopa de capelleti, entre outros.

Vale muito a pena experimentar o Galeto a Primo Canto, que é um prato super tradicional e super saboroso.

Mas qual restaurante escolher? Vamos deixar recomendado 4 lugares incríveis: Galeto Mamma Mia, Cattedrale Galeteria, Galeto Itália e Galeto Di Paolo.

8. Comida italiana

Noite Italiana, restaurante temático Gramado
O que comer em Gramado: muita comida italiana

Se você pretende experimentar as comidas típicas de Gramado, certamente irá a uma cantina italiana, pois fazem o maior sucesso na cidade.

Gramado e Canela contam com mais de 20 colônias italianas, considerando seus descendentes, que procuram preservar suas tradições, hábitos, usos e costumes. Por isso a culinária italiana influenciou demais na culinária da cidade.

Pastasciutta, Nonno Mio, Famiglia Guimarães e Cantina Linha Bella são ótimas opções de restaurantes italianos em Gramado.

Nós amamos a Cantina Pastasciutta que fica localizada na Av. Borges de Medeiros. O ambiente é lindo e a comida muito saborosa. Não deixe de experimentar.

Para quem pretende não só experimentar a comida, mas viver uma experiência a Noite Italiana é uma ótima pedida. Ela acontece às quintas e sextas-feiras na Cantina Linha Bella.

O jantar inclui cerca de 20 pratos quentes, como galeto ao primo canto, lasanha, risoto de cordeiro, polenta frita, salada e vários tipos de sobremesa.

Enquanto o jantar é servido a diversão é garantida. Acontece um show com música italiana e encenação teatral, mostrando a história de uma família italiana típica do interior que tenta se adaptar a modernidade da cidade.

9. Sopa de capeletti

sopa de capeletti, comida típica de Gramado RS
Sopa de Capeletti uma comida típica do Rio Grande do Sul

A sopa de capeletti é uma das comidas típicas de Gramado, você precisa experimentar. Essa sopa tem influência italiana e consiste num caldo bordo com frango desfiado, capeletti e salsinha.

A sopa é bem saborosa e é servida em vários restaurantes da cidade. Nós experimentamos a sopa na Churrascaria Garfo e Bombacha, pois ela é servida como entrada e faz parte do buffet.

Mas você pode experimentar em outros restaurantes como Galeto di Paolo, Galeto Mama Mia, Brûlée Bistrô, entre outros lugares.

Dica extra: como economizar em Gramado com restaurantes

A melhor forma de comprar seus ingressos e vouchers para restaurantes em Gramado é utilizando o site Laçador de Ofertas.

Assim você conseguirá comprar seus ingressos com no mínimo 15% de desconto. Mas os descontos podem chegar até 40%. Bom demais né?

Toda semana o site lança uma campanha nova, concedendo desconto em várias atrações de Gramado e Canela. Nós temos um artigo que é atualizado semanalmente com os cupons válidos e as melhores ofertas: desconto em atrações de Gramado. Salva esse artigo que ele ensina o passo a passo para você conseguir os descontos.

Bom pessoal é isso… Esperamos que tenham gostado de nossas dicas de 9 coisas que você precisa comer em Gramado. Sabe de alguma outra comida deliciosa que deveria fazer parte dessa lista? Conta pra gente, vamos adorar saber. Basta deixar um comentário aí embaixo.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Gramado e você quiser retribuir, compre seus ingressos e vouchers utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando ótimas dicas de viagens. Valeu!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados