Tirando fotos em locais com muita gente: Dicas à prova de falhas

Conteúdo

Descubra como tirar fotos em lugares lotados e fazer com que elas fiquem boas com essas dicas práticas para melhorar seu jogo de fotografia de viagem de uma vez por todas.

Você se lembra de como a Torre Eiffel realmente é? É provável que não, pois sempre que tentar imaginá-la em sua mente, você só vê esse monumento notável com toneladas de pessoas tentando inutilmente evitar que ela caia.

Está muito perto de casa? Bem, isso é o que acontece quando você tenta fotografar imagens de um ponto de referência popular – você provavelmente não estará sozinho em sua busca. Hordas de pessoas estão superlotando o local, impedindo que você tire a foto dos seus sonhos.

É verdade que a situação atual do mundo apresenta problemas maiores do que as atrações turísticas superpovoadas. Mas ainda temos grandes esperanças e acreditamos firmemente que um dia o pesadelo da pandemia acabará e que sairemos de nossas trincheiras para aproveitar o mundo e suas maravilhas naturais ou arquitetônicas. Isso significa que você ainda enfrentará o problema de tentar tirar uma foto em um lugar superlotado.

Vamos aproveitar essa pausa forçada na viagem para aprender alguns truques sobre como tirar fotos incríveis em destinos turísticos populares e movimentados. Vamos lá?

dicas para tirar fotos em locais com muita gente
Dicas para tirar fotos em locais com muita gente

Quem chega cedo consegue a foto perfeita

Uma das melhores dicas para tirar uma ótima foto de uma atração turística popular é chegar antes de todo mundo. Embora esse conselho possa não parecer muito atraente em um primeiro momento – acordar cedo exige muito empenho -, o resultado vale muito a pena. Em primeiro lugar, é provável que o ponto turístico esteja deserto em uma hora adiantada.

Pode haver algumas pessoas corajosas e sem sono, mas você não terá problemas para tirar fotos perto delas.

Além disso, nada supera as vantagens da luz da manhã. Imagine o Duomo de Milão banhado pela luz translúcida da manhã ou pense no sol tímido aparecendo por trás de Lisboa e você entenderá a beleza das fotos matinais.

Outra opção é ir tarde à noite. Pense nisso. A iluminação será sutil. É mais provável que você encontre menos pessoas e desfrute do benefício adicional de ter luzes quentes nas ruas iluminando os monumentos e edifícios. E devemos mencionar os lindos pores-do-sol? Mesmo que o céu não seja o seu objetivo, tire uma foto – não há nada mais magnífico do que a beleza crua da natureza. 

Brinque com ângulos e técnicas

Bem, certamente chegará um momento em que não haverá nada que você possa fazer em relação às pessoas que entram e saem do seu enquadramento. Não é culpa delas, pois são turistas comuns, assim como você. Eles estão aqui para ver a linda Estátua da Liberdade ou Versalhes. Bem, olhe para ela e vá até o topo. Aqui está uma ideia: aponte sua câmera para cima!

Capture os edifícios do ângulo em que foram projetados para serem vistos. Dessa forma, você evitará clichês e pessoas na foto e capturar o magnífico edifício em toda a sua glória e detalhes meticulosos.

E por falar em detalhes. Deixe de fotografar algo grandioso e direcione sua atenção para coisas menores. Faça closes de qualquer coisa: frutas e temperos em um mercado, refeições de vendedores ambulantes, decorações complexas de um templo ou de uma catedral. Essas pequenas coisas têm muito mais a dizer do que você imagina.

Use as multidões a seu favor

Se você não pode vencê-las – não, não se junte a elas, mas faça bom uso delas. Transforme as pessoas que se aglomeram em seus enquadramentos em modelos completos. A primeira coisa que você pode fazer é simplesmente incorporar as pessoas em suas fotos.

Tire fotos de turistas alegres perambulando pelas ruas estreitas de Arles. Capture a energia bruta de Buenos Aires por meio dos rostos das pessoas que têm a sorte de caminhar por ela. Deixe que o fluxo de pessoas entre em seu quadro para mostrar como o ambiente é vivo e dinâmico.

Adicione um pouco de magia às suas fotos densamente povoadas com o uso criativo de sua câmera. Brinque com diferentes velocidades de obturador para criar desfoque de movimento. Faça experiências com a profundidade de campo, experimente a técnica de zoom-burst ou mexa com a perspectiva – pessoas aleatórias em suas fotos não serão mais um problema.

Saia do caminho batido

Mesmo que a cidade ou o país que você está visitando seja bem conhecido, com certeza há alguns lugares que são relativamente pouco conhecidos. Portanto, não tenha pressa ao pesquisar o destino de seus sonhos e procure lugares menos explorados. É provável que eles briguem muito menos turistas. Afinal de contas, você pode se tornar a pessoa que expõe um pedacinho do paraíso turístico para outras pessoas por meio de suas fotos incríveis!

Há muitos destinos subestimados nos quais você pode tirar fotos perfeitas. Tudo o que você precisa fazer é pesquisar. Internet, boca a boca, conselhos de moradores locais – use qualquer informação que receber para planejar sua rota.

Lembre-se: se o destino for menos popular entre os turistas, isso não significa que ele não possa se comparar aos destinos mais famosos. Nunca se sabe que joia você pode encontrar em um lugar totalmente novo.

Aproveite as vantagens de uma montagem

Como tirar fotos em locais com muita gente, dicas para montagem de fotos
Descubra como tirar fotos em locais com muita gente

Outro caminho a ser seguido é aprender como tirar as pessoas da foto. Caso esteja procurando um editor de fotos com um fluxo de trabalho simples, considere o PhotoWorks. Esse software com tecnologia de IA vem com ferramentas essenciais de edição de fotos, mas também possui um conjunto de recursos avançados que até o Photoshop pode invejar.

Por outro lado, se a edição das pessoas certas parecer muito chata e você quiser surpreender seus amigos com colagens engraçadas, sempre poderá usar uma opção como a montagem de fotos. Afinal, o que é montagem de fotos? Em poucas palavras, é uma técnica de sobreposição de diferentes imagens para criar uma única obra de arte. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência em edição, basta dedicar um minuto para aprender como fazer montagem de fotos no PC e você saberá como fazer isso.

Fora do enquadramento – Fora da mente

Agora você vê que há maneiras de evitar que as pessoas entrem na foto ou de torná-las artisticamente parte da imagem. Essas maneiras certamente exigem muito autocontrole, visão criativa e planejamento, mas os resultados valem a pena. Ainda assim, se tudo falhar e você ainda tiver que lidar com fotobombas incômodas, há sempre um último recurso: o pós-processamento.

Sim, é isso mesmo. Você sempre pode cortar as pessoas indesejadas de suas fotos com editores de fotos. E não se preocupe, não há necessidade de usar um software muito complicado e absurdamente caro. Em vez disso, concentre sua atenção em programas mais econômicos e fáceis de dominar.

Por exemplo, experimente o PhotoWorks, um editor de fotos inteligente que pode excluir pessoas aleatórias ou objetos que causam distração com apenas alguns cliques, graças às ferramentas de aprimoramento inteligentes. E suas opções não se limitam ao simples corte do quadro. Você pode usar o PhotoWorks para se livrar das multidões em suas imagens, apagando-as ou alterando completamente o plano de fundo. Saiba como remover pessoas de fotografias para salvar suas preciosas fotos.

Afinal, com ou sem pessoas nelas, as fotos sempre serão a melhor e mais brilhante lembrança de suas viagens!


Bom pessoal é isso… Esperamos que tenham gostado de nossas dicas sobre como tirar fotos em locais com muita gente. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir, compre seus ingressos e vouchers utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando ótimas dicas de viagens. Valeu!!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias