Gibraltar é um destino encantador, repleto de beleza natural e é considerado um dos lugares mais estratégicos do mundo por estar entre a Europa e a África e também entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Descubra agora o que fazer em Gibraltar e um montão de dicas para organizar sua viagem.
Gibraltar é um destino perfeito para incluir numa viagem por Portugal ou pela Espanha. Nós fizemos isso. Gibraltar foi um dos lugares visitados em nossa viagem de 12 dias por Portugal e Espanha.
Gibraltar é um território britânico? Como assim?
Gibraltar é um território ultramarino britânico localizado no sul da Espanha, corresponde a uma pequena península que separa a Europa da África.
Isso mesmo, apesar de sua localização geográfica ser dentro do território espanhol, Gibraltar pertence a Grã-Bretanha, pois foi cedido a eles pela Espanha no Tratado de Utrecht em 1713. Chique né?!
Principais distâncias de Gibraltar:
- Sevilha na Espanha: 198 km;
- Málaga na Espanha: 136 km;
- Córdoba na Espanha: 290 km;
- Faro no Algarve em Portugal: 393 km;
- Madrid na Espanha: 660 km;
- Andorra na Espanha: 933 km.
O Estreito de Gibraltar
Muito se houve falar no Estreito de Gibraltar, mas você sabe o que ele é?
O Estreito de Gibraltar é um canal que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, que fica situado entre o sul da Espanha e o norte de Marrocos, separando assim os continentes europeu e africano.
O estreito possui 14,24 km, sendo essa a distância que separa a Europa da África. Dá pra acreditar que a distância é tão pequena assim? O estreito representa um importante rota de navegação do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico, onde mais de 85 mil navios passa por ele todos os anos. Se quiser saber mais sobre o estreito de Gibraltar veja aqui.
Onde se hospedar em Gibraltar
Em Gibraltar escolhemos nos hospedar no The Caleta hotel. O hotel é padrão 4 estrelas, a beira mar e com uma vista daquelas… Do hotel pudemos contemplar o Mar Mediterrâneo e também o rochedo.
Existem também outros hotéis bem legais em Gibraltar como Rock Hotel, Gibraltar Gem e o The Eliott Hotel.
O que fazer em Gibraltar
1. Contemplar o Rochedo
O Rochedo de Gibraltar ou Coluna de Hércules possui 427 metros de altura e abriga uma reserva natural, onde vivem mais de 250 macacos.
Sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Gibraltar, não só por sua beleza, imponência, exuberância e por suas reservas naturais, mas também pelas fortificações militares do século XVIII, por suas grutas e cavernas.
Já deu pra notar que é parada obrigatória não é mesmo? O Rochedo é belíssimo e ao andar pela cidade poderá contemplá-lo de vários ângulos diferentes.
2. Andar de Bondinho/teleférico ou cable car
Se você é como nós e ama contemplar as paisagens dos lugares por onde passa, este passeio é imperdível.
Ao andar de bondinho você contemplará paisagens maravilhosas, poderá observar o azul do mar Mediterrâneo, observar Gibraltar, seu porto repleto de navios e avistar belas paisagens.
Chegando ao topo do Rochedo será recebido pelos macacos. Nosso filho ficou morrendo de medo deles, pois estavam fazendo algumas estripulias. Vimos um deles pegar um cachecol de uma moça que ficou morrendo de medo…
Simplesmente imperdível, um dos melhores passeios de Gibraltar.
3. Conhecer a Europa Point
Parada obrigatória para quem visita Gibraltar, pois o Europa point é a parte da Europa mais próxima da África e é possível ver o continente a olho nu de lá.
Fomos até lá sem maiores expectativas, pois achávamos que não veríamos nada, mas nos enganamos completamente, pois conseguimos ver a olho nu o continente africano.
Aproveite para tirar a tradicional foto com uma mão no continente africano e outra no continente europeu.
4. Contemplar a Mesquita de Gibraltar
Não entramos na mesquita, mas pudemos contemplar sua beleza e imponência, pois ela fica localizada no Europa Point.
A mesquita foi construída em meados dos anos 90 e se tornou um dos principais pontos turísticos de Gibraltar.
5. Caminhar pela Main Street e fazer compras
A Main Street é a principal rua de Gibraltar, repleta de lojas, bares e restaurantes. Gibraltar é um destino famoso para compras, justamente por não ter a incidência do IVA. O local procurado pelos turistas é a Main Street, local onde existe uma variedade de marcas britânicas.
6. Tomar um chá da tarde no Sunborn Gibraltar
O chá da tarde é uma tradição entre os ingleses, como Gibraltar é um território britânico, lá também essa tradição é forte.
Quando ficamos sabendo que existe um navio atracado permanente em Gibraltar onde era possível vivermos essa experiência, incluímos na hora em nosso roteiro em Gibraltar.
Foi incrível ir ao navio Sunborn tomar o chá da tarde, que estava delicioso, com várias gostosuras como pães, bolos, macarrones, brigadeiros, doces, geleias e várias outras gostosuras.
O Sunborn Gibraltar é um luxuoso iate-hotel, de 5 estrelas, com cassino e uma série de benefícios para seus hóspedes. Ficar hospedada nesse navio chiquérrimo, com vista privilegiada para o rochedo deve ser perfeito né? Curtiu a dica, corre lá no Booking para ver quanto custa viver essa experiência.
7. Caminhar pelo Jardim Botânico
O Jardim Botânico fica bem pertinho da estação de teleférico, por isso é uma boa pedida se programar para visitar os dois lugares em sequência.
O Jardim Botânico é super charmoso, onde você poderá contemplar várias espécies de plantas e ainda ver o bondinho.
No local tem parquinho, o que é uma boa pedida para quem está com crianças. Fizemos uma pausa para o Gabriel se divertir e se desestressar dos passeios turísticos.
8. Ir ao Museu de Gibraltar
O museu foi fundado em 1930 e abriga uma série de galerias e exposições que representam a história milenar de Rocks e a cultura dos gibraltinos.
9. Conhecer os túneis da Segunda Guerra Mundial
Infelizmente nós não tivemos tempo suficiente, pois passamos os dias 30 e 31 de dezembro em Gibraltar, mas infelizmente no dia 31, as atrações turísticas fecharam bem mais cedo do que imaginávamos….
Os túneis acomodavam o que parecia uma cidade subterrânea, local onde mais de 16.000 homens poderiam ser alojados e ainda ter comida suficiente para 16 meses. Daí você já pode ter ideia do tamanho deles.
O comprimento total de toda a rede de túneis dentro da Rocha é de aproximadamente 34 milhas ou 55 quilômetros.
10. Contemplar o Farol de Gibraltar
O farol de Gibraltar é mais uma das atrações da Europa Point, ele foi construído em 1941 e tem um título super curiosos, de ser “o único farol da Inglaterra localizado fora do Reino Unido”.
Ah e o farol de Gibraltar ainda está em funcionamento.
O que fazer em Gibraltar com crianças
Nós sempre viajamos com nosso filho, por isso procuramos lugares legais para ele curtir em todos os lugares por onde andamos. Em Gibraltar encontramos alguns parquinhos como esse e ele fez a maior festa.
Então se você vai para Gibraltar com crianças essa é uma boa pedida, curtir os parquinhos da cidade. Esse aqui da foto fica localizado na Europa Point, perto da mesquita. No Jardim Botânico também tem outro parquinho bem legal.
Outro passeio que o Biel curtiu em Gibraltar foi o chá da tarde no navio, pois ele nunca tinha entrado em um navio e achou a experiência top demais.
O Biel não curtiu muito nosso passeio até o Rochedo. Fomos até lá de teleférico, essa parte ele gostou. Mas chegando na Reserva tinham muitos macacos soltos e ele ficou com muito medo, principalmente pois alguns deles estavam um pouco nervosos. Viu um macaco pegar a mochila de uma turista e ficou assustado.
Quanto tempo ficar em Gibraltar?
Um final de semana é tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Gibraltar.
Mas se você tiver apenas um dia para desfrutar a cidade, não se assuste, conseguirá conhecer muita coisa, talvez faça como nós e deixe os túneis da Segunda Guerra para uma outra oportunidade.
Nós ficamos duas noites em Gibraltar, mas achamos que uma seria suficiente.
Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado de nossas dicas sobre Gibraltar. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Gibraltar e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!
Respostas de 17
Adorei o seu post!!
Tenho uma dúvida em relação a entrar em Gibraltar de carro, é complicado?
Terei apenas meio dia para conhecer, vale a pena assim mesmo?
Muito obrigada
É bem tranquilo… só tem que entrar na fila de carros, aguardar sua vez e apresentar o passaporte. Tente chegar cedo, pois as vezes tem fila.
Adorei o seu post.
Mas estou com uma dúvida que ainda não consegui esclarecer.
Portugueses para entrar na fronteira precisam de passaporte, ou outro documento?
Obrigada
Que bom que gostou das dicas! É necessário estar com passaporte.
Quando estudei no sul da Espanha, pensei em conhecer Gibraltar pela curiosidade de ver um pedaço de outro país dentro da Espanha rs mas acabei não tendo final de semana livre e não fui :(… Nem sabia q tinham túneis da Segunda Guerra lá! Mas as vistas desse passeio de bondinho são legais demais!
estou adicionando Gibraltar à minha viagem!
Que bom que gostou das dicas e vai conhecer Gibraltar
Morei na Espanha por anos e nunca fui a Gibraltar porque não sabia que era tão interessante. Que erro! Eu adorei o seu post!
Oi Gabriela, que bom que curtiu as dicas! Quem sabe não se programa de ir conhecer?
Não conhecia Gibraltar, achei um destino encantador e de belas paisagens. Valeu pelas dicas!
Que bom que gostou
Gibraltar não fica longe de Portugal e, no entanto, ainda não conheço. Espero aproveitar as suas dicas em breve. Esses túneis da 2ª Guerra Mundial devem ser impactantes
Aproveite que está perto e programe-se para conhecer. Bjs
Nunca tinha pensado em conhecer Gibraltar, agora fiquei interessada! Lindas fotos e belíssima viagem vocês fizeram!
Que bom que nosso artigo te inspirou! bjs
Quantas dicas legais de Gibraltar, fui até espiar esse hotel-navio! Já icluí o destino na lista de lugares para conhcer na Espanha.
Oi Márcia, que bom que curtiu as dicas. Vale a pena conhecer. bjs