Se você ama pegar um carro e sair por aí conhecendo lugares encantadores, vai amar a dica de hoje: um roteiro Espanha e Portugal no inverno por 12 dias cheio de lugares M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S. Descubra ainda como é dirigir na Espanha e em Portugal.
Nesse artigo vamos dividir com você algumas dicas importantes como cidades escolhidas, onde nos hospedamos, quantos dias ficamos em cada cidade, documentos necessários para a viagem, pedágios temperatura média no inverno e muito mais.
⇒ Descubra tudo o que escrevemos sobre a Europa.
Dificuldades ao montar nosso Roteiro Espanha e Portugal
Ao planejar uma viagem para Europa no inverno nos deparamos com algumas dificuldades:
- Quantos dias seriam suficientes?
- Quantos dias ficar em cada cidade?
- Quais lugares incluir no roteiro para não pegar chuva?
- Comprar roupas de inverno no Brasil ou na Europa?
- Quais as principais cidades turísticas de Portugal e da Espanha?
Planejamento
Na etapa do planejamento nos deparamos com um desafio: escolher cidades com baixa probabilidade de pegarmos chuva, pois o frio não atrapalha uma viagem, mas a chuva atrapalha e muito…
Então lemos muito e decidimos que a melhor opção seria uma viagem pelo sul de Portugal e Espanha, lugares em que não costuma chover em dezembro.
A Espanha é dividida em várias comunidades autônomas, dentre elas a a Andaluzia, localizada no sul do país, uma região perfeita para quem deseja visitar a Espanha no inverno.
A Andaluzia é uma das regiões mais visitadas do país tendo Sevilha como sua capital. A região é super charmosa com belas cidades medievais e também com inúmeras cidades à beira mar.
Decidido que a viagem de carro seria em Portugal e na Espanha, usamos o Google Maps para escolher as cidades, analisamos suas distâncias e depois de muitas alterações fechamos nosso roteiro:
- Lisboa em Portugal;
- Algarve em Portugal;
- Sevilha na Espanha;
- Gibraltar;
- Málaga na Espanha;
- Córdoba na Espanha;
- Évora em Portugal.
Aqui gostaríamos de fazer uma consideração: a cidade de Granada na Espanha entrou e saiu várias vezes de nosso roteiro na Espanha. Se você tiver mais tempo, talvez seja legal incluí-la, pois parece ser encantadora.
Depois de definido o roteiro Espanha e Portugal, passamos para as etapas seguintes: alugar o veículo e reservar nossos hotéis ou imóveis para temporada.
Nossa viagem teria início no dia 25 de dezembro e finalizaria no dia 06 de janeiro. Tempo que achamos suficiente para o roteiro acima, pois seriam 12 dias e as distâncias entre as cidades era pequena.
Distância entre as cidades:
- Lisboa até Lagos: 300 km;
- Lagos até Albufeira: 58 km;
- Albufeira até Sevilha: 231 km;
- Sevilha até Gibraltar: 198 km;
- Gibraltar até Málaga: 136 km;
- Málaga até Córdoba: 163 km;
- Córdoba até Lisboa: 502 km.
Para ir de Córdoba até Lisboa a distância era de 502 km, entretanto a cidade de Évora, que também é considerada Patrimônio Mundial, fica no caminho. Por isso resolvemos fazer um pit stop em Évora.
De Córdoba até Évora são 377 km. Paramos um pouco, ficamos umas três horas na cidade, entramos na Capela dos Ossos, que é um dos principais pontos turísticos e em seguida continuamos nossa viagem para Lisboa. De Évora para Lisboa foram mais 134 km.
Aluguel de veículo em Lisboa
Ainda do Brasil, fizemos a reserva de nosso veículo pela Rentcars que é uma comparadora de preço das locadoras de veículos.
Você faz sua reserva ainda aqui do Brasil, pela internet, sem pagar a taxa de IOF e ainda pode parcelar em até 12 vezes sem juros. Bom demais, né? Utilize o banner abaixo e faça sua cotação.
Vamos deixar uma dica: reserve seu veículo com a maior antecedência possível para garantir o melhor preço. Você pode ainda fazer uma reserva com cancelamento grátis e decidir depois se irá ou não locar o veículo. Se não for, basta cancelar, mas se decidir pelo veículo já terá sua tarifa garantida.
Nós pagamos 267 euros para ficar com um veículo por 14 dias. Achamos que o custo benefício foi ótimo. Mas para conseguir esse preço seguimos a dica acima e fizemos nossa reserva com antecedência.
Nós alugamos um Polo. Não enfrentamos nenhuma burocracia nem para pegar nem para devolver o veículo, foi super tranquilo.
Não se esqueça de avisar a locadora do veículo que usará o carro para ir até a Espanha, para não ter problemas com o seguro do veículo, pois alguns tipos de seguro só dão cobertura em um único país. Tivemos que pagar 50 euros a mais para podermos ir até a Espanha.
Como é dirigir na Espanha e em Portugal
Foi super tranquilo dirigir em ambos os países, pois as estradas são ótimas e muito bem sinalizadas. Não tivemos nenhuma dificuldade.
Utilizamos o Waze no veículo, colocávamos o endereço e íamos seguindo as coordenadas. O aplicativo funcionou em 90% do percurso, mesmo nas estradas, ficamos bem surpresos com isso, pois foram pouquíssimos os trechos que ficamos sem conexão com a internet.
A locadora não nos ofereceu o Via Verde, que é o acesso rápido aos pedágios, tipo o sem parar no Brasil. Nós também esquecemos de pedir… então fica a dica, não se esqueça, pois com isso você pegará menos filas.
Fronteiras entre os países
Quando planejamos nossa viagem sentimos uma enorme curiosidade em saber como seria sair de Portugal e entrar na Espanha. Foi super simples, como se estivéssemos aqui no Brasil saindo de um Estado e entrando no outro, apenas com placas informativas.
Gibraltar é um território britânico localizado no extremo sul Espanha. Para entrar em Gibraltar é necessário passar na aduana. Lá você terá que abrir os vidros do veículo, para que vejam quem está dentro e apresentar os passaportes.
Não vão carimbar o passaporte para entrar e sair de carro em Gibraltar, mas obrigatoriamente terá que apresentar os passaportes. O tramite é bem simples, mas você perderá algum tempo na fila. Na ida foi super tranquilo, mas na volta pegamos uma fila gigantesca.
Preciso da Permissão Internacional para dirigir na Espanha e em Portugal?
A PID – Permissão Internacional para Dirigir – nada mais é do que uma Carteira de Habilitação Internacional.
Portugal e Espanha, bem como outros países que fazem parte do Acordo de Schengen, aceitam a carteira nacional de habilitação brasileira para turistas que pretendem dirigir no país.
Então não é necessário emitir a PID para dirigir nem em Portugal, nem na Espanha, desde que sua viagem não dure mais do que 180 dias.
Pedágio
Os pedágios em Portugal foram bem altos, por isso em alguns trechos, preferimos programar o Waze para evitar rodovias sem pedágio. Essas rodovias são as “nacionais” onde a velocidade é menor.
Do Algarve em Portugal para Sevilha na Espanha não tivemos que pagar pedágio.
Na Espanha foram foram poucos os trechos que tivemos que pagar pedágio. Todas às vezes que pagamos foram nas proximidades de Málaga.
De Córdoba para Lisboa, que foi nosso maior trajeto, pagamos pedágio somente em Portugal.
Combustível
Para o abastecimento você terá de ir até a loja de conveniência e pagar o valor que quer abastecer e escolher o tipo de combustível. Ao locar o veículo pergunte qual é o combustível melhor para ser usado.
Você mesmo fará seu abastecimento na bomba que foi liberada pelo atendente.
Um fato que achamos curioso é que o combustível na Espanha foi mais barato que em Portugal. A diferença chegava a vinte centavos por litro. Então anote e dica e deixe para completar o tanque na Espanha.
Onde nos hospedamos na Espanha e em Portugal
Lisboa em Portugal
Em Lisboa ficamos hospedados por duas noites no hotel Real Palácio, um hotel 5 estrelas de ótimo custo benefício.
O hotel fica localizado próximo ao Parque Eduardo VII e da famosa loja de departamentos El Corte Inglés. Próximo ao hotel também existem duas estações de metrô.
Albufeira no Algarve
Em Albufeira reservamos um apartamento pelo Airbnb. O apartamento era uma gracinha, valeu muito a pena. Tinha estacionamento, wi-fi de boa qualidade, piscina, entre outros. O apartamento ficava bem pertinho da Praia do Pescador.
Infelizmente esse apartamento não está mais disponível para locação, por isso retiramos o link.
Sevilha na Espanha
Em Sevilha também reservamos um apartamento pelo Airbnb, infelizmente ele não está mais disponível para aluguel. O apartamento ficava localizado no centro histórico da cidade e não tinha estacionamento.
O ponto fraco do apartamento foi não ter estacionamento. Não conseguimos nenhuma vaga perto dele para estacionar o carro. Tivemos que deixá-lo a 1 km do apartamento, numa vaga na rua. Este é um ponto de atenção se você estiver com muita bagagem!
Gibraltar em território espanhol
Em Gibraltar reservamos o The Caleta Hotel pelo Booking. O hotel é padrão 4 estrelas e fica a beira mar e com uma vista daquelas… Do hotel pudemos contemplar o Mar Mediterrâneo.
Málaga na Espanha
Na verdade o hotel que ficamos hospedados não ficava em Málaga, mas sim num balneário chamado Benalmádena a 20 km de Málaga.
O hotel era sem dúvida encantador, quando chegamos os olhos do Biel já começaram a brilhar, pois o hotel era um Sunset Beach Club a beira mar, com piscina, quadras e recreação para as crianças.
Um hotel que vale a pena passar uma semana. Se você pretende fazer essa viagem no verão irá aproveitar o hotel de montão.
O hotel é padrão 4 estrelas e conta com apartamentos completos com quartos, cozinha e sala.
Córdoba na Espanha
Alugamos um apartamento pelo Airbnb em Córdoba. O imóvel ficava localizado no centro histórico da cidade e não tinha estacionamento. O apartamento era bem pequenininho mas super charmoso.
O ponto fraco do apartamento foi não ter estacionamento. Não conseguimos nenhuma vaga na rua para estacionar o veículo. Tivemos que parar num parking e pagar 34 euros para duas diárias.
Roteiro Espanha e Portugal no inverno: nossa viagem de carro
Confira abaixo as cidades que fizeram parte de nosso roteiro Espanha e Portugal no inverno. Em breve faremos artigos específicos sobre cada uma das cidades, contando tudo que conhecemos em cada uma delas.
- Lisboa 2 dias;
- Algarve 3 dias;
- Sevilha 2 dias;
- Gibraltar 2 dias;
- Málaga 1 dia;
- Córdoba 2 dias;
Abaixo faremos algumas considerações sobre nossa viagem, tempo em que ficamos, se alteraríamos alguma coisa, entre outros dicas.
Lisboa Mas se você não tiver 12 dias não tem problemas. Aqui tem uma sugestão de roteiro de 6 dias por Málaga, Ceuta e Gibraltar.
Lisboa: ponto de partida de nosso roteiro Espanha e Portugal
Ah Lisboa, quanta saudades sentimos de você! Por essa frase já deu para perceber que adoramos Lisboa não é mesmo? A cidade tem muita coisa pra fazer, atrações pra mais de uma semana inteira.
Lisboa foi a base de nossa viagem para a Europa que durou 45 dias. Então estivemos na cidade em vários momentos diferentes, pois temos família por lá.
Em dois dias na cidade, dá para você conhecer os principais pontos turísticos: Torre de Belém, Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Parque das Nações, entre outros. Confira nosso artigo com os principais pontos turísticos de Lisboa e escolha os lugares pretende conhecer por lá.
Em Lisboa costuma chover durante o inverno, fato que atrapalha muito uma viagem. Nós pegamos dias de chuva por lá, mas também pegamos dias lindos, com um sol daqueles.
De todos os destinos desse roteiro, Lisboa é a cidade com maior probabilidade de você pegar chuva. Mas como a cidade tem muitos museus e lugares fechados, escolha alguns para visitar se isso acontecer.
Algarve
Para conhecer o Algarve escolhemos nos hospedar em Albufeira. A cidade é um encanto e acho que rolou um amor a primeira vista…
Quando chegamos ao Mirador da Praia do Pescador e vimos aquele montão de casinhas brancas com aquele mar azul, nos fez parecer que estávamos na Grécia.
Como nossa viagem era durante o inverno e não daria para curtimos praia, reservamos 3 dias inteiros para o Algarve, pois nossa intenção era apenas contemplar as belíssimas paisagens. Confira nosso artigo 7 praias do Algarve que você precisa conhecer.
Entretanto saímos de lá com gostinho de quero mais, pois o Algarve é lindo!!! Além de Albufeira visitamos Lagos, Lagoa e fizemos um passeio de barco pelas belíssimas praias da região.
Se você tiver mais tempo em seu roteiro, tente aumentar os dias por lá, pois o Algarve é realmente belo!!! Você não irá se arrepender.
Sevilha
Das três cidades espanholas que conhecemos, Sevilha foi a que conquistou nossos corações. A cidade é linda, acolhedora, encantadora…
Publicamos um artigo contando 10 coisas que você precisa fazer em Sevilha, corre lá para conferir. Ficamos dois dias inteiros em Sevilha e acho que seria necessário mais um dia para conhecer a fundo a cidade.
A cidade é super animada, repleta de bares e restaurantes lotados, mesmo no inverno!
A cidade conta com inúmeros pontos turísticos que precisam estar no seu roteiro como: Catedral de Sevilha, que é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo; a Torre La Giralda, o Real Alcázar, a Praça da Espanha, entre outros.
Gibraltar
Você sabia que Gibraltar é um território da Inglaterra que fica na Espanha? E o lugar é lindo!!! O rochedo sabe ser charmoso.
Já tínhamos ouvido muitas pessoas falarem que de lá era possível ver a África, mas não levamos isso muito a sério não, achávamos que era mentira.
Mas nos surpreendemos pois mesmo com o dia nublado e com um pouco de neblina, conseguimos sim ver a África e nem precisamos de binóculo não. Vimos a olho nu mesmo. Foi incrível!!!
Quer saber tudo o que fizemos por lá? Confira nosso artigo o que fazer em Gibraltar: melhores passeios.
Ficamos dois dias em Gibraltar, mas um dia seria suficiente. Se pudéssemos alterar nosso roteiro Espanha e Portugal tiraríamos um dia daqui e passaríamos para o Algarve ou então para Sevilha.
Compre seus passeios em Gibraltar por aqui.
Málaga na Espanha
Málaga é uma das cidades mais antigas da Europa, foi fundada pelos fenícios no século VIII A.C. e é a sexta maior cidade da Espanha.
A cidade fica localizada à beira mar, o que faz ser muito procurada durante o verão para quem quer curtir uma boa praia. A cidade de Málaga é um dos destinos mais procurados da Andaluzia.
Mas a cidade também é uma boa pedida durante o inverno, para quem está interessado em conhecer patrimônios históricos, museus e contemplar belas paisagens.
Um dos principais pontos turísticos de Málaga é a Casa Museu de Pablo Picasso, nós fizemos uma visita com áudio guia que super recomendamos. Em breve falaremos mais sobre ela em nosso artigo sobre a cidade.
Tivemos que estacionar o veículo num parking no centro histórico de Málaga e pagamos 10 euros por 5 horas.
Confira nosso artigo contanto tudo o que fizemos em Málaga.
Córdoba na Espanha
Córdoba, importante cidade da Andaluzia na Espanha, é um destino ímpar. Repleto de história.
O principal ponto turístico de Córdoba é a Mesquita-Catedral de Córdoba, uma das construções mais impressionantes da Espanha, que foi construída no século 8. A Catedral mistura os estilos arquitetônicos romano, gótico, bizantino e possui ainda elementos persas. Não deixe de conhecer.
Ficamos dois dias na cidade e achamos o tempo suficiente para conhecermos tudo o que estava em nosso roteiro.
Compre seus passeios em Córdoba por aqui.
Évora em Portugal
Nosso roteiro teve a cidade de Lisboa em Portugal ponto de partida e chegada, pois de lá partiríamos para outra aventura: uma viagem de trem por vários países como Alemanha e Suíça, que em breve vamos relatar.
Resolvemos fazer uma parada na cidade de Évora, que fica no caminho entre Córdoba e Lisboa.
A cidade é pequenina, mas muito charmosa. Em meio período você conseguirá caminhar pelos principais pontos turísticos da cidade e visitar a Capela dos Ossos, que é a principal atração da cidade. Confira nosso artigo: o que fazer em Évora.
Considerações sobre a temperatura durante o inverno,
Ficamos muito felizes com as cidades escolhidas para esse roteiro Espanha e Portugal, pois não pegamos chuva em nenhuma delas. Ao invés disso pegamos muito sol, mas isso não significa que estava quente… Aí também já é demais né?
No Algarve a temperatura estava ótima, só precisamos de usar os casacos durante à noite, pois durante o dia fez em média 16 graus. Usamos tênis, calça comprida e camisetas. A temperatura estava bem agradável. Durante à noite como não tinha sol, precisávamos dos casacos.
Sevilha foi a cidade em que pegamos uma maior variação de temperatura. Começávamos o dia com a temperatura em 10 graus, mas por volta das 13 horas aumentava para 20 graus.
Então passávamos o dia colocando e tirando os casacos, pois no sol fazia calor, mas quando íamos para a sombra fazia frio… Mas à partir das 19 horas os casacos eram imprescindíveis.
Em Gibraltar a temperatura estava por volta dos 15 graus, mas a sensação térmica estava bem menor por conta do vento que era gelado… por isso casaco, gorro e cachecol eram imprescindíveis durante o dia todo.
Em Málaga a temperatura também estava na faixa de 15 graus, com sol. Precisamos dos casacos até por volta das 14 horas, depois disso como o sol estava quente, pudemos tirá-los.
Córdoba foi a cidade mais fria desta viagem e foi onde pegamos as menores temperaturas. De manhã fazia 6 graus, então precisamos não só dos casacos como também das roupas chamadas primeira camada.
Na hora mais quente do dia os termômetros marcavam 12 graus. Mesmo no sol os casacos eram indispensáveis.
Temperatura média no mês de dezembro
Passamos 45 dias na Europa e essa roadtrip por Portugal e Espanha foi parte de um roteiro bem maior. Como nossa viagem foi durante o inverno, um de nossos medos era ser frio demais.
Mas de todas as cidades que visitamos, deste roteiro, (e olha que foram muitas) essas foram as menos frias.
- Lisboa – entre 9° E 15°C;
- Albufeira – entre 9° E 17°C;
- Sevilha – entre 8° E 17°C;
- Gibraltar – entre 12° E 17°C;
- Málaga – entre 9° E 17°C;
- Córdoba – entre 5° E 15°C.
⇒ Leia mais sobre a Temperatura em Lisboa.
Dicas para planejar sua viagem para Espanha e Portugal
Preciso de visto para entrar na Espanha e em Portugal?
Se você é brasileiro e viajará a turismo pela Europa por até 90 dias a resposta é não. Entretanto, a partir de 2025 a União Europeia adotará o ETIAS que funcionará como uma autorização prévia de viagem para maiores de 18 anos.
Existe alguma vacina obrigatória para entrar na Espanha e em Portugal?
Não existe nenhuma vacina obrigatória para entrar em Portugal e na Espanha, entretanto é sempre bom manter suas vacinas em dia e esperar por mudanças depois da Covid19.
Qual moeda da Espanha e de Portugal?
A moeda oficial dos dois países é o Euro. Como a cotação do euro anda oscilando muito é recomendado que você vá comprando a moeda, assim fará a média para que o valor pago não fique tão alto e nem tão baixo.
Aproveite para ler o artigo como levar dinheiro para a Europa do blog Quase Nômade. Garanto que vai te ajudar muito.
Como economizar com passeios?
Quando viajamos, compramos nossos passeios com antecedência pela internet. Assim, já chegamos em nosso destino com nosso roteiro prontinho e não precisamos perder tempo, pesquisando passeios durante a viagem, pois tempo também é dinheiro.
Nós utilizamos empresas como a Civitatis e a Get Your Guide, que vendem passeios no Brasil e em vários lugares do mundo.
Além disso, procuramos fazer os famosos free tours nos destinos que contam com esse serviço. Esses tours são realizados por guias de turismo e não tem um valor fixo.
Os guias recebem uma gorjeta no final do passeio, de acordo com sua satisfação. Recomenda-se que a gorjeta seja de no mínimo 5 euros por pessoa.
Se você ficou interessado em saber mais sobre os tours, acesse o site da Civitatis, pois é lá que você poderá saber o roteiro e fazer sua reserva.
Nós publicamos um artigo contando nossa experiência no free tour em Sevilha, vai lá conferir. Ah e se você for reservar seu tour, faça usando nossos links.
É obrigatório seguro viagem para entrar na Espanha e em Portugal?
Sim, pois ambas as cidades fazem parte do Tratado Schengen que exige um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000€. Por isso além de importante é obrigatória a contratação de um seguro.
Confira nosso artigo como contratar um seguro viagem com dicas para te ajudar a acertar na escolha do seguro.
Nós sempre utilizamos a Real Seguros que é uma comparadora de preços de seguro. Ela apresenta o valor e as coberturas oferecidas por várias seguradoras para que você escolha o que melhor atenda suas necessidades.
Faça sua compra utilizando nossos links e garanta descontos exclusivos. Usando o cupom de desconto (promocode) VAMOSPORAI você garante 9% de desconto e ainda pode parcelar em 12 vezes sem juros ou ganhar 5% de desconto para pagamentos com PIX. Bom demais né?!
Bom pessoal, espero que tenham gostado de nosso roteiro Espanha e Portugal no inverno e de nossas dicas. Aguarde que em breve daremos mais dicas de nossa Eurotrip. Ficou com alguma dúvida e precisa de ajuda? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a organizar sua viagem para Europa, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e a garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!
Respostas de 42
Olá Carol, agradecida pela indicação! Adorei as dicas, o roteiro segue bem o que estou planejando. Chegaremos em Portugal em novembro, e decidimos explorar o Norte, antes que as chuvas nos alcancem. Só depois faremos o sul.
Que bom que curtiu as dicas. No norte nós amamos Porto, não deixe de conhecer.
Carol,
Muito legal seu roteiro, parabéns! Não conheço sua história, então não sei se mora em Portugal já. Mas no meu caso queria partir de Lisboa até Madri ou vice-versa. Consigo alugar o carro num lugar e devolver em outro normalmente né?
Oi Cristiane, moro no Brasil… Que bom que gostou do meu roteiro…
Você consegue sim alugar o carro em um destino e devolver no outro. Na hora de fazer a cotação pela Rentcars, marque a opção “devolver em outra cidade”, fica embaixo do campo “retirar o carro em”.
Muito top esse roteiro;!!
Olá! Vou a Espanha em fevereiro primeira quinzena. Gostaria de saber sobre as condições das estradas durante o inverno. Se neva muito, se é preciso colocar correntes nos pneus, etc. Agradeço o retorno.
Olá Claudia, fomos no final de dezembro/início de janeiro. Ficamos no sul da Espanha e não precisamos de nada nos pneus. Mas se você for em cidades com neve precisará.
Que top estas dicas e este Roteiro de inverno pela Espanha e Portugal. Amei todas as dicas e já quero fazer. Dicas anotadas. Parabéns pelo material super completo!
Que bom que gostou!
Essa dica sobre a chuva numa viagem de inverno é super importante mesmo e vou passar a adotar no meu planejamento. Roteiro super completo entre Espanha e Portugal.
Que bom que curtiu as dicas! Bjs
Só gostaria de mais informações sobre estacionamentos para o carro. Há problemas em deixar na rua em hotéis que não tenham? É tranquilo estacionar no centro das cidades? Como funciona? Obrigada.
Deixamos na rua e não tivemos problema, tivemos apenas que parar o carro bem longe… Para estacionar no centro você pode usar os estacionamentos pagos, chamados de Park.
Lendo o roteiro de vocês, estou mudando completamente o meu.
Mesmo? Espero que tenha conseguido ajudar
Roteiro bem completo, parabéns! Escolheram bem os destinos, quer em Portugal, quer em Espanha. 🙂
Oi Maria, que bom que gostou
O roteitro de europa em doze dias está incrível, ainda mais para o inverno, pois nossa cabeça só pensa em viajar no verao, rs. Um abraçco grande!
Oi Roberto, que bom que gostou de nossas dica
Eu sempre levei a PID nas minhas viagens e já me pediram algumas vezes, como na Suíça, Alemanha e Áustria. Sugiro que avalie essa informação, pois esse documento é importantíssimo para quem vai circular pelas estradas.
A carteira de motorista brasileira serve somente para retirar o carro da locadora, caso haja algum problema na estrada. será a PID o documento oficial do turista.
Adorei essa opção de roteiro pela Espanha e Portugal no inverno. Gosto de viagens com esse clima. O melhor foi ver um pequeno curtindo a viagem. Já me animei a levar os meus.
Que bom que gostou das dicas!
Foi um roteiro bem simpático. Para não ter a chuva a atrapalhar no inverno, em Portugal e Espanha, só mesmo no sul. Ainda não conheço Gibraltar (mas já conheço a vista de África para a cidade)
Programe-se para conhecer, vc vai amar
Ainda não tive a oportunidade de conhecer a Europa mas quero muito ir! Obrigada pelas dicas de Portugal e Espanha, vai me ajudar muito no meu planejamento e me deixou doidinha pra ir logo!
Que bom que curtiu as dicas.
Achei incrível este seu roteiro na Espanha e Portugal durante o inverno.
Sempre que penso em conhecer estes países penso em uma viagem de verão, mas agora percebi que dá para fazer um itinerário no inverno sem se congelar tanto. Além disso, acho que os preços são um pouco melhores, né?
Obrigado!
Nós amamos nossa Eurotrip no inverno, foi bem diferente de nossas viagens no verão
Olá! Parabéns pelo post. Muito bom! Temos em mente fazer um roteiro parecido em fevereiro (se o Covid deixar) chegando por Lisboa e indo até Barcelona, onde temos amigos. Teria alguma dica de locadora de carros boa e confiável? Já vi tantos relatos de picaretagens que estou quase desanimando e fazendo tudo de trem/avião. Serão 18 dias.
Obrigado!
Oi Suri, nós não tivemos problemas. Reservamos ainda do Brasil pela Rentcars https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=774 A locadora nos cobrou uma taxa extra para viajar para a Espanha. A princípio achei que era golpe, mas pedia a Nota Fiscal e ele me entregou, onde estava descrito “taxa para viajar para Espanha”. Mas como tínhamos lido relatos de problemas com seguradoras tiramos foto do carro, fizemos uma filmagem dele todo por fora e tiramos também foto do painel com a quilometragem para nos resguardarmos. Fica a dica
Fui à Espanha no verão e a Portugal no outono. Muito legal ver como são no inverno, algumas coisas acho que eu ia curtir mais, outras já não tanto pq prefiro calor! Mas achei ótimo ver que mesmo no frio os dias estavam bem bonitos!
Pegamos dias belíssimos em todas as cidades do nosso roteiro, com exceção de Lisboa, que foi o único lugar em que pegamos também dias feios.
Portugal e Espanha são mesmo sensacionais! Ainda não conheci a região do Algarve, mas fiz um tour bem legal por boa parte de portugal. Já a Andaluzia, muito melhor viajar no inverno como vc fez pq eu quase derreti de calor quando estudei em Granada no verão!
Fernanda, vale muito a pena conhecer. Tenho certeza de que você vai amar o Algarve
Que máximo esse roteiro entre Espanha e Portugal de carro. Morro de vontade de fazer essa viagem mas não tinha noção de quanto tempo precisaria, e 12 dias é um período excelente. Vou utilizar seu roteiro para finalmente tirar minha viagem do papel. Obrigada por compartilhar.
Oi Luciana, que bom que gostou das dicas. Se conseguir acrescentar uns três dias conseguirá incluir Granada também no roteiro. Um lugar que ainda irei conhecer.
Uau! Que super viagem de carro entre Espanha e Portugal no inverno. Foram 12 dias muito bem aproveitados e ainda bem que não pegaram chuva.O roteiro ficou super completo, mesmo tendo que tirar cidades como Granada, mas aí vocês já tem motivo pra voltar, rs.
É mesmo Fabíola, já estamos com vontade de voltar para conhecer Granada. Bjs
Embora tenha sido inverno em Portugal e Espanha o tempo estava bem bonito. ótimas dicas no seu roteiro.
Sim, nessas cidades o inverno é com belos dias de sol
Morro de vontade de alugar um carro e fazer um roteiro por Espanha e Portugal! Já fui algumas vezes pra lá, mas não aluguei, quando voltar vou usar teu post como base! Obrigada!
Oi Lidiane, faça essa viagem. Você verá que vale a pena.