O que fazer em Salvador: 10 pontos turísticos + praias

Conteúdo

Programando uma viagem para a Bahia? Reunimos aqui as principais dicas do que fazer em Salvador, quais seus principais pontos turísticos, melhores praias, restaurantes e muitas dicas que vão te ajudar a planejar sua viagem.

Salvador ocupa constantemente a lista de destinos mais procurados para viagens no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo Google, no ano de 2023, Salvador foi um dos 10 destinos mais buscados nas pesquisas dos brasileiros por viagens.

Viajar para Salvador é embarcar pela história do brasil, pois a cidade foi a primeira capital do Brasil no período de 1549 a 1763.  Salvador é uma das cidades mais antigas do continente americano, tendo sido fundada em 1549 por Tomé de Sousa.

O Centro Histórico de Salvador é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII e foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO  em 1985.

A cidade também é muito conhecida por ser palco de um dos melhores carnavais do mundo, pela música baiana, alegria e hospitalidade do seu povo e pela deliciosa comida baiana. Estando na cidade não deixe de experimentar o acarajé, a moqueca, o vatapá e o abará.

O que fazer em Salvador melhores passeios
Vista de Salvador na Bahia

Aproveite para conferir nossos artigos:

O que fazer em Salvador? Conhecer os principais pontos turísticos

Farol da Barra em Salvador, o que fazer em Salvador, Pontos turísticos em Salvador,
Farol da Barra em Salvador

O Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos de Salvador, sendo por isso um dos lugares mais visitados da cidade. O lugar é lindo!!! Vale muito a pena conhecer.

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio fica localizado no dentro do Forte de Santo Antônio da Barra. Ele foi construído em 1698, sendo considerado o mais antigo farol da América. Dentro dele fica localizado o Museu Náutico.

Vá com tempo para curtir o lugar, contemplar o mar e tirar muitas fotos.

Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador na Bahia
Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador

O Mercado Modelo de Salvador foi inaugurado em 1912 e é o local ideal para comprar artesanato e lembrancinhas. É uma das principais atrações turísticas da cidade.

No local existem também 3 restaurantes:  Restaurante Mocotó, a Napoli Cetrale ( especializada em pizzas italianas ) e a Comedoria Gonzales. 

No local existem mais de 260 lojas onde você poderá encontrar instrumentos musicais como berimbaus, redes, rendas, bordados, bijuterias, e vários itens feitos de couro, palha, madeira e cerâmica. Não saia de lá sem comprar sua fitinha do Senhor do Bonfim.

Em janeiro de 2024, foi inaugurada no Mercado a Galeria Mercado, que propõe um mergulho na história da capital baiana. 

Elevador Lacerda um dos principias pontos turísticos de Salvador, vista do Elevador Lacerda à noite
Elevador Lacerda um dos principias pontos turísticos de Salvador – foto Depositphotos

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873, sendo o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público. Na época de sua inauguração era também o mais alto do mundo, com 72 metros de altura. Ele é um dos símbolos da cidade de Salvador.

O elevador liga a Praça Tomé de Sousa na Cidade Alta (pelourinho) até a Praça Cayru na Cidade Baixa (próximo ao Mercado Modelo). Do alto de suas torres podemos ter uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo. Tem 72 metros de altura.

Ao descer do elevador na Cidade Alta, fica a sorveteria “A Cubana”, não deixe de ir até lá experimentar, pois ela funciona desde 1930 e tem sorvetes deliciosos. Nós adoramos o de banana caramelizada.

Pelourinho em Salvador
Pelourinho em Salvador

O Pelourinho foi tomado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985 e é um dos principais pontos turísticos de Salvador.

O Pelourinho é o coração de Salvador. Lá você encontrará ruas de paralelepípedos, casarões coloniais, igrejas barrocas, restaurantes, lojas de artesanato, centros culturais e é onde você encontrará o famoso batuque do Olodum.

Igreja do Bonfim de Salvador, principais igrejas de Salvador, igreja com fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas
Igreja do Bonfim de Salvador

A Basílica Senhor do Bonfim foi construída entre os anos de 1746 e 1754 e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

O O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. O local é lotado de vendedores ambulantes que vão querer que você compre de qualquer jeito as fitinhas.

A origem da famosa fitinha do Senhor do Bonfim remete a uma tradição de mais de 200 anos. Elas tem a medida têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim, 47 cm.

Na frente da igreja de uma ponta a outra os devotos amarram fitinhas e fazem os três pedidos para o Senhor do Bom Fim. Repare na foto acima e veja a quantidade de fitinhas penduradas.

Fundação Casa Jorge Amado no Pelourinho em Salvador
Fundação Casa Jorge Amado no Pelourinho em Salvador

No Largo do Pelourinho está localizado outro lugar que você precisa conhecer em Salvador: a Fundação Casa de Jorge Amado. Ela fica num belíssimo casarão azul, que certamente chamará sua atenção.

A fundação tem o objetivo de preservar e estudar os acervos do escritor Jorge Amado e de sua esposa, Zélia Gattai. Lá estão localizados alguns manuscritos originais e muitos painéis sobre seus livros.

Dique do Tororó: Um lago cercado por esculturas de orixás, o que fazer em Salvador
Esculturas dos orixás no Dique do Tororó em Salvador

O Dique do Tororó fica localizado em frente a  Arena Fonte Nova, o estádio de Salvador e é um local super bonito. Ideal para caminhar e também fazer um passeio de pedalinho.

O local é famoso por conta das esculturas dos orixás da artista plástica Tati Moreno. No espelho d’agua estão representadas 8 orixás: Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã.

Igreja de São Francisco em Salvador Bahia
Igreja de São Francisco em Salvador – foto Depositphotos

Se você procura o que fazer em Salvador, certamente deverá incluir a igreja de São Francisco em seu roteiro, pois ela é uma das mais belas igrejas barrocas do Brasil, conhecida por sua rica ornamentação interior, com esculturas em ouro e madeira.

A igreja é tombada pelo IPHAN e é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, uau!!!.

Suas origens são do ano de 1686, sendo um projeto do Padre Vicente das Chagas. O interior do templo é totalmente adornado em ouro e o santuário conta com várias obras de artes.

Os azulejos portugueses que revestem o claustro e a sacristia chamam a atenção do local com as cenas da vida de São Francisco de Assis.

Foi inaugurado no ano de 1993 e é uma exposição permanente que contém fotografias, hábitos usados pela religiosa, documentos, livros, diplomas, medalhas e objetos pessoais, além do quarto onde está uma cadeira na qual ela dormiu por mais de 30 anos por conta de uma promessa.

Fizemos no local uma visita guiada e confesso que me surpreendi, pois gostei muito. O guia foi super atencioso e nos contou um pouco da vida de Irmã Dulce. Foi bem rápido, mas valeu a pena.

Localizado na Universidade Federal da Bahia, este museu exibe arte e objetos que destacam a influência africana na cultura brasileira.

O museu funciona desde 1982 e seu acervo é composto de peças de origem africana como máscaras, esculturas, tecidos, cerâmicas, adornos, instrumentos musicais como também objetos de origem brasileira, relacionados à religião afro-brasileira na Bahia, suas divindades e sacerdotes.

Mapa dos pontos turísticos de Salvador

O que fazer em Salvador: curtir praia

Praia de Itapuã uma das melhores praias de Salvador
Praia de Itapuã uma das melhores praias de Salvador

Principais praias de Salvador:

  • Praia Porto da Barra;
  • Praia de Itapuã;
  • Praia do Flamengo;
  • Praia de Stella Maris;
  • Praia de Jaguaribe;

Nossa praia preferida em Salvador é a Praia de Stella Maris. Ela fica afastada do centro, perto do aeroporto e também da estrada que liga ao litoral norte da Bahia.

A praia é linda, com extensa faixa de areia branca, inúmeros coqueiros, mar azul cristalino com ondas fortes. Ela também é considerada uma das mais limpas de Salvador. É uma ótima opção para quem deseja fugir das praias lotadas do centro da cidade.

O que fazer em Salvador: free tour

Para quem pretende conhecer os pontos turísticos de Salvador localizados no centro da cidade, o free tour é a melhor e mais segura forma.

O free tour é um passeio a pé com guia de turismo, que não tem um valor definido. Você pagará o tour no final do passeio de acordo com sua satisfação. O valor mínimo recomendado é R$ 20,00. Se você fosse contratar um passeio pela região, pagaria bem mais que isso.

Nós já fizemos o free tour em várias cidades do Brasil e no mundo e super recomendamos para todos os nossos leitores. Pois no passeio você conhecerá também curiosidades e um pouco da história dos lugares visitados.

O free tour pelo Pelourinho parte da Praça Castro Alves e passa pelo Palácio Rio Branco, Elevador Lacerda, Praça da Cruz Caída, Lardo do Pelourinho, entre outros lugares.

Para fazer o free tour, você deve reservar seu passeio com antecedência. No dia e horário marcado, basta se dirigir ao ponto de encontro, informado no e-mail com a confirmação do passeio.

Em Salvador existem dois free tours. Confira abaixo os dias e horários dos passeios e faça também sua reserva.

O que fazer em Salvador: excursões de um dia

praias do Brasil para viajar em dezembro, destinos para as férias de dezembro
Excursão para Morro de São Paulo é uma boa pedida para quem procura o que fazer em Salvador

Morro de São Paulo é um verdadeiro paraíso na Bahia… Ela ocupa constantemente a lista das melhores praias da Bahia e também do Brasil.

Nós já passamos alguns dias na ilha e saímos de lá apaixonados, com gostinho de quero mais…

Nessa excursão, você fará a travessia por ferry boat a ilha de Itaparica. Você já poderá ir contemplando as paisagens. O trajeto até Morro é longo… dura aproximadamente 4 horas e meia, mas vale muito a pena, pois o local é lindo.

Você terá tempo livre para curtir as belíssimas praias de Morro de São Paulo, poderá dar uma volta no centro histórico, provar a gastronomia local, descer de tirolesa e conhecer o mirante do Farol.

Praia do Forte e Guarajuba são duas belas praias do litoral norte da Bahia. Nessa excursão de um dia, você poderá conhecer as duas.

A primeira parada do dia será na praia do Forte, uma antiga vila de pescadores, mas que hoje em dia é uma das praias mais visitadas do litoral pela quantidade de restaurantes, lojas e muitos postos de artesanato local. Um lugar com uma beleza natural única!

Na Praia do Forte está localizado o Projeto TAMAR, onde você poderá aprender sobre o trabalho de preservação da vida marinha e cuidado das tartarugas marinhas que desovam no litoral do Brasil. Você poderá ver de perto inúmeras tartarugas. É um lugar lindo, já fomos e amamos a experiência.

A segunda parada é na praia de Guarajuba, com tempo livre para curtir a praia e saborear a culinária baiana.

Mangue Seco é uma pequena vila entre os estados de Sergipe e Bahia, que ficou famosa na década de 90 por ser o cenário da novela Tieta.

Durante o trajeto, poderemos admirar os cenários da estrada conhecida como Linha Verde, devido às paisagens naturais por onde ela passa. Quando estivermos na divisa entre os estados embarcaremos em uma escuna e faremos uma travessia pelo rio Real para chegar a vila de pescadores.

Lá pegaremos um buggy para ir até a praia de Mangue Seco, um local repleto de coqueiros, dunas e manguezais que vai lhe deixar sem palavras, pois o local é de beleza estonteante.

Onde comer em Salvador: dicas de restaurantes

  • Restaurante Origem;
  • Restaurante Manga;
  • Restaurante Dona Mariquita;
  • Restaurante Amado;
  • Camarão Vilas Restaurantes – ótima opção para saborear frutos do mar;
  • Coco Bambu Bahia;
  • Vini Figueira mar.

Como é o clima de Salvador

O clima predominante em Salvador é o Tropical quente e úmido, caracterizado pelas altas temperaturas na maior parte do ano. A temperatura média anual de Salvador fica em torno de 25,5 ºC. Dificilmente você pegará na cidade temperatura inferior a 18 ºC.

melhor época para viajar para Salvador, temperatura mês a mês em Salvador
Fonte: site Clima Tempo
  • Janeiro;
  • Fevereiro;
  • Março.
  • Abril;
  • Maio;
  • Junho.

Salvador é um dos 10 melhores destinos do Brasil para viajar em fevereiro, pois é muito procurado por conta do Carnaval.

O período ideal para viajar para Salvador é entre os meses de outubro e fevereiro, pois conta dos belos dias de sol e baixa probabilidade de chuva.

Esse também o período que menos chove na cidade, o que normalmente acontece são as famosas chuvas de verão que vem e vão rapidamente.

Ao programar uma viagem para Salvador, tente evitar os meses de abril e junho, que são os meses que mais chovem na cidade.

Bom pessoal é isso… Espero que tenham curtido nossas dicas sobre o que fazer em Salvador. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Salvador e você quiser retribuir nossa ajuda, compre seus ingressos ou reserve seu hotel utilizado nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados