7 Praias do Algarve que você precisa conhecer em 2022

Conteúdo

O Algarve é um destino paradisíaco que leva todos os anos uma infinidade de turistas para Portugal. Um lugar que deve fazer parte do roteiro de quem curte belíssimas paisagens, praias paradisíacas e muito contato com a natureza. A região abriga ainda uma das praias mais bonitas do mundo: a Praia da Marinha. Descubra aqui 7 praias do Algarve que você precisa conhecer.

Leia também: 

Algarve

 A Costa Algarvia possui cerca de 200 km de extensão com inúmeras falésias, grutas, enseadas, praias rochosas que nos deixaram apaixonados. 

É um destino maravilhoso, inclusive no inverno, pois a região possui clima temperado mediterrânico caracterizado por invernos amenos e curtos e verões longos, quentes e secos, fazendo com que as temperaturas variam entre os 15º, no inverno, e os 30º no verão.

A cidade de Faro é a capital da região do Algarve, tendo as cidades listadas abaixo como as mais importantes da região. Escolha uma para se hospedar e aproveite para conhecer outras cidades, pois a distância entre elas é pequena.  

  • Albufeira;
  • Lagoa;
  • Lagos;
  • Loulé;
  • Monte Gordo;
  • Portimão;
  • Tavira;
  • Vilamoura.

Confira abaixo as praias mais bonitas do Algarve para você incluir no seu roteiro por Portugal, confira no mapa onde estão localizadas:

Melhores praias do Algarve

Praia da Marinha

praias mais bonitas do Algarve, praias mais bonitas de Portugal, Praias do Algarve
A praia mais bonita do Algarve: Praia da Marinha

A Praia da Marinha fica localizada na cidade de Lagoa e é sem dúvida alguma a praia mais bonita do Algarve, pelo menos das que nós conhecemos. A Praia da Marinha foi eleita pelos integrantes do Vamos Por Aí como nossa praia favorita em Portugal. 

A Praia da Marinha fica distante 27 km de Albufeira,  58 km de Faro e 270 km de Lisboa.  

A Praia da Marinha foi eleita pelo Guia Michelin como uma das 10 praias mais bonitas da Europa e como uma das 100 mais bonitas do mundo, já deu para notar que é um lugar apaixonante, não é mesmo?  

Faz parte do percurso dos 7 vales suspensos, uma trilha com 5,7 km de extensão que vai da Praia da Marinha até a Praia de Vale Centeanes, ou vice versa, pois você pode começar o percurso por qualquer uma delas.  

Nós não fizemos o percurso da trilha inteiro pois estávamos com nosso filho, mas caminhamos aproximadamente 2 km e ficamos apaixonados pelas paisagens.  

Praia de Benagil

Praia de Benagil, praias do Algarve, Praias de Portugal, Benagil Algarve
Praia de Benagil no Algarve

A Praia de Benagil fica localizada na cidade de Lagoa e é vizinha da Praia da Marinha. Programe-se para conhecer as duas pois vale muito a pena. A Praia de Benagil fica distante 28 km de Albufeira,  59 km de Faro e 271 km de Lisboa.

Praia de Benagil ficou conhecida por abrigar a gruta mais bela e também mais famosa de Portugal: a Gruta de Benagil, que é acessível apenas de barco. 

Gruta de Benagil, como chegar a Gruta de Benagil
Gruta de Benagil no Algarve

Na Praia de Benagil você pode contratar um passeio de barco para ir até a gruta e também conhecer várias praias da região. Nós contratamos o passeio em Albufeira e amamos, pois conhecemos diversas praias paradisíacas. Fizemos esse passeio em um dia e no outro fomos ver a gruta por cima.

É bem fácil de ver a gruta por cima. Ao lado do estacionamento está a entrada para a trilha que é pequena e de nível fácil. Vale a pena, pois você poderá apreciar a gruta com um mar azul. 

Praia do Camilo

Praia do Camilo em Lagos, praias de Lagos, praias no Algarve, praias em Portugal
Praia do Camilo em Lagos

A Praia do Camilo fica localizada em Lagos, a 60 km de Albufeira, 91 km de Faro e 302 km de Lisboa.

A Praia do Camilo é pequena, mas de beleza ímpar, onde é possível encontrar inúmeras falésias, que dão um charme especial ao local. Para chegar à praia é preciso descer uma escadaria enorme, com mais de 200 degraus. 

É possível caminhar pelas trilhas existentes em cima das falésias e contemplar sua beleza. Nós fizemos isso e super recomendamos. Quanto mais caminhávamos, mais nos apaixonávamos por tamanha beleza. 

Ponta da Piedade

Ponta da Piedade no Algarve, praias do Algarve, praias mais bonitas do Algarve
Ponta da Piedade no Algarve

A Ponta da Piedade fica localizada na cidade de Lagos, a 60 km de Albufeira,  91 km de Faro e 303 km de Lisboa. Ela é vizinha da Praia do Camilo, sendo possível conhecer as duas no mesmo dia. 

A Ponta da Piedade é um dos principais pontos turísticos do Algarve e recebe muitos e muitos turistas durante o ano, interessados em contemplar sua beleza indescritível. Nela suas falésias chegam a ter até 20 metros de altura, onde suas rochas formam túneis gigantes e super charmosos que contrastam com o mar esverdeado.  

Não deixe de caminhar sob as falésias e contemplar o visual. Depois desça a escada que leva a uma pequena enseada de onde saem os barcos para passeios pela região. Nós não fizemos o passeio de barco, mas descemos até lá para ver de perto as grutas que foram escavadas pelo mar. Difícil foi só subir (kkk).  

Praia Dona Ana

Praia Dona Ana, Praia da Marinha, Praias de Portugal, praias imperdíveis em Lagos
Praia Dona Ana no Algarve

A Praia Dona Ana fica localizada na cidade de Lagos, distante 60 km de Albufeira, 91 km de Faro e 303 km de Lisboa. Confira várias dicas sobre o que fazer em Lagos

Essa foi a primeira praia que conhecemos no Algarve e já nos apaixonamos por ela. É uma das praias mais famosas da região e também uma das praias em que a faixa de areia é maior, por isso recebe muitos turistas todos os anos.

Praia da Coelha

Praias do Algarve, Prais no Algarve, Praias em Albufeira, Praias mais bonitas de Albufeira, Algarve no inverno
Praia da Coelha no Algarve

A Praia da Coelha fica localizada em Albufeira, distante a 7 km do centro de Albufeira,  49 km de Faro e 260 km de Lisboa.  

Para chegar a Praia da Coelha em Albufeira você precisar fazer uma pequena caminhada, mas valerá a pena. Primeiramente você precisará ir até lá de carro ou então de ônibus, pois ela fica distante do centro. Em seguida terá que caminhar por uma trilha, já que o estacionamento fica localizado há 200 metros da praia. A faixa de areia da praia é pequena, mas conta com um restaurante e também existe o aluguel de cadeiras e guarda-sol. 

Também é possível caminhar sob as falésias para contemplar a praia que é linda. Como nós visitamos o Algarve no inverno, nosso objetivo não era nadar no mar e curtir a praia, mas sim contemplar sua beleza, por isso caminhamos um tempão pelas rochas nos maravilhando com o mar meio esverdeado. 

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael
Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael fica localizada em Albufeira, distante 6 km do centro de Albufeira,  48 km de Faro e 259 km de Lisboa. 

A Praia de São Rafael é uma das mais procuradas pelos turistas no Algarve, sendo também uma das mais bonitas de Albufeira, foi a que mais gostamos na cidade. 

O acesso a praia é fácil, apesar de estar distante do centro. O estacionamento fica localizado a poucos metros da praia e a escada para chegar até a faixa de areia também não é muito longa. 

A faixa de areia é extensa e rodeada por inúmeras falésias e rochas. A praia é muito procurada durante o verão por pessoas que querem praticar mergulho, pois conta com inúmeras rochas submersas e abundante vida marinha. 

É possível caminhar sob as falésias da praia e contemplar sua beleza, principalmente durante o inverno, pois como o sol não é muito quente, a caminhada fica ainda mais proveitosa. 

Bom pessoal essas foram as praias do Algarve que mais gostamos, espero que você tenha gostado de nossas dicas e que se apaixone pelo Algarve assim como nós. Você conhece a região? Conta pra gente, vamos adorar saber. Basta deixar um comentário logo abaixo. 

Blogagem Coletiva – Praias pelo mundo

Esse artigo faz parte de uma blogagem coletiva em que vários blogueiros de viagens escolheram escrever sobre lindas praias pelo mundo, para te inspirar a programar sua próxima viagem. 

 Se você é apaixonado por belíssimas praias, leia também os artigos abaixo, tenho certeza que você vai amar!!! Acompanhe também nossas postagens nas redes sociais pela #praiapelomundo.

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

42 respostas

  1. É uma boa lista de praias. A de Benagil é muito linda, né? Também gosto da ilha de Faro e da região de Tavira.

  2. Era pra eu ter ido esse ano conhecer as Praias do Algarve, mas tive que adiar minha viagem 🙁 Parece tão lindo, quero muito conhecer!

    1. Que pena… mas tenho certeza de que conseguirá conhecer em uma nova oportunidade! Bjs

  3. Opa! Ótimo post, vou mandar pra minha mãe q está agora mesmo lendo e planejando uma viagem pro Algarve!

  4. Estou louca para conhecer o Algarve, apesar de ficar um pouco receosa, porque todas as nossas idas a praias em Portugal, encontramos uma água congelante, mesmo em agosto.

    1. Realmente… a água é bem fria, mas as paisagens são maravilhosas…

  5. Qual delas a mais bonita, não é verdade? Sou suspeita para falar, afinal sou portuguesa mas acho as praias do Algrave absolutamente maravilhosas.

    1. É uma missão difícil ter que escolher só uma como a mais bela!

  6. Carol, parabéns pelo post. Quantos dias vc recomenda ficar para conhecer todas essas praias no inverno?
    Obrigada

  7. Oi Carol, estou em Albufeira sem carro. Como faço p ir em benagil ? Quero ir mas não de barco, pois quero entrar na cave e ir na parte de cima tbm. Com o barco isso não é possível, helpppppp

    1. OI Janice, para você ir até as grutas de carro deverá colocar no Waze ou Google Maps “Praia de Benagil”. Você irá parar o carro em um estacionamento e fará a trilha até a gruta. A trilha é bem pequena. Tem placas. É a melhor forma de ir até a parte de cima da gruta. Na praia tem alguns barcos menores, pergunte se algum te leva até lá e espera vc ficar lá um pouco. Pode ser que consiga

  8. Além de lindas praias,a temperatura da água é mais amena,não é tão gelada! Ótimo post!!

    1. Bem lembrado sobre a temperatura da água. Nossos leitores são os melhores!!!

  9. Muito lindas essas praias, com certeza depois que acabar essa pandemia farei planos de conhecer!

  10. Carol, que sonho essa gruta da Benagil! Eu sabia que o Algarve era lindo, mas não imaginava que fosse tanto. Obrigada por compartilhar essas dicas. 🙂

  11. Que sonho conhecer essas praias incríveis do Algarve! Estou de dedos cruzados para conseguir ir pra lá ainda esse ano 🙂

  12. Oi, Carol, já visitei Portugal em duas oportunidades, mas nunca estive no Algarve. Estou fascinada e cada vez mais propensa a conhecer, ainda mais agora com suas dicas das praias lindas que podemos encontrar por lá.
    Amei também a dica de hospedagem e suas fotos, obrigada. Beijos.

    1. Oi Gisele, fico feliz que tenha gostado de nossas dicas! Tenho certeza de que você irá amar o Algarve! Bjs

  13. Que este vírus passe logo pra gente poder viajar, né?! Fiquei encantada com estas 7 praias do Algarve. Visitei Portugal fazem alguns anos, mas estou louca pra voltar e quero conhecer estas praias lindas! Obrigada pelas dicas

    1. Oi Surian, quando voltar tente incluir o Algarve em seu roteiro. Vale muito a pena. Bjs

  14. Eu já tinha ouvido falar em Algarve, mas nunca parei para pesquisar. Adorei o teu post! Vou incluir estas praias nos lugares para conhecer em Portugal.

    1. Oi Andrea, que bom que você gostou do post. Tenho certeza de que também irá amar o Algarve. Bjs

  15. Essa região de Algarve é fenomenal! Tenho visto tantas coisas lindas sobre esta região! Quando chegar a hora de conhecer Portugal certamente irei incluir esta região no roteiro! Cada praia linda, uma mais bonita que a outra!

    1. Inclua mesmo, pois as praias de lá são lindas e valem muito a pena.

  16. Lindas praias e lindas fotos! Esta gruta de Benagil é demais, né? Não curto muito praia, mas adoraria fotografar estas praias do Algarve.

    1. Márcia, visitar o Algarve no inverno é incrível, pois você apenas contemplará e fotografará as belas paisagens da região

  17. Ah Carol, você tocou no meu ponto fraco : Portugal. Ainda não conheço o país mais já estou montando meu roteiro para visitá-lo. Eu amei conhecer Algarve pelo seu post e já inclui a cidade meu roteiro.

    1. Oi Tabata, que bom que gostou do post. Tenho certeza de que você amará Portugal

  18. As praias do Algarve são deslumbrantes. Fique encantada com a Gruta de Benagil. Não por acaso é tão famosa!!!! O passeio de barco é tranquilo? Ou o mar é agitado e causa enjoo?

    1. Oi Luciana, no dia em que fizemos o passeio foi tranquilo. O mar não estava agitado e não sentimos enjoo. É um passeio incrível, vale muito a pena.

  19. Quando voltarmos a Portugal pretendo conhecer a região de Algarve. Essas praias são realmente encantadoras, mas achei que só era ideal no verão mesmo (que eu não curto por conta da super lotação). Em que mês vocês foram?

    1. Oi Polliana, fomos em dezembro no inverno e pegamos dias lindos. Só não entramos no mar por conta da água ser muito gelada, mas aproveitamos de montão as belas paisagens da região.

  20. Vocês acharam a água muito gelada durante o inverno? Me atrai muito mais conhecer esses lugares fora da temporada.

    1. Não tivemos coragem de entrar na água. Tinham poucas pessoas no mar. Mas fomos para curtir as paisagens e fazer as trilhas e valeu muito a pena

  21. Meu Deus, quanta praia linda, não sabia que em Algarve tinha tantas assim. Quando eu for para Portugal acrescentarei uns belos dias para conferir todas elas. A que mais me chamou a atenção foi a Gruta de Benagil. Linda!

    1. Diego, as praias são realmente encantadoras e a de Benagil tem um charme super especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.