Principais Pontos Turísticos de Lisboa e Melhores Passeios

Conteúdo

Se você está planejando viajar para Lisboa, preparamos aqui algumas dicas para te ajudar na organização de sua viagem. Confira a melhor época para viajar para Lisboa, os meses que mais chovem na cidade, os principais pontos turísticos de Lisboa e dicas de passeios de bate e volta, para te ajudar a conhecer outras belas cidades de Portugal. 

Confira nossos artigos:

A melhor época para viajar para Lisboa

­Lisboa é um dos destinos preferidos especialmente pelos turistas brasileiros e é fácil de entender o porquê. Com paisagens maravilhosas e um clima agradável, é possível aproveitar dias tranquilos na sua viagem de férias com a família e pessoas queridas ao seu lado.  

Hoje você vai poder conferir qual a melhor época para viajar para Lisboa e quais seus principais pontos turísticos. Assim poderá planejar sua viagem com muito mais tranquilidade.

Castelo de São Jorge, principais pontos turísticos de Lisboa

Quando viajar para Lisboa

A época mais indicada para viajar para Lisboa são os meses de abril a setembro, quando o tempo é mais aberto com dias de muito sol e que escurece mais tarde, especialmente pelo horário de verão.  

  • Alta temporada: junho, julho e agosto
  • Baixa temporada: dezembro e janeiro

Para encontrar passagens aéreas com preços mais acessíveis para sua viagem, recomendamos que faça sua pesquisa pelo Kayak que é um comparador de preço de passagens aéreas. Compre sua passagem com no mínimo 90 dias de antecedência para garantir os melhores preços. 

Clima em Lisboa: principais pontos turísticos de Lisboa
Informações do site Climate-data

Antes de pesquisar sua passagem, pense nos prós e contras de viajar para Lisboa na alta ou na baixa temporada.

Durante a baixa temporada costuma chover muito na cidade. Pois ela coincide com o inverno. Porém a cidade estará mais tranquila e com menos turistas. Além disso você conseguirá economizar nas passagens. 

Os meses de alta temporada coincide com as férias escolares da Europa. Assim muitas pessoas tiram férias também do seu trabalho, para poder curtir o período de descanso com seus filhos. Então a cidade estará mais cheia, tanto de moradores como de turistas. As passagens estarão mais caras, mas você poderá aproveitar mais a viagem, pois não terá a chuva como companheira. 

Para que você tenha uma ótima viagem, além de ter uma excelente programação e saber o melhor mês para sua viagem a Lisboa, você não pode esquecer do seguro viagem que é obrigatório para os destinos europeus.

Meses que mais chovem em Lisboa

  • Novembro;
  • Dezembro;
  • Janeiro;
  • Fevereiro.

Meses que menos chovem em Lisboa

  • Junho;
  • Julho;
  • Agosto.
Estátua de Fernando Pessoa em Lisboa: principais pontos turísticos de Lisboa
Estátua de Fernando Pessoa em Lisboa

Principais Pontos Turísticos de Lisboa

Lisboa é um destino realmente rico em atrações e pontos turísticos e por isso, você poderá ter uma infinidade de opções para montar o seu roteiro ao longo da viagem. Confira agora uma lista com os principais pontos turísticos, para você conhecer.  

  • Parque das Nações;
  • Oceanário de Lisboa;
  • Mosteiro dos Jerónimos;
  • Praça do Comércio;
  • Castelo de São Jorge;
  • Torre de Belém;
  • Praça do Rossio;
  • Elevador de Santa Justa;
  • Convento do Carmo.

Além dos monumentos e museus, a comida típica também é algo que deve ser incluído no seu roteiro. Visite os melhores restaurantes da cidade e prove os verdadeiros pasteizinhos de Belém. Não deixe de experimentar!

A melhor forma de para conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa é adquirindo o Lisboa Card, um passe que dá acesso a transporte público na cidade e entrada em mais de 20 museus e descontos em vários outros lugares. O Lisboa Card pode ser adquirido para 24, 48 ou 72 horas. Confira nosso artigo: saiba tudo sobre o Lisboa Card: o cartão turístico de Lisboa

Das atrações listadas acima ele dá acesso gratuito ao Elevador de Santa Justa, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém. 

Nós também gostamos muito dos ônibus turísticos que fazem paradas nos principais pontos turísticos das cidades. É bem útil para quem não tem muito tempo e quer conhecer muitos lugares num curto período de tempo. 

Leia também nosso artigo 10 coisas que você precisa fazer no Porto com crianças.

Parque das Nações

principais pontos turísticos de Lisboa: Parque das Nações
Teleféricos do Parque das Nações em Lisboa

Essa região foi totalmente revitalizada e se tornou uma das mais encantadoras regiões de Lisboa.

O parque fica localizado às margens do Rio Tejo e conta com uma variedade de atrações como a Marina, o Teatro Camões, o Pavilhão do Conhecimento, a Torre Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa, o Shopping Vasco da Gama, uma variedade de restaurantes, hotéis, lojas, entre outros.

A melhor forma de chegar até lá é pela Estação do Oriente, de onde partem trens, metrôs e ônibus para diversas partes de Portugal. A estação por si só já é uma verdadeira obra de arte, pois sua estrutura mistura ferro, aço e vidro. Ela foi projetada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava, que também projetou o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

Não deixe também de andar no teleférico do Parque, que é chamado Telecabine e apreciar a região. O passeio dura em média 8 minutos e percorre 1,2 km.

Oceanário de Lisboa

Principais pontos turísticos de Lisboa Portugal: Oceanário
Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa ocupa a vários anos seguidos o título de melhor aquário do mundo. Título dado pelo Travellers Choice do site TripAdvisor. 

No oceanário você poderá ver mais de 500 espécies de peixes que ocupam aproximadamente 500 aquários. Você encontrará o papagaio do mar, pinguins, peixe balão, lontras marinhas, tubarões, o magnífico peixe-lua, entre outros.  

Ah, na primeira vez que fomos a Lisboa a maior fila que vimos foi a bilheteria do Oceanário. Então recomendamos que compre seus ingressos pela internet para evitar perder tempo, pois quando viajamos o que não queremos de jeito nenhum é ficar um tempão em filas, não é mesmo? Você pode comprar seus ingressos por aqui

Mosteiro dos Jerónimos

Pontos turísticos de Lisboa
Pontos turísticos de Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro de Santa Maria de Belém ou Mosteiro dos Jerónimos, como é mais conhecido, foi construído no século XVI e é um dos lugares mais visitados em Lisboa. 

Em 1983 foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. No ano de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. 

Praça do Comércio

Principais pontos turísticos de Lisboa : Praca do Comércio, o que fazer em lisboa
Praça do Comércio em Lisboa

A Praça do Comércio é considerada um símbolo histórico de Portugal. Os edifícios que estão localizados nesta praça foram utilizados por muito tempo por instituições públicas. Hoje ainda existem alguns órgãos do governo, mas também existem hotéis, restaurantes, entre outros. 

A praça está localizada na parte Baixa de Lisboa, próxima ao Rio Tejo. Nela você poderá ver importantes construções como a Estátua de Dom José, construída em 1775 por Joaquim Machado de Castro e o Arco Triunfal da Rua Augusta. 

Lisboa - principais pontos turísticos de Lisboa, o que fazer em Lisboa
Praça do Comércio em Lisboa

A Praça do Comércio é o ponto de partida perfeito para um roteiro a pé na Baixa de Lisboa.  

Castelo de São Jorge

o que fazer em Lisboa Portugal - pontos turísticos de Lisboa
Principais pontos turísticos de Lisboa: Castelo de São Jorge

O Castelo de S. Jorge foi construído pelos muçulmanos em meados do século XI, com o intuito de defender a cidade. É uma construção imponente, que pode ser avistada de vários lugares de Lisboa. Um local imperdível para quem curte passeios que remetem à história.

Torre de Belém

pontos turísticos de Lisboa, o que fazer em Lisboa, o que visitar em Lisboa
Torre de Belém em Lisboa

A Torre de Belém é um dos principais cartões postais da cidade. Sua construção data de 1514. Esse é um local clássico que quem visita Portugal não pode deixar de conhecer. 

A Torre de Belém foi classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1983 e foi eleita em 2007 como uma das 7 Maravilhas de Portugal. 

Principais pontos turísticos de Lisboa, passeios de bate e volta saindo de Lisboa
Monumento aos Combatentes do Ultramar

Bem pertinho da Torre de Belém está o Monumento aos Combatentes do Ultramar, criado para homenagear os militares mortos na Guerra Colonial, que foi finalizada em 1974.

Praça do Rossio e Dom Pedro IV

Pontos turísticos de Lisboa Praça do Rossio
Pontos turísticos de Lisboa: Praça do Rossio

A Praça Dom Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, fica localizada na parte baixa de Lisboa, nas proximidades do Elevador de Santa Justa, sendo uma das mais antigas e tradicionais de Lisboa.

Nela você poderá encontrar a Estátua de D. Pedro IV, o Teatro Nacional D. Maria II, construído em 1842, a Estação ferroviária do Rossio, construída em 1887, o Café Nicolas e o Café Beira Gare, que são os mais famosos de Lisboa.

Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa Lisboa
Elevador de Santa Justa Lisboa

O Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevador do Carmo é um dos principais pontos turísticos de Lisboa

É um passeio imperdível para gosta de ver as cidades do alto. Ele foi construído em 1902 para ligar a Cidade Alta a Cidade Baixa.

Convento do Carmo

o que fazer em Lisoa Conveneto do Carmo, melhor época pra viajar pra Lisboa
Ruínas do Convento do Carmo em Lisboa

O Convento do Carmo foi destruído no ano de 1755 durante um terremoto e não foi reconstruído. Por isso é um dos principais resquícios da catástrofe em Lisboa. Ele foi um convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância. 

Como comprar ingressos para as atrações de Lisboa?

A vantagem de comprar seus ingressos pela internet é que você economiza tempo e dinheiro. Tempo pois não terá que ficar em filas, pois já estará com seu ingresso em mãos e dinheiro porque muitos deles são mais baratos do que nas bilheterias das atrações. 

Em Lisboa os lugares que costumam ter as maiores filas são o Oceanário de Lisboa, a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge. Por isso recomendamos que você compre pelo menos esses ingressos com antecedência. 

A forma mais fácil e rápida de comprar ingressos e passeios em Lisboa é utilizando sites como Civitatis e Get Your Guide. Nós sempre fazemos isso, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo durante nossa viagem com pesquisas, pois tempo também é dinheiro. 

Além de ingressos você pode também comprar passeios como o Tour no Estádio da Luz e Museu Benfica.

Dicas de Passeios em Lisboa

Hippo Trip Lisboa

Que tal conhecer Lisboa a bordo de um ônibus anfíbio? 

E o que vem a ser ônibus anfíbio? É um veículo que anda tanto na terra quanto na água!!! Então já deu pra notar que a diversão é garantida né?

Passeio Hippo Trip Lisboa Onibus anfibio
Passeio Hippo Trip Lisboa Ônibus anfíbio em Lisboa

Durante o percurso um guia vai nos contando alguns detalhes da história de Lisboa e também dos lugares por onde passamos. O passeio tem duração de 90 minutos e é bem divertido.

A melhor parte do passeio é quando o ônibus entra na água, todos começam a gritar. É uma farra só. De dentro do Rio Tejo passamos na frente do Padrão do Descobrimento e da Torre de Belém. 

Compre seu passeio do Hippo Trip em Lisboa por aqui, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda. Depois envie um e-mail para a empresa agendando o horário que você quer fazer o passeio, assim não pegará fila e seu horário ficará reservado.

Ensaio Fotográfico em Lisboa

Se você é como nós e ama fotografias, então precisa fazer um ensaio fotográfico. É uma ótima forma de obter lindas recordações de viagens. 

Nós encontramos o Gonçalo pelo Airbnb, conversamos com ele, vimos suas fotos, lemos as avaliações dos hóspedes e reservamos nosso ensaio.

roteiro em Lisboa 7 dias
Ensaio fotográfico do Vamos Por Aí em Lisboa

O ensaio fotográfico teve duração de uma hora e meia e caminhamos pelo centro de Lisboa, o Gonçalo escolheu alguns lugares super charmosos que rendeu belíssimas fotos. Foi uma experiência incrível. 

Passeio de Tuk Tuk

Lisboa é famosa por suas inúmeras ladeiras, por isso uma das formas de conhecer a cidade sem ter que se cansar muito é fazendo um passeio de tuk tuk.

Nós vivemos essa experiência e adoramos!!! Encontramos a Maria no Airbnb, que também vende passeios e reservamos passeio. 

melhores passeios em lisboa, o que fazer em lisboa, pontos turísticos de lisboa
Passeio de tuk tuk em Lisboa

No dia e horário marcado encontramos a Maria e o João, em seu charmoso tuk tuk rosa na Avenida da Liberdade e fomos desbravar as ladeiras do bairro Alfama, onde estão localizados os monumentos turísticos mais antigos da cidade e onde também estão localizados vários mirantes. Confira como foi nossa experiência lendo o artigo passeio de tuk tuk em Lisboa

Free Tour Lisboa 

O free tour é um passeio turístico a pé, acompanhado de um guia de turismo, nos principais pontos turísticos de uma cidade ou de um bairro específico.

Nós curtimos demais esse tipo de passeio e durante nossa viagem à Europa, vivemos essa experiência em várias cidades como em Berlim. Você pode conferir como foi free tour que fizemos em Berlim

O free tour é uma modalidade de passeio que não tem um preço definido. Os guias te apresentam a cidade e esperam receber por isso uma gorjeta, de acordo com seu grau de satisfação com o passeio. Você contribui com quanto quiser e puder.

Normalmente indicam que as gorjetas sejam no mínimo 5 dólares por adulto. Esse valor é bem inferior ao que você pagaria contratando um tour em uma agência.

O passeio parte da Praça dos Restauradores, percorre várias ruas do Bairro Alto, passa pela Praça do Rossio e finaliza na Praça do Comércio. Passa ainda por outros lugares.

Reserve seu free tour em Lisboa agora, você não pagará nada agora, somente contribuirá com a gorjeta do guia o final do passeio. 

Em Lisboa existem vários roteiros de free tours. São eles: 

Principais passeios de um dia partindo de Lisboa

Existem inúmeras cidades próximas à Lisboa ideais para passeios de um dia. Reunimos aqui algumas dessas belas cidades ideais para você fazer um bate e volta. Confira:

Sintra

Sintra é uma cidade super charmosa e está localizada a 25 km de Lisboa.  A cidade encanta com seus palácios, jardins e um castelo em ruínas. Em 1995 a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

o que fazer em Sintra Portugal, Palácio Nacional da Pena
o que fazer em Sintra Portugal

Confira nosso artigo o que Fazer em Sintra e descubra como chegar até lá, o que fazer e muito mais. 

Quer saber quanto custa uma excursão de um dia de Lisboa a Sintra? Confira aqui. 

Évora

Évora no Alentejo é também um destino que agrada a muitos turistas, principalmente aqueles interessados em história, pois querem conhecer as Ruínas Fingidas, a Capela dos Ossos, entre vários outros locais. A cidade fica localizada a 132 km de Lisboa. 

Para saber mais um pouco, encontre nosso artigo “O que fazer em Évora Portugal – Roteiro de um dia”, ele fica na página sobre Portugal ou você pode fazer uma pesquisa.

principais passeios de bate e volta saindo de Lisboa
Passeios de bate e volta de Lisboa: Évora

Quer saber quanto custa uma excursão de um dia de Lisboa a Évora? Confira aqui. 

Óbidos

Óbidos é uma vila medieval que está localizada a 85 km de Lisboa. A cidade fica dentro de uma muralha romana, que é a principal atração da cidade. Subir nas muralhas é gratuito e você poderá percorrer mais de 1.500 metros de extensão e apreciar a visão privilegiada da cidade, com suas carinhas brancas.

passeios de um dia saindo de Lisboa: Óbidos - pontos turísticos de Lisboa
Passeios de um dia saindo de Lisboa – Óbidos

Quer saber quanto custa uma excursão de um dia de Lisboa até Óbidos? Confira aqui. 

Fátima

A cidade de Fátima fica localizada a 130 km de Lisboa e é um destino de peregrinação cristã. Então se você não é católico, você não verá grande coisa em visitar a cidade. Nela está localizado o maior Santuário de Portugal, o Santuário de Fátima. É comum os turistas visitarem Fátima em um período do dia e Nazaré no outro.

cidades próximas de Lisboa, cidades perto de Lisboa: Fátima, Passeios de um dia nos arredores de Lisboa - Fátima
Passeios de um dia nos arredores de Lisboa – Fátima

Outras cidades bem interessantes para fazer um bate e volta partindo de Lisboa são: 

  • Cascais;
  • Estoril;
  • Nazaré.

olta partindo de Lisboa Além delas existem várias outras, pois Portugal é um país repleto de cidades encantadoras. Dá até vontade de mudar pra lá… Você já sentiu essa vontade? Então aproveite para descobrir se você tem direito de requisitar a cidadania portuguesa. Assim estará mais fácil de realizar esse sonho. 

É obrigatório fazer Seguro Viagem para viajar para Lisboa?

Sim, é obrigatório. Para entrar em Portugal é necessário ter um seguro de viagem no valor mínimo de € 30.000. Portugal junto com mais 25 países da Europa assinaram o Tratado de Schengen estabelecendo essa obrigatoriedade. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Nós recomendamos o Seguros Promo, que é um comparador de seguros. Ele funciona como a Rentcars. Apresenta o valor de várias seguradoras, para você escolher qual plano prefere. Faça já sua cotação e garanta 5% de desconto, basta digitar o código VAMOSPORAI5. Veja aqui como contratar um seguro viagem.

Europa 1

Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre a melhor época para viajar e dos principais pontos turísticos de Lisboa. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário aí embaixo. Assim que possível teremos o maior prazer em te ajudar.  


Mais dicas sobre a Europa

11 Lugares que Você Precisa Conhecer em Roma

O que fazer em Gibraltar

Portugal de carro

 

 

 
Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

26 respostas

  1. Se tivesse que escolher apenas uma cidade para visitar qual seria?

  2. Só dicas maravilhosas. Estou indo para Portugal a passeio no meio do ano que vem e suas dicas já estão todas anotadas. Obrigado.

    1. Que bom que gostou. Nesse momento estamos em Portugal, acompanhe nossa trip pelo IG usando a #vamosporaipelaeuropa

  3. Perfeito seu post, eu também fui em Setembro e gostei muito. Portugal é sem dúvida maravilhoso. Fora que tem a vantagem da língua, que faz com que a gente se sinta muito à vontade.
    obrigada por compartilhar sua experiência, adorei.
    beijos

  4. Adorei as dicas dos principais pontos turísticos de Lisboa. Cada lugar tão lindo!!! Super útil a dica de melhor época e índice pluviométrico. Parece que setembro, como você disse, é o mês perfeito para ir.

  5. Que cidade mais linda! Preciso criar vergonha na cara e visitar haha. Adorei tudo o que disse no post e vou seguir todas as duas dicas, obrigada!

    1. Oi Carolina, fico feliz que tenha gostado de nossas dicas! Tenho certeza que vc vai amar Lisboa

  6. Que maravilha de lugar. Dá vontade de comprar uma passagem pra lá agora mesmo! Adorei cada detalhe! Essa Torre de Belém é linda demais!

    1. Itamar, Lisboa é mesmo uma cidade linda e a Torre mais ainda

  7. Amei o post. Ainda não conheço Portugal mas guardei suas dicas! Que lugares lindíssimos!!!!!

  8. Lisboa é uma cidade linda! Nunca me canso de ir lá. E esses Pontos Turísticos de Lisboa estão muito bem escolhidos. Parabéns.

  9. Excelente o seu post de Lisboa! Eu amo lá e acho a cidade demais! Já me deu saudade e fiquei com vontade de voltar. As duas vezes que fui era alta temporada e foi excelente mas como você disse é bem mais barato na baixa temporada né!

    1. No final do ano estaremos por lá novamente, será na baixa temporada. Depois posto aqui mais dicas sobre a cidade na baixa temporada.

    2. Nós adoramos viajar na baixa temporada, mas a Lisboa é boa em qualquer época do ano, né?!

  10. Ainda não conheci Lisboa, mas só fiquei com mais vontade lendo teu post! Adorei as dicas!

  11. Esse é um post pra favoritar! Dicas boas e precisas sobre a queridinha do momento! ❤️

  12. Ai que saudade de Lisboa lendo esse post. Adorei rever os lugares onde fomos quando estivemos na cidade, eu acrescento à sua lista assistir a um show de Fado.

    1. Cynara, não assistimos um show de fado, mas vamos voltar à cidade no final do ano e vamos nos programar para assistir. Valeu pela dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.