Passeio de tuk tuk em Lisboa no bairro da Alfama

Conteúdo

Que tal fazer um passeio de tuk tuk em Lisboa e conhecer a Alfama, o bairro mais antigo da cidade? Descubra aqui como é o passeio de tuk tuk, quanto custa, como contratar e quais lugares irá conhecer. 

passeio de tuk tuk em Lisboa, Alfama, tuk tuk lisboa, tuk tuk alfama
Passeio de tuk tuk em Lisboa

⇒ Confira também nossos artigos: 

Alfama: o bairro mais antigo de Lisboa

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa em Portugal e também um dos bairros mais típicos e visitados da cidade. A cidade de Lisboa foi muito destruída no terremoto de 1755, entretanto o bairro da Alfama sobreviveu ao terremoto. Talvez por isso seja o mais tradicional da cidade. 

No bairro da Alfama é possível encontrar inúmeros restaurantes com a culinária local e também várias casas de fado.

Bairro de Alfama em Lisboa
Bairro de Alfama em Lisboa

O bairro é cheio de ruelas bem estreitas que formam pequenos labirintos, repleto de casas com jardins floridos, escadarias e também os melhores mirantes para apreciar a cidade. 

O bairro é encantador, mas é muito íngreme, pois é cheio de ladeiras e escadarias. Por isso resolvemos apresentá-lo ao nosso filho de uma maneira diferente: fazendo um passeio de tuk tuk. Nossa decisão não poderia ter sido melhor. Ele amou!

Como é o passeio de tuk tuk em Lisboa

O passeio de tuk tuk na Alfama tem a duração de 2 horas, tempo suficiente para todo o trajeto. Fizemos o passeio durante o inverno, estava bem friozinho e no tuk tuk tinham alguns cobertores para usarmos, caso sentíssemos necessidade.

Embarcamos no tuk tuk na Avenida da Liberdade, bem pertinho ao Hard Rock Café e fomos desbravar as ladeiras do bairro Alfama, onde estão localizados os monumentos turísticos mais antigos da cidade e onde também estão localizados vários mirantes. 

A melhor parte é que ao longo do passeio fomos escutando a Maria e o João nos contarem não só a história dos lugares por onde fomos passando, mas também várias curiosidades e peculiaridades sobre Lisboa, que só um morador sabe contar.

Catedral da Sé

Nossa primeira parada foi na Catedral da Sé, que foi construída em 1147 no século XII e foi a única igreja de Lisboa que sobreviveu ao terremoto de 1755. De lá seguimos para os miradouros de Lisboa. 

Fizemos uma parada de uns dez minutos onde pudemos contemplar a Catedral e também a Igreja de Santo Antônio e de lá seguimos para os miradouros de Lisboa. 

Catedral da Sé de Lisboa
Catedral da Sé de Lisboa

⇒ Descubra 7 Praias do Algarve que você precisa conhecer

Miradouro das Portas do Sol

Do Miradouro Portas do Sol pudemos contemplar o bairro de Alfama em Lisboa, um dos cartões postais da cidade. Repare na quantidade de casinhas com telhados avermelhados.

Desse miradouro é possível avistar vários pontos turísticos de Lisboa como a Igreja de Santo Estêvão e o Mosteiro de São Vicente de Fora. 

miradouros de Lisboa, mirantes de Lisboa, melhores vistas de Lisboa, mirantes da Alfama em lisboa
Miradouro das Portas do Sol em Lisboa

No centro do miradouro fica a estátua de São Vicente, o padroeiro de Lisboa. Dizem que de lá é um ótimo local para assistir ao sol nascer em Lisboa. 

Miradouro de Santa Luzia

O Miradouro de Santa Luzia em Lisboa é um dos mais bonitos da cidade, pois é decorado com azulejos tipicamente portugueses. Dele também é possível avistar o bairro de Alfama e também o Rio Tejo. 

Miradouro de Nossa Senhora do Monte

É o miradouro mais alto de Lisboa, de onde é possível contemplar não só a cidade de Lisboa, como o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo e a Baixa Lisboa. Muitos moradores da cidade dizem que é dele que se tem a vista mais bonita de Lisboa. Então anote a dica e vá conhecê-lo. 

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, miradouros de lisboa, mirantes de lisboa, de onde ver lisboa do alto
Miradouro de Nossa Senhora do Monte

O Miradouro de Nossa Senhora do Monte fica no Monte de São Gens, na região da Graça que foi inaugurado em 1147. 

Miradouro Senhora do Monte, miradouro mais alto de lisboa
Miradouro de Nossa Senhora do Monte

Igreja de São Vicente de Fora

A Igreja tem esse nome pois São Vicente é o Padroeiro de Lisboa, e “de fora”, pois, a igreja foi construída de fora das muralhas de Lisboa.

Panteão Nacional de Lisboa

O Panteão de Lisboa é um monumento destinado a homenagear a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País. Nele ficam os restos mortais destes cidadãos, junto com uma lápide contando sobre sua vida e sua obra.

Panteão Nacional de Lisboa, panteão de lisboa, paradas do tuk tuk em lisboa
Panteão Nacional de Lisboa

Painel de Azulejos 

O painel foi obra do artista André Saraiva em 2016 e mistura azulejos com grafite. O mural está localizado no Jardim Botto Machado, próximo a Feira da Ladra e contém quase 53 mil azulejos pintados à mão, pelo artista luso-francês André Saraiva. 

onde fica o painel de azulejos com grafite em Lisboa, como é o passeio de tuk tuk em Lisboa
Painel de Azulejos em Lisboa: obra do artista André Saraiva

Fizemos uma parada no painel para contemplar a obra e também para tirar algumas fotos.

Do painel de azulejos seguimos rumo ao Museu do Fado, onde fizemos uma parada para experimentar a ginginha artesanal, uma bebida típica da região, produzida por moradores do bairro da Alfama. 

De lá seguimos para o Castelo de São Jorge, onde finalizou nosso passeio. Pedimos ao João e a Maria que encerrassem nosso passeio no castelo, pois aproveitamos também para conhecê-lo. 

quanto custa o passeio de tuk tuk em Lisboa, passeio de tuk tuk vale a pena
Castelo de São Jorge em lisboa

E foi uma decisão acertada, pois o castelo é incrível e tem uma vista maravilhosa de Lisboa. Fizemos uma escolha certa ao reservarmos um dia de nosso roteiro em Lisboa para o passeio de tuk tuk na Alfama e o Castelo de São Jorge. Combinação perfeita. Anote a dica. 

Quanto custa o passeio de tuk tuk em Lisboa? 

Encontramos a Maria no Airbnb, a maior plataforma para locação de imóveis e que também vende passeios, chamados experiências. Lemos o resumo da experiência e também a avaliação das pessoas que viveram essa aventura e decidimos que esse passeio estaria em nosso roteiro em Lisboa. 

Conversamos por mensagens com a Maria para tirar algumas dúvidas, que sempre nos respondeu com atenção. Compramos o passeio com alguns meses de antecedência. Um dia antes a Maria entrou em contato conosco passando algumas instruções do passeio e nosso ponto de encontro. 

No dia e horário marcado encontramos a Maria e o João, em seu charmoso tuk tuk rosa na Avenida da Liberdade, para vivermos a aventura de passear de tuk tuk em Lisboa. Você pode consultar o preço atualizado no Instagram @itukyou

O passeio de tuk tuk no bairro da Alfama custa a partir de R$ 145,00 por pessoa, valores atualizados em novembro/2021. Lembrando que se você reservar o passeio com antecedência garantirá as melhores tarifas. 

Os passeios são oferecidos em português, inglês ou espanhol.

Vale a pena fazer o passeio de tuk tuk em Lisboa? 

Sim, claro!!! Nós amamos o passeio, amamos nossos guias, amamos a cidade e mais ainda amamos não ter que caminhar por aquelas ladeiras enormes e escadarias gigantescas.  O passeio foi um giro! Sabe o que isso significa? “Um giro” é uma gíria muito usada em Lisboa que significa “legal”, “da hora”. Ah e foi a Maria (guia do passeio) que nos contou.  

Bom, fizemos esse passeio com nosso filho. Se tivéssemos feito o passeio a pé ele teria ficado reclamando a maior parte do tempo, pois realmente as ladeiras são grandes e ele não gostaria de caminhar tanto assim. Além disso ficaria muito cansado. 

Se você pretende viajar para Lisboa com crianças, essa é uma boa forma de conhecer o Bairro da Alfama, pois irá se deliciar com as histórias e não terá que fazer muito esforço físico. 

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado de nossa dica de hoje sobre o passeio de tuk tuk em Lisboa. Se gostou da dica e pretende fazer esse passeio, não se esqueça de utilizar nosso link.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais alguma informação? deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Mais dicas sobre Portugal

Nazaré, Óbidos e Aveiro: 3 pit-stops perfeitos entre Lisboa e Porto

7 Cidades encantadoras em Portugal

O que fazer em Sintra Portugal

 

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

17 respostas

  1. hahaha nem sabia q existia esse passeio de tuk tuk em Lisboa, mas adorei a ideia pq é tipo um walking tour, mas economizando o esforço e as pernas nas ladeiras! rs E a foto com o tuk tuk rosa e o painel de azulejos ficou linda demais! [Otima dica!

  2. Quando estive em Lisboa, vi uns tuk tuks e fiquei super curioso para fazer o passeio, mas deixei de lado. Agora lendo sobre seu passeio de tuk tuk, me arrependi um pouco de não ter feito. Certamente uma experiência diferente na cidade.

    1. É um passeio que vale muito a pena, se tiver outra possibilidade faça, você vai adorar

  3. Que show… Não sabia que tinha passeio de tuk tuk em Lisboa. É bom que aí dá para visitar vários lugares numa mesma tarde sem precisar ficar batendo perna à toa, né?!

    Adorei as dicas!

    Obrigado

  4. Que demais esse passeio de tuk tuk em Lisboa! Essas experiências do Airbnb dia muito bacanas mesmo! Irei procurar a Maria para curtir essa aventura na próxima vez que eu for a Lisboa! Sem falar que a Alfama é apaixonante! Adorei!

    1. Procure mesmo, tenho certeza de que você vai adorar esse passeio.

  5. Que legal. Com certeza vou procurar a Maria quando for a Portugal. Gostei muito da dica! =D

  6. Uaaau! Meu sonho fazer um passeio desse, parece que foi tudo ótimo <3

  7. Alfama é uma cidade tão linda e que ideia incrível fazer um passeio de tuk tuk. Não sabia que o transporte tinha ido para Portugal. Adorei a ideia.

    1. Thaís existem muitos tuk tuks em Lisboa e em outras cidades de Portugal. Amei o passeio, vale a pena

  8. Uau! O bairro de Alfama em Lisboa é realmente charmoso e nossa, poder fazer o passeio de tuk tuk (rosa, ainda por cima – que linda!) é ótimo. Sou meio preguiçosa pra ladeiras, isso realmente ajuda e traz uma experiência diferente. Ótima dica, obrigada.

    1. Também não gosto muito das ladeiras, o tuk tuk foi uma mão na roda

  9. Que bacana! Deve ser bem divertido! E achei lindo o Painel de Azulejos! As fotos ficaram lindas!

    1. Que bom que gostou, quando for a Lisboa, vale a pena fazer o passeio. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *