Que tal fazer um passeio de tuk tuk em Lisboa e conhecer a Alfama, o bairro mais antigo da cidade? Descubra aqui como é o passeio de tuk tuk, quanto custa, como contratar e quais lugares irá conhecer.
Confira também nossos artigos:
- Principais pontos turísticos de Lisboa;
- 10 coisas que você precisa fazer em Sevilha na Espanha;
- 10 melhores cidades para viajar para Europa no inverno;
- Roteiro em Portugal e Espanha no inverno.
Alfama: o bairro mais antigo de Lisboa
Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa em Portugal e também um dos bairros mais típicos e visitados da cidade. A cidade de Lisboa foi muito destruída no terremoto de 1755, entretanto o bairro da Alfama sobreviveu ao terremoto. Talvez por isso seja o mais tradicional da cidade.
No bairro da Alfama é possível encontrar inúmeros restaurantes com a culinária local e também várias casas de fado.
O bairro é cheio de ruelas bem estreitas que formam pequenos labirintos, repleto de casas com jardins floridos, escadarias e também os melhores mirantes para apreciar a cidade.
O bairro é encantador, mas é muito íngreme, pois é cheio de ladeiras e escadarias. Por isso resolvemos apresentá-lo ao nosso filho de uma maneira diferente: fazendo um passeio de tuk tuk. Nossa decisão não poderia ter sido melhor. Ele amou!
Como é o passeio de tuk tuk em Lisboa
O passeio de tuk tuk na Alfama tem a duração de 2 horas, tempo suficiente para todo o trajeto. Fizemos o passeio durante o inverno, estava bem friozinho e no tuk tuk tinham alguns cobertores para usarmos, caso sentíssemos necessidade.
Embarcamos no tuk tuk na Avenida da Liberdade, bem pertinho ao Hard Rock Café e fomos desbravar as ladeiras do bairro Alfama, onde estão localizados os monumentos turísticos mais antigos da cidade e onde também estão localizados vários mirantes.
A melhor parte é que ao longo do passeio fomos escutando a Maria e o João nos contarem não só a história dos lugares por onde fomos passando, mas também várias curiosidades e peculiaridades sobre Lisboa, que só um morador sabe contar.
** Saiba mais sobre o passeio de tuk tuk em Lisboa aqui.
Catedral da Sé
Nossa primeira parada foi na Catedral da Sé, que foi construída em 1147 no século XII e foi a única igreja de Lisboa que sobreviveu ao terremoto de 1755. De lá seguimos para os miradouros de Lisboa.
Fizemos uma parada de uns dez minutos onde pudemos contemplar a Catedral e também a Igreja de Santo Antônio e de lá seguimos para os miradouros de Lisboa.
Miradouro das Portas do Sol
Do Miradouro Portas do Sol pudemos contemplar o bairro de Alfama em Lisboa, um dos cartões postais da cidade. Repare na quantidade de casinhas com telhados avermelhados.
Desse miradouro é possível avistar vários pontos turísticos de Lisboa como a Igreja de Santo Estêvão e o Mosteiro de São Vicente de Fora.
No centro do miradouro fica a estátua de São Vicente, o padroeiro de Lisboa. Dizem que de lá é um ótimo local para assistir ao sol nascer em Lisboa.
Miradouro de Santa Luzia
O Miradouro de Santa Luzia em Lisboa é um dos mais bonitos da cidade, pois é decorado com azulejos tipicamente portugueses. Dele também é possível avistar o bairro de Alfama e também o Rio Tejo.
Miradouro de Nossa Senhora do Monte
É o miradouro mais alto de Lisboa, de onde é possível contemplar não só a cidade de Lisboa, como o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo e a Baixa Lisboa. Muitos moradores da cidade dizem que é dele que se tem a vista mais bonita de Lisboa. Então anote a dica e vá conhecê-lo.
O Miradouro de Nossa Senhora do Monte fica no Monte de São Gens, na região da Graça que foi inaugurado em 1147.
Igreja de São Vicente de Fora
A Igreja tem esse nome pois São Vicente é o Padroeiro de Lisboa, e “de fora”, pois, a igreja foi construída de fora das muralhas de Lisboa.
Panteão Nacional de Lisboa
O Panteão de Lisboa é um monumento destinado a homenagear a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País. Nele ficam os restos mortais destes cidadãos, junto com uma lápide contando sobre sua vida e sua obra.
Painel de Azulejos
O painel foi obra do artista André Saraiva em 2016 e mistura azulejos com grafite. O mural está localizado no Jardim Botto Machado, próximo a Feira da Ladra e contém quase 53 mil azulejos pintados à mão, pelo artista luso-francês André Saraiva.
Fizemos uma parada no painel para contemplar a obra e também para tirar alguma fotos. Do painel de azulejos seguimos rumo ao Museu do Fado, onde fizemos uma parada para experimentar a ginginha artesanal, uma bebida típica da região, produzida por moradores do bairro da Alfama.
De lá seguimos para o Castelo de São Jorge, onde finalizou nosso passeio. Pedimos ao João e a Maria que encerrassem nosso passeio no castelo, pois aproveitamos também para conhecê-lo.
E foi uma decisão acertada, pois o castelo é incrível e tem uma vista maravilhosa de Lisboa. Fizemos uma escolha certa ao reservarmos um dia de nosso roteiro em Lisboa para o passeio de tuk tuk na Alfama e o Castelo de São Jorge. Combinação perfeita. Anote a dica.
Quanto custa o passeio de tuk tuk em Lisboa?
Você pode reservar o passeio de tuk tuk em Lisboa pelo Get Your Guide, uma das maiores plataformas de passeios do mundo. O link acima é exatamente do passeio que fizemos.
Você receberá um e-mail de confirmação com todas as informações do passeio. No dia e horário marcado basta ir até lá para fazer o passeio.
Foi assim que fizemos… No dia e horário marcado encontramos a Maria e o João, em seu charmoso tuk tuk rosa na Avenida da Liberdade, para vivermos a aventura de passear de tuk tuk em Lisboa.
O passeio de tuk tuk no bairro da Alfama custa a partir de 45 euros por pessoa. Esse valor é praticado no mês de agosto/2024.Lembrando que se você reservar o passeio com antecedência garantirá as melhores tarifas.
Os passeios são oferecidos em português, inglês ou espanhol.
Vale a pena fazer o passeio de tuk tuk em Lisboa?
Sim, claro!!! Nós amamos o passeio, amamos nossos guias, amamos a cidade e mais ainda amamos não ter que caminhar por aquelas ladeiras enormes e escadarias gigantescas. O passeio foi um giro! Sabe o que isso significa? “Um giro” é uma gíria muito usada em Lisboa que significa “legal”, “da hora”. Ah e foi a Maria (guia do passeio) que nos contou.
Bom, fizemos esse passeio com nosso filho. Se tivéssemos feito o passeio a pé ele teria ficado reclamando a maior parte do tempo, pois realmente as ladeiras são grandes e ele não gostaria de caminhar tanto assim. Além disso ficaria muito cansado.
Se você pretende viajar para Lisboa com crianças, essa é uma boa forma de conhecer o Bairro da Alfama, pois irá se deliciar com as histórias e não terá que fazer muito esforço físico.
Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado do nossas dicas do passeio de tuk tuk em Lisboa. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo, responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Portugal e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Mais dicas de Portugal
10 Principais cidades turísticas de Portugal
O que fazer em Sintra: melhores passeios
Nazaré, Óbidos e Aveiro: 3 pit-stops perfeitos entre Lisboa e Porto
Respostas de 17
hahaha nem sabia q existia esse passeio de tuk tuk em Lisboa, mas adorei a ideia pq é tipo um walking tour, mas economizando o esforço e as pernas nas ladeiras! rs E a foto com o tuk tuk rosa e o painel de azulejos ficou linda demais! [Otima dica!
Que bom que gostou! Bjs
Quando estive em Lisboa, vi uns tuk tuks e fiquei super curioso para fazer o passeio, mas deixei de lado. Agora lendo sobre seu passeio de tuk tuk, me arrependi um pouco de não ter feito. Certamente uma experiência diferente na cidade.
É um passeio que vale muito a pena, se tiver outra possibilidade faça, você vai adorar
Que show… Não sabia que tinha passeio de tuk tuk em Lisboa. É bom que aí dá para visitar vários lugares numa mesma tarde sem precisar ficar batendo perna à toa, né?!
Adorei as dicas!
Obrigado
Que demais esse passeio de tuk tuk em Lisboa! Essas experiências do Airbnb dia muito bacanas mesmo! Irei procurar a Maria para curtir essa aventura na próxima vez que eu for a Lisboa! Sem falar que a Alfama é apaixonante! Adorei!
Procure mesmo, tenho certeza de que você vai adorar esse passeio.
Que legal. Com certeza vou procurar a Maria quando for a Portugal. Gostei muito da dica! =D
Procure mesmo, vc vai adorar o passeio
Uaaau! Meu sonho fazer um passeio desse, parece que foi tudo ótimo <3
Foi mesmo, vale muito a pena.
Alfama é uma cidade tão linda e que ideia incrível fazer um passeio de tuk tuk. Não sabia que o transporte tinha ido para Portugal. Adorei a ideia.
Thaís existem muitos tuk tuks em Lisboa e em outras cidades de Portugal. Amei o passeio, vale a pena
Uau! O bairro de Alfama em Lisboa é realmente charmoso e nossa, poder fazer o passeio de tuk tuk (rosa, ainda por cima – que linda!) é ótimo. Sou meio preguiçosa pra ladeiras, isso realmente ajuda e traz uma experiência diferente. Ótima dica, obrigada.
Também não gosto muito das ladeiras, o tuk tuk foi uma mão na roda
Que bacana! Deve ser bem divertido! E achei lindo o Painel de Azulejos! As fotos ficaram lindas!
Que bom que gostou, quando for a Lisboa, vale a pena fazer o passeio. Bjs