(atualizado em janeiro/2023) Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é simplesmente um destino M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Montamos um roteiro de 7 dias em Natal, com os melhores passeios da cidade, incluímos até um passeio de bate e volta até João Pessoa.
Então anote nossas dicas e comece já a organizar sua viagem.
O Rio Grande do Norte é recheado de belíssimas praias, então já adianto que montar um roteiro por lá é bem difícil, pois dá vontade de conhecer todas elas. Mas como não teríamos tempo para conhecer todas, escolhemos incluir em nosso roteiro em Natal as seguintes praias:
- Praia do Camurupim;
- Praia de Ponta Negra;
- Praia da Pipa;
- Praia de Maracajaú;
- Praia do Cotovelo;
- Praia de Jenipabu.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- Onde ficar em Natal? hotéis, pousadas e Airbnb;
- 10 coisas que você precisa fazer em Natal com crianças.
Roteiro em Natal
1º dia: Curtir o hotel: sol + praia + piscina + Restaurante Tábua de Carnes
Nosso voo chegou em Natal às 2 horas da madrugada, por isso reservamos nosso primeiro dia no Rio Grande do Norte para descansarmos e curtimos uma combinação que consideramos perfeita: sol, praia e piscina.

Em Natal escolhemos nos hospedar no Wish Hotel, que é um resort padrão 5 estrelas localizado na Via Costeira em Natal. O hotel conta com nota 9,0 de acordo com a avaliação dos hóspedes do site Booking, isso significa que ele é considerado fantástico.

O Biel aproveitou demais esse dia, pois participou de várias atividades da recreação do hotel. Confira nosso artigo como é se hospedar no Wish Hotel em Natal para conhecer um pouco mais sobre o hotel, sua estrutura, atividades e alimentação.
Ah, e se você for fazer sua reserva, faça por aqui, você não paga a mais por isso.
Restaurante Tábua de Carnes em Natal
Para terminar nosso primeiro dia em Natal em grande estilo, resolvemos ir conhecer o Restaurante Tábua de Carnes, um restaurante especializado na culinária regional, que nós amamos!!!
O restaurante serve pratos a la carte e também rodízio de churrasco, que foi nossa opção.

A comida estava deliciosa, não deixe de experimentar a carne de sol, o filet mignon de carne de sol (carro chefe da casa), a farofa d’água, o pirão de queijo e o petit gateau de rapadura com sorvete de tapioca (só de lembrar da água na boca).

Roteiro em Natal 2º dia: Passeio Litoral Sul+ Restaurante Camarões
Natal é famosa não só por suas belas praias, mas também por suas belas lagoas, por isso quem visita a cidade deve escolher ao menos uma para conhecer. E nós fizemos isso!!!
Quando descobrimos o roteiro do passeio Litoral Sul tivemos a certeza de que deveria fazer parte do nosso roteiro em Natal.
Esse passeio reúne em um só dia uma praia, uma lagoa e também o maior cajueiro do mundo.
Saímos de Natal com destino ao município de Nísia Floresta, distante a 28 km de Natal, pois é lá que estão localizados a a Praia de Camurupim e a Lagoa de Arituba.
Passamos a manhã na praia e de lá seguimos para a Lagoa de Arituba, um local com mega estrutura: bares, restaurantes e muitos atrativos como pedalinho, tirolesa, mini lancha, entre outros.

A última parada desse passeio foi o maior cajueiro do mundo, que é considerado um dos principais pontos turísticos de Natal.
O Cajueiro de Pirangi ocupam mais de 8.500 metros quadrados e ainda está crescendo. Dá para acreditar? Ele produz mais de 80.000 cajus por safra. Para saber mais sobre confira o artigo O Maior Cajueiro do Mundo, do blog Destinos Por Onde Andei.

Confira nosso artigo Litoral Sul e descubra em detalhes como foi nosso passeio.
⇒ Você pode comprar seu passeio para o Litoral Sul de Natal por aqui.
Restaurante Camarões em Natal
Nesse dia saímos de Natal por volta da 8:30 e retornamos por volta das 17:30 ao Wish Hotel.
Descansamos um pouco e seguimos para conhecer o famoso Restaurante Camarões, que ocupa a 1ª posição como melhor restaurante de Natal e está entre os melhores do Brasil.

Fomos muito bem atendidos no restaurante. O Gabriel pediu um prato kids com filé e batata frita que chegou bem rápido.
O garçom nos informou que os pratos eram bem grandes e serviam de 3 a 4 pessoas.
Como estávamos em 2 nos sugeriu um prato menor, pois algumas especialidades do local são preparadas para servir duas pessoas. Aceitamos a sugestão e não nos arrependemos.
Gostamos demais do restaurante e recomendamos que você conheça. Ah nós fomos e voltamos de Uber.
⇒ Clique aqui e conheça os melhores passeios em Natal ⇐
3º dia: Passeio até João Pessoa na Paraíba + Tapiocaria
Quando descobrimos a proximidade entre as duas cidades tivemos a certeza de que incluiríamos João Pessoa, capital da Paraíba, em nosso roteiro de viagem.
O ônibus nos pegou no hotel às 6:50 da manhã com destino a Paraíba. A distância entre João Pessoa e Natal é de 180 km.
Nesse passeio fizemos um tour panorâmico do centro histórico da cidade, em seguida fizemos uma visita guiada ao Centro Histórico de São Francisco.

De lá seguimos para a Praia de Ponta do Seixas, que é considerado o ponto mais oriental das Américas. No local existe uma feirinha com artesanato local.
O ponto alto do passeio é o entardecer ao som do famoso Bolero de Ravel na Praia do Jacaré. Você pode assistir ao espetáculo da praia ou fazendo um passeio de barco opcional.

Nós fizemos o passeio que durou 40 minutos. Nesse passeio pudemos assistir a uma apresentação de uma artista que tocou forró no violino e finalizou com o Jurandir do Sax que está no Guiness Book por ser o artista que mais tocou bolero de ravel no mundo.
Assim que finalizou o pôr do sol, fomos em direção ao ponto de encontro e entramos no ônibus da Luck Receptivo e retornamos para Natal.
Se você tiver mais tempo e quiser curtir a cidade, confira esse artigo com dicas sobre o que fazer em João Pessoa.
Gostou da dica e quer incluir um passeio de bate e volta de Natal a João Pessoa? Compre seu passeio por aqui.
Restaurante Tapiocaria em Natal
Já fomos para Natal tendo a certeza que iríamos conhecer a Tapiocaria, um restaurante rústico, que tem como pratos principais tapioca e cuscuz, pratos típicos do nordeste.

Difícil foi a missão de escolher as tapiocas, pois as opções eram muitas. O Biel optou por uma de queijo com mel. O mel veio separado na canequinha que você pode ver na foto acima.
Eu e o Miranda escolhemos uma de camarão que estava deliciosa, aprovada e recomendada.
Vamos deixar aqui uma dica: experimente a batida de coco com vodka, simplesmente perfeita! Vale muito a pena.
Essa foi uma dica que recebemos de uma leitora de nosso blog, a Ana Luiza, e estamos repassando para vocês.
A batida é dez, assim como as tapiocas. Não deixe de ir até lá experimentar.
4º dia: Aquário de Natal +Jenipabu com passeio de buggy + Centro de Artesanatos + Jantar Wish
Andar de buggy em Jenipabu está no topo dos passeios mais procurados de Natal. Existem duas formas de se fazer esse passeio.
A primeira é contratando um bugueiro que te pegará no hotel e te levará para conhecer as dunas de Jenipabu e depois te deixará em seu hotel.

A segunda, que foi a escolhida por nós, é fazer um passeio de um dia até Jenipabu. Nesse passeio o ônibus nos pegou em nosso hotel com destino ao Aquário de Natal onde fizemos nossa primeira parada.
Conhecemos o local, que é top!!! Principalmente para quem está com crianças, meu filho amou! Ficou encantado com os peixes, tubarões, pinguins e outros animais que tinham no aquário.

Na saída do aquário, quem estiver interessado, partirá de buggy até as dunas de Jenipabu. Quem não quiser seguirá para o hotel. Nós não poderíamos deixar de fazer esse passeio né?!
Então, mesmo com o tempo feio, seguimos para as dunas, que são realmente belíssimas!
Não conseguimos fazer o passeio inteiro pois começou a chover e preferimos retornar, pois estávamos com nosso filho.
Aproveitamos a praia e contemplamos a paisagem. Após o almoço o sol deu o ar da sua graça e pudemos aproveitar melhor a praia.

Por volta das 15:30 o ônibus partiu para o Centro de Artesanatos de Natal, localizado na antiga cadeia pública. O lugar é perfeito para quem gosta de artesanato, rendas, castanhas, entre outros.

No Centro de Artesanatos está localizado o Restaurante Marenosos de onde é possível ter uma vista panorâmica do rio e da Ponte Newton Navarro, um dos belos cartões postais de Natal, não deixe de ir até lá conferir.
Ah e o prato tradicional do restaurante é um bolinho de macaxeira com carne de sol ou camarão.

No Centro de Artesanatos acontece toda quinta-feira a partir das 22 horas o famoso Forró com Turista: um forró com muito xote, xaxado e baião, ideal para quem gosta de conhecer a cultura local e se divertir.
Como estávamos muito cansados, preferimos deixar para uma outra oportunidade para curtir o Forró.
Para finalizar nossa noite jantamos no Wish Hotel, onde estávamos hospedados. O hotel conta com restaurante em estilo buffet, com vários pratos da culinária local. Estava tudo delicioso.
⇒ Você pode comprar seu passeio para Jenipabu por aqui.
Roteiro em Natal 5º dia: Maracajaú + Manoa Park
Se você não está acompanhado de crianças menores de 6 anos esse é um passeio que você precisa fazer, pois vale muito a pena.
Maracajaú é conhecido como o Caribe do Rio Grande do Norte. Pelo nome já deu para notar que deve ser lindo não?
E Maracajaú fica a 70 km de Natal. Esse foi um dos passeios que mais gostamos. Coloque no seu roteiro, pois você vai amar!!!
Nós escrevemos um artigo contando em detalhes Como é Maracajaú: o Caribe do Rio Grande do Norte, corre lá para conferir.
Os Parrachos de Maracajaú são barreiras de corais que estão localizadas a 7 km da praia. Os Parrachos ocupam uma área de aproximadamente 13 km, que são de preservação ambiental.

Atenção que esse passeio precisa ser feito na maré baixa, então não deixe para reservá-lo em cima da hora.
Nós fomos de lancha até os parrachos e lá ficamos nessa plataforma flutuante da foto aí em cima.
Tivemos duas horas para mergulhar e apreciar os peixinhos coloridos, foi incrível. Até o Biel que no início estava com medo aproveitou muito e amou ver os peixinhos.
Em Maracajaú também andamos de quadriciclo e depois pudemos desfrutar do Ma-Noa Park, que é um parque aquático à beira mar.
O parque é enorme e conta com várias opções de lazer e entretecimento para toda a família, como piscinas, toboáguas, rio com correnteza para passeio com boia, área kids, cascatas artificiais, tirolesa e muito mais.
⇒ Você pode comprar seu passeio para Maracajaú por aqui.
6º dia: City Tour por Natal + Restaurante Pinga Fogo
Nós somos fãs de city tour, pois com eles conseguimos conhecer os principais pontos turísticos da cidade. E é claro que não poderíamos deixar de reservar um dia para essa experiência.
Existem duas opções para fazer esse passeio: por conta própria ou contratar um. Você pode fazer isso por aqui.
Nós fizemos o city tour por conta própria, pois como iríamos para Pipa no outro dia, reservamos o carro um dia antes para andarmos por Natal e conhecermos um pouco mais da cidade.
Nossa amiga Angélica do blog Descansa na Volta, contratou um city tour em Natal e contou sua experiência, confira.
City Tour em Natal
Começamos nosso city tour em Natal indo até um de seus principais cartões postais: a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca.

A Praia de Ponta Negra é o local preferido pela maioria dos turistas para se hospedar em Natal, pois possui inúmeros restaurantes, bares, hotéis e pousadas. Confira as melhores opções de hospedagem em Ponta Negra.
Nós, como a maioria dos turistas, amamos tirar fotos com os letreiros com o nome das cidades por onde andamos.
E não poderíamos deixar de fazer isso também em Natal. O letreiro fica localizado à beira mar em Areia Preta.

Você sabia que o primeiro centro de lançamentos de foguetes da América do Sul foi construído no Rio Grande do Norte?
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno foi inaugurado no ano de 1965 e é um dos principais pontos turísticos de Natal.

Aproveitamos que estávamos de carro alugado e fomos até a praia. É proibido adentrar na parte da praia que pertence a Barreira do Inferno, pois é área militar.
Então fomos até a Praia do Cotovelo, contemplar essa vista perfeita. Repare no final da praia da foto abaixo praia.
Você conseguiu reparar em umas pedras meio avermelhadas? É lá que fica a Barreira do Inferno.

De lá seguimos para a feirinha de artesanato da Praia de Ponta Negra para comprar algumas lembrancinhas. No local são vendidos bolsas, mochilas, camisetas, castanhas, entre vários outros produtos.
Para finalizar o dia fomos ao Restaurante Pinga Fogo, um self service localizado em Ponta Negra. A variedade do restaurante é enorme, com vários pratos da culinária regional, churrasco, massas preparadas na hora, comida japonesa, entre outros.
7º dia: Praia de Pipa
Começo aqui fazendo uma observação muito importante: um dia é muito pouco para ficar em Pipa, pois o lugar é lindo!!!
Mas se você tiver apenas um dia vá, pois se não for certamente irá se arrepender.
Neste roteiro, consideramos apenas um dia em Pipa, mas vamos te contar um segredo: nós ficamos 3 dias.
Confira nosso artigo sobre a Praia de Pipa: o que fazer, melhores praias e restaurantes.
Pipa contém praias M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S, simplesmente as mais belas que já visitamos até hoje. É um lugar encantador.
Ficamos três dias em Pipa e pudemos aproveitar muito, o tempo foi suficiente para conhecer as principais praias: Praia do Madeiro, Praia do Amor, Baia dos Golfinhos.

Normalmente os passeios de um dia tem a Praia do Amor, Baía dos Golfinhos e o Chapadão de Pipa no roteiro. Lugares esse que adoramos.
E se você puder escolher onde almoçar vá até o Restaurante Amô, local em que podemos unir uma bela vista com uma comida deliciosa.

Em Pipa nós fizemos um passeio que adoramos e recomendamos, chamada Pipa: um dia de aventura.
Nesse passeio começamos com um circuito de arvorismo e tirolesa e depois fizemos um passeio nesse jeep pelas principais praias da região. Confere lá no artigo tudo sobre esse passeio.
Bom pessoal, esse foi nosso roteiro em Natal, com os melhores passeios da região. Descubra agora qual a melhor época para visitar Natal e como é o clima na cidade.
⇒ Você pode comprar seu passeio para Pipa por aqui.
Como é o clima em Natal
Natal é uma cidade quente, com muitos dias de sol ao longo do ano. O clima na cidade é tropical quente e úmido. Em geral a temperatura na cidade varia entre 22°C e 31°C.
Raramente a cidade apresenta temperatura inferior a 21°C. Entretanto a cidade apresenta ventos fortes durante todo o ano.
Os meses mais quentes em Natal são entre janeiro e abril. Durante esses meses a temperatura costuma variar entre 25°C e 30°C.

Qual a melhor época para visitar Natal?
A capital do Rio Grande do Norte é uma cidade encantadora durante todo o ano, entretanto a melhor época do ano para visitar Natal é entre os meses de setembro e fevereiro.
Durante os meses de dezembro e janeiro a cidade fica bem cheia, então se você puder ir em outro mês aproveitará melhor a cidade, pois estará mais vazia. Mas o clima durante esta época do ano é ótimo, ideal para curtir boas férias no Nordeste.
Repare no gráfico abaixo como é a temperatura na cidade. Tente evitar somente os meses que mais chovem por lá.
Meses que mais chovem em Natal
Abril é o mês que mais chove me Natal, confira outros meses em queCe as chuvas costumam ser frequentes na cidade:
- Março;
- Abril;
- Maio;
- Junho.
Onde comprar passeios em Natal
Em nossas viagens nós já chegamos em nossos destinos com nosso roteiro pronto e com todos os nossos passeios comprados. Fazemos isso para aproveitar ao máximo nossa viagem.
Nós compramos nossos ingressos e passeios pela internet. Em Natal nós recomendamos a Luck Receptivo, uma empresa que atende várias capitais do nordeste e presta um atendimento nota dez. Nós fizemos todos os passeios de nossa viagem ao Rio Grande do Norte com ela.
Nela você conseguirá comprar ingressos, transfers, passeios e outras coisas e ainda poderá parcelar no cartão de crédito sem juros. Ah e pagando com o cartão de crédito acumulará milhas aéreas para sua próxima viagem. Bom demais né?!
Bom é isso pessoal. Espero que tenha gostado de nosso roteiro em Natal. Ficou com alguma dúvida, quer saber algo mais? Basta deixar um comentário aí embaixo.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel em Natal pelo Booking e reserve seus passeios utilizando nossos links acima. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e assim garantirá que continuaremos dando boas dicas de viagens. Valeu!!
Mais dicas do Vamos Por Aí:
Praia de Pipa RN: O que fazer, melhores praias e restaurantes
25 respostas
Estarei lá em outubro amei as dicas irei ficar 6 dia vou tentar seguir uns desses roteiros .. e comprar ingresso TB obrigada ❤️👏
Tenho certeza de que você vai amar! E que bom que gostou do roteiro!
Estou indo em maio, pela primeira vez, vamos em 4 amigas não conhecemos… pelos comentários vai ser muito bom, quero fazer todos os pacotes, pra conhecer os pontos turísticos.
Tenho certeza que irão adorar!!!
Oi Carol, ótimo roteiro!!!
Deixa eu te perguntar vc contratou os passeios antes de chegar em natal ou somente após chegar lá?
Que bom que gostou! Já fui com tudo organizado para não perder tempo quando chegar lá.
To indo pra Natal e Pipa agora dia 15! Valeu pelas dicas!
Fico feliz que tenha gostado das dicas, tenho certeza de que você vai amar o RN
Boa Tarde!
Boa Tarde,
Irei em julho desse ano e já estou atualizando o roteiro.
o que acha?
dia 1: CHEGADA as 14:00hrs; conhecer Joao Pessoa e a feira de artesanato;
Dia 2: ida p/Pipa, ficando la por 3 dias;
dia 5: Conhece Natal e a noite volta de carro para Joao Pessoa;
dia 6: Conhece mais Joao Pessoa ou vai ate Recife bate e volta;
dia 7: Joao Pessoa e a noite volta p/casa;
Oi Esther, acho que você poderia deixar só dois Estados, pois uma semana é pouco tempo para três, então deixe Recife para uma próxima oportunidade. Acho que vale a pena deixar esse dia para curtir Jenipabu ou Maracajaú em Natal.
Divirta-se.
Nossa que roteiro massa esse em Natal! 🙂 Nós ainda não conhecemos , muito bom ver essas opções de passeios.
ahhh q roteiro lindo em natal! eu quero muito conhecer essa cidade e seus pontos turisticos lindos, adorei a dica dos restaurantes
Morei em Natal logo que casei e sou apaixonada por essa cidade. Seu post me trouxe boas recordações. Como cresceu essa cidade de lá p cá . Preciso voltar.
Volte mesmo, é sempre bom voltarmos para lugares que nos trazem boas lembranças. Bjs
Que região maravilhosa. Vocês fizeram um roteiro bem equilibrado, entre descanso, relaxe e passeios. Porque ninguém merece ir para o Rio Grande do Norte numa correria. Que lindo o cajueiro. Amei
Ruthia, fico feliz que tenha gostado de nosso roteiro
Que roteiro maneira para aproveitar Natal em 7 dias! Que maravilha. Já estou me programando!
Carla vá mesmo, tenho certeza que você vai adorar
A primeira coisa que chamou a atenção no seu post foi o hotel, lindo, mas lendo depois o resto, tudo é lindo mesmo. Natal é um dos meus destinos na listinha de viagem que quero fazer!
Michelle, Natal é mesmo um destino maravilhoso, estava fazia tempo em nossa lista. Amamos a cidade e pretendemos voltar
Roteiro em Natal super completo, muitos passeios super legais. Adorei saber sobre o aquário, não conhecia e certamente entraria na nossa programação.
Oi Fabíola, fico feliz que tenha gostado de nossas dicas. Bjs
Adorei estas dicas de Natal e o roteiro. Fui pra Natal e fiquei só 3 dias e confesso que não sabia que tinha tanta coisa bacana pra fazer. Agora quero voltar!
Volte mesmo, tenho certeza que você vai adorar
Que roteiro delicioso! Já estive em Natal há muitos anos e fiz vários desses passeios, mas me deu vontade de voltar e ficar mais.