Conhecer as Cataratas do Iguaçu era um sonho, que amei ter realizado! É um lugar que todo brasileiro deveria conhecer e orgulhar-se de tamanha beleza estar localizada em nosso país. Viajamos para tantos lugares e muitas vezes não conhecemos as maravilhas do nosso Brasil! Quem sabe 2022 é o ano de você conhecer um Patrimônio Natural da Humanidade! Então, descubra o que fazer nas Cataratas do Iguaçu.
Confira ainda nossas dicas sobre o Paraná.
- Roteiro em Foz do Iguaçu 5 dias;
- Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu e Melhores Passeios;
- Melhores lugares para viajar em dezembro no Brasil
Como é o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente da floresta Atlântica da região sul do Brasil. No ano de 2011 as Cataratas do Iguaçu foram eleitas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O parque é um dos locais mais visitados por estrangeiros no Brasil. Uau!! Já deu pra notar que é um passeio imperdível em Foz do Iguaçu né?
As quedas são compartilhadas pelo Brasil e pela Argentina. O Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e o Parque Nacional Iguazú na Argentina foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO nos anos de 1986 e 1984 respectivamente.
As Cataratas são formadas por aproximadamente 275 quedas d’água no Rio Iguaçu. Você sabe o que significa Iguaçu? Significa água grande, em tupi guarani.
Entramos no Parque pela Estação Centro de visitantes. É lá que são vendidos os ingressos e que pegamos o ônibus para nos levar até as Cataratas. O ônibus sai a cada 15 minutos. Resolvemos descer na parada Trilha das Cataratas, pois a primeira coisa que queríamos fazer no parque era apreciá-las.
Bom, essa foi a primeira foto que tiramos, e nossa primeira impressão das Cataratas. Não tem como não se apaixonar, né?
A maior parte das quedas fica em solo argentino, mas a vista mais bonita é obtida do lado brasileiro. Os grandes saltos são 19 no total, mas apenas três são localizadas no Brasil. São elas: Floriano, Deodoro e Benjamin Constant.
É bem tranquilo caminhar pelas trilhas das Cataratas. Ela tem 1.200 metros de extensão e sua intensidade é leve. Mesmo pessoas com pouco preparo físico, como eu, conseguem percorrê-la tranquilamente.
Pelo caminho estão instalados vários mirantes. Pare em todos, pois em cada um deles a vista é diferente. A melhor parte da trilha, é que durante quase todo o percurso você vai vendo as Cataratas de vários ângulos diferentes. É tudo de bom!
Ao final da trilha, podemos ter acesso à garganta do Diabo a mais imponente das quedas, com 90 metros de altura.
Veja na foto abaixo as passarelas que dão acesso a melhor vista das Cataratas. Se você não quiser se molhar, use capas, pois molha mesmo! Elas são vendidas por todos os lados.
Durante o caminho existem vários quatis, que andam soltos pelo parque. Tivemos um probleminha com um deles, pois meu filho estava comendo uma bolacha e o quati correu atrás do meu pequeno, que ficou extremamente assustado.
Uma dica para famílias com crianças: não comam nada no percurso da trilha. Nem levem alimentos abertos, pois depois disso, o quati correu atrás de mim, pois o pacote de bolacha estava na aba lateral da mochila. Joguei o pacote de bolacha fora e tudo foi resolvido. Menos o medo do meu filho, que ficou apreensivo durante todo o percurso.
O caminho feito pela trilha finaliza na torre que você pode ver na foto abaixo. No canto do lado direito é o local onde podemos estar mais perto das quedas e rende belas fotos.
É lá que pegamos o elevador para termos acesso a Parada Porto Canoas – onde está localizado o restaurante e a parada de ônibus para nos deslocarmos no parque.
A foto abaixo foi tirada no canto direito da torre que dá acesso ao elevador. A primeira foto foi tirada na parte inferior, acessível logo que a trilha é finalizada. A segunda foto foi tirada na parte superior que permite nos deliciarmos ainda mais com esta paisagem incrível!
Esta foi a última foto que tiramos, viram como é impossível não se apaixonar?
Bom, amamos conhecer as Cataratas e consideramos Foz do Iguaçu como nosso destino favorito do ano. Além de caminhar e apreciar as Cataratas, o parque tem várias outras atrações. Veja:
O que fazer no Parque Nacional do Iguaçu?
Voo de Helicóptero
Sobrevoar as Cataratas de Helicóptero é uma experiência incrível. Fiz e recomendo. O passeio é realizado do lado de fora do parque, bem pertinho da entrada. O voo dura dez minutos, mas o tempo é suficiente para se apaixonar ainda mais pelo local. Leia nosso artigo voo de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu. Lá conto tudo sobre o voo.
- Horário: Todos os dias das 9 às 17:30 horas, quantidade mínima de passageiros 3.
- Duração: 10 minutos.
- Endereço: Rodovia das Cataratas km 16,5 – em frente ao Parque das Aves.
Macuco Safari
O Macuco Safari é um dos atrativos mais procurados no parque. Quem não quer chegar bem pertinho das Cataratas? E isso é possível com o Macuco Safari.
O Macuco é feito em três etapas: uma trilha onde percorremos dentro de uma carreta elétrica, uma caminhada de 600 metros e a aventura dentro da água. Onde 25 pessoas, a bordo de um barco são levados para sentir o poder das quedas debaixo das Cataratas do Iguaçu. Para fazer o Macuco, pegue o ônibus e desça na parada Macuco Safari.
Leia o post Macuco Safari – Aventura Incrível e descubra como foi nosso passeio. Veja na foto abaixo o barco se aproximando das cachoeiras, é tudo de bom! Se gosta de uma aventura molhada, esta deve estar no seu roteiro!
- Horário: Todos os dias das 9 às 17 horas. Saída a cada 15 minutos;
- Duração: 2 horas.
Trilha do Poço Preto
A aventura tem início em uma passarela suspensa de 320 metros, no coração do Parque Nacional do Iguaçu que termina em uma trilha de 9 km em mão única, que pode ser feita a pé, em veículo elétrico ou de bicicleta.
Neste trecho podem ser observados belíssimos espécimes da flora e fauna nativas do Parque Nacional do Iguaçu. Também acontece uma navegação em barco a motor pelo alto do rio Iguaçu, passando pelo Arquipélago das Taquaras.
Infelizmente não tivemos tempo para fazer a trilha, mas o pessoal do blog Por Aí com os Pires fez, leia o post aqui.
- Horário: Todos os dias às 9:30, 12:00 e 14:00 horas.
- Duração: 4 horas
Trilha das Bananeiras
Uma trilha de 1,6 km, que pode ser feita a pé ou em veículo elétrico. Nela podem ser observadas varias espécies da fauna e flora nativas do Parque Nacional do Iguaçu.
No passeio também haverá navegação em barcos a motor pelo Rio Iguaçu, chegando ao cais do Poço Preto e visitando uma casamata de 10 metros de altura, com observação da Lagoa do Jacaré, extremamente rica em fauna e flora.
- Horário: Todos os dias às 10:30, 13:00 e 15:00 horas.
- Duração: 2 horas e 30 minutos.
Restaurante Porto Canoas
É um restaurante especializado em comida regional brasileira, localizado às margens do Rio Iguaçu. De lá é possível admirar a flora local, pois é cercado de muito verde e proporciona uma vista incrível do Rio Iguaçu.
- Horário de Funcionamento: todos os dias das 12 às 16 horas.
- Reservas: reservas@catarataspni.com.br
Onde se hospedar dentro do Parque Nacional do Iguaçu?
O Belmond Hotel é um hotel 5 estrelas que está localizado dentro do parque. Ele fica em frente para as Cataratas. Deve ser divino se hospedar dentro do parque! Imagina acordar, caminhar um pouquinho e ver uma das sete maravilhas naturais do mundo?
Tudo de bom, né? Se quiser se hospedar neste hotel, faça sua reserva pelo booking, clicando aqui: Belmond Hotel das Cataratas.
Melhor Época para Visitar as Cataratas do Iguaçu
Tudo depende da forma que você quer ver as Cataratas.
- Durante o outono e o inverno (de 20 de maço a 22 de setembro) é o período mais seco, então você verá as quedas mais definidas, com uma vazão menor de água.
- Durante a primavera e o verão (de 22 de setembro a 20 de março) é o período em que ocorrem chuvas, consequentemente as quedas d’água estarão em seu potencial máximo e com muito volume. Nós fizemos esta viagem no mês de outubro.
Informações:
- Site: Cataratas
- Endereço: BR 469 km 18
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 9 às 17 horas
- Valor: a partir de R$ 63,00 para adultos brasileiros; R$ 16,00 para crianças brasileiras de 2 a 11 anos e para maiores de 60 anos (valores em outubro/2022).
- Ingresso Antecipado: compre aqui.
Onde comprar passeios em Foz do Iguaçu
Em nossas viagens nós já chegamos em nossos destinos com nosso roteiro pronto e com todos os nossos passeios comprados. Fazemos isso para aproveitar ao máximo nossa viagem, pois tempo é dinheiro!!! Então não deixe para organizar seu roteiro só quando chegar na cidade.
Nós compramos nossos ingressos e passeios pela internet. Em Foz do Iguaçu nós recomendamos a Civitatis, uma empresa que atende várias cidades no BRASIL e no MUNDO e presta um atendimento nota dez.
Nela você conseguirá comprar ingressos, transfers e passeios de um dia. Ah e pagando com o cartão de crédito acumulará milhas aéreas para sua próxima viagem. Bom demais né?!
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Mais dicas de Foz do Iguaçu
Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu
Cataratas argentinas por conta própria
Voo de Helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu
City Tour e Compras no Paraguai
* Agradecemos ao Parque Nacional do Iguaçu pelos ingressos para conhecermos as Cataratas e a Agência Combo Iguassu que nos concedeu o transporte para realizarmos este passeio. Nossos agradecimentos ao Daniel, motorista da empresa, que nos atendeu com muita simpatia e presteza.
20 respostas
Ameii o blog estou indo de 06 a 11/7 gostaria de uma dica referente às cataratas, se comprar passeios de helicóptero ou do boat ainda podemos entrar no parque das cataratas????
Oi Priscila, que bom que gostou do nosso site. Mesmo que você faça outros passeios precisa comprar o ingresso para as Cataratas separado. Divirta-se
As Cataratas são um verdadeiro espetáculo da natureza. Tenho muita vontade de voltar a Foz e fazer esse passeio novamente. Adorei o post!!!
Que bom que gostou! Foz também é um lugar que pretendo voltar!
eu simplesmente amooo as cataratas, não importa o lado! toda vez é um encanto, já perdi a contagem de quantas vezes visitei a última passarela!
Angie, acho difícil alguém não se apaixonar, né? As Cataratas são lindas!!!
Adorei o post, quero muito conhecer Foz. Voltarei aqui para ver os outros posts sobre esse destino que terei um roteiro completo :).
Cynara, que bom que gostou! Venha mesmo ler os outros posts sobre Foz, temos várias dicas! Bjs
Eita, muita coisa para se fazer nesse parque, não sabia disso tudo não. Muito bom post!
Edson, pena que nunca temos tempo de conhecer tudo!
Estive em Foz somente uma vez, quando era criança. Me lembro vagamente. Adorei suas fotos e dicas! Preciso voltar lá logo!!!
Ale, volte mesmo que você vai adorar!
Tenho muito vontade de voltar a Foz e conhecer mais dos parques, tanto o a das aves quantos os temáticos, essa sua série sobre Foz do Iguaçu ficou incrível! Abraços
São realmente uma maravilha que temos em nossas terras… e pensar que tínhamos as 7 quedas que o povo acabou com elas… não dá pra entender…
As Cataratas do Iguaçu são um verdadeiro espetáculo da natureza. Quero muito voltar em Foz e ir novamente nesse parque.
Foz é fantástica! Visitei as cataratas quando era pequeno e to louco pra voltar. Essa situação dos quatis é ruim mesmo, lembro de estar com um pacote de chips que logo foi roubado por um quati. hahaha
Adorei ler seu texto porque amo Foz do Iguaçu e acho que é uma das melhores viagens pra fazer no Brasil. Espero voltar muitas outras vezes.
Amo Foz!! O Brasil tem tantas belezas naturais, o problema é a infraestrutura… mas em Foz tudo é tão organizado e bem-feito!! Orgulho!
Olá Carol, as Cataratas são realmente impressionantes, foi um dos lugares mais lindos que já conheci.
Quanto aos quatis, eles são ladrões de comida mesmo rs e estão por toda a parte, né? Quando terminei a trilha resolvi comprar um lanche e comê-lo nas mesinhas que ficam na praça de alimentação, péssimo negócio, mal pude sentar, pois os quatis subiam até na mesa para tentar comer, ou seja, comi rápido e de pé, mas o que fazer> nós é que estamos invadindo o espaço deles e não o contrário…
Um coisa é certa: me arrependi profundamente de não ter ido ao Restaurante Porto Canoas, pois acho que lá eles não entram, ou entram? rs
Simone, eu também deveria ter ido ao restaurante, pena que o tempo é pequeno e queremos aproveitar ao máximo o local, né?