Roteiro na Chapada dos Veadeiros de 3 dias

Conteúdo

Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais lindos do Estado de Goiás e também de nosso Brasil. A região é belíssima e recebe turistas durante boa parte do ano, interessados em desfrutar de muito contato com a natureza.

Confira aqui nosso roteiro na Chapada dos Veadeiros, com dicas de passeios, hospedagens, como chegar, melhor época para viajar e muito mais. 

Chapada dos Viadeiros
Chapada dos Veadeiros

Confira também nossos artigos: 

Como chegar à Chapada dos Veadeiros

O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros, é o aeroporto de Brasília, que está localizado a 223 km de distância da Chapada. 

Estando em Brasília, você precisará alugar um carro para chegar na Chapada. Nós recomendamos o Rentcars, um comparador de preço de aluguel de veículos, que te apresenta as melhores opções. Ah e reservando com antecedência conseguirá as melhores tarifas e conseguirá parcelar sem juros no cartão de crédito.

Chapada dos Veadeiros em Goiás

Como ir na Chapada dos Veadeiros
Mapa da Chapada dos Veadeiros

A primeira coisa que você precisa definir é qual será a sua cidade base para conhecer a Chapada. As cidades mais recomendadas são:

  • Alto Paraíso,
  • São Jorge e
  • Cavalcante.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros?

  • Alto Paraíso que fica localizado a 223 km de Brasília. Cidade com mais estrutura. Onde estão localizadas várias cachoeiras, dentre elas as Almécegas I e II, Cristais, entre outras.
  • São Jorge que fica localizado a 257 km. É um vilarejo com ruas de terra, localizado próximo da entrada do Parque Nacional. Aqui está localizado o Vale da Lua. Veja aqui dicas de hotéis em São Jorge.
  • Cavalcante que fica localizado a 311 km de Brasília. É a cidade com menos opções de hospedagem. É aqui que está localizada a famosa Cachoeira Santa Bárbara. Veja aqui dicas de hotéis em Cavalcante

Analisamos muito e optamos por nos hospedar em Alto Paraíso aproveite para ler nosso artigo e descobrir o lugar incrível em que nos hospedamos, com acesso a 3 cachoeiras.

Como é o clima na Chapada dos Veadeiros

Melhor época para viajar para Chapada dos Veadeiros, quando ir a Chapada dos Veadeiros, Clima na Chapara dos Veadeiros, temperatura na Chapada dos Veadeiros
Fonte: site pt.climate-data.org

O clima na Chapada dos Veadeiros é tropical sazonal, marcado por duas estações bem definidas: a uma chuvosa e outra seca.

  • Período das chuvas: de outubro a abril;
  • Período da seca: de maio a setembro.

A Chapada dos Veadeiros é um destino procurado por quem pretende curtir a natureza, por isso é importante saber que as chuvas poderão atrapalhar e muito a viagem.

Meses que mais chovem na Chapada dos Veadeiros

  • Novembro;
  • Dezembro;
  • Janeiro;
  • Fevereiro.

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é muito visitada durante o ano, entretanto a melhor época para visitar a Chapada é o período da seca.

Nesse período os dias costumam ser quentes e as noites frias, então é importante não se esquecer de levar casacos.

Julho também é considerado um bom mês para viajar para a Chapada, entretanto coincide com a alta temporada. Se você quiser pegar as cachoeiras mais vazias o ideal seria escolher outro mês para viajar.

  • Abril;
  • Maio;
  • Junho;
  • Julho.

Roteiro na Chapada dos Veadeiros: o que fazer em 3 dias

No primeiro dia de nossa viagem preferimos ir para o lugar mais longe. Saímos de Brasília às cinco horas da manhã com destino a Cavalcante. Lá conheceríamos a Cachoeira Santa Bárbara

Fizemos isso pois iríamos percorrer o maior trajeto nesse dia. Rodaríamos os 120 km necessários até a Cachoeira e já voltaríamos para Alto Paraíso, assim já estaríamos mais próximos de Brasília. Confira agora nosso roteiro na Chapada dos Veadeiros.

Roteiro na Chapada dos Veadeiros 1º dia: Cachoeira Santa Bárbara + Cachoeira Capivara

Reservamos o primeiro dia de nossa viagem para a cidade de Cavalcante. Pois nela está localizada uma das cachoeiras mais famosas da Chapada: a Cachoeira Santa Bárbara. A cor de sua água deixa todos os visitantes completamente apaixonados.

Ao chegar na Comunidade Kalunga contratamos o guia, pois não é possível visitar as cachoeiras da comunidade sem a presença de um guia credenciado. O guia perguntou se almoçaríamos por lá e já deixou nosso almoço reservado. 

Cachoeira Santa Barbarazinha na Chapada dos Viadeiros
Cachoeira Santa Barbarazinha

A trilha para chegar até a Cachoeira Santa Bárbara é de 1,5 km e de intensidade leve. Se você não conhece a cachoeira mais famosa nós fizemos um post contando tudo sobre ela, confira aqui. Você gastará aproximadamente duas horas e meia para visitá-la. 

É importante saber que para preservar a cachoeira existe restrição no acesso de visitantes. Podem entrar 50 pessoas por hora, por isso é importante não chegar lá muito tarde. 

Mergulho na Cachoeira Santa Barbara na Chapada dos Viadeiros
Cachoeira Santa Bárbara

Repare na cor de suas águas. Demais né? Não deixe de ler nosso post sobre as Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara para saber em detalhes quanto custa, como são as trilhas, qual a melhor época para visitar, entre outras coisas.

Saímos da Santa Bárbara e fomos até a Cachoeira Capivara, também localizada em Cavalcante. 

A trilha para a Cachoeira Capivara é de 800 metros, porém de dificuldade média. Achei bem mais difícil, mas dá para fazer. Tivemos que descer caminhando por entre muitas rochas e depois subir, mas valeu a pena. 

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Capivara

Nessa cachoeira você pode ficar o tempo que quiser. Porém a fome tinha começado a bater, então não ficamos muito tempo. 

Saímos de lá e fomos até almoçar na Comunidade Kalunga. Lá existem alguns restaurantes em estilo buffet. O seu guia já deixa reservado no início do passeio. 

Comunidade Kalunga
Comunidade Kalunga

Saboreamos uma comida caseira, típica da região. A comida é preparada no fogão a lenha. Aceitamos a sugestão de nosso guia e experimentamos o suco de cajuzinho do cerrado, uma delícia!!! Não deixe de experimentar. Fica a dica. 

Saímos de Cavalcante e fomos para Alto Paraíso. A distância entre as duas cidades é de 120 km, mas no percurso existe 30 km de estrada de terra, por isso gastamos duas horas no trajeto. Chegamos na Pousada Fazenda São Bento fizemos nosso check in e fomos descansar. 

Roteiro na Chapada dos Veadeiros 2º dia: Almécegas I, Almécegas II e São Bento

O segundo dia foi reservado para conhecermos 3 belíssimas cachoeiras de Alto Paraíso. E uma dica super especial é que elas ficam localizadas na Fazenda São Bento, local onde escolhemos nos hospedar. Bom demais né? 

Mas se você não está hospedado na Posada Fazenda São Bento também pode visitar essas cachoeiras. E super recomendo que faça isso, pois são belíssimas.  Em junho de 2020 o ingresso para visitar as 3 cachoeiras era de R$ 50,00

Começamos conhecendo a Cachoeira Almécegas II, pois era a mais distante da pousada. Aproximadamente 3 km de carro e depois uma caminhada leve de 500 metros. Chegar nela foi super tranquilo. 

Cachoeira Almécegas na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Almécegas II

Em seguida fomos conhecer a Cachoeira Almécegas I, que éra a mais linda das três. A trilha para chegar até lá tem 1,5 km de extensão e é considerada de grau média. Essa foi a trilha que mais fiquei cansada, mas valeu muito a pena, pois o lugar é lindo!!!

Essa foto foi tirada de um mirante localizado na metade da trilha, repare o tango que o lugar é apaixonante. Observe a foto e repare que tem várias pessoas bem pertinho das quedas d’agua, pois é bem raso lá.

Mas não se engane… para chegar lá você precisar ir nadando. Não deixe de viver essa experiência pois vale muito a pena.

Cachoeira Almécegas na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Almécegas I na Chapada dos Veadeiros

Na hora de conhecermos a Cachoeira São Bento já estávamos bem cansados, pois já tínhamos feito duas trilhas em sequência. Mas como era a menor de todas as trilhas não perdemos a oportunidade. 

Cachoeira Sao Bento em Alto Paraíso
Cachoeira São Bento

A trilha é bem leve e curta. Acho que por isso era a cachoeira que estava mais cheia, principalmente de famílias com crianças. Não ficamos por lá muito tempo, pois estávamos muito cansados. 

Se você tiver mais dias na Chapada recomendamos que faça duas trilhas por dia. Para poder aproveitá-las melhor e não se cansar tanto. 

Depois fomos jantar em Alto Paraíso na Vendinha 1961, um restaurante super tradicional na cidade. O restaurante é uma gracinha, com velas em todas as mesas e música ao vivo. Pedimos um prato de carne na chapa que serviu 3 pessoas.

Restaurante Vendinha 1961 em Alto Paraíso
Vendinha 1961 em Alto Paraíso

O Biel ainda quis provar o rodízio de caldos e gostou muito. E foi assim que finalizamos nosso segundo dia na Chapada.

Roteiro na Chapada dos Veadeiros: 3º dia Vale da Lua + Cachoeira dos Cristais

No terceiro dia fomos conhecer um dos principais pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros: o Vale da Lua. O Vale da Lua fica bem pertinho de São Jorge e é um dos destinos mais procurados na região.

Roteiro de 3 dias na Chapada dos Veadeiros Vale da Lua
Vale da Lua na Chapada

A trilha é considerada de grau médio e tem 600 metros de caminhada. Logo que você avistar as paisagens rochosas ficará encantado.

O lugar é lindo, de beleza única e um dos mais famosos da Chapada dos Veadeiros. Pena que a noite choveu bastante e as ficaram escuras.

Vale da Lua Chapada dos Veadeiros
Vale da Lua

Vale da Lua foi formado há milhões de anos e sua aparência se assemelha a crateras lunares, daí seu nome ser Vale da Lua. Um misto de crateras, grutas, fendas, rochas e as águas do Rio São Miguel. 

Saímos de lá e fomos para a Cachoeira dos Cristais em Alto Paraíso. Para quem gosta de lugares com estrutura essa é uma boa pedida. No local existe restaurante que serve tanto porções como refeições por quilo e tem ainda um parquinho para as crianças.

Cachoeira dos Cristais Chapada dos Veadeiros
Cachoeira dos Cristais

A trilha da Cachoeira dos Cristais é de grau médio. Porém tem uma vantagem: ao longo da trilha existem várias cachoeiras. Você pode escolher algumas delas, tomar um banho, descansar e continuar a trilha. Vale a pena.

A nossa preferida foi a Cachoeira Achada, essa aí da foto ao lado. Seu nome tem tudo a ver com ela, pois você precisa entrar pela mata, caminhar alguns metros para encontrar essa beleza. 

Depois fomos almoçar no restaurante aqui da Cachoeira, por coincidência, o mesmo que jantamos em Alto Paraíso, a Vendinha 1961. 

Lá pelas 16 horas, voltamos para a Pousada Fazenda São Bento para fazer o check out, pegarmos nossas coisas e finalizar nosso roteiro de 3 dias na Chapada, com a certeza de que voltaríamos para esse destino maravilhoso.

Dicas para organizar uma viagem à Chapada dos Veadeiros

  • Leve água mineral – você precisará pelo menos de 1 litro para cada trilha. Leve as garrafas e guarde em seu hotel, para economizar.
  • Não se esqueça de óculos escuro, filtro solar e boné. 
  • Não precisamos de repelente nenhum dia, apesar de termos levado. 
  • Leve um relaxante muscular que você tenha costume de usar, pois poderá precisar. 
  • Passe no Centro de Apoio ao Turista e pegue o mapa contendo as principais cachoeiras da região.
  • Leve um saco plástico para voltar com seu lixo, a natureza agradece. 
  • Aproveite, divirta-se e tire muitas fotos!!!

Bom é isso, espero que você tenha gostado de nosso roteiro na Chapada dos Veadeiros. Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda para fazer sua reserva? Entre em contato conosco que te ajudaremos nessa missão. 

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel usando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Mais dicas de lugares incríveis em Goiás

10 coisas que você precisa fazer em Pirenópolis

Salto Corumbá: Um lugar para quem ama a natureza

Roteiro em Pirenópolis

Cachoeira do Abade em Pirenópolis

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 27

    1. As cachoeiras de Cavalcante não, mas as que fiz em Alto Paraíso não precisaram, a trilha é sinalizada. Tem algumas cachoeiras que é necessário guia.

  1. Ameeeeeeeeeei às dicas, super proveitosa, completa e prática.
    Paz e Luz na sua vida Carol.

    1. Oi Andrea, fiz todos os passeios em Alto Paraíso por conta própria. Só contratei guia em Cavalcante por ser obrigatório. Por isso não consigo indicar…

  2. Carol, você acha que dá pra fazer esse roteiro com criança? A minha de 10 anos é super aventureira, então não será o problema, mas tenho uma de 4 anos que ainda não sei se daria conta.

    1. Oi Vânia, pode ser que ela fique cansada. Você teria que escolher cachoeiras com trilhas menores. Não recomendo a Almécegas I, pois a trilha é cansativa, mas a II é tranquila. A São Bento e o Vale da Lua também

  3. Adorei as dicas, pretendo ir conhecer em maio e achei perfeito esse roteiro, quero ir nessas mesmas cachoeiras! Parabéns pelo excelente blog!

  4. Poxa vida, que saudades desse lugar!!! Fiz um roteiro bem parecido com o seu, mas fiquei em São Jorge. Quanta beleza nesse Brasil <3

  5. A Chapada dos Veadeiros é maravilhosa. Com fácil acesso de Brasília, é uma ótima pedida para uma viagem curta. Seu roteiro de 3 dias pela Chapada dos Veadeiros está perfeito! Adorei!!!!

  6. Três dias bem intensos, acho que o ideal seria, no máximo, 2 trilhas por dia. Mas isso é a minha falta de preparação física a falar 😉 O esforço, contudo, vale bem a pena porque as cachoeiras são lindas

      1. Oi Cássia, contratamos o guia lá em Cavalcante. Quando voc~e chegar lá existem vários guias disponíveis tanto no Centro de Atendimento quanto na entrada da reserva.
        Em Alto Paraíso não tivemos guia

  7. Não sou muito de cachoeira mas toda vez que leio sobre a Chapada dos Veadeiros fico mais tentado a correr atrás desse programa! As fotos da cachoeira Sta. Bárbara são de cair o queixo!

    1. Oi Rafael, essa cachoeira é realmente bela, uma das mais lindas que já conheci. Fico feliz que tenha gostado das dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias