O que fazer em Cristalina: 10 melhores opções

Conteúdo

Que tal conhecer um destino que reúne belíssimas cachoeiras e aproveitar para conhecer garimpos onde estão localizadas as jazidas de cristais? Esse destino é Cristalina em Goiás.

Vamos te contar os principais pontos turísticos de Cristalina, a melhor época para viajar para a cidade, como chegar e um  roteiro em Cristalina com dicas para 2 dias.

Como seu próprio nome sugere Cristalina é a cidade dos cristais. O solo da cidade é riquíssimo em cristal de rocha ou quartzo hialino, como também é conhecido. O magnetismo presente em seu solo faz com que a cidade seja considerada pelos místicos como ponto de equilíbrio do mundo e por isso visitam a cidade, para conhecer suas jazidas de cristais.

Cristalina fica localizada a 130 km de Brasília e a 280 km de Goiânia. A cidade recebe turistas de todas as partes do Brasil interessados em suas pedras preciosas e seus artesanatos minerais.

Para chegar a cidade a melhor forma é alugando um veículo, você pode fazer isso pela Rentcars, que é um comparador de preço de locadoras de veículos. Reservando com antecedência você garantirá os melhores preços.

Confira também nossos artigos: 

Onde se hospedar em Cristalina

Hotel-Catavento-em-Cristalina-GO
Hotel-Catavento-em-Cristalina-GO

Durante nossa viagem à Cristalina optamos por nos hospedar no hotel Catavento. O hotel está localizado a 3 km do centro da cidade, ao lado do posto JK.

O hotel é padrão 4 estrelas, tem um café da manhã super caprichado e atendimento nota dez. Confira como foi nossa hospedagem no hotel Catavento.

O que fazer em Cristalina

Pedra Chapéu do Sol

Pedra Chapéu do Sol em Cristalina
Pedra Chapéu do Sol em Cristalina

A Pedra Chapéu do Sol é o principal ponto turístico de Cristalina. Ela fica localizada na Fazenda Sucupira a 7 km do centro de Cristalina. A pedra é assim chamada devido a seu formato, que lembra um chapéu.

A pedra é um bloco de granito de quase 100 toneladas, equilibrada há milhões de anos em uma base de pouco mais de 1 metro. Para os místicos, tal fato torna a Pedra Chapéu do Sol a responsável por manter o equilíbrio do mundo.

Ela está há milhões de anos na mesma posição, mesmo sofrendo com o vandalismo, pois muitas pessoas sobem na pedra e ficam pulando para tentar derrubá-la. Já chegaram até a colocar dinamite para tentar implodi-la.

Vamos Por Aí na Pedra Chapéu do Sol
Vamos Por Aí na Pedra Chapéu do Sol

Na pedra é possível observar várias inscrições rupestres.

No local foram inauguradas algumas passarelas por onde você pode caminhar e apreciar a vegetação típica do cerrado brasileiro. 

A trilha tem baixo grau de dificuldade, entretanto é melhor utilizar tênis, pois existem várias pedras soltas no caminho com alguns cactos sobre elas. Eu estava usando sandália, ao subir nas pedras, encostei num cacto e meu pé ficou lotado de espinhos. Então cuidado para não acontecer o mesmo com você. 

Passarelas da Pedra Chapéu do SOl
Passarelas da Pedra Chapéu do Sol
  • Endereço: Fazenda Sucupira – acesso pela BR 040 – GO 309
  • Horário de funcionamento: das 8:00 às 17:00
  • Atenção: é obrigatório agendamento prévio pelo telefone 61 9981702249 ou pelo Instagram @adventurepark.cristalina

Reserva dos Topázios

Trilha na Serra do Topázio em Cristalina
Trilha na Serra do Topázio em Cristalina

A Reserva dos Topázios é uma área de proteção ambiental, onde você poderá conhecer a vegetação típica do cerrado brasileiro. Além de vegetação a reserva conta com cachoeiras, poços e o cânion Garganta dos Topázios.

A trilha é bem íngreme e você caminhará em meio ao cerrado brasileiro. Não existe uma trilha asfaltada ou com pedras para chegar até a cachoeira. Em mais ou menos 20 minutos de caminhada chegará até a cachoeira com várias piscinas naturais. A trilha apesar de não ser muito extensa é bastante íngreme. 

Cachoeira do Topázio em Cristalina GO
Cachoeira do Topázio em Cristalina

Para ir ao Cânion o grau de dificuldade é maior, não recomendo que leve crianças. Levamos nosso filho, mas ficamos com medo, pois tivemos que caminhar por dentro da água e subir e descer por rochas bem altas. 

Nós adoramos conhecer a Reserva do Topázio, o local é lindo e deve estar no roteiro de quem visita Cristalina. 

Cachoeiras de Cristalina (1)
O que fazer em Cristalina: conhecer a Reserva do Topázio

Nós visitamos a Serra dos Topázios com um guia que nos levou por uma trilha que exige um menor preparo físico, pois o trajeto é menor. A forma mais tradicional de visitar o local é pela RPPN – Reserva Linda Serra dos Topázios, entretanto o percurso é bem extenso, chega a ter 2,5 km de extensão. 

Balneário das Lajes

Balneário das Lajes
Balneário das Lajes – foto Leve Sem Destino

O Balneário das Lajes, ou Praia das Lajes fica localizado a 12 km do centro de Cristalina. Possui uma belíssima queda d’água além de piscinas naturais, área de camping, área para churrasco, restaurantes, quiosques e trilhas ecológicas.

  • Endereço: Estrada Balneário das Lajes, s/n Zona Rural, Cristalina
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 8:00 às 18:00
  • Valor:  R$ 30,00 para passar o dia. Ingresso gratuito para crianças menores de 10 anos.

Mercado do Cristal

Mercado do Cristal em Cristalina
Mercado do Cristal em Cristalina

A cidade de Cristalina é famosa por sua produção do cristal de rocha. Então é impossível visitar a cidade sem levar um cristal de lembrança. O lugar ideal para fazer isso é no Mercado de Cristal.

O Mercado do Cristal foi inaugurado no ano de 2013 com o intuito de reunir em um único espaço vários pontos de comercialização do cristal. No Mercado é possível que o visitante acompanhe todo o processo de fabricação de uma joia. Nós tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo e achamos incrível.

  • Site: Mercado do Cristal
  • Endereço: Rua: 12 Quadra: a Lote: 01 s/n –Setor Norte Novo I
  • Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 8:00 às 17:00; domingos e feriados das 9:00 às 14:00

Garimpo

Cristais no Garimpo em Cristalina
Cristais no Garimpo em Cristalina

Já que a cidade de Cristalina em Goiás é famosa por seus cristais, visitar um garimpo é um passeio que deve estar nos seus planos. Bom, para fazer esse passeio você deverá ir ao Mercado do Cristal e contratar um guia de turismo. Será ele quem te levará por essa aventura. Se você quiser é possível extrair o cristal bruto no solo das jazidas de cristais.

Nós visitamos o Garimpo da Fazenda Sucupira e ficamos encantados com a quantidade de cristais. Visitamos a cidade no mês de março, época de chuva na cidade, por isso grande parte do garimpo estava cheio de água, que nos presenteou com essa bela paisagem:

o que fazer em Cristalina Goiás
Garimpo da Fazenda Sucupira em Cristalina

Adventure Park

O que fazer em Cristalina
Adventure Park em Cristalina

Em uma outra viagem à Cristalina, fomos a convite da Fluid Mergulho conhecer a mais nova atração da cidade: o Adventure Park. 

O Adventure Park funciona na maior lagoa de cristais da região. A primeira fase do parque já está pronta e é possível fazer mergulho nesse belíssimo lago de Cristais e também praticar Stand Up Paddle. Em breve o parque terá ainda tirolesa, passeio de quadriciclo, entre outras atrações. 

Nós tivemos a oportunidade de mergulhar nesse lago e amamos!!! Vivemos uma experiência pra lá de especial, pois fizemos um batismo de mergulho na lagoa dos cristais. E depois pudemos fazer também Stand up paddle. 

Adventure Park
Stand up paddle em Cristalina – foto @casalfotografobsb

A Fluid Mergulho tem sede em Brasília e faz passeios de um dia até Cristalina. Nos passeios está incluso conhecer a Lagoa dos Cristais e a Pedra Chapéu do Sol, que é um dos principais pontos turísticos de Cristalina. Atualmente a Fluid é a única empresa autorizada a fazer passeios para a Lagoa de Cristais. 

Além de viver essa experiência é possível ainda tirar fotos com uma fotógrafa profissional, pois a Géssica da Fluid Mergulho é especialista em fotos subaquáticas e está lá para registrar toda sua experiência. Você pode entrar em contato com ela pelo Instagram @casalfotografobsb e obter maiores informações sobre o pacote de fotos. 

Praça José Adamian

O que fazer em Cristalina GO
O que fazer em Cristalina GO

A Praça José Adamian é a principal praça da cidade. É nela que está localizada a Prefeitura de Cristalina.

 A Praça é super charmosa, com belas palmeiras e outras árvores. Se for até lá não deixe de tirar fotos com a estátua de Augusto Peixoto, as crianças se divertiram de montão fazendo de conta que estavam lendo com ele.

Igreja São Sebastião

Roteiro em Cristalina Goiás - Igreja São Sebastião
Igreja São Sebastião em Cristalina

Cachoeira do Arrojado

Cachoeira do Arrojado em Cristalina
Cachoeira do Arrojado em Cristalina – foto Viagem Sem Frescura

Essa é uma das principais cachoeiras de Cristalina, devido a seu acesso ser super fácil. É possível chegar até bem perto dela de carro e a caminhada é bem pequena.

A Cachoeira do Arrojado está localizada a 15 km do centro da cidade. Sua queda possui aproximadamente 10 metros de altura e é formada pelo Ribeirão do Arrojado, que formam deliciosas piscinas naturais.

No local não existe infraestrutura: não tem banheiro nem lanchonete e não é cobrada entrada.

Lojas de Cristais

Cristais em Cristalina

Se você está interessado em comprar cristais, além do Mercado do Cristal a cidade conta com inúmeras lojas. As principais estão localizadas nas Ruas da Saudade, 21 de Abril e Otaviano de Paiva e na Praça José Adamian. Nelas você poderá comprar tanto o cristal bruto como artesanatos, bijuterias e joias.

Como é o clima em Cristalina

Clima em Cristalina

O clima de Cristalina é tropical de altitude, caracterizado por verões agradáveis, com chuva e invernos relativamente frios e secos. 

Ao longo do ano a temperatura varia entre 12 °C e 28 °C e raramente é inferior a 10°C ou superior a 32 °C.

Entre os meses de outubro e março é o período chuvoso na cidade. Nos outros meses é o período da seca.

Melhor época para visitar Cristalina

Levando em conta o clima da cidade, a melhor época para visitar Cristalina é entre os meses de abril e setembro. Nesse período não costuma chover na cidade, por isso é a época ideal para praticar atividades ao ar livre.

Abaixo relacionamos a temperatura de Cristalina nos melhores meses para visitar a cidade.

  • Abril: de 18º a 28º;
  • Maio: de 16º a 27º;
  • Junho: de 14º a 26º;
  • Julho: de 14º a 26º;
  • Agosto: de 15º a 28º;
  • Setembro: de 18º a 29º.

Roteiro para 2 dias em Cristalina

Vamos deixar aqui a sugestão de um roteiro, com dicas sobre o que fazer em Cristalina por dois dias, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. 

Sugestões de atividades para o 1º dia

Reserve a manhã para conhecer o centro da cidade, visitar as Lojas de Cristais, o Mercado, a igreja, a praça. Nos arredores da praça existem alguns restaurantes. Escolha algum para almoçar. Reserve a parte da tarde para conhecer a Reserva dos Topázios. 

  • Lojas de Cristais;
  • Mercado do Cristal;
  • Igreja São Sebastião;
  • Praça José Adamian;
  • Reserva do Topázio.

Sugestões de atividades para o 2º dia

Reserve a parte da manhã para conhecer a Pedra Chapéu do Sol, que é o principal ponto turístico de Cristalina, em seguida vá até o garimpo. Você pode almoçar na cidade ou então ir direto para o Balneário das Lajes, onde sugiro que você almoce, pois no local existe restaurante. 

  • Pedra Chapéu do Sol;
  • Adventure Park;
  • Garimpo;
  • Balneário das Lajes.

Se você tiver mais um dia em Cristalina, conheça a Cachoeira do Arrojado. Nós não tivemos tempo suficiente para conhecê-la, deixamos para uma próxima oportunidade. 

Bom pessoal é isso… Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Cristalina. Sabe de alguma outra coisa legal? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Encontro dos Integrantes do Vem Pro Cerrado

Você sabia que o Vamos Por Aí faz parte do Vem Pro Cerrado? O Vem Pro Cerrado é formado por um grupo de blogueiros que amam as maravilhas do Cerrado Brasileiro e dão dicas de lugares maravilhosos na rede social Instagram. Se você ainda não segue o Vem Pro Cerrado, convidamos você a segui-lo. 

Em abril de 2019 nós do Vamos Por Aí participamos juntamente com os blogs Leve Sem DestinoViajante Móvel Viagem Sem Frescura de um encontro na cidade de Cristalina. 

Pro Cerrado em Cristalina
Vem Pro Cerrado em Cristalina

Esse encontro foi organizado com muito carinho pelo Luciano e pela Marinês do blog Viagem Sem Frescura, com a ajuda do Caio Fleury ex Secretário de Turismo da cidade, da Prefeitura de Cristalina, da Câmara Municipal de Cristalina, do Hotel Catavento e da Secretaria de Turismo de Cristalina, que nos apoiaram para que esse evento fosse possível. Gostaríamos de deixar nossos sinceros agradecimentos. 

Parabéns a Cristalina, pelo apoio ao desenvolvimento e divulgação do turismo na cidade! Nós adoramos Cristalina e já queremos voltar!

Segue a gente!
Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

17 respostas

  1. Nunca tinha ouvido falar do Adveneture Park, bonito lá. Gostei dessa dica, vou semana que vem conhecer

  2. Quantas dicas de ouro sobre Cristalina, em maio estarei em Goiás quem sabe eu consiga incluir mais essa parada no roteiro de viagem 😊

  3. Acredita que nunca ouvi falar de Cristalina, ficou bem legal o roteiro. Parece um lugar interessante

  4. Cristalina é sempre uma boa ideia! E pra quem está em Brasília é muito pertinho e vale super a pena! Ansiosa para voltar em breve!

  5. Confesso que nunca tinha ouvido falar de Cristalina em Goiás, mas depois de ler esse guia completíssimo fiquei encantada! Já quero aproveitar essas cachoeiras paradisíacas!

  6. Adriana Magalhães Alves de Melo disse:

    Carol, me deu até saudade daquela primeira vez em Cristalina, pelo Vem pro Cerrado, vocês foram também né?
    A única coisa que me deixou incomodada foi o Balneário das Lajes, o povo ligava o som automotivo na maior altura!
    Mas de resto, é um lugar massa! Esse mergulho que vocês fizeram é show, né?

    1. Também sentimos saudades desses encontros… O mergulho é show! O lugar é lindo! Quem sabe combinamos um outro encontro na cidade… Bjs

  7. Gratidão por essa informação. Não conheço ainda Cristalina mas vou conhecer sem falta

  8. Adorei a matéria. Amo essa cidade.
    Moro aqui há mais ou menos anos e posso dizer que deu até vontade de seguir esse roteiro.
    Ver pessoas falando bem da nossa cidade é muito bom.

    1. Que bom que gostou e veio aqui deixar seu feedback. Bjs

  9. Não imaginava que Cristalina fosse tão linda! Amo cachoeiras e moro em Goiânia que fica perto. Vou marcar para conhecer. Gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados