O que fazer em Porto Alegre: 15 pontos turísticos e dicas

Conteúdo

Programando conhecer a capital do Rio Grande do Sul? Então as dicas de hoje são para você!!! Descubra o que fazer em Porto Alegre, quais seus principais pontos turísticos, onde se hospedar em muitas dicas para planejar sua viagem.

O turismo em Porto Alegre oferece uma variedade de experiências culturais e gastronômicas para os visitantes.

O que fazer em Porto Alegre, como é o turismo em Porto Alegre

Aproveite também para conferir nossos artigos:

Turismo em Porto Alegre

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, que analisou o fluxo turístico do Rio Grande do Sul, foi constatado que 60% dos turistas que visitam o Estado viajam para duas ou três cidades do RS e que os turistas passavam em média de 1 a 3 dias em Porto Alegre.

As cidades que mais receberam turistas no Rio Grande do Sul no ano de 2022 foram Porto Alegre, Gramado, Rio Grande, Caxias do Sul e Santa Maria, nessa ordem.

Aproveite sua viagem para Porto Alegre, conheça os principais pontos turísticos da cidade e dê uma esticada até a Serra Gaúcha, você vai amar!!! Confira alguns dados sobre a cidade:

  • Fundação oficial de Porto Alegre: 26 de março de 1772;
  • Área: 496,68 km2 ;
  • População: 1.332.570 habitantes, segundo o Censo de 2022;
  • Quem nasce em Porto Alegre é: porto-alegrense
  • Quem nasce no Rio Grande do Sul é: gaúcho, ou rio-grandense-do-sul.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Se você vai para Porto Alegre turistar, a melhor opção é se hospedar nas proximidades do Centro Histórico.

Nessa região, sugerimos os hotéis Continental Business, o Plaza São Rafael, e o Hotel Express Savoy Centro histórico.

Mas se você está interessado em curtir a noite de Porto Alegre, a Cidade Baixa é a melhor escolha, pois é o bairro boêmio da cidade. Escolhendo essa região também estará perto do Centro Histórico e do Lago Guaíba.

Na Cidade Baixa podemos indicar o Hotel Intercity Cidade Baixa, o Master Express Cidade Baixa e o Eko Residence hotel. Nós já nos hospedamos no Eko Residence e contamos nossa experiência aqui.

Mas se você procura onde se hospedar perto do aeroporto de Porto Alegre as melhores opções são o Ibis Aeroporto e o Novotel Aeroporto.

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, oferece uma variedade de pontos turísticos interessantes. Aqui estão alguns dos principais:

Parque da Redenção em Porto Alegre, Parque Farroupilha em Porto Alegre
Parque Farroupilha um dos cartões postais de Porto Alegre

Um dos parques mais populares da cidade, é um ótimo lugar para relaxar, fazer piqueniques, andar de bicicleta e observar os moradores locais.

O Parque da Redenção é o local ideal para curtir a natureza, pois cota com mais de 10.000 árvores, das mais variadas espécies.

O parque conta com orquidário, pedalinho e o Parquinho da Redenção, um parque de diversões que conta com vários brinquedos como roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros. Por isso o parque é uma ótima opção de passeio em Porto Alegre para crianças.

Dentro do parque você encontrará também o Monumento ao Expedicionário, que homenageia os combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

Aos domingos pela manhã acontece no parque a Feira do Brique da Rendeção, uma feira super tradicional na cidade, que vende artesanato.

Usina do Gasômetro um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre
Usina do Gasômetro um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre

Quer conhecer um dos principais cartões postais de Porto Alegre? Então inclua em seu roteiro a Usina do Gasômetro, que fica localizada às margens do lago Guaíba.

De vários pontos de Porto Alegre você conseguirá ver a chaminé da usina, que tem mais de 100 metros de altura.

A Usina do Gasômetro era uma usina de energia. O local foi reformado e transformado em 1991 num centro cultural, que oferece exposições, teatro e cinema.

Para quem quiser passear de barco pelo Guaíba, os passeios saem de frente da usina. Uma dica é reservar o passeio para o final da tarde, pois o pôr do sol de lá é o mais famoso da cidade.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC Porto Alegre
Museu de Ciências e Tecnologia da PUC Porto Alegre – foto PUC

Se você visita Porto Alegre com crianças ou adolescentes esse é um lugar obrigatório em seu roteiro, eles vão amar!!! Nosso filho deu o maior trabalho para sair de lá. O museu é referência na América Latina, uau!!!

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC é um daqueles passeios que estimula a curiosidade de todos os visitantes, que podem interagir com as exposições.

 São três andares de pura interatividade em mais de 800 experimentos científicos e tecnológicos distribuídos em uma área de 17,5 mil metros quadrados.

Lá você encontrará uma bicicleta que simula a geração de energia, poderá contemplar mais de 30 aquários marinhos, saber mais sobre as mudanças climáticas, sobre arqueologia e também participar de um show de eletrostática, onde seus cabelos ficarão totalmente arrepiados.

Mercado Público de Porto Alegre - foto Depositphotos
Mercado Público de Porto Alegre

O Mercado Público é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre e oferece uma ampla variedade de produtos locais, como alimentos, artesanato e também itens para levar de lembrança da cidade.

O prédio do Mercado Público é uma atração por si só, com sua arquitetura neoclássica impressionante. Construído no final do século XIX, o mercado é um marco histórico da cidade e foi recentemente restaurado para preservar sua beleza original.

O Mercado Público é famoso por sua diversidade gastronômica, oferecendo uma variedade de pratos típicos gaúchos, como churrasco, chimarrão, queijos e salames artesanais.

Theatro São Pedro ponto turístico de Porto Alegre
Theatro São Pedro em Porto Alegre – foto Depositphotos

O Theatro São Pedro é um dos teatros mais antigos do Brasil em funcionamento contínuo desde sua inauguração em 1858. Sua história rica inclui apresentações memoráveis de ópera, teatro e música ao longo dos anos, tornando-o um importante patrimônio cultural de Porto Alegre.

O teatro recebe uma variedade de apresentações, incluindo ópera, música clássica, teatro e dança, atraindo tanto turistas quanto moradores locais.

O Theatro São Pedro fica localizado no centro histórico de Porto Alegre, perto da Catedral Metropolitana. Então programe-se para visitar os dois lugares, pois vale a pena.

A região onde fica localizado o Cais do Embarcadero foi totalmente revitalizada e passou a ser um espaço de lazer e gastronomia às margens do Lago Guaíba.

Lá existe uma infinidade de restaurantes, com opções para todos os gostos. Se puder programe-se para conhecer o local no final da tarde e aproveitar o pôr do sol que é belíssimo. Vale a pena reservar um dia no seu roteiro para conhecer.

A Fundação Iberê foi criada em 1995, com a missão de preservar e divulgar a obra do renomado pintor Iberê Camargo.

O edifício da Fundação Ibere Camargo, projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, é uma verdadeira obra-prima arquitetônica, que fica localizado à beira do Lago Guaíba.

O local atrai muitos visitantes interessados nas exposições de arte contemporânea brasileira e internacional.

Catedral de Porto Alegre, parte importante do turismo em Porto Alegre
Catedral Metropolitana ícone do turismo em Porto Alegre

A Catedral é uma das principais igrejas da cidade e fica localizada na Praça da Matriz, o berço de Porto Alegre.

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre, dedicada à Mãe de Deus, teve seu projeto realizado pelo arquiteto italiano João Battista Giovenale.

O projeto da Catedral Metropolitana foi proposto em estilo renascentista. Sua cúpula tem 65 metros de altura e 18 m de diâmetro. Essas dimensões são bem grandes e foram feitas assim para que pudesse ser vista de vários pontos da cidade. 

o que fazer em Porto Alegre em 1 dia: conhecer o Museu de Arte do RS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) é o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país.

Seu acervo reúne mais de 5.000 obras de arte, desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais.

O MARGS abriga uma coleção diversificada de arte brasileira, incluindo pinturas, esculturas, gravuras e fotografias, que abrangem diferentes períodos e movimentos artísticos, oferecendo aos visitantes uma visão abrangente da história da arte no Brasil.

O Museu fica localizado num prédio super imponente na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Se você curte artes visuais, não deixe de conhecer.

Monumento aos Açorianos deve ser conhecido numa viagem a Porto Alegre
Monumento aos Açorianos em Porto Alegre

Uma escultura de Carlos Tenius que homenageia os colonizadores açorianos que contribuíram para a formação de Porto Alegre.

O Monumento aos Açorianos foi inaugurado em 1974, durante as comemorações do Biênio da Colonização e Imigração. A obra possui 17 m de altura por 24 m de comprimento e está localizado na Praça dos Açorianos.

O Palácio Piratini é a atual sede do Poder Executivo e a residência oficial do governador do estado do Rio Grande do Sul.

Ele fica localizado na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre, sua construção teve início em 1909 e sua inauguração ocorreu em 1921. Foi projetado por Maurice Gras e é reconhecido como patrimônio cultural gaúcho.

Outro lugar que deve estar no roteiro dos amantes de arte e cultura. O Santander Cultural fica localizado na Praça da Alfândega, o coração de Porto Alegre e é um dos mais completos e modernos espaços culturais da capital gaúcha e referência no país. 

Em seus três andares acontecem exposições temporárias de arte contemporânea nacionais e internacionais, shows de música popular, sessões de cinema e mostras de arte. A cada dois anos, também tem servido de espaço para exposições e instalações da Bienal do Mercosul. O prédio foi construído em 1932.

Em 2008, o Santander Cultural foi eleito, por meio de votação popular, como o patrimônio arquitetônico mais significativo de Porto Alegre.

Estádio Beira Rio um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre
Estádio Beira Rio em Porto Alegre

O Estádio Beira Rio também é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre e parada obrigatória para amantes de futebol.

É a casa do Sport Club Internacional e fica localizado às margens do lago Guaíba.

Você pode conhecer o estádio fazendo uma visita guiada ao estádio. Nela você conhecerá o Museu do Inter, os vestiários, a salda de imprensa, e poderá ver bem de perto o campo do estádio. É uma ótima experiência para amantes de futebol.

Quando estivemos em Porto Alegre nosso filho escolheu conhecer a Arena do Grêmio e fizemos uma visita guiada por lá. Ele que é apaixonado por futebol, amou a experiência.

Na visita ao estádio visitamos as cadeiras gold; a Sala de Coletivas de Imprensa, os vestiários, a zona mista, o banco dos reservas e vimos o campo bem de pertinho.

É possível participar da Arena do Grêmio Tour ou comprar o combo e visitar também o museu. Nós fizemos isso e super recomendamos.

O Boulevard Laçador é um passeio imperdível em Porto Alegre. O local é um espaço de lazer, diversão e cultura, com uma vista para o aeroporto. De lá é possível ver os aviões chegando e partindo.

Mas o que faz mais sucesso no Boulevard Laçador é o projeto Varig Experience, onde você poderá ver a aeronave DC-3 de 1936, que fez parte da frota da Varig. Não deixe de conferir.

No Boulevard Laçador fica a famosa pizzaria temática Cara de Mau, que serve rodízios deliciosos e proporciona uma experiência com personagens – piratas, que interagem com o público. Nós já fomos e adoramos.

Outros pontos turísticos de Porto Alegre

Para ver outras dicas de Porto Alegre e sobre as principais atrações na cidade, recomendamos que assistiam este vídeo:

Se tiver mais tempo na cidade, confira outros pontos turísticos:

  • Casa de Cultura Mário Quintana;
  • Parque Moinho dos Ventos;
  • Parque Marinha do Brasil;
  • Igreja Nossa Senhora das Dores;
  • Jardim Botânico;
  • Planetário José Baptista Pereira;
  • Jardim Lutzenberger;
  • Casa da Cultura Mário Quintana;
  • Escadaria 24 de Maio.

Mapa dos pontos turísticos de Porto Alegre


O que fazer em Porto Alegre em 1 dia

Cidade de Porto Alegre, o que fazer em Porto Alegre, Lago Gauíba em Porto Alegre
O que fazer em Porto Alegre em 1 dia: melhores passeios

Bom se você reservou apenas um dia para conhecer Porto Alegre, vamos sugerir um roteiro bem legal, com as principais atrações.

Como você terá pouco tempo na cidade, sugerimos que conheça o centro histórico de Porto Alegre, que é um museu a céu aberto e onde estão localizadas mais de 80% do patrimônio arquitetônico da cidade.

É recomendado fazer uma visita guiada pelo centro histórico, assim conseguirá conhecer vários lugares e também um pouco de sua história. E depois visitar os outros lugares relacionados abaixo.

  • Mercado Público
  • Praça da Alfândega;
  • Visite o Museu de Arte do Rio Grande do Sul ou o Santander Cultural;
  • Catedral Metropolitana;
  • Theatro São Pedro;
  • Usina do Gasômetro;
  • Jantar na Pizzaria Cara de Mau no Boulevard Laçador.

O que fazer em Porto Alegre em 2 dias

Siga o roteiro acima para seu primeiro dia na cidade. Para o segundo dia, vamos sugerir outros lugares incríveis na cidade.

  • Visite o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC;
  • Faça um tour no estádio de sua preferência;
  • Finalize o dia com um passeio de barco no Lago Guaíba
  • Jante em algum dos restaurantes do Cais Embarcadero.

O que fazer em Porto Alegre com crianças

Reunimos abaixo os melhores passeios para fazer em Porto Alegre com crianças. Em nossa opinião o Museu de Ciências da PUC é a melhor opção, foi o passeio favorito de nosso filho em Porto Alegre. Ele amou e se divertiu de montão.

  • Brincar e aprender no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC;
  • Ir ao parque de diversões no Parque da Redenção;
  • Conhecer sobre o universo no Planetário;
  • Ver fósseis de dinossauros no Museu de Paleontologia da UFRGS;
  • Fazer um passeio de barco no Lago Guaíba.

Culinária do Rio Grande do Sul

Churrascaria Garfo e Bombacha
Churrasco de chão, um prato típico da culinária do Rio Grande do Sul

A culinária de Porto Alegre é múltipla, criativa e repleta de influências. Tem como tradição o churrasco, o churrasco de chão (costela assada em godo de chão) a carne de charque e alguns pratos que foram influenciados pelos imigrantes italianos e alemães.

Mas existem outras comidas típicas que você precisa experimentar em sua viagem para Porto Alegre, como arroz de carreteiro, sagu, arroz doce, queijo colonial e o famoso chimarrão.

O chimarrão é uma bebida produzida pela infusão da erva mate moída, que é servida em uma cuia. Certamente ao caminhar pela cidade, você encontrará vários gaúchos com sua cuia saboreando seu chimarrão.

Estando em Porto Alegre aproveite também, para degustar uma boa cerveja artesanal, pois POA é a segunda capital brasileira com a maior quantidade de cervejarias artesanais. A cidade fica atrás apenas de São Paulo, que é a campeã nacional.

Aproveite para conferir nosso artigo 9 coisas que você precisa comer em Gramado, pois tem várias comidas típicas do Rio Grande do Sul.

Dica de restaurantes em Porto Alegre

Reunimos alguns restaurantes bem legais, que você precisa conhecer em Porto Alegre. São eles:

  • Galeto Di Paolo;
  • Atmosfera de Ipanema;
  • Costela no Roletchê
  • Piatto Bello Galeteria
  • Pizzaria Porto Cara de Mau
  • NB Steak Ramiro Barcelos
  • Parrilla del Sur
  • Churrascaria Schneider.

Como é o clima em Porto Alegre

clima em Porto Alegre
Fonte: site Clima Tempo

Confira na imagem acima a temperatura mês a mês em Porto Alegre, e também os indices de chuva na cidade. Aqui embaixo, reunimos algumas informações importantes que vão te ajudar a organizar sua viagem para Porto Alegre.

  • Setembro;
  • Outubro.
  • Janeiro;
  • Fevereiro;
  • Março.

Janeiro, fevereiro e março são os meses mais quentes em Porto Alegre. Nessa época a temperatura varia entre 21 e 30 graus.

  • Junho;
  • Julho;
  • Agosto.

Junho, julho e agosto são os meses mais frios em Porto Alegre. Nessa época a temperatura varia entre 10 e 19 graus.

  • Março;
  • Abril;
  • Maio

A melhor época para visitar Porto Alegre é nos meses que vão de março até maio. Assim não estará tão quente e nem tão frio na cidade e também não são os meses mais chuvosos. Assim você conseguirá aproveitar melhor sua viagem para Porto Alegre.

No mês de novembro acontece a Feira do Livro, na Praça da Alfândega e no mês de setembro o Acampamento Farroupilha, eventos que também levam muitos turistas para a cidade.

Bom pessoal, é isso… Esperamos que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Porto Alegre. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Porto Alegre, compre seus ingressos no Laçador e utilize nossos cupons, você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

8 respostas

  1. Que ótimo receber essas dicas sobre Porto Alegre! Estou planejando uma viagem para lá e estou animada para explorar todos os pontos turísticos e experiências culturais que a cidade oferece. Com certeza irei aproveitar suas recomendações para planejar minha estadia. Obrigado por compartilhar!

  2. Passei um final de semana em Porto Alegre uns tempos atrás, mas nem sabia que lá também tem um Farol Santander rs O que eu mais gostei na cidade foi o passeio de barco saindo da Usina do Gasômetro e o por do sol visto de lá!

  3. 2 cidades que me fazem achar que sou uma ET por ainda não conhecer: Gramado e Porto Alegre :(. Só vejo ótimos relatos, fotos lindas, listas e mais listas do que fazer em Porto Alegre e ainda não parei para colocar em prática o roteiro que tenho pré-organizado faz tempo. Preciso mudar isso!

  4. Só conheço Porto Alegre de passagem mas gostaria de ficar uns dias para visitar alguns pontos turísticos, especialmente os museus. Ótimo post, perfeito para ajudar a montar um roteiro pela cidade!

  5. Ótimas dicas do que fazer em Porto Alegre! Adoraria visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. Ainda não conheço nada da cidade e suas dicas com certeza me ajudariam a montar um roteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados