As Lagunas de Baltinache, mais conhecidas como Lagunas Escondidas, são um conjunto de 7 lagoas salgadas localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko a 60 km de distância de San Pedro do Atacama.

As lagunas são muito belas, na verdade são muito mais do que belas! Suas águas azuis transparentes contrastam com o branco do sal de suas margens nos remetendo a um cenário de filmes, de beleza indescritível.

Lagunas Escondidas

Lagunas Escondidas Atacama

As Lagunas possuem alta concentração de sal. Na verdade elas possuem cerca de oito vezes mais sal do que o Mar Morto. Daí você já pode ter noção do quanto são salgadas.

Lagunas Baltinache

Tour Lagunas Escondidas

Para visitar as Lagunas Escondidas você poderá fazer o tour de um dia ou o de meio período. Nós preferimos fazer o de meio período e achei que foi suficiente.

As agências vendem esse tour combinado com outros passeios. Algumas combinam com a visita a um ônibus abandonado no meio do deserto, outras com pôr do sol na Cordilheira de Sal. Além disso não são todas as agências que vendem esse tour.

Compramos na Flamingo Travel, porém já fomos avisados que esse era o único tour terceirizado, pois não faziam esse passeio. O tour até as Lagunas Escondidas era operado pela Miscanti. Nós preferimos fechar todos os passeios numa mesma empresa e ganhamos um desconto que equivaleu a um tour.

O tour operado pela Miscanti visitava às Lagunas Escondidas e parava na Cordilheira de Sal no final da tarde para assistirmos a um belo pôr do sol.

O tour Lagunas Escondidas tinha como ponto de encontro a Farmácia Cruz Verde, localizada na principal avenida de San Pedro: Rua Caracoles. Chegamos lá às 15 horas e encontramos o guia e o restante do grupo. Saíram 3 vans da Miscanti para esse passeio. Gastamos pouco mais de 1 hora para fazer o trajeto de San Pedro até as Lagunas.

Quando chegamos, tivemos que pagar a entrada, que custou 5.000 pesos. Isso é comum nos passeios realizados em San Pedro. Você paga o tour para a agência, porém eles não incluem o valor da entrada, que deve ser pagas em dinheiro no dia do passeio.  

Lagunas Escondidas de Baltinache

No local tem banheiro e duchas, mas como as filas são grandes, sugiro que já vá com traje de banho por baixo da roupa. Fizemos isso e não nos arrependemos.

Logo que chegamos às lagunas, o Álvaro, nosso guia marcou o horário de retorno e nos deu algumas recomendações:

  • Caminhar pela área demarcada – proibido ultrapassar as pedras;
  • Não mergulhar na laguna;
  • Evitar molhar o rosto.

Beleza Indescritível

Para chegar até as lagunas é necessário caminhar. Porém o caminho é de uma beleza indescritível. Um misto de pedras, areia, sal e lagoas em várias tonalidades de azul.

E recomendado que esteja usando tênis, pois será mais fácil caminhar por cima das pedras. 

Lagunas Escondidas

O caminho é tranquilo, sem maiores dificuldades, porém é extenso; principalmente debaixo de um sol de rachar. Então não se esqueça de levar um boné, óculos escuro e filtro solar.

Fomos caminhando bem devagar, pois queríamos apreciar tamanha beleza. Fomos caminhando sem pressa, em direção a última laguna, que era a mais recomendada para banho.

Lagunas Escondidas

Lagunas Escondidas

Nadar nas Lagunas

As Lagunas possuem uma alta concentração de sal. Isso impede que o corpo afunde. Por isso acredito que o termo ideal seja flutuar e não nadar nas lagunas. Repare na foto abaixo, todo o branco que você vê é sal. 

Lagunas Escondidas

É permitido nadar em apenas duas lagunas: a primeira e a última. Grande parte das pessoas escolhe a última por ser maior e mais profunda. Segui o conselho de nosso guia e também fiz assim.

Lagunas Escondidas

Lagunas Escondidas

Provavelmente você já deve ter visto alguma foto nas redes sociais de pessoas em uma lagoa que não afunda. No Atacama isso é possível aqui nas Lagunas Escondindas e também nas Lagunas Cejar. Nós não visitamos a Laguna Cejar, mas o pessoal do Blog Viajando na Janela foi até lá e contou sua experiência aqui

Lagunas Escondidas

Confesso que a  parte mais difícil foi entrar nas lagunas, pois a água estava super gelada. Mas depois que consegui entrar não queria mais sair, pois foi super divertido. 

Para entrar nas lagunas não é preciso saber nadar, pois a água te traz de volta para superfície e você flutua. É uma experiência incrível, vale muito a pena. Não deixe de colocar esse passeio no seu roteiro. 

Quando você sai das Lagunas o seu corpo está todo branco, todo coberto de sal. Por isso é recomendado levar uma garrafa de água para se lavar, pois o banheiro é longe. Você terá que caminhar bastante para conseguir chegar até lá. E pode ser que seu corpo comece a coçar. Então anote a dica e leve água. 

Lagunas Escondidas

Daqui fizemos o trajeto de volta ao ponto de encontro, pois partiríamos para a Cordilheira de Sal. 

Pôr do Sol na Cordilheira de Sal

Para fechar o dia com chave de ouro, paramos na Cordilheira de Sal, quase chegando em San Pedro do Atacama para assistirmos a um belo pôr do sol.

Nesse momento o guia arrumou uma mesa, com petiscos (batata chips, azeitona e biscoito), suco e pisco sour.

Cordilheira de Sal

Ficamos por lá por aproximadamente 30 minutos, mas foi tempo suficiente para nos apaixonarmos pelo entardecer no Deserto do Atacama.

Pôr do sol na cordilheira de sal

Pôr do Sol - Cordilheira de Sal

Em seguida voltamos para San Pedro e a van nos deixou no estacionamento, que estava distante 650 metros do Hostel Lickana onde estávamos hospedados. 

A localização do Hostel Lickana é excelente, pois é bem central, perto de tudo. Então deu tempo de irmos até o hostel, descansar um pouco antes de sairmos para jantar. Leia nosso post com Dicas de hospedagem no Atacama.

Hostel Lickana

Veja aqui a lista com todos os hotéis de San Pedro do Atacama

Dicas de Roupas

Acho que essa é uma das maiores dúvidas das pessoas que visitam o Atacama. Então vou compartilhar nossa experiência.

O passeio iniciou às 15 horas, então estava bem quente. Nós estávamos usando bermuda e camiseta. 

O passeio finalizou por volta das 20:30. A temperatura já tinha baixado, estava fazendo frio. Na hora que paramos na Cordilheira de Sal para assistir ao pôr do sol já era necessário usar um casaco corta vento.

Levamos uma mochila com: legging, casaco corta vento, toalha de banho, lenço umedecido, álcool em gel, sorine, chinelo, lanche e duas garrafas de água mineral (uma para beber e uma para se lavar depois que sair do banho de sal…).

Informações:

Valor do Passeio: 15.000 pesos (aproximadamente R$ 90,00)

Valor da Entrada: 5.000 pesos em dinheiro (aproximadamente R$ 30,00)

Duração: das 15: 00 às 20:30

Altitude: 2.400 metros

Incluso no passeio: petiscos e pisco sour no final do passeio

O que devo levar: roupa de banho, toalha de banho, 2 litros água mineral (um para beber e outro para se lavar) e um casaco.

Época do ano: passeio realizado no final de março durante o outono 

É Obrigatório Seguro Viagem no Chile?

O Chile não exige a apresentação de seguro de viagem para entrada no país. Mas é super recomendável que tenha um, pois imprevistos acontecem. Durante nossa viagem tivemos contato com duas pessoas que se machucaram no passeio do Vale da Lua. Uma delas quebrou o pé e a outra torceu o tornozelo. 

Para viajar com tranquilidade é recomendável fazer um seguro viagem. Nós recomendamos o Seguros Promo. Faça sua cotação pelo banner abaixo e garanta 5% de desconto! Basta digitar o código VAMOSPORAI5.

Ah, o Seguros Promo funciona como o Rentcars. Ele é um site de comparação de preços e venda de seguros. Assim você terá o preço de diversas seguradoras. Se quiser saber mais sobre o seguro viagem, leia o post Como contratar um seguro viagem.

Contrate

Bom é isso aí. Espero que tenha gostado de nossas dicas de como economizar no Deserto do Atacama. Aguarde que em breve daremos muitas dicas sobre nossa viagem ao Deserto mais árido do mundo!

Mais dicas do Chile 

Como Chegar ao Deserto do Atacama

Como organizar uma viagem para o exterior

Como economizar em uma viagem para o Atacama

Laguna Colorada: Passeio de 1 dia na Bolívia, partindo de San Pedro

Termas de Polques, Sol de Mañana Geysers e Lagunas da Bolívia

Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama

Roteiro no Chile

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

10 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante essas formações.. Por um instante me fez lembrar um pouco as piscinas geotérmicas de Yellowstone nos Estados Unidos ou da região de Rotorua na Nova Zelândia. Como você falou que a agua é super gelada fiquei curioso em saber como essas piscinas naturais se formaram. Aparentemente não são de origem vulcânica, são?

    • OI Patti, nós fomos no final do mês de março. Nos falaram que a temperatura da água estava 18 gruas, mas como não tenho certeza, não coloquei no post. Bjs

  2. Meu tipo de lagoa
    hahahahahahaha
    A paisagem dessa região (tanto Chile, quanto Bolivia e Peru) é encantadora e super fotográfica! Nao vejo a hora de meu filho crescer para que ele possa aproveitar conosco!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: