Como é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN

    19
    314

    Caldas Novas é conhecida como a cidade das águas quentes, entretanto o que muitos não sabem é que ela abriga o PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Visitar esse parque é MARAVILHOSO!!! Nele existem duas belíssimas cachoeiras com águas cristalinas!

    Confira como chegar ao parque, como são as trilhas, a melhor época para visitar e muito mais. 

    PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

    Se você gosta de ecoturismo a Serra de Caldas Novas é o local perfeito para você. O parque foi criado em 1970 para preservar as áreas de captação das chuvas que abastecem o lençol termal. Ele possui uma área de 123 km2. 

    Segundo geólogos, a Serra de Caldas é a cratera de um vulcão extinto, que deu origem às águas quentes da região há cerca de 600 milhões de anos. Do alto da Serra a 1.043 metros de altitude, é possível avistar as cidades de Caldas Novas e Rio Quente.

    No Parque Estadual da Serra de Caldas existem duas trilhas pelo cerrado brasileiro abertas ao público. São elas:

    • Trilha para Cachoeira da Cascatinha;
    • Trilha para Cachoeira do Paredão.
    PESCAN Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
    PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

    Em uma única visita ao parque é possível fazer as duas trilhas. Para isso reserve no mínimo 3 horas. Nesse período você conseguirá fazer as duas trilhas e ainda desfrutar de bons momentos junto à natureza. 

    No local tem um estacionamento gratuito que é bem grande, onde você poderá deixar seu veículo. Em seguida siga até a bilheteria para comprar seu ingresso. Atenção pois o pagamento deve ser feito somente em dinheiro.

    O ingresso custa R$ 10,00 e dá direito a visitar as duas cachoeiras e um museu onde são expostos animais empalhados típicos da região. 

    Ao entrar no PESCAN uma funcionária do parque fará uma breve explicação sobre as trilhas e depois você estará liberado para começar sua aventura.

    Como chegar ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN

    O Parque está localizado entre Caldas Novas e Rio Quente, no sudeste goiano. Está distante a 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.

    É bem fácil chegar ao Parque, pois todo o trajeto é asfaltado. Saindo da GO-309, trecho urbano em Caldas Novas, você andará aproximadamente 3 km e estará no Parque. Ele fica a 6 km do centro da cidade. 

    Como é a estrutura do Parque PESCAN

    No PESCAN não existe restaurante, lanchonete e nenhum lugar onde você possa comprar nem bebida nem comida, então é importante levar pelo menos água.

    Se você tiver a intenção de passar o dia todo no parque, leve também um lanche.

    No parque existem banheiros e também um bebedouro localizados na entrada. 

    No parque existem muitas placas indicando o caminho que você deve seguir, como essa da foto aí embaixo. 

    Ah! O Parque tem wi-fi gratuita. E acredita que o sinal da internet pega de dentro das cachoeiras? Foi bem legal, pois fizemos uma chamada de vídeo de dentro de uma delas e passamos inveja em nossos familiares!

    Confira onde se hospedar em Caldas Novas

    Melhor época para visitar a Serra de Caldas

    Passeios que envolvam conhecer cachoeiras não são recomendados em dias de chuva. Portanto, observe os meses que mais chovem na região e evite fazer sua viagem nesse período, são eles: dezembro, janeiro, fevereiro e março. 

    Melhor época para visitar a Serra de Caldas Novas
    Climatologia em Caldas Novas

    O período mais indicados para visitar a Serra de Caldas ocorre entre abril e agosto. Nesse período além da chance de pegar chuva ser bem menor, a temperatura na cidade não estará muito alta.

    Porém se escolher o mês de julho, que coincide com as férias escolares, tente visitar o parque durante a semana, pois ele estará mais vazio e você aproveitará melhor sua visita.

    Cachoeiras do Parque PESCAN

    No Parque existem duas cachoeiras principais. A Cachoeira da Cascatinha e a Cachoeira do Paredão. Recomendo que visite as duas, pois tem belezas distintas.

    Entretanto se tiver que escolher apenas uma, sugiro que leia a matéria completa para escolher qual se adequa melhor ao seu estilo de viagem e também ao seu condicionamento físico. Ah! e assista aos vídeos que irá te ajudar na escolha. 

    Cachoeira da Cascatinha

    Começamos fazendo a trilha que leva a Cachoeira Cascatinha. Essa trilha é super tranquila, bem fácil de percorrer. É de intensidade leve e seu percurso é de 600 metros. 

    Mas a melhor parte é quase todo o percurso é feito na sombra, dentro da mata!!! Bom demais né?! 

    Não é necessário ter muito preparo físico para fazer essa trilha, existe uma pequena escada com degraus feitos de pedra. Entretanto não tem subidas ou descidas muito íngremes. Se você estiver com crianças esta é uma boa opção. 

    Trilha para a Cachoeira Cascatinha na Serra de Caldas
    Trilha da Cachoeira Cascatinha

    A Cachoeira é linda!!! Sua queda tem aproximadamente 4 metros de altura que forma um poço com profundidade de 1,8 metros. Esse é o local ideal para tomar um delicioso banho de cachoeira.

    Cachoeira Cascatinha em Caldas Novas
    Cachoeira da Cascatinha no PESCAN

    Cachoeira da Cascatinha em Caldas Novas

    Essa cachoeira é cheia de pedras pequenas no chão, então se estiver com crianças é legal que esteja utilizando meias ou calçados próprios para cachoeiras, pois essas pedrinhas machucam um pouco o pé. 

    Suas águas são geladas, mas bate bastante sol, então não se esqueça do filtro solar. 

    Existe um espaço grande, inclusive com mesas, onde os visitantes podem deixar suas coisas. 

    Ao sair desta cachoeira tivemos que voltar para o início do parque, para fazer a outra trilha para a cachoeira do paredão. 

    Cachoeira do Paredão

    A trilha para a Cachoeira do Paredão é de intensidade intermediária. Ela tem um percurso de 1,1 km e não terá tanta sombra quanto a outra tilha. 

    Essa trilha é mais difícil, exigirá um pouco mais de preparo físico, pois a trilha é íngreme.  Nela existem vários degraus: 240 para ser mais exata. Os degraus são feitos de pedra e bem altos.

    Logo que você termina a trilha, poderá ir para a direita ou para esquerda. Se você optar em ir para direita, percorrerá mais 40 metros rodeando o córrego e chegará à  Cachoeira. Se você optar em ir para esquerda, subirá vários degraus e chegará ao mirante, de onde é possível apreciar o parque e avistar a cidade de Caldas Novas.  

    Mirante do Parque Pescan

    Mirante no Parque PESCAN

    Infelizmente fomos pelo caminho da esquerda, tivemos que subir muitos degraus e chegamos para chegar ao mirante. Esse foi o trajeto mais cansativo da trilha. Caso você não queira ir ao mirante não é preciso fazer esse trecho da trilha. 

    Recomendo que vá direto para a cachoeira e deixe o mirante para a volta, pois de lá você já estará no caminho para a saída do Parque.  

    Subir as escadas foi bem cansativo, tive que parar duas vezes no caminho para descansar. Se você tiver problemas no joelho, baixo condicionamento físico, ou não queira contemplar a vista, sugiro que não  vá ao mirante. Mas vamos deixar o mirante de lado e voltar a focar em nosso objetivo que era a cachoeira. 

    Até chegar à Cachoeira do Paredão passaremos por algumas pequenas cachoeiras bem charmosas. Vale a pena fazer uma pausa, apreciá-las e escutar o barulho de suas águas. 

    como é o parque PESCAN
    Cachoeiras da Serra de Caldas Novas

    A Cachoeira do Paredão fica no final da trilha. Sua queda tem aproximadamente 6 metros de altura que forma um poço com águas cristalinas, que é simplesmente encantador.

    Cachoeira do Paredão na Serra de Caldas Novas
    Cachoeira do Paredão no Parque PESCAN
    como chegar ao Parque da Serra de Caldas
    Cachoeira do Paredão na Serra de Caldas Novas

    Ela é menor e não tem um espaço reservado para os turistas deixarem suas coisas, por isso você precisará deixar seus pertences sob as pedras.

    Em épocas de chuva seu poço pode ter até 1,8 de profundidade. No dia de nossa visita o poço não estava muito cheio e conseguimos ficar em pé.

    Na Cachoeira do Paredão, você ficará a maior parte do tempo na sombra, pois ela fica bem no final da trilha e existem muitas árvores nos arredores. 

    A Cachoeira é linda!!! Mais uma das maravilhas do cerrado brasileiro!

    Museu da Fauna de Caldas Novas no PESCAN

    O Museu fica localizado na entrada parque. Deixamos para conhecê-lo no final de nossa visita. O Museu é pequeno, mas existem vários animais espalhados típicos do cerrado brasileiro.

    Museu de animais empalhados em Caldas Novas
    Museu da Fauna de Caldas Novas

    Lá encontramos leopardo, lobo-guará, tamanduá, além de várias aves típicas do cerrado brasileiro. Pudemos também ver uma siriena, que é a ave que representa o parque. 

    Aves típicas do cerrado
    Animais empalhados do museu

    Dicas para aproveitar ainda melhor sua visita

    • Leve uma mochila contendo somente itens essenciais, pois lembre-se que você terá que carregá-la nas costas durante toda a trilha. 
    • Leve protetor solar, boné, óculos escuro e água mineral. 
    • Repelente de insetos é necessário somente para pessoas alérgicas, pois essas trilhas não são cheias de insetos como outras, onde o repelente é indispensável. 
    • Tente chegar cedo ao parque e faça a trilha para a Cachoeira do Paredão, assim evitará caminhar com o sol muito forte. 
    • Tire muitas fotos, divirta-se e use a #vamosporai nas suas fotos!

    Informações: 

    Endereço: Acesso pela avenida Coronel Bento de Godoy, 6 km – zona rural

    Valor: R$ 10,00 por pessoa. Crianças de até 12 anos não pagam ingresso. Importante: o parque não aceita pagamento com cartões de crédito ou débito. Só aceita dinheiro. (valor em abril/2019)

    Horário de funcionamento: todos os dias das 8 às 17 horas. A bilheteria funciona até às 15 horas, que é o último horário permitido para entrar no parque.

    Telefone: (64) 3453-5805.

    Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre o Parque da Serra de Caldas Novas. Você já foi ao parque? Sabia de sua existência ou descobriu agora? Deixe um comentário aí embaixo, pois vamos adorar sua opinião!

    Mais Dicas

    Como é o Water Park em Caldas Novas

    Consiga até 50% de Desconto no Ingresso do Hot Park, Rio Quente

    Quanto Custa Ir ao Hot Park?

    Roteiro na Chapada dos Veadeiros de 3 dias

    Principais Pontos Turísticos de Goiânia

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    Se vai viajar:

    • Reserve seu hotel pelo Booking;
    • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
    • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
    • Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos Rentcars; 
    • Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    19 COMENTÁRIOS

    1. As cachoeira estavam lindíssimas!! Já vi fotos dessas cachoeiras assim com a água cristalina e algumas
      fotos com a água marrom. Você sabe qual a melhor época para pegar essas cachoeiras assim bem bonitas? Por que há cachoeiras q ficam mais cristalinas durante a época seca, enquanto que, em outros lugares, ficam melhores durante o período de chuva

      • Olá Su, essas fotos foram tiradas em abril. Para pegar as as cachoeiras assim, acredito que até junho, pois depois a quantidade de água vai diminuir por conta da seca.

    2. Eu não conheço muito cachoeiras, mas tenho uma amiga da região de Caldas Novas que me fala muito desses lugares, as cachoeiras são mesmo lindíssimas

    3. Nossa, essa cachoeira é muito bonita! Deu vontade de estar ai agora haha
      Confesso que não gosto muito de ver animais empalhados, a criançada que adora né?

    4. Não conhecia o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, mas tô impressionada pela beleza das Cachoeiras, quando estiver na região já vai está no roteiro e o post está super completo, só pegar as dicas e marcar a visita.

    5. Que lugar lindo! Eu já tinha ouvido falar sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, mas não sabia que era tão organizado e que tinha cachoeiras e lugares tão bonitos. Boa dica!

    6. Que maravilhoso é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, confesso que nem sabia que existia. Contato direto com a natureza, bom demais!

    7. Que delícia de lugar! Confesso que não conhecia esse parque em Caldas Novas. Já estou louca para ver de perto essas cachoeiras!

    8. Nunca ouvi falar desse parque, que legal! É impressionante como um monte de coisa do Centro-Oeste nunca nem chega aos ouvidos de quem não mora por aí ne?

    9. Carol, que delícia de post! Estamos pensando em uma viagem de carro pelo Brasil incluindo Caldas Novas, e já anotei suas dicas para conhecer o Parque. Adoramos belezas naturais e este é o tipo de lugar que não podemos deixar de visitar. Muito obrigada por compartilhar!!!

      • Oi Sílvia, fico bem feliz que tenha gostado de nossas dicas. Visite mesmo o parque, tenho certeza que vc vai gostar

    10. Muito bacana seu relato. Não tinha ideia q Caldas Novas tinha esse parque! Muito obrigada por compartilhar 😁

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: