Passeio à Praia de Morro Branco: uma das maravilhas do Ceará

3308

A praia de Morro Branco no Ceará é uma das praias mais visitadas e também das mais belas do Estado. Por isso deve estar no roteiro de quem visita Fortaleza

Praia de Morro Branco no Ceará

A praia de Morro Branco foi classificada em 8º lugar no Traveller’s Choice 2018, premiação do site TripAdvisor que elegeu as 25 praias mais bonitas do Brasil. Ocupa ainda a 1ª posição no site TripAdvisor de passeios em Fortaleza. Ficou com vontade de conhecer? Então faça isso, tenho certeza que você não irá se arrepender.

Morro Branco fica no município de Beberibe a 85 km de distância de Fortaleza. A praia é conhecida por suas belíssimas falésias e pela quantidade de tonalidades em suas areias, que são utilizadas na silicografia, que é a arte de desenhar com areia.

Lá você ficará encantado com o trabalho de muitos artesãos. E poderá apreciar suas famosas garrafinhas com areia colorida. Garanto que vai querer compra várias delas, pois são lindas!

Descubra 25 Coisas para fazer em Fortaleza

Passeio à Praia de Morro Branco no Ceará
    Falésias de Beberibe

Veja aqui onde se hospedar em Fortaleza

Como Chegar à Morro Branco

A Praia de Morro Branco fica a 85 km de distância de Fortaleza. Para chegar até lá você terá três opções:

• Alugar um carro. Você pode fazer isso pela Rentcars, que é um comparador de preço das locadoras de veículo.
    • Ir de táxi;
    • Contratar o passeio com uma agência.

Nós pesamos os prós e os contras de cada opção e escolhemos contratar o passeio com uma agência. Fechamos com a empresa OceanView Turismo e gostamos muito do serviço prestado.

OceanView Turismo em Fortaleza
    ônibus da OceanView

Como contratar o passeio até Morro Branco e Praia das Fontes

Nós contratamos os passeios com a OceanView Turismo com dois meses de antecedência, tudo combinado por e-mail. O Júlio foi super rápido, nos atendeu muito bem, tirou muitas dúvidas e nos ajudou a escolher os passeios que faríamos. Confesso que Morro Branco era a única praia que eu tinha certeza que iria. Aceitei algumas sugestões do Júlio, conversei com meus companheiros de viagem e escolhemos ainda Canoa Quebrada e Lagoinha.

Quando você fecha o passeio, informa em qual hotel está hospedado e a agência já te fala qual o horário que o ônibus passará por lá para te pegar.

No dia e horário marcado a Adriana, guia da empresa, estava na porta do hotel nos aguardando em direção a praia de Morro Branco. Gostaríamos de parabenizar a empresa pela pontualidade. O passeio iniciou e terminou no horário combinado. Gosto de frisar isso, pois infelizmente muitas empresas pecam nesse ponto, que eu considero super importante.

O ônibus da OceanView Turismo era confortável, com ar condicionado e a poltrona reclinava um pouco. Várias pessoas, como eu, aproveitaram para tirar um cochilo durante o trajeto até a praia.

Dos três passeios que fizemos, esse foi o que estava mais cheio. Saímos de Fortaleza às 8:50. A Adriana foi nos contando algumas curiosidades sobre Fortaleza e o Ceará.

Como é o passeio de bate-volta até Morro Branco e Praia das Fontes

Esse passeio contempla:

• Centro das Rendeiras – Complexo Artesanal de Aquiraz
    • Falésias de Morro Branco
    • Praia das Fontes

Centro das Rendeiras – Complexo Artesanal de Aquiraz

A primeira parada, na metade do caminho foi no Centro das Rendeiras, onde são vendidos vários itens do artesanato local.

Centro Artesanal de Aquiraz
    Centro das Rendeiras

Várias pessoas estavam interessadas em comprar lembrancinhas e algumas peças confeccionadas de renda e tiveram tempo livre para isso. O que mais me chamou a atenção foi que lá está exposta a maior renda confeccionada no Brasil. O objetivo das rendeiras é que esta renda faça parte do Guinness Book como a maior renda de bilro existente.

Complexo Artesanal Aquiraz: passeios em Fortaleza
    Complexo Artesanal Aquiraz

Desde setembro de 2013, estão no Rank Brasil por confeccionarem a maior renda de bilros do País, na época com 1.130 metros. Hoje a renda já tem 1.500 metros. O objetivo das rendeiras é que chegue a 2.000 metros.

Renda no Complexo Artesanal Aquiraz

Aproveitei para experimentar a cajuína, bebida típica da região. Ela custou R$ 5,00 e o refrigerante custava R$ 4,00. Gostei, experimente você também!

Cajuína: bebida típica do Ceará
    Cajuína

Ficamos por lá por 40 minutos e em seguida fomos em direção a Praia de Morro Branco. Nesse momento a guia Adriana explicou que existiam duas opções para conhecermos às falésias. A primeira, seria um passeio com duração aproximada de uma hora, pois teríamos que percorrer o labirinto e depois retornar pois não teria como o ônibus chegar até o local. A segunda forma, escolhida por nós, seria fazer um passeio de buggy.

Passeio de Buggy em Morro Branco

O ônibus nos deixou na associação de bugueiros. Lá tivemos que pagar R$ 60,00 por pessoa para fazer o passeio. É possível fazer também o pagamento com cartão de crédito, porém o valor passa para R$ 65,00.

De lá fomos já de buggy para o mirante da Praia de Morro Branco, localizado na frente da feira de artesanato. Não deixe de parar no mirante e se deliciar com a paisagem.

Praia de Morro Branco no Ceará
    Mirante da Praia de Morro Branco

Na feira são vendidos muitos artesanatos com areias coloridas retiradas das falésias. Todas as cores são naturais, exceto o azul, o lilás e o verde. Os artesãos escrevem na hora as iniciais do seu nome, ou alguma coisa que você queira para levar de recordação.

Artesanato com areia colorida em Morro Branco
    Artesanatos em Morro Branco

Lá um guia local continuou conosco fazendo o passeio. Ele nos mostrou alguns locais turísticos de Morro Branco, nos mostrou a casa onde foi gravada a novela Final Feliz da Rede Globo com o saudoso ator José Wilker. Repare na placa indicativa no coqueiro da foto abaixo.

Morro Branco
    Cenários de novelas na Praia de Morro Branco

Em seguida o momento que eu mais estava ansiosa. Fomos percorrer o labirinto das falésias. A caminhada é de 600 metros, com a duração aproximada de 25 a 30 minutos.

Confesso que achei o tempo pequeno, pois tinham muitas pessoas no grupo fazendo o passeio, então ficava difícil para apreciar o local e fotografar ao mesmo tempo. E como os bugueiros estavam esperando, tivemos que andar rápido.

Monumento Natural das Falésias de Beberibe

O Monumento Natural das Falésias de Beberibe é uma área de proteção ambiental, onde tenta-se preservar as belíssimas paisagens de falésias e dunas da região. A caminhada é feita pela areia, o sol estava muito forte, então é imprescindível muito protetor solar, óculos escuro e água. Agora repare na beleza das falésias:

Falesias de Beberibe em Morro Branco
    Falésias
    Praia de Morro Branco em Fortaleza
    Praia de Morro Branco

É indescritível falar sobre as falésias, que são belíssimas. Simplesmente um dos lugares mais lindos que já fomos no Brasil.

Assim que terminamos de percorrer o labirinto o bugueiro já estava na praia nos aguardando para continuarmos o passeio. Percorremos a praia de buggy e pudemos apreciar mais belíssimas falésias.

Passeio de buggy Praia das Fontes

Em seguida fomos até uma gruta e pudemos ver várias bicas com água semi-mineral que brotam das falésias.

Fizemos também uma parada na Fonte da Juventude e na Fonte dos Carecas. Pois o pessoal da região diz que quem tomar banho nelas ou ficará mais jovem ou terá cabelo novamente, de acordo com a bica escolhida. Meu marido até ficou dez anos mais novo depois de tomar banho na bica, kkkkkk.

Fonte da Juventude e na Fonte dos Carecas em Morro Branco

Em seguida fomos até as Dunas, onde paramos para apreciar a belíssima paisagem da região.

Dunas na Praia de Morro Branco CE
    Dunas de Morro Branco

Depois paramos na Lagoa Uruaú por aproximadamente 15 minutos. Na lagoa existem várias daquelas redes dentro d’água que não dá vontade de sair de forma alguma. Eu aproveitei e passei meus quinze minutos descansando dentro delas. Conseguimos ver vários peixinhos na lagoa.

Lagoa Uruaú em Morro Branco
    Lagoa Uruaú

Praia das Fontes

Em seguida continuamos o percurso pela praia e chegamos na Praia das Fontes por volta das 13 horas. A barraca de apoio da OceanView Turismo era a Barraca do Antônio, onde permanecemos até às 16 horas. No local são servidos pratos a la carte e petiscos. Comemos uma isca de peixe que estava super saborosa, recomendo.

Praia das Fontes no Ceará

O ônibus saiu exatamente no horário marcado, às 16 horas com destino a Fortaleza. Em aproximadamente duas horas estávamos no hotel. Voltamos para Fortaleza com a certeza de que retornaremos à Morro Branco, pois amamos! Esse passeio foi tudo de bom, valeu muito a pena.

Gostaríamos de parabenizar a equipe da OceanView Turismopelo ótimo serviço prestado! Aprovamos e recomendamos!

Informações:

Site: OceanView Turismo

Valor: R$ 50,00 por pessoa (valor em julho/2019)

Distância de Fortaleza: 85 km

Dica Extra:

Conheça também a praia de Lagoinha, tenho certeza que você vai amar!!! Confira como foi nosso passeio até esse pedaço de paraíso: Praia de Lagoinha: um paraíso no Ceará.

Lagoinha

Mais dicas sobre o Ceará

O que fazer em Fortaleza

Hotéis em Fortaleza com localização estratégica

10 Melhores lugares para viajar com crianças

Ceará Show: embarque na cultura cearense

Passeios de um dia partindo de Fortaleza

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

• Se vai viajar:

• Reserve seu hotel pelo Booking ou pelo Hoteis.com;
      • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
      • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
      • Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos Rentcars;
      • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

* Agradecemos à Ocenview Turismo por ter nos proporcionado bons momentos de diversão em família.