Praia de Lagoinha: um paraíso no Ceará

Conteúdo

(atualizado em novembro/2022) Para quem gosta de belas paisagens, a Praia de Lagoinha é um destino perfeito. É simplesmente um pedaço de paraíso no Ceará! A praia está localizada na costa oeste do Estado e possui paisagens que vão te deixar de queixo caído: dunas, coqueiros, lagoas e falésias.

Praia de Lagoinha

A praia recebeu esse nome em função de abrigar inúmeras lagoas de água doce, que tornam o destino ainda mais encantador. O nome Lagoinha ficou perfeito né?! 

Como a praia está localizada nas proximidades de Fortaleza, é possível fazer um passeio de bate volta até lá. Nós fizemos isso e vamos contar tudo para vocês.  

O grupo Hard Rock escolheu nada menos que a praia de Lagoinha para construir o hotel Hard Rock Hotel Fortaleza. Chique né?!

Confira também os artigos:

Praia de Lagoinha: um paraíso no Ceará
Lagoinha, Ceará

Como Chegar à Lagoinha

A belíssima praia de Lagoinha fica localizada no município de Paraipaba a 130 km de Fortaleza. Para chegar até lá você terá duas opções: 

  • Alugar um carro. Se você escolher essa opção, poderá fazer isso pela Rentcars, que é um comparador de preço de locadoras de veículo e te apresenta as melhores opções.
  • Contratar o passeio com uma agência.

Pensando na comodidade de nossa viagem optamos por contratar o passeio diretamente com uma agência. Escolhemos a OceanView Turismo e gostamos muito do serviço prestado. Super recomendamos.

Infelizmente a empresa OceanView não está operando por conta da pandemia do coronavírus, mas você pode comprar o seu passeio para a praia de Lagoinha pela Civitalis, uma empresa super confiável que vende passeios no Brasil e no mundo. 

Como contratar o passeio de bate volta até Lagoinha

Nós contratamos os passeios com pela internet com antecedência. Sempre fazemos isso para aproveitar nossa viagem ao máximo e não perder tempo.

Então anote essa dica: não deixe para pesquisar passeios só quando chegar ao seu destino. Já chegue lá com seu roteiro pronto e aproveite ainda mais sua viagem, pois tempo também é dinheiro. 

Informamos para a empresa o hotel em que nos hospedaríamos, por isso no dia e horário marcado o ônibus estava na frente do hotel pronto para nos levar para Lagoinha. 

Dos passeios que fizemos em Fortaleza, esse foi o dia em que tivemos que acordar mais cedo, pois estávamos hospedados próximo ao litoral leste do Ceará e a Praia de Lagoinha fica no litoral oeste, onde também está localizada a famosa praia de Jericoacoara. Assim, saímos do hotel às 7:45. 

No início do passeio o Rodrigo, nosso guia, nos contou algumas curiosidades sobre Fortaleza, nos deu dicas de outros passeios e de lugares para visitar em Fortaleza. Depois aproveitamos para descansar um pouco, pois seriam aproximadamente duas horas de viagem.

Como é o Passeio até a Praia de Lagoinha

A empresa nos levou até a Praia de Lagoinha e nos deixou no ponto de apoio, que é uma restaurante com barraca de praia.

No dia de nossa visita era o Open Restaurante. O restaurante fica localizado à beira mar. Possui armários (pagos a parte) onde você pode deixar suas coisas para realizar os passeios sem ter preocupação.

como chegar a Lagoinha em Fortaleza
Praia de Lagoinha

Chegamos à praia de Lagoinha por volta das 10:30 e retornamos para Fortaleza às 16:00 horas.

Chegando lá é possível contratar um passeio opcional com duração aproximada de 1 hora e 40 minutos. Esse é o chamado 3 em 1, pois contempla:

  • Pau-de-arara;
  • Catamarã;
  • Buggy.

O passeio custava R$ 60,00 por pessoa.

Nós não fizemos o passeio, pois fomos à Praia durante a copa do mundo e optamos por ficar na Barraca de Praia e assistir ao jogo do Brasil. O Brasil não ganhou a copa, mas felizmente ganhou esse jogo. 

Para almoçar pedimos um Filé à Flecheiras que estava uma delícia. É um filé de peixe recheado com catupiry, com molho branco e camarão. 

Quando finalizou o jogo, fizemos um passeio de quadriciclo para conhecer as belíssimas lagoas da região. 

Passeio de Quadriciclo na Praia de Lagoinha

Na frente da barraca de praia tinha um ponto de aluguel de quadriciclo. Fomos até lá e não resistimos… Tivemos que fazer o passeio. 

O quadriciclo você aluga por hora e se quiser pode dirigir. Fique atento, pois várias pessoas já sofreram acidentes durante esse tipo de passeio. É necessário ter prudência ao dirigir o quadriciclo. 

Fomos nós três: eu, o Miranda e o Gabriel e nós simplesmente adoramos o passeio. Eu não tive coragem de dirigir, quem dirigiu foi meu marido.

O passeio foi super agradável. A princípio combinamos com o Maxwel, dono do quadriciclo, que faríamos o passeio de 30 minutos, mas gostamos tanto que aumentamos para 1 hora. 

Passeio de quadriciclo em Lagoinha
Passeio de quadriciclo em Lagoinha

Durante boa parte do percurso pudemos contemplar as belíssimas falésias da região, coqueiros, praia e muita tranquilidade. No dia de nosso passeio (uma segunda-feira) a praia estava praticamente vazia, foi bom demais! 

Praia de Lagoinha no Ceara
Praia de Lagoinha

Durante o passeio, fizemos algumas paradas. Uma delas foi nas falésias para que pudéssemos ver as fontes de água. Os guias fazem uma brincadeira dizendo que o casal que beber água daquela fonte não se separará jamais. Veja aí meu marido bebendo água da fonte! 

Praia de Lagoinha: um paraíso no Ceará
Lagoinha

Em seguida fomos em direção às dunas e fizemos uma parada para contemplar um misto de mar, lagoas, dunas e vegetação. Simplesmente um lugar encantador. 

Paramos por uns dez minutos na Lagoa do Jegue, uma belíssima lagoa de água salgada. A lagoa é uma delícia para banho, principalmente para crianças.

Se você fizer o passeio de 30 minutos, conseguirá chegar até a Lagoa do Jegue, mas não terá tempo para tomar banho na lagoa. 

Lagoa do Jegue no Ceara
Lagoa do Jegue no Ceará

Em seguida voltamos pelas dunas, paramos em outro belíssimo mirante e seguimos em direção a maior lagoa da região. 

Mirante da Praia de Lagoinha
Dunas da Praia de Lagoinha

A Lagoa da Almécegas é uma lagoa de água doce, dizem ser a segunda maior lagoa do Ceará. 

Lagoa da Almecegas no Ceara
Lagoa da Almécegas
Praia de Lagoinha: um paraíso no Ceará
Dunas da Praia de Lagoinha

Assim que saímos da lagoa, o quadriciclo nos levou ao restaurante onde teve início nosso passeio. Os rapazes ficaram curtindo a praia enquanto o Maxwel me levou de quadriciclo ao mirante. 

Bom, o melhor local para você fotografar a belíssima praia de Lagoinha não é no mirante. É na frente do Restaurante Platô. Foi de lá que consegui esse belo ângulo.

E foi com essa vista perfeita que me despedi de Lagoinha… Pontualmente às 16 horas o ônibus saiu com destino à Fortaleza. 

praias mais belas do Ceará
Mirante da Praia de Lagoinha

Quer se hospedar na Praia de Lagoinha? Confira vários hotéis disponíveis aqui. Você não paga nada a mais por isso. Fazendo sua reserva com nossos links ajuda a manter nosso site.

Você pode analisar também no mapa abaixo os melhores hotéis na Praia de Lagoinha: 

Booking.com

Informações: 

Compre seu passeio aqui

Valor: R$ 80,30 por pessoa (valor em novembro/2022).

Distância de Fortaleza: 130 km

Mais dicas sobre o Ceará

O Ceará é um lugar com belíssimas praias, nós conhecemos algumas delas e publicamos um artigo cheio de dicas maravilhosas.

Confira 7 passeios de bate-volta partindo de Fortaleza. Tenho certeza de que você vai adorar!

A Praia de Lagoinha está no caminho para a famosa praia de Jericoacoara. Se você for esticar a viagem até lá, não deixe de ler o artigo como economizar em Jericoacoara.

Mais Dicas Vamos Por Aí

Roteiro em Fortaleza de 7 dias: Maravilhas do Ceará

10 Melhores lugares para viajar com crianças

Passeio à Praia de Morro Branco: uma das maravilhas do Ceará

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

25 respostas

  1. Simplesmente me apaixonei por esse lugar. Fortaleza é sensacional e povo muito receptivo também.

  2. Adorei seu site. Trabalho com taxi aéreo, adoro viajar e me inspirou a fazer novas viagens. Achei as dicas incríveis. Obrigado pelo post!

  3. Amei as dicas. Vão ajudar a me organizar nesse passeio. Obrigada ❤️

  4. Adorei suas Dicas, estou indo em outubro é muito encantamento deste lugar.Obrigada, por tornar nossas viagens tão boas!

    1. OI Aparecida, fico feliz com seu feedback. Tenho certeza que vc vai amar o Ceará

  5. Camila, acredita que nunca fiz turismo no Ceará? Só fui a trabalho e fiquei louca com essa Praia de Lagoinha

    1. Aline, a praia é linda! Tenho certeza que vc vai gostar! Bjs

  6. Mas que coisa linda, que vontade de ir para uma praia e, mais ainda, um dia de calor e sol. Paraísos.

  7. Que demais este passeio em família pelo nordeste do Brasil. Em especial o passeio de quadriciclo, que como citou, apesar de ser divertido, tem que ter cautela. Eu ainda não conheço essa região do país, mas vontade é o que não falta. Adorei as dicas e as fotos 🙂

    1. Josiane, que bom que gostou das dicas! Vale muito a pena conhecer o Ceará, um estado lindo!

  8. Bom saber que tem opção de restaurante por lá, sempre bom tirar um tempo para comer algo enquanto está nos passeios.

  9. Que paraíso! Daquelas praias que nós chegamos e nem sentimos o dia passar, né? Gostei muito do passeio de quadriciclo, deve ser incrível ter uma praia praticamente só para a família.

    1. Aline, realmente passamos um dia maravilhoso em Lagoinha. A praia é linda e o passeio de quadriciclo foi maravilhoso!

  10. realmente o brasil é incrível, ainda não fui para o ceará e vou por esse lugar na lista. o molho escondeu todo o peixe com camarao né, fiquei na duvida do q era ate ler a descrição

    1. Angie, vá conhecer que você vai gostar. Vale muito a pena! Bjs

  11. Que viagem deliciosa, as falésias são uma maravilha e ainda mais passando de quadriciclo, o tour fica aina melhor, já quero seguir o roteiro 🙂

    1. Paloma, tenho certeza que você irá adorar! Vá mesmo fazer o passeio. Bjs

  12. Que delícia passar 1 dia por aí… Eu acho que ficaria largadona entregue a modorra e à preguiça… gostei especialmente da Lagoa da Almécegas. 🙂 bj

  13. Que paraíso essa praia! Impossível não se apaixonar por essas fotos. Até a comida parece mesmo ótima! 🙂

    1. Essa praia é uma delícia, fico feliz que tenha gostado das dicas! Bjs

  14. Parece muito lindo, adorei a dica 🙂
    Mas o que seria o pau-de-arara? Estou embananada. Obrigada!

    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas. Pau de arara é um transporte tipo a caçamba de uma caminhonete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *