Olinda – Famosa Por Suas Ladeiras

    0
    262

    Olinda é uma das cidades brasileira mais antigas. Fica localizada a 6 km de Recife. Então se estiver de viagem marcada para Pernambuco, reserve pelo menos um dia para conhecer a cidade. Aqui vamos te dar algumas dicas sobre o que fazer em Olinda.

    A cidade foi fundada em 1535, pelo donatário da capitania de Pernambuco Duarte Coelho e foi a primeira capital de Pernambuco. Diz o mito popular que diante de tanta beleza Duarte Coelho exclama: “Oh linda situação para se construir uma vila”! E foi essa exclamação que originou seu nome.

    Olinda

    Sua arquitetura barroca do período colonial foi conservada até hoje em casarões e igrejas da cidade. Em 1982 ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Em 2005 foi eleita a Primeira Capital Brasileira da Cultura.

    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras - Vamos Por Ai

    Para conhecer Olinda temos que preparar as pernas, calçar um sapato confortável para subir e descer “ladeiras seculares” com ruas estreitas de pedras. Admirar uma beleza natural que se mistura com o azul do céu e o verde do mar. Olinda é sinônimo de arte, música, cultura, gastronomia e muito mais.

    Comece seu passeio pela a Basílica Nossa Senhora do Carmo, que foi construída em 1580 no século XIII e restaurada em 1720. No lugar antes existia, o Palácio Boa Vista residência de Mauricio de Nassau.

    De lá siga  para a tradicional Catedral da Sé, local onde vários garotos contam a história da cidade. Ela foi construída em 1537 e foi dedicada a Jesus Cristo o Salvador do Mundo, padroeiro da Cidade de Olinda. No seu interior destacam-se os altares folheados a ouro, os azulejos portugueses e o túmulo do ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Elder Câmera que foi indicado 04 vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

    Vá até o Mirante e aprecie uma das mais belas vistas de Olinda/Recife um verdadeiro cartão postal. Aproveite para tirar várias fotos!


    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras

    Siga para a Caixa D’água de Olinda, que foi construída em 1934 e equivale a um prédio de 6 andares. Foi reformada para permitir a instalação de um elevador, que leva  a um mirante. De lá  podemos tirar muitas fotos bonitas para guardar de recordação. Custa R$ 5,00 para subir. Veja abaixo o local:

    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras - Vamos Por Ai

    Vá ao Mercado da Ribeira, que é o mercado mais antigo do Brasil. Ele resistiu ao tempo, nele eram feitos os leilões para venda de escravos. Foi construído no século XI e hoje funcionam lojas de artesanato. São peças de barro, artigos de renda, madeira, couro, palha, etc.

    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras

    Ainda contamos com uma feira de artesanato no Alto da Sé. Vários casarões foram transformados em lojas para a venda de artesanato local, com vários ateliês como  Ana Santiago, Casa de Bajado, Espaço Cultural Bodega do Véio, Espaço Cultural Phenix de Olinda, Gilka Guimarães, Período Fértil, Severino Borges, Isa do Amparo, entre outros. Tudo muito bonito, de bom gosto. Reserve um tempinho para olhar com calma estas lojas, vale a pena!

    olinda8

    No carnaval essa cidade histórica se transforma em palco de folia. Essas ladeiras de ruas estreitas recebem foliões do mundo inteiro. Devido a tradição o carnaval de Olinda mistura os diversos traços culturais dos povos que formam a nação brasileira. O frevo anima e contagia, o desfile dos blocos de Alceu Valença, Spok Frevo, Pitombeira, Elefante, Eu Acho é Pouco, Ceroula, O Homem da Meia Noite e os bonecos gigantes…

    É difícil não cair na folia. A tradição dos bonecos surgiu em 1932 que pela primeira vez o “Homem da Meia Noite” foi para as ruas animar o carnaval. Esses bonecos gigantes são confeccionados e madeira, papel e tecido, eles são representações de diversas personalidades históricas do mundo. São artistas, políticos, artistas que saem para animar carnaval de Olinda.

    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras

    Os versos do Alceu Valença são transformados em realidade nos quatro cantos de Olinda. “Nos quatro cantos cheguei e todo mundo chegou”…. “me segura se não eu caiu”. Os Quatro Cantos em Olinda é o cruzamento de quatro ruas, são elas: Amparo, Prudente de Moraes, Bernardo Vieira de Melo e Ladeira da Misericórdia. No carnaval é um dos maiores corredores da folia.Veja abaixo:

    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras

    Infelizmente as praias de Olinda não são indicadas para banho. Existem muitas barreiras de pedras e bancos de concreto para conter o mar. Na Av. Ministro Marcos Freire (av. da orla) você encontra muitos bares e restaurantes. Muitos bares colocam suas mesas nesses bancos de concreto que invadem o mar, é muito gostoso no final da tarde, tomar uma cerveja gelada, comer agulha frita, caranguejo, peixe e camarão, apreciando a paisagem e ouvindo o barulho das ondas do mar. Se quiser tomar banho de mar é melhor procurar a praia do Janga, Maria Farinha, Itamaracá e a Ilhota de Coroa do Avião (minha preferida).

    Olinda - Famosa Por Suas Ladeiras

    No final de sua visita, não deixe de experimentar as tradicionais tapiocas no alto da Sé, são uma delícia!!!

    Quer dicas de onde comer uma em Olinda, veja o post do blog  Outo Blog Casa de Noca Melhor Macaxeira de Olinda.

    Mais dicas de Pernambuco

    Recife

    Praia dos Carneiros

    Praia de Maracaípe

    Porto de Galinhas

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: