Santa Catarina

Roteiro no Centro de Florianópolis

Se você adora conhecer o centro das cidades onde visita, separe uma tarde e faça esse roteiro no centro de Florianópolis, você vai adorar! Você conseguirá conhecer as principais atrações da região e gastará em média 3 horas.

Começamos nosso roteiro pelo centro da cidade a partir da Praça Fernando Machado. Fizemos um city tour com a Eco Experiências que super recomendo. A guia, Jaqueline Vargas, foi super atenciosa e nos contou muitas curiosidades não só sobre a cidade e seus pontos turísticos, mas também sobre os costumes locais. 

Em nossa viagem à Floripa, optamos por nos hospedar no Castelmar Hotel e na Pousada dos Chás em Jurerê, confira como foi nossa experiência. 

Praça Fernando Machado

Na praça estão localizados o monumento em homenagem ao Miramar, a estátua do Coronel Fernando Machado, herói morto em 1868 na Batalha do Itororó durante a Guerra do Paraguai e a Estação de Elevação Mecânica de Esgotos, mais conhecida como Castelinho.

Roteiro no Centro de Florianópolis

Memorial ao Miramar

Na Praça Fernando Machado ficava localizado o Miramar, um famoso trapiche municipal e ponto de encontro da elite intelectual de Floripa. Ele era utilizado para o desembarque de passageiros que utilizavam o serviço marítimo que ligava a ilha ao continente. Com a modernização do centro de Florianópolis o Trapiche e o Bar foram demolidos devido às obras de aterro em 1974. 

O Memorial ao Miramar é um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar. Ele foi projetado por Joel Pacheco e construído em 2001. Ele está localizado onde ficava o trapiche. 

Reserve seu hotel em Florianópolis por aqui, você não paga a mais por isso

Estação de Elevação Mecânica de Esgotos

A antiga estação estação de elevação mecânica de esgotos foi inaugurada em 1916 com o objetivo de ajudar no saneamento da cidade. O local é carinhosamente apelidado como “Castelinho”.

É uma construção de estilo neoclássico, que abrigou por vários anos o Museu do Saneamento, conhecido como um dos menores museus mundo. Infelizmente hoje o local está abandonado.

Estação de Elevação Mecânica de Esgotos

Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ela possui um importante acervo de arte sacra. Tendo como destaque a escultura “Fuga para o Egito”, do artista tirolês Demetz Groeden, que apresenta em dois blocos de cedro a fuga da Sagrada Família em tamanho natural.

Roteiro Florianopolis

Praça XV de Novembro

A praça é linda, cheia de grandes árvores como figueiras, palmeiras imperiais, ficus indianos e figueiras. Ao redor da Praça XV de Novembro é possível encontrar belíssimas construções históricas. Lá também podemos encontrar o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai.

Praça XV de Novembro

Não deixe de dar a volta na figueira, que foi plantada em 1871. Dizem que quem quer voltar à Floripa deve dar a volta na figueira. É claro que fiz isso, pois certamente pretendo voltar à cidade.

Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa

O Museu funciona em um belíssimo sobrado colonial onde funcionou por muitos anos a sede do governo da cidade. Não se sabe a data exata de sua construção, mas estima-se que tenha sido antes de 1785.

Museu Histórico de Santa Catarina

O local ficou conhecido como Palácio Cruz e Sousa no ano de 1979. Em 1984 foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina.

No ano de 1986 passou a se chamar Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa. O acervo do museu é composto mobiliário, utensílios e obras de arte adquiridas pelos governantes.

Palácio Cruz e Sousa

Site: Museu Histórico

Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas.

Valor: R$ 5,00 (outubro/2017)

Rua Felipe Schmidt 

Rua super tradicional na cidade. Ao caminhar por seu calçadão temos a chance de apreciar inúmeros prédios antigos, super preservados. Nela existem várias lojas comerciais. Um dos lugares mais conhecidos é o ar Ponto Chic, ou Senadinho, como é conhecido na cidade.

Rua Felipe Schmidt 

Casa da Alfândega

O prédio onde funcionava a Casa da Alfândega foi inaugurado em 1876. Hoje no local funciona a galeria da Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina, um centro de artesanatos. No local é possível comprar lembrancinhas, pois apresenta uma variedade enorme de produtos, como renda de bilro, cachaças artesanais, panelas de barro, entre outros.

Roteiro no Centro de Florianópolis

Na foto abaixo você consegue ver entrada que fica em frente ao Mercado Público. O local não está tão preservado como deveria, principalmente por sua importância histórica. 

Casa da Alfândega

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis. Ele foi construído no ano de 1899. No mercado existe um espaço reservado para bares e restaurantes, onde é possível experimentar delícias da gastronomia local.

Mercado Público

Que tal experimentar o pastel de berbigão (um molusco) ou então uma sequência de camarão? Nós optamos pela sequência de camarão, aprovamos e recomendamos.

Mercado Público de Florianópolis

No mercado existem também várias bancas vendendo artesanato e diversas espécies de frutos do mar. Você sabia que a experiência de ostras é super tradicional na cidade? Nós experimentamos ostra gratinada em nosso primeiro dia na cidade, num jantar no Castelmar Hotel e AMAMOS! 

Mercado Público de Florianópolis

No mercado também é possível conhecer o Armazém da Renda, um centro de referência para divulgar a produção artesanal do município, composto por aproximadamente 300 rendeiras. Pudemos ver de perto algumas rendeiras trabalhando e ficamos encantados. 

O local abriga exposições sobre a renda de bilro, com vários painéis informativos. Também é possível adquirir os produtos feitos pelas próprias artesãs. 

A arte do rendado com bilros em Santa Catarina teve origem com os imigrantes açorianos, no século 18. As mulheres aprenderam a tecer em almofadas de bilro as rendas que enfeitavam a casa e o enxoval. Essa tradição foi passada entre as gerações. 

Mercado Público de Florianópolis - rendeiras

Site: Mercado Público Floripa

Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 – Centro

Horário de Funcionamento: Para alimentação de segunda a sexta das 10 às 22 horas, sábados e domingos das 11 às 17 horas. Para consultar o horário completo, acesse: Mercado Público

Espero que tenha gostado de nosso roteiro no centro de Florianópolis. Você precisará no mínimo de três horas para conhecer todos esses lugares. O trajeto é curto. Se você tem alguma outra dica de um lugar super legal no centro de Floripa, conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário. 

Booking.com

Dicas para Economizar com o Transporte em Florianópolis

  • Escolher um hotel em Florianópolis bem localizado, de preferência na região central da cidade. Recomendamos o Castelmar Hotel, leia nosso post para saber mais sobre ele: Castelmar Hotel em Florianópolis: Localização Estratégica.
  • Alugar um carro. Você pode fazer isso através da Rentcars que é  o principal site de comparação de preços e locação de veículos da América Latina. 
  • Utilizando o Uber ao invés de táxi. Caso quiser calcular o preço de um determinado trajeto, acesse UBER e descubra. Se você ainda não é cadastrado no aplicativo, faça já seu cadastro, utilize o código bemw6wdbue e ganhe R$ 10,00 de desconto em sua primeira corrida.

Se você for locar um veículo, faça isso utilizando nosso link Rentcars você não paga a mais por isso e ajuda nosso site com uma pequena comissão. 

Banner 10

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Dica Extra: Se ainda não conhece a cidade, leia o post Florianópolis: guia para planejar sua viagem.

Veja Nossos Posts sobre Santa Catarina

Castelmar Hotel em Florianópolis: Localização Estratégica

Pousada dos Chás: Conforto e Requinte em Florianópolis

O Que Fazer em Balneário Camboriú

Melhor Hotel em Bombinhas: Bombinhas Summer Beach

O que Fazer em Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil

O que Fazer em Blumenau? Cerveja, Cerveja, Cervejaaa…

Navio Pirata em Balneário Camboriú

Dica de Hotel em Blumenau com Localização Privilegiada

Atrações Imperdíveis no Beto Carrero

2º Encontro de Blogueiros de Viagens em Família

Estivemos em Florianópolis para participar do 2º Encontro de Blogueiros de Viagens em Família com mais dez blogs de viagens entre os dias 21 e 24 de setembro. O evento foi organizado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau.

Quer ler as dicas de todos os blogueiros que participaram do Encontro em Floripa? Veja:

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog. Ficou viciada em viagens há três anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

8 Comentários

  1. angiesantanna disse:

    ahh q sdds de Floripa! passeava ai quando n tinha blog, acho muito legal revisitar os lugares por meio dos blogs e acabo descobrindo um monte de curiosidade q nem dava bola na epoca haueha

  2. Leo Vidal disse:

    Não sabia que o centro de Florianópolis tinha tanta atração turística interessante. A gente acaba se prendendo às praias e não visita essa parte. Boa dica e muito bem resumido.

  3. Cristina disse:

    Muito legal o post! Quando pensamos em Floripa, só pensamos em praias. Você mostrou um outro lado da cidade, curti!

  4. Floripa é uma cidade incrível e com uma cultura muito forte! Estive só uma vez por lá e já me apaixonei pelo lugar. Não tive a oportunidade de conhecer estes pontos turísticos que você listou, mas dá próxima vez, vou levar seu roteiro comigo, pode apostar!

    Um abraço.

  5. Dayana Lole disse:

    Que beleza de roteiro! Floripa realmente é impressionante e não é só praia. 🙂