Se você adora conhecer o centro das cidades onde visita, separe uma tarde e faça esse roteiro no centro de Florianópolis, você vai adorar! Você conseguirá conhecer as principais atrações da região e gastará em média 3 horas.
Nós do Vamos Por Aí começamos nosso roteiro pelo centro da cidade a partir da Praça Fernando Machado. Fizemos um city tour com a Eco Experiências que super recomendo. A guia, Jaqueline Vargas, foi super atenciosa e nos contou muitas curiosidades não só sobre a cidade e seus pontos turísticos, mas também sobre os costumes locais.
Em nossa viagem à Floripa, optamos por nos hospedar no Castelmar Hotel e na Pousada dos Chás em Jurerê, confira nosso artigo onde se hospedar em Florianópolis, pois contamos tudo sobre eles. Se quiser saber tudo o que fizemos na cidade, confira nosso roteiro em Florianópolis.
Roteiro no centro de Florianópolis
Praça Fernando Machado
Na praça estão localizados o monumento em homenagem ao Miramar, a estátua do Coronel Fernando Machado, herói morto em 1868 na Batalha do Itororó durante a Guerra do Paraguai e a Estação de Elevação Mecânica de Esgotos, mais conhecida como Castelinho.
Memorial ao Miramar
Na Praça Fernando Machado ficava localizado o Miramar, um famoso trapiche municipal e ponto de encontro da elite intelectual de Floripa. Ele era utilizado para o desembarque de passageiros que utilizavam o serviço marítimo que ligava a ilha ao continente.
Com a modernização do centro de Florianópolis o Trapiche e o Bar foram demolidos devido às obras de aterro em 1974.
O Memorial ao Miramar é um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar. Ele foi projetado por Joel Pacheco e construído em 2001. Ele está localizado onde ficava o trapiche.
Estação de Elevação Mecânica de Esgotos
A antiga estação estação de elevação mecânica de esgotos foi inaugurada em 1916 com o objetivo de ajudar no saneamento da cidade. O local é carinhosamente apelidado como “Castelinho”.
É uma construção de estilo neoclássico, que abrigou por vários anos o Museu do Saneamento, conhecido como um dos menores museus mundo. Infelizmente hoje o local está abandonado.
Catedral Metropolitana de Florianópolis
Continuando nosso roteiro pelo centro de Florianópolis, fomos para a Catedral, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ela possui um importante acervo de arte sacra.
Tendo como destaque a escultura “Fuga para o Egito”, do artista tirolês Demetz Groeden, que apresenta em dois blocos de cedro a fuga da Sagrada Família em tamanho natural.
Praça XV de Novembro
A praça é linda, cheia de grandes árvores como figueiras, palmeiras imperiais, ficus indianos e figueiras. Ao redor da Praça XV de Novembro é possível encontrar belíssimas construções históricas. Lá também podemos encontrar o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai.
Não deixe de dar a volta na figueira, que foi plantada em 1871. Dizem que quem quer voltar à Floripa deve dar a volta na figueira. É claro que fiz isso, pois certamente pretendo voltar à cidade.
Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa
O Museu funciona em um belíssimo sobrado colonial onde funcionou por muitos anos a sede do governo da cidade. Não se sabe a data exata de sua construção, mas estima-se que tenha sido antes de 1785.
O local ficou conhecido como Palácio Cruz e Sousa no ano de 1979. Em 1984 foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina.
No ano de 1986 passou a se chamar Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa. O acervo do museu é composto mobiliário, utensílios e obras de arte adquiridas pelos governantes.
Rua Felipe Schmidt
Rua super tradicional na cidade. Ao caminhar por seu calçadão temos a chance de apreciar inúmeros prédios antigos, super preservados. Nela existem várias lojas comerciais. Um dos lugares mais conhecidos é o ar Ponto Chic, ou Senadinho, como é conhecido na cidade.
Casa da Alfândega
O prédio onde funcionava a Casa da Alfândega foi inaugurado em 1876. Hoje no local funciona a galeria da Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina, um centro de artesanatos. No local é possível comprar lembrancinhas, pois apresenta uma variedade enorme de produtos, como renda de bilro, cachaças artesanais, panelas de barro, entre outros.
Na foto abaixo você consegue ver entrada que fica em frente ao Mercado Público. O local não está tão preservado como deveria, principalmente por sua importância histórica.
Mercado Público de Florianópolis
O Mercado é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis. Ele foi construído no ano de 1899. No mercado existe um espaço reservado para bares e restaurantes, onde é possível experimentar delícias da gastronomia local.
Que tal experimentar o pastel de berbigão (um molusco) ou então uma sequência de camarão? Nós optamos pela sequência de camarão, aprovamos e recomendamos.
No mercado existem também várias bancas vendendo artesanato e diversas espécies de frutos do mar. Você sabia que a experiência de ostras é super tradicional na cidade? Nós experimentamos ostra gratinada em nosso primeiro dia na cidade, num jantar no Castelmar Hotel e AMAMOS!
No mercado também é possível conhecer o Armazém da Renda, um centro de referência para divulgar a produção artesanal do município, composto por aproximadamente 300 rendeiras. Pudemos ver de perto algumas rendeiras trabalhando e ficamos encantados.
O local abriga exposições sobre a renda de bilro, com vários painéis informativos. Também é possível adquirir os produtos feitos pelas próprias artesãs.
A arte do rendado com bilros em Santa Catarina teve origem com os imigrantes açorianos, no século 18. As mulheres aprenderam a tecer em almofadas de bilro as rendas que enfeitavam a casa e o enxoval. Essa tradição foi passada entre as gerações.
E foi no Mercado Público que finalizamos nosso roteiro no centro de Florianópolis… Espero que tenham gostado de nosso roteiro no centro de Florianópolis. Você precisará no mínimo de três horas para conhecer todos esses lugares, pois o trajeto é curto.
Se você tem alguma outra dica de um lugar super legal no centro de Floripa, conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário.
Mais dicas de Santa Catarina
O Que Fazer em Balneário Camboriú
Melhor Hotel em Bombinhas: Bombinhas Summer Beach
O que Fazer em Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil
Florianópolis: guia para planejar sua viagem
Descubra todas as praias de Florianópolis
2º Encontro de Blogueiros de Viagens em Família
Estivemos em Florianópolis para participar do 2º Encontro de Blogueiros de Viagens em Família com mais dez blogs de viagens entre os dias 21 e 24 de setembro. O evento foi organizado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau.
Respostas de 14
Achei incrível e super completo esse roteiro =) Nós aproveitamos um dia de chuva para conhecer o centro, rs. Gostei bastante, mas algumas atrações da sua lista eu não conheci =/
Fico feliz que tenha gostado do roteiro. Quem sabe numa outra oportunidade você consegue conhecer os outros lugares. Bjs
Adorei o roteiro no centro, Carol! Não deu tempo de conhecer tudo, ficamos mais próximo ao Mercado e a Catedral, mas adorei tudo que vi, me encantei com Floripa, quero voltar logo e da próxima vez vou visitar todos esses locais que não fui. Abraços.
Paula, tomara que consiga retornar a Floripa e fazer esse roteiro. Bjs
ahh q sdds de Floripa! passeava ai quando n tinha blog, acho muito legal revisitar os lugares por meio dos blogs e acabo descobrindo um monte de curiosidade q nem dava bola na epoca haueha
Angie, que bom que descobriu algumas curiosidades conosoco. Bjs
Não sabia que o centro de Florianópolis tinha tanta atração turística interessante. A gente acaba se prendendo às praias e não visita essa parte. Boa dica e muito bem resumido.
Obrigada
Muito legal o post! Quando pensamos em Floripa, só pensamos em praias. Você mostrou um outro lado da cidade, curti!
Cristina, que bom que gostou do post! Ficou super feliz. Bjs
Floripa é uma cidade incrível e com uma cultura muito forte! Estive só uma vez por lá e já me apaixonei pelo lugar. Não tive a oportunidade de conhecer estes pontos turísticos que você listou, mas dá próxima vez, vou levar seu roteiro comigo, pode apostar!
Um abraço.
Flávio, que bom que gostou das dicas, fico super feliz. A cidade é incrível, você vai adorar o centro.
Que beleza de roteiro! Floripa realmente é impressionante e não é só praia. 🙂
Dayane, adoramos conhecer um pouco mais das cidades e da história por traz delas. Que bom que gostou da dica. Bjs